A manutenção do gado exige muitos nervos e tempo. Nem todo mundo está pronto para fazer isso profissionalmente. Muitos custos são para alimentação. Para se engajar em ovelhas e criação de ovelhas, você deve primeiro se familiarizar com todos os requisitos para pastar, alimentar e regar os rebanhos. Beber e alimentar ração de animais não é o mesmo e depende de muitos fatores e nuances.
O que alimentar as ovelhas: dieta, o que depende
Um papel importante é desempenhado pela localização dos rebanhos, pelas condições climáticas do gado e pelos cuidados. É a partir de tais fatores que o método de engorda depende. Basicamente, a criação de ovinos é generalizada na Rússia, no Cáucaso, na Ásia Central e no Cazaquistão, com enormes pastagens.
Quanto mais pasto, mais tempo os animais podem pastar. Nesse caso, os cuidados com eles serão mínimos, uma vez que ervas frescas serão usadas para nutrição. Não se esqueça de beber o rebanho, usando recipientes e tanques especiais para isso.
As condições climáticas também desempenham um papel. As mais ótimas são as zonas tropicais e subtropicais. É possível cultivar ovelhas, tanto em condições quentes quanto em frio e severo. A amplitude da temperatura pode variar de + 40 ° C a -40 ° C. Portanto, hoje existem muitas raças capazes de aderir a qualquer terreno.
É necessário alimentar o rebanho em combinação, usando suplementos vitamínicos, grama verde, feno, vegetais etc. Com esta variedade, o animal receberá todos os componentes úteis úteis, vitaminas e macrocélulas para obter o máximo crescimento e ganho de peso corporal.
Importante! Não é seguro alimentar as ovelhas com capim úmido, pois tais rações provocam inchaço, o que pode resultar em uma visita ao veterinário.
A alimentação adicional de ovelhas com grãos, feno ou silagem é necessária quando não há capim nos pastos e no inverno. No inverno, alimentos suculentos e complementares (legumes e frutas), além de capim fresco, estão quase completamente ausentes, portanto a dieta dos animais deve ser enriquecida com alimentos ricos em nutrientes.
O programa de alimentação auxiliar selecionado permitirá que as ovelhas cresçam, se reproduzam e gerem renda para o empreendedor. Nesse caso, você precisará usar o máximo de ração seca possível para a caneta, além de fornecer alimentos suficientes para manter o crescimento ideal. Existem vários tipos de alimentos, dietas e normas para alimentar ovelhas em casa.
Hay
Equilibrado deve alimentar os animais. Isso leva em consideração o que as ovelhas comem, dependendo da estação, categoria etária e finalidade do cultivo. A dieta das ovelhas consiste quase inteiramente de alimentos vegetais, uma vez que esses animais são herbívoros. Como regra, o rebanho passa a maior parte do tempo pastando no campo e come pasto, período em que os animais praticamente não precisam de aditivos alimentares adicionais.
É necessário incluir na dieta muitos produtos diferentes para alimentação e desenvolvimento completos de indivíduos jovens, aumentando o número de animais. Isso é feito em diferentes épocas do ano, portanto, a quantidade de alimentos complementares será diferente. Por exemplo, com o advento do inverno, o feno estará no cerne da dieta e no verão - a vegetação.
Se compararmos os benefícios da grama cortada, vale a pena notar três espécies que contêm mesmo na forma seca em sua composição muitas vitaminas e nutrientes:
- trevo;
- alfafa;
- ervilhas.
Se for fornecida manutenção de estol, o feno é um dos produtos mais básicos. A norma diária para um adulto é de 2 a 4 kg; portanto, no verão, você precisa preparar a quantidade necessária de grama para o feno.
Você sabe O maior número de nutrientes das ervas durante a floração; é nesse momento que você corta a grama no feno.
Palha
Alimentação suplementar é a alimentação de alimentos (geralmente grãos, feno ou palha) para ovelhas que se alimentam de pastagens. No final do verão e outono, a alimentação geralmente se torna um substituto. Como uma variedade na dieta, o palha pode ser usado em vez do feno.
