Os cultivadores de flores e floristas que cultivam pervinca concordam em uma opinião - a planta é tão despretensiosa e resistente que cuidar dela é mais um passatempo agradável do que um trabalho árduo. O artigo falará sobre a pervinca do grande Variegat, sobre sua técnica agrícola e aplicação no design de jardins.
Descrição botânica
A pervinca grande (lat.Vínca major) é uma planta heterogênea maravilhosa que preenche e cobre lindamente zonas de crescimento, adicionando combinações de cores interessantes à paisagem, é um arbusto perene. Pertence à família Kutrov (Apocynaceae). Rod - Pervinca (lat. Vinca) - traduzido do latim significa "atar", "amarrar". Tipo de exibição Vinca major - Pervinca grande. Forma jardim - variegada (Vinca major f. Variegata). Outro nome comum é manchado pervinca.
O termo variegata (variegata - do italiano "heterogêneo") é usado para se referir a plantas com cores frondosas multicoloridas. Em ucraniano, o nome de uma flor consiste em duas palavras: "barva" - tinta, "vinok" - uma coroa de flores tecida ou uma guirlanda de flores.
Descrição e características botânicas:
- o rizoma é fino, fibroso, com um sistema de ramificação raso localizado horizontalmente a uma profundidade de 10 a 15 cm;
- brotos nodosos;
- caule de flores nuas ou com vilosidades esparsas, eretas, de 30 a 45 cm de altura na natureza, com cultivo de 60 a 70 cm;
- hastes vegetativas espalhadas, até 1,5 m, percursos de enraizamento ao longo de todo o comprimento nos nós, podem ser gramíneas ou lenhosas;
- lâminas folhosas coriáceas, localizadas em pecíolos capilares de 1 a 2 cm de comprimento, opostas, alternando por cima, de 3 a 9 cm de comprimento, de 2 a 6 cm de largura, quase arredondadas na base das hastes e lanceoladas no ápice, brilhantes, com veias brilhantes e vilosidades emergentes em torno da borda. A forma variegada consiste em combinar a cor da cor verde escura principal com bordas brancas cremosas e pontos de luz. A saturação da cor da borda depende das condições de crescimento e idade da planta;
- flores simples de até 5 cm de diâmetro, localizadas em pedicelos de 3-5 cm de comprimento com uma corola de cinco pétalas, que se expande gradualmente para cima. O comprimento do cálice ao redor da base da flor é de 10 a 17 mm, as sépalas são cobertas de pelos e os botões são densamente lilás. O aroma é suave;
- pétalas de até 2,5 cm de comprimento e 1,8 cm de largura, obovadas, alargadas do centro da flor. A cor é saturada, prevalecem os tons azul-lilás e violeta, clareados em direção ao centro e adquirindo uma cor quase branca na base do cálice;
- o período de floração é longo - de abril a setembro;
- propagada por sementes, estacas, dividindo o mato, estratificando.
A pervinca é resistente ao gelo, tolerante à sombra, resistente a danos causados por pragas e doenças. Pode suportar temperaturas de inverno de até -30 ° C. Isso torna possível cultivá-lo em regiões com clima frio, típico da maioria das latitudes russas.
Importante! Nos invernos com pouca neve, é necessário o abrigo de uma plantação de pervincas.
Onde está crescendo
Pervinca pode ser vista frequentemente na natureza ou em parques e jardins em diferentes cantos do globo, mas os trópicos e o Mediterrâneo são considerados sua terra natal.Esta espécie é encontrada no sul da Europa e norte da África, da Espanha e sul da França a leste dos Balcãs Ocidentais, bem como no nordeste da Turquia e no Cáucaso Ocidental, Ucrânia e sul da Rússia. Eles também são encontrados nas faixas mais baixas do Himalaia na Ásia.
Prefere vegetação úmida, florestas, sebes e margens ao longo dos rios em qualquer altitude até 800 m acima do nível do mar. Cresce bem em clareiras abertas ao sol e em vegetação rasteira. As pervincas crescem em florestas e matas, em rochas calcárias. São cultivadas como culturas medicinais e decorativas, inclusive sob a forma de variedades variadas e com flores.
Aplicação de paisagismo
A densa cobertura de vinca no subsolo de maio é coberta com algumas flores violetas de lavanda, mas brilhantes, entre a vegetação variada das folhas. É cultivada como a camada mais baixa da vegetação perene nos canteiros de flores do estilo paisagístico, em jardins de pedra e em escorregadores de pedra. A rápida disseminação abre grandes oportunidades para o uso da colheita como cobertura do solo e ajuda o jardineiro a preencher lindamente as áreas vazias das zonas de flores.
