O bambu da felicidade, como costuma ser chamado Dracaena Sander, combina atratividade externa com despretensiosidade na partida. As características do Sander dracaena e seu cultivo em casa serão discutidas mais adiante.
Descrição da planta
A haste vertical desta dracaena se assemelha ao bambu, que por muito tempo enganou até mesmo os especialistas. Hoje se sabe que a dracaena pertence à família dos espargos. Embora o caule vertical desta planta possa ter a aparência de uma espiral e de outras formas, é, no entanto, sua característica mais característica. Do caule crescem folhas verdes escuras e coriáceas, atingindo 0,2 m de comprimento.
Dracaena Sander é representada por várias variedades:
- Lótus dourado, uma característica distintiva das quais são folhas pintadas com listras verdes e amarelas;
- Bigodesmarcado com uma faixa clara passando pelo meio da folha;
- Boringuensis com uma borda verde escura nas bordas das folhas;
- Brilho da lua com folhas decoradas com listras brancas prateadas;
- Ouro da sorte com faixas de folhas amarelas com franjas, decoradas com listras amarelas em um prato de folha;
- Brancotendo folhas brancas, divididas em duas metades por uma faixa verde clara no meio;
- Celes com folhas verdes puras, que, de fato, receberam o apelido de "bambu feliz".
Prós e contras do crescimento
- Sendo um dos líderes entre as plantas de interior para resistência e despretensão, Dracaena Sander difere em tais vantagens ao cultivá-lo:
- capacidade de se adaptar a temperaturas na faixa de + 5 ° C a + 35 ° C;
- pouco exigente para iluminação forte, o que lhe permite crescer mesmo em banheiros e porões;
- com seu amor pela habilidade do ar úmido, no entanto, tolera uma atmosfera seca;
- capacidade de crescer não apenas no solo, mas também na água;
- baixa exatidão na cobertura;
- não tóxico para humanos e animais de estimação;
- capacidade de absorver substâncias nocivas e micróbios patogênicos do ar, para limpá-lo da poeira.
Você sabe O "bambu da felicidade", de Dracaena Sander, foi erroneamente nomeado, porque não é de todo o bambu. A segunda parte desse nome, obviamente, corresponde à realidade, uma vez que até os antigos astecas chamavam diferentes variedades de dracaena de "uma árvore da felicidade".
- Com sua alta resistência, esta planta ainda não tolera:
- rascunhos;
- secagem completa do solo;
- raios diretos do sol que podem queimar folhas.
Condições ideais para dracaena
Embora, como já mencionado, este dracaena possa crescer na faixa de temperatura entre + 5 ° C e + 35 ° C, no entanto, a temperatura estável + 22 ... + 23 ° C é ideal para sua existência confortável.
Com medo da luz solar direta, esta planta cresce bem com luz natural difusa, que dura apenas 3-4 horas por dia. Mas mesmo com iluminação artificial irregular, como, por exemplo, no banheiro, a Sander dracaena também pode crescer, embora suas variedades variegadas percam seu brilho neste caso.
O melhor para o bambu feliz é o ar úmido, mas a planta tolera uma atmosfera seca com bastante sucesso, especialmente com boa luz. Mas o solo seco é contra-indicado, o solo deve estar constantemente úmido, mas sem estagnação de água. Dracaena é regada com água sedimentada à temperatura ambiente ou um par de graus mais alto. Esta planta gosta muito de pulverizar folhas com água morna e esfregá-las com uma esponja molhada.
Você sabe Emsobre muitos países latino-americanos amantes se dão adracaena truncada, como um símbolo de seus sentimentos.
Maneiras de crescer e cuidar em casa
Como o bambu interno, que também é chamado de maneira incorreta, a planta em discussão, pode crescer com sucesso tanto no solo quanto sem ela - apenas na água, os métodos para cultivá-lo e para cuidar dele variam. Mas a poda e a formação do mato continuam as mesmas.
Se o proprietário de um bambu feliz deseja obter um pequeno arbusto em forma de palma, basta que ele aperte a parte apical da haste vertical, como resultado do qual o crescimento de brotos laterais é ativado. E se você beliscar esses brotos, isso estimula a formação de brotos do próximo nível. Muitas vezes, várias hastes de diferentes níveis são plantadas no mesmo contêiner ao mesmo tempo, das quais várias figuras como um cone, escorregador e onda são compostas.
