O feno é um ingrediente essencial na dieta de uma vaca ao longo do ano. No entanto, há momentos em que um animal se recusa a consumi-lo. Por que razões isso acontece e como sair da situação, contaremos no artigo.
Caracterização da alimentação
Como qualquer outro animal, uma vaca precisa de uma dieta variada e equilibrada que reabasteça o corpo com os elementos necessários para que seja notável por uma boa saúde e alta produtividade. É principalmente uma questão de equilíbrio de alimentos básicos e concentrados.
As vacas devem incluir alimentos grosseiros, suculentos e verdes e concentrados no menu.
Você sabe No mundo, foram criadas várias raças miniatura de vacas que não excederam 1 m na cernelha, uma delas apareceu na África - os representantes da raça Shorthorn tinham 80 a 100 cm de altura e 150 a 200 kg de peso. No México, um fazendeiro criou uma vaca com 62 cm de altura e trouxe um litro de leite por dia.
Rude
A alimentação grossa inclui feno e palha. Todos os dias, uma vaca leiteira precisa de 4-5 kg de volumoso - esse indicador depende da estação, da quantidade de leite trazida e da disponibilidade de outros tipos de ração na dieta. Para raças de carne, os alimentos grosseiros devem ser 30% da dieta total. Ao mesmo tempo, 40% devem ser representados por alimentos suculentos e 30% por concentrados. Além disso, o cálculo pode ser realizado com base na norma de 2 kg por 100 kg de peso vivo.
Esses produtos são vitais para o gado, pois saturam o corpo com proteínas, fibras, vitaminas, cálcio e fósforo. E isso, por sua vez, tem um efeito positivo no funcionamento do trato digestivo, no curso dos processos metabólicos, na produtividade, no bem-estar geral e no ganho de peso.As características nutricionais do feno dependem de quais plantas foram colhidas e sob quais condições foram preservadas. Os mais úteis são cereais e legumes secos.
Se a vaca não tiver feno suficiente, a palha é introduzida na dieta. Contém uma quantidade suficiente de fibras, mas poucas proteínas vegetais e nenhum mineral e vitaminas.
A palha feita a partir das colheitas de inverno é preparada de maneira especial antes da alimentação, porque é muito dura. A palha de cevada e aveia é fornecida como alimento sem preparação.
Importante! Quando gramíneas venenosas e espinhosas entram no feno, sua qualidade é significativamente reduzida: esses alimentos podem levar ao envenenamento de animais. Além disso, a intoxicação provoca o feno, que foi armazenado incorretamente - em condições de alta umidade e falta de ventilação do ar.
Verde
A principal dieta do gado deve incluir capim fresco. Os adultos podem consumir até 70 kg de grama por dia.
A alimentação verde contém proteínas, aminoácidos, vitaminas e minerais necessários para o funcionamento normal do corpo do animal. No entanto, sua principal vantagem é que eles são perfeitamente absorvidos pelo sistema digestivo da vaca. As forragens verdes mais valiosas e altamente nutritivas são as gramíneas jovens misturadas com legumes. Somente com uma quantidade suficiente desse tipo de alimento na dieta de uma vaca é que se pode contar com sua produtividade máxima, leite saboroso e de alta qualidade e resistência a doenças.
Juicy
Os alimentos suculentos que as vacas dão são silagem (de milho e girassol), haylage (uma mistura anual de ervas perenes com legumes), raízes e tubérculos (batatas, beterrabas, cenouras) e melões (melancias, abóboras). Esse tipo de alimento é necessário no inverno. Permite manter um alto nível de produção de leite, manter um forte sistema imunológico, compensar as deficiências de água, melhorar a digestibilidade de outros tipos de ração. Haylage também reabastece açúcar e caroteno.
A taxa recomendada de ração suculenta na dieta de bovinos é de 4-5 kg por dia.