A pervinca variada é recomendada para uso nos locais mais desfavoráveis da horta, onde outros revestimentos menos resistentes ao solo não funcionam. Essa é uma opção útil com manutenção mínima para terrenos inclinados difíceis de cortar. Cresce igualmente bem em pleno sol ou em sombra profunda. O enredo com pervinca mantém a decoratividade durante toda a temporada e pode ser útil como uma cobertura baixa ou meio-fio.
Sabendo a aparência das flores da pervinca, você pode criar composições coloridas em canteiros com outras culturas perenes. Combina bem com samambaias, miosótis, o anfitrião de Siebold, o lyriope de folhas chatas, o sino dos Cárpatos, a prímula, o jacinto, onde todos os tons do espectro azul estarão presentes no tapete de flores. A pervinca é ideal para suplementar a clematite, que evita o superaquecimento do solo no verão e reduz o crescimento de ervas daninhas. Sua raiz rasa não compete com outras plantas pela água.
Também é adequado para uso como plantas anuais em recipientes de varanda e terraço, em plantadeiras e cestos. A planta forma pequenas videiras que não se elevam na superfície, mas podem ser puxadas por fios ou outros acessórios semelhantes e formar guirlandas de flores e folhas variadas. A única coisa contra-indicada para ele é o desembarque em zonas costeiras, onde ele não suporta o ambiente marinho agressivo.
Grandes populações de pervinca podem ser uma espécie invasora, pois seus caules densos e crescidos inibem o crescimento de outras plantas, bloqueando a luz. A propagação de uma planta pode ocorrer sem ajuda humana, mas através de resíduos descartados do jardim ou fragmentos de plantas que são transportados por correntes de água. Pervinca é prejudicial para animais de estimação.
Aterragem e cuidados
As pervincas são plantas tegumentares resistentes à seca que crescem em qualquer tipo de solo se forem rapidamente drenadas e não muito férteis. Resistente em zonas de estabilidade até -30 ° C, requer uma temperatura de pelo menos + 15 ° C para um desenvolvimento bem-sucedido. O melhor momento para plantar é o início da primavera, quando a ameaça de geada passa, ou o final do verão, o início do outono. Remova quaisquer ervas daninhas, folhas caídas e detritos de plantas ao redor da pervinca. Aplique uma camada de cobertura vegetal de 5 cm ao redor das plantas, mas a uma distância de 5 a 7 cm das hastes, para impedir o desenvolvimento de podridão.
Regue a pervinca somente quando o solo circundante ficar completamente seco. Coloque água da mangueira de jardim diretamente no solo, na base da planta, mas tente não espalhar a folhagem. Profundidade de umidificação - 15 cm.Água somente no início da manhã para que a umidade seque antes do sol sair. Adubar as plantas uma vez por mês com uma composição equilibrada de NPK 10:10:10 fertilizantes solúveis em água, nitrogênio, fósforo e potássio. Misture 1 colher de chá do fertilizante com 3 litros de água ou de acordo com as instruções da embalagem. Aplique fertilizante em vez de regar.
Apare os incrementos terminais do caule principal da planta de 3 a 6 mm acima do segundo conjunto de folhas para estimular a ramificação lateral se a planta crescer alta e alongada. Para que a pervinca seja mais magnífica e compacta, ela pode ser cortada após a floração em massa, e as estacas resultantes podem ser usadas para propagação.
O enraizamento de novas plantas pode ser estacas de madeira semi-sólida de 7 a 12 cm de comprimento, cortadas dos galhos principais no final da primavera ou início do verão. Eles são plantados em um container de aterrissagem com uma mistura em vaso úmido, colocada em um local claro, mas não sob luz solar direta, coberta com um filme. Após cerca de um mês, o caule está enraizado e pode ser plantado em campo aberto. A divisão do mato é realizada na primavera ou no outono.
Importante! Compre mudas de vinca apenas com folhas verdes saudáveis para evitar doenças no jardim. Plante as plantas a uma distância de pelo menos 20 cm uma da outra para garantir uma ótima circulação de ar através da folhagem, o que impedirá o desenvolvimento de doenças fúngicas.
Verifique sistematicamente as folhas da pervinca quanto a pulgões ou carrapatos ao regar a planta. De manhã, lave pequenas populações de insetos com um jato de água sob pressão. Pulverize plantas fortemente infectadas com um inseticida para matar as pragas.
Plante uma pervinca no seu jardim e você não se arrependerá. Em pouco tempo e com o mínimo cuidado, é capaz de cobrir o espaço livre com um tapete floral verde-heterogêneo com manchas brilhantes de delicadas flores azuis.