Ao mesmo tempo, vale lembrar que essa não é a melhor opção, pois o excesso de palha provocará uma perturbação intestinal nos animais, pois praticamente não possui substâncias úteis em sua composição. Se a palha é adicionada às ovelhas na dieta diária, sua quantidade por adulto não deve exceder 2,5 kg e, nos animais jovens - não mais que 1 kg.
Nesse caso, a palha deve ser de plantas como:
- aveia;
- legumes;
- cevada;
- milho.
Silo
A alimentação suplementar visa atender às necessidades nutricionais das ovelhas. É especialmente importante evitar a perda excessiva de peso vivo durante a fase de alimentação seca em desmame e ovelha grávida.
Se a criação de ovelhas se destina à produção de carne, você precisará fazer os cálculos corretos em relação à qualidade da dieta e à proporção do suplemento protéico, rico em cereais, grama jovem e legumes.
O mais palatável para as ovelhas é a ensilagem. É usado para o rápido crescimento de um animal. Recomenda-se o uso de um silo de milho com legumes e forragens. Na sua composição, praticamente não desiste do feno. Cerca de 4 kg desses suplementos podem ser administrados ao animal por dia.
Importante! Ao pastar ovelhas no jardim, você deve evitar uma planta como o lírio do vale, pois é venenosa para o animal e pode até causar a morte.
Alimentação composta
Os alimentos compostos são usados com mais freqüência quando o animal é abatido. Nesta forma de alimentos complementares, há tudo o que é necessário para um rápido crescimento e ganho de peso corporal. A proporcionalidade da dose diária de ração é diferente, dependendo da idade do animal.
Por exemplo, para um adulto, serão 0,5 kg e para um cordeiro - 0,4 kg. Ao escolher esses alimentos, atenção especial deve ser dada ao fabricante, pois a qualidade da alimentação dependerá disso.
Legumes: cenouras, batatas, beterrabas forrageiras, cabaças e frutas
Os alimentos mais úteis e ricos em vitaminas, fibras, micronutrientes e outros nutrientes complementares são vegetais, frutas e melões. Nesse caso, beterraba forrageira, batata e cenoura comum são ideais.
Esses vegetais contêm substâncias que ajudam o animal a resistir a doenças e a digerir bem os alimentos. A norma diária é de 4 kg. Além de vegetais, cabaças - abóbora e abobrinha são ricas em composição valiosa. A norma diária para um adulto é de 4 kg. De frutas para alimentar animais, maçãs comuns são usadas principalmente.
Você sabe Silo pode azedar. Isso pode ser evitado reduzindo a umidade do substrato em até 60%, adicionando palha seca.
Cereais
Nas culturas de cereais (grãos), muita fibra. Isso deve ser lembrado durante a preparação da ração diária para as ovelhas. Se você exagerar nesses alimentos complementares, a digestão no animal pode ser prejudicada. Cevada, aveia, trigo - as principais culturas, cuja utilização é necessária.
Suplementos vitamínicos
É possível enriquecer o corpo de carneiros com substâncias e vitaminas úteis, não apenas com a ajuda de alimentos complementares, mas também com a adição de suplementos vitamínicos sintéticos, como o Vitasol. Sua taxa diária deve ser calculada corretamente para cada indivíduo, dependendo da idade e do sexo.
Água
Enquanto mantém as ovelhas, o mais importante é a rega. Sem água suficiente, o animal simplesmente adoece e, por fim, não traz benefícios. Sua quantidade deve sempre ser suficiente. Um indivíduo por dia pode beber até 10 litros de água.
Pastoreio: ração verde
Grama verde, ervas daninhas, espinhos, brotos que são comidos por ovelhas são a opção mais ideal e econômica para a criação de ovelhas. As pastagens devem ser selecionadas corretamente, porque ao longo do ano as propriedades da grama não são as mesmas. Por exemplo, é melhor dirigir o rebanho para áreas elevadas porque, se você escolher uma planície, ela não é adequada para pastar devido ao pântano.
Você pode semear alimentos verdes, aveia, centeio, milho, legumes ou trigo de inverno. Essa comida suculenta certamente atrairá os animais. Galhos, pagões jovens e até árvores são perfeitas para animais.