Concentrado
Alimentos concentrados incluem cereais, resíduos de produção (bolos, farinhas, farelos, polpa de beterraba, farinha), bem como alimentos para animais. Eles são altamente nutritivos e indispensáveis na preparação da dieta de vacas, que exigem boa produção de leite ou de carne.
Para vacas leiteiras, estão disponíveis os seguintes padrões de consumo concentrado:
- com um rendimento diário de leite de 10-15 kg - 100-150 g por kg de peso vivo;
- com produção de leite 15-20 kg - 150-200 g / kg;
- quando a produção de leite é de 20 a 30 kg - 200 a 300 g / kg.
Resíduos de produção
A alimentação do gado inclui resíduos da produção de farinha, cereais, açúcar de beterraba e óleo. Eles são necessários para reabastecer o corpo do animal com vitaminas e minerais, além de proteínas e fibras. Trigo, centeio, milho, farelo de ervilha, farinha de forragem, pó de moinho, polpa de beterraba, melaço, cânhamo, girassol, bolo de linhaça, farinha são introduzidos na dieta.
A quantidade desses ingredientes dependerá de uma dieta balanceada, em particular, de um equilíbrio na composição mineral.
Por que a vaca não come feno e o que fazer
O feno deve estar na dieta da vaca, independentemente do período. No entanto, acontece que as vacas se recusam a consumi-lo. Isso pode acontecer por vários motivos, cuja descrição você encontrará abaixo. Também fornecemos métodos sobre como fazer um animal comer no modo anterior.
O impacto da doença
Muitas vezes, o gado recusa volumoso se ela não estiver bem. Existem várias doenças que levam à perturbação do trato digestivo e à diminuição ou perda da fome. Para restaurar o apetite e estabelecer a função digestiva, é necessário estabelecer a causa do problema e eliminá-lo.
Tympany
É um inchaço do pâncreas ou cicatriz devido à formação excessiva de gases no sistema digestivo ou obstrução de alimentos no estômago. Sintomas
- Ansiedade
- atenção frequente da vaca ao estômago;
- falta de apetite;
- aumento do abdome no lado esquerdo;
- inchaço da cicatriz;
- cessação da função de ruminantes;
- febre.
- comer em grandes quantidades de produtos que tendem a fermentar (hortaliças de milho, beterraba, repolho, brotos de inverno);
- pastagem descontrolada em pastagens úmidas;
- alimentação irregular de animais, como resultado de que eles comem comida avidamente, não tendo tempo para mastigá-los normalmente;
- dieta desequilibrada e frequência incorreta de alimentação;
- mantendo os animais sem andar.
Maneiras de aumentar seu apetite:Importante! Todos os métodos de emergência e a nomeação de medicamentos devem ser realizados por uma pessoa com educação veterinária e somente após o diagnóstico correto.
- Elimine as causas da inflamação da cicatriz - estabeleça nutrição, controle a qualidade da alimentação.
- Remova os gases introduzindo a sonda e lavando a cicatriz ou, em casos de emergência, perfure-a.
- Interromper os processos de fermentação com a introdução de desinfetantes (iodo, ictiol, formalina, etc.).
- Faça uma massagem na cicatriz.
Atonia
Manifesta-se por uma diminuição e cessação da atividade contrátil da cicatriz.
Razões:
- fornecer vacas com ração difícil de digerir;
- ingestão de produtos de baixa qualidade;
- uma mudança acentuada nos tipos de alimentação, por exemplo, verde concentrado;
- bebendo água suja.
- uma diminuição acentuada ou perda do desejo de comer;
- falta de chiclete ou consistência muito líquida;
- pulsação fraca do pâncreas;
- compactação no pâncreas;
- uma mudança na natureza das fezes para líquido;
- queda na produtividade.
- Não dê ao animal comida durante todo o dia, enquanto bebe muita água.
- Introduzir a partir do 2º dia apenas alimentos de alta qualidade com uma pequena inclusão de ração animal.