As hastes de dracaena torceram em uma aparência espiral muito impressionante. Parece difícil responder à pergunta de como fazer uma espiral a partir de uma haste ereta. No entanto, de fato, qualquer amante de flores pode fazer isso se tiver paciência e precisão. A essência do processo é iluminar a planta de um lado, na qual ela se estende. Ocasionalmente, o proprietário pode virar o vaso com a planta para mudar o caminho do caule no espaço. Como resultado, ao longo do ano, ele faz uma revolução em espiral.
Na água
A Dracaena Sander pertence àquelas plantas internas únicas que são capazes de crescer em água pura. Essas condições de crescimento para um bambu feliz são menos confortáveis do que crescer no solo.
Portanto, ao crescer na água, várias regras obrigatórias devem ser observadas:Importante! Em nenhum caso você deve adicionar água instável contendo cloro ou flúor à planta - isso afeta negativamente sua condição.
- a água deve ser substituída pelo menos uma vez por semana;
- as raízes não devem estar acima do nível da água;
- o sistema radicular ao mesmo tempo não pode ser enterrado na água a mais de 2 cm;
- a água mensal deve ser enriquecida com fertilizantes hidrofíticos.
No chão
O cultivo no solo, assim como em outras plantas de interior, ainda é preferível para a Sander dracaena. Especialmente se este solo for fracamente ácido ou neutro, com uma consistência leve. O ideal é compilado por profissionais especificamente para o solo comprado por dracaena. Mas, por falta disso, você pode fazer independentemente uma mistura de 1 parte de terra fértil do jardim e 2 partes de areia do rio.
Como fertilização, você pode usar fertilizantes complexos projetados para flores de folhagem decorativa em interiores, por exemplo:- "Kemira";
- "Saúde";
- "Agricola".
Propagação de plantas
Dracaena Sander se propaga exclusivamente vegetativamente de maneira bastante simples.
Existem 2 maneiras de fazer isso:Importante! Para acelerar o processo de reprodução, é útil tratar cortes frescos no caule, que serão colocados no solo ou na água, com cinza de madeira e um estimulante da raiz.
- Você pode cortar o topo de 10 centímetros do caule e colocá-lo em um recipiente com água ou solo úmido. A uma temperatura de cerca de + 25 ° C (o que é importante), após 3-4 dias, o caule cria raízes, transformando as mudas em uma planta de pleno direito.
Vídeo: propagação de estacas apicais da lixadeira dracaena
- Da mesma forma, qualquer segmento do caule na parte superior com até 7 cm de comprimento pode ser plantado em um recipiente com solo ou água, desde que pelo menos um botão esteja presente. Nesse caso, a parte do caule localizada na parte superior deve ser tratada com cera derretida para evitar ressecamento.
Vídeo: reprodução de caules de lixadeira de dracaena
Doenças e Pragas
O bambu de interior, por ser uma planta resistente e resistente a doenças, porém, sob condições extremas de crescimento e na presença de outras flores próximas com doenças ou exposto ao ataque de pragas, também pode ficar doente. Por exemplo, se você colocar a dracaena na água com cloro ou regá-la com uma planta, as folhas poderão se tornar manchas acastanhadas. E quando o solo está alagado, as folhas ficam amarelas devido a doenças fúngicas.
Nesse caso, o bambu da sorte precisa ser transplantado com urgência, removendo previamente as raízes restantes afetadas e desinfetadas. Para combater doenças fúngicas e sua prevenção, agentes antifúngicos especiais, como a solução “Fundazol”, são utilizados em uma concentração de 0,2%.Pragas enfraquecidas por outras flores de outras flores podem enfraquecer uma planta enfraquecida por condições adversas de crescimento na forma de:
- tripes;
- Tailtail
- ácaros;
- cochonilhas.
- "Fitoverma";
- "Karbofosa";
- Inta-vira.
Esta planta de aparência bonita e cuidados mínimos com os nomes promissores de “bambu feliz”, “bambu da felicidade”, “bambu da sorte” é bem conhecida entre os amantes de flores de todo o mundo.