Dieta diária estimada
A composição da dieta diária é muito complicada, pois depende do número de animais, de suas características e composição. Para cada indivíduo, você precisa considerar individualmente a quantidade de água, a alimentação animal e outros componentes da dieta. No inverno, primavera, verão e outono, todos os alimentos acima estão incluídos na alimentação do gado.
Importante! Oligoelementos como selênio, iodo, cobre e cobalto devem ser incluídos na dieta dos animais.
Seu número será diferente em diferentes estações do ano e dependendo do indivíduo. Se considerarmos mais detalhadamente o cálculo aproximado de alimentos complementares por um dia, então para um carneiro reprodutor, ovelha e ovelha após o parto, será algo parecido com isto.
Dados diários de ração na tabela:
Carneiro tribal | Ovelha cisne | Ovelhas após o parto |
Concentrados - 300 g | Concentrados - 600 g | Concentrados - 600 g |
Grama e verduras - 85% da dieta diária | Grama e verduras - 85% | Grama e verduras - 85% |
Feno - 2 kg | Feno de alta qualidade - 0,5 kg | Feno - 1,5 kg |
Alimentação suculenta - 3 kg | Alimentação suculenta - 3 kg | Alimentação suculenta - 3 kg |
Todas as três espécies de animais precisam de cuidados especiais, pois uma alimentação suplementar formada incorretamente afetará adversamente a produtividade das ovelhas reprodutoras, bem como das ovelhas durante o parto e após o parto durante a lactação. Quanto aos cordeiros, animais jovens e indivíduos que são alimentados com carne, sua dieta também será diferente.
Um papel importante é desempenhado pela ordenha dos cordeiros. Muitas vezes, a alimentação é feita a partir de mamadeiras. O número de cordeiros alimentados até as 2 semanas de idade 5 vezes ao dia e os animais jovens são reduzidos a 3 vezes ao dia. Os indivíduos engordados para carne devem ser alimentados com força e por completo.
A tabela mostra um exemplo de subsídio diário para cultivo doméstico:
Cordeiros | Crescimento jovem | Engorda para carne |
Concentrado de Aveia - 50 g | Concentrado de Aveia - 100 g | Concentrado de Aveia - 300 g |
Legumes - 0,5 kg | Legumes - 0,7 kg | Legumes - 1 kg g |
Sal - 4 g | Sal - 8 g | Sal - 8 g |
Feno - 0,5 kg | Feno - 0,7 kg | Feno - 0,8 kg |
Organização de engorda intensiva de ovinos
A engorda de ovinos deve ser adequadamente planejada. Durante a fase seca, a qualidade das pastagens não fornece uma imagem precisa de como os animais ganharão peso. A única maneira prática de atingir o objetivo de produzir ovelhas por meio de alimentação suplementar é monitorar regularmente o peso dos animais para determinar se os alimentos complementares são suficientes.
Você sabe Para que a ovelha ganhe peso, é necessário imobilizá-la o máximo possível, ou seja, limitar o movimento no curral.
No pasto
Durante a criação de ovelhas em pastagens, também é necessário alimentá-las, especialmente durante o período de redução da grama. Não se esqueça da disponibilidade constante de água. É necessário introduzir na dieta um alimento com um alto coeficiente de proteína, que está nas ervilhas, cevada e milho, com sua ajuda, o animal ganhará peso rapidamente. Também vale a pena dar legumes, brotos e galhos de árvores constantemente.
Na baia
Se o inverno chegou, o gado estará constantemente no curral e mantido em um estábulo. Alimentar-se nessas condições é ainda mais fácil do que em pastagens.
Confira
É necessário distribuir corretamente o que e quando dar, para que o animal receba o máximo benefício.
Ração combinada, silagem e outras opções de composição de ração podem ser fornecidas no seguinte conjunto e na sequência:
- feno de manhã;
- feno, concentrados e rega abundante durante a tarde;
- feno combinado com comida suculenta às 16h
- feno com concentrado à noite.
Observando a dieta correta e sua proporcionalidade, você pode preparar um adulto para o abate em 5 dias, adicionando um bom ganho de peso ao volume.