- Leve o animal regularmente para passear.
- Realize uma massagem cicatricial.
- Água com sal glauber dissolvido em água (200 g / 1 l).
- Introduzir óleo vegetal (800 g) na dieta.
Mastite
As doenças do úbere, em particular a mastite, também podem ser a causa de alterações nas preferências alimentares ou falta de apetite. Esta doença é causada por estreptococos e estafilococos, que penetram através do canal do leite e feridas.
Razões:
- ignorando os cuidados no úbere, higiene durante a ordenha;
- roupa de cama ruim após o parto;
- parto difícil;
- danos às glândulas mamárias.
- a presença de focas, nódulos nas glândulas mamárias;
- a presença de cereais, proteínas, pus, sangue no leite;
- aumento da temperatura corporal;
- diminuição da produção de leite;
- opressão;
- falta de apetite.
Maneiras de aumentar seu apetite:
- É necessário tratar a doença com injeções de suspensões e antibióticos (Mamifort, Mast Weixim, Dorin, etc.).
- Use pomadas e vacinas homeopáticas (Traumeel, Echinacea compositum, etc.).
- Expresse adequadamente o leite a cada 2 horas.
- Lavar as glândulas mamárias com água fria 5 vezes ao dia.
- Para aliviar a inflamação e aliviar a condição, aplique folhas de couve, compressas (argila + azeite + água), mistura de beterraba e mel (3: 1) nas glândulas.
- Reduza a quantidade de alimentos suculentos e concentrados na dieta e aumente a porcentagem de feno.
Cetose
Se os processos metabólicos são perturbados, o corpo acumula substâncias cetônicas, inflamação do fígado, coração, rins e outros órgãos internos.
Razões:
- dieta inadequadamente preparada, em particular, excesso de concentrados, falta de alimentos ásperos e suculentos;
- falta de passeios;
- superalimentação de proteínas em combinação com baixa atividade física durante a ordenha.
Sintomas
- excitação do sistema nervoso, que é então substituída pela opressão;
- tremendo no corpo;
- ranger de dentes;
- aumento da salivação;
- preferência por alimentos de baixa qualidade (por exemplo, comer feno podre, roupas de cama em vez de alimentos de boa qualidade);
- cheiro de acetona da boca, de leite e urina;
- uma diminuição na quantidade de leite ou sua completa ausência.
Maneiras de aumentar seu apetite:
- Ajuste o regime de alimentação - reduza o número de concentrados e aumente a porcentagem de feno, haylage, alimentação suculenta, introduza melaço.
- Introduzir pré-misturas, vitaminas intravenosas e minerais na dieta.
- Introduzir glicose por via intravenosa (300-600 ml). Com tratamento prolongado com glicose, injete insulina. Ou beba com calda de açúcar (150-500 g de açúcar dissolvido em água).
- Aplique energia.
- Realize enemas de refrigerantes ou beba soluções de refrigerantes.
Reticulite traumática
Esta é uma inflamação do segundo pâncreas devido à entrada de um corpo estranho no sistema digestivo. Sintomas
- comportamento inquieto;
- aumento da temperatura corporal;
- aumento da frequência cardíaca;
- perda de fome;
- cessação da pulsação cicatricial;
- uma diminuição notável na quantidade de leite entregue.
- É necessário remover um corpo estranho (se possível).
- Antes da remoção, coloque o animal em uma dieta com fome com duração de 1-2 dias.
Infecção por helmintos
Um dos motivos mais comuns para reduzir a fome ou os hábitos alimentares no gado são os vermes. O motivo é a ingestão de vermes no corpo com grama contaminada com água. Sintomas
- tosse
- aumento da transpiração pela manhã;
- meticulosidade ao comer;
- uma diminuição acentuada no peso corporal;
- redução na quantidade de leite trazida;
- constipação e diarréia alternadas.
Paresia pós-parto e pré-natal
Se a vaca parar de comer feno imediatamente após o parto, provavelmente ela terá complicações pós-parto. Na maioria das vezes, esses sintomas são caracterizados por paresia pós-parto e pré-natal, cujas causas são distúrbios metabólicos. Eles são acompanhados por sintomas como paralisia das pernas, língua e laringe, problemas no sistema digestivo, fraqueza, coordenação prejudicada dos movimentos, letargia e febre.Paresia pós-parto: 1 - grave; 2 - forma branda: se essa condição surgir antes do parto, a vaca não poderá ajudar. Paresia após o parto ocorre no período de 1 a 3 dias. É tratada com injeções de cafeína e bombeando o ar das glândulas mamárias através do mamilo para aumentar a pressão nele e alterar as reações químicas no corpo, normalizar os níveis de cálcio, magnésio e glicose. A terapia complementar consiste em enemas quentes e injeções de uma mistura de cloreto de cálcio, glicose e água na veia. Injeções intramusculares de medicamentos hormonais, dihidrotacisterol, injeções intravenosas de solução de gluconato de cálcio são eficazes.
Outras razões
Outras causas possíveis da falta de fome incluem:
- envenenamento por vegetação ou produtos químicos;
- superalimentação;
- uma transição acentuada para novos tipos de alimentação;
- vivendo em condições insalubres;
- o fornecimento de alimentos de baixa qualidade;
- violação do regime e regras para o fornecimento de alimentos.
Por que o bezerro come mal o feno
Alguns criadores de vacas enfrentam o fato de que o feno se recusa a comer bezerros pequenos. Como resultado, eles não ganham peso, e os proprietários têm dificuldade em selecionar produtos para o bebê.Para que o bezerro comece a comer normalmente, você deve entender os motivos de sua recusa em comer. Para começar, é necessário excluir patologias congênitas, que incluem doença do músculo branco, paratifóide, pneumonia, inflamação da mucosa gástrica, hérnia. Para determinar a causa exata, é necessário mostrar o bebê sem apetite ao veterinário.
Causas comuns também são resfriados. Se a temperatura corporal do bezerro estiver elevada, é mais provável que ele tenha pegado um resfriado e precise receber cuidados veterinários.
Outra razão pela qual o bebê se recusa a comer volumoso é que ele só comeu o leite da mãe recentemente e simplesmente não sabe o que é o feno, o que ele pode comer e como fazê-lo. Nesse caso, você precisa esperar um pouco para que o bezerro se adapte a um novo tipo de alimento. O treinamento dos bezerros para o feno fresco não começa antes dos 20 dias: eles o fazem de forma agressiva, constantemente o deixando no alimentador ou alimentando-o manualmente.
De acordo com as normas, aos 2-3 meses de idade, o bezerro deve ingerir cerca de 1 kg de feno, aos 4 meses - 3 kg, aos 5 meses - 4 kg, aos 6 meses - 5 kg. Se nenhum problema de saúde foi identificado, o proprietário precisa fazer uma dieta sem feno e oferecer o produto em questão um pouco mais tarde, quando o bezerro crescer.Você também pode tentar substituir o alimentador - talvez daquele fornecido hoje ao bezerro, seja simplesmente inconveniente para ele comer. É necessário prestar atenção à qualidade do feno - os indivíduos jovens devem receber apenas frescura e suavidade.
Você sabe Normalmente, uma vaca traz um, no máximo dois bezerros. No entanto, existem casos únicos em que as fêmeas deram à luz 5 e 8 bebês. E em 1939, a vaca trouxe um número recorde de bezerros para 1 parto - 16. Mas, infelizmente, apenas 1 deles era de termo.
Assim, existem muitas razões pelas quais uma vaca se recusa a comer. Na maioria das vezes, isso ocorre devido ao desenvolvimento de uma doença. Para estabelecer a atividade do sistema digestivo do animal, é necessário identificar a causa e eliminá-la. Confie esta tarefa a um veterinário competente.