No mundo, há um grande número de raças que são muito difíceis de calcular. No entanto, entre essa grande variedade, destaca-se uma raça como Leghorn, que é uma das melhores galinhas poedeiras. Este artigo ajudará você a aprender muito mais sobre as galinhas Leghorn e seu conteúdo.
História de origem da raça
As galinhas de legorne foram criadas no século XIX por criadores espanhóis. Eles receberam seu nome em homenagem à cidade portuária de Livorno. No entanto, devido à baixa produtividade e má adaptação, a raça não recebeu popularidade especial. Apesar disso, as galinhas de leggorn foram exportadas para a Inglaterra e depois para os Estados Unidos. Essas aves atraíram a atenção dos criadores americanos, que mais tarde cruzando com diferentes raças poderiam aumentar significativamente a produtividade.
Você sabe Em 1979, um teste na Faculdade de Agricultura da Universidade do Missouri estabeleceu um recorde para pôr ovos entre as leggors. As galinhas poedeiras de leggorn brancas depositaram 371 ovos, 7 a mais do que o recorde anterior.
Após analisar os resultados de seu trabalho, os avicultores chegaram à conclusão de que a raça espanhola tem um grande potencial e já em 1874 os primeiros dados dessa raça foram registrados. A partir desse momento, a norma foi revisada várias vezes e efetuou adições e emendas. No final do século 19, uma versão melhorada de galinhas de leggorn começou a ser exportada dos EUA para a Europa. No início do século XX, era bem distribuído.
Muitos criadores europeus continuaram a melhorar essa espécie e, como resultado, um grande número de subtipos diferentes apareceu. Além disso, eles foram usados como material genético para aumentar a produtividade de muitas raças locais e criar novas espécies. Leghors foram trazidos para a União Soviética apenas na década de 1920. Apenas uma pequena porcentagem da produção total de aves caiu no melhoramento dessa raça. A situação mudou nos anos 60, quando havia uma demanda mundial por aves.Durante esse período, foi introduzido um sistema inovador de criação, que permitiu por um curto período de tempo aumentar a produção de galinhas de leggorn. No entanto, não apenas a URSS esteve ativamente envolvida na produção desta raça. O crescimento global da indústria avícola está associado precisamente às galinhas Leghorn, que se tornaram as fundadoras de muitas cruzes em muitos países ao redor do mundo.
Descrição do produto
Devido à idade suficientemente grande desta raça e às inúmeras experiências de criadores em todo o mundo, não existem padrões claros para a leggorn. Além disso, no século 20, muitas variedades regionais foram criadas, o que levou à formação em cada país de seu próprio padrão da raça Leghorn, que se baseia em subtipos internos.
As subespécies mais populares de leggorns do mundo:
- branco é a variedade mais comum. Eles são frequentemente cultivados nas latitudes norte e sul, pois se adaptam bem e não são extravagantes para as condições de detenção e nutrição. Além disso, eles podem se apressar por mais de 200 dias por ano, para os quais são apreciados pelos avicultores. Material biológico dessa variedade foi usado para criar outras raças;
- castanho - Esta subespécie é freqüentemente chamada de perdiz italiana. Eles, como as legornas brancas, são espécies portadoras de ovos, no entanto, nesses machos e fêmeas de penas diferem significativamente em sua plumagem. Os machos são bem claros - um pescoço dourado e uma grande cauda se espalhando, e as fêmeas parecem opacas no fundo dos machos;
- galo silvestre - os machos desta espécie de leggorn têm pescoço leve, cauda preta e dorso marrom. Sua plumagem tem inclusões de cor branca e prata, que criam uma cor manchada. As fêmeas têm seios castanhos, e as costas e cauda são pretas. A plumagem tem uma transição suave do marrom para o preto; existem inclusões apenas na área das asas e da cernelha. As fêmeas correm bem, mas o tamanho do ovo é menor que o de outras subespécies;
- douradoth - apreciado por sua aparência decorativa e alto desempenho. Uma camada é capaz de pôr cerca de 265 ovos por ano;
- manchado - os representantes desta plumagem de subespécie têm uma rara cor preto e branco, pela qual receberam o segundo nome, dálmatas. Esse tipo de leggorn foi criado em 1904 e ganhou popularidade muito rapidamente, porque além da coloração incomum, suas taxas de postura de ovos estão em um nível bastante alto;
- anão - muitas vezes eles são chamados de mini. Eles não são de forma alguma inferiores aos seus parentes adultos, no entanto, consomem cerca de 40% menos alimentos e precisam de um pequeno espaço para mantê-los, o que os torna bastante populares entre os avicultores.
Característica de aparência
Em nossa região, os mais populares são os leghors brancos, que costumam ser usados em residências domésticas. No entanto, na Rússia, existem mais de 20 granjas especializadas em aves que se dedicam exclusivamente ao cultivo desta raça. A aparência de galos e galinhas é um pouco diferente. A característica mais marcante que é característica de todas as variedades é a crista. Nos galos, fica ereto e nas galinhas poedeiras trava.
A aparência desses pássaros é bastante compacta, pois eles têm um pequeno corpo em forma de cunha, que se ergue graciosamente acima do solo. A cabeça é proporcional ao corpo. Lóbulos da orelha azuis ou brancos são claramente visíveis nele. A íris dos olhos pode ser laranja escura ou amarelo pálido; sua cor depende da idade dos pássaros. Brincos de frango são grandes e têm um tom vermelho brilhante. O pescoço desses pássaros se dobra suavemente. Leghorn tem um peito grande e arredondado e costas largas e planas. O peito é empurrado para a frente e passa suavemente para uma barriga larga. As asas dos pássaros são pequenas e ajustam-se confortavelmente ao corpo.Nos leghorns, a cauda é inclinada para o corpo em um ângulo de 35 a 40 °. Na maioria das vezes, eles exibem apenas galos, já que as galinhas poedeiras costumam ser abaixadas. As pernas das galinhas são finas, de comprimento médio. Nos indivíduos jovens, são amarelos e embranquecem com a idade. No entanto, o metatarso é amarelo brilhante ou amarelo trigo. A plumagem é densa. Embora o mais comum seja branco, marrom ou preto e branco, preto, prata e até tons de azul podem ser encontrados, porque os Leghorns têm mais de 20 variações diferentes.
Descrição da aparência:
Cabeça | tamanho médio |
Pente | em forma de folha, vermelho |
Bico | forte, curto, amarelo |
Neck | longo, fino, ligeiramente curvado |
Peito | redondo, largo e para a frente |
Barriga | largo |
Asas | pequeno, apertado ao corpo |
Cauda | largo, ligeiramente inclinado |
Patas | comprimento médio, fino |
Plumagem e cor | denso, mais de 20 cores |
Qualidades produtivas
Durante dois séculos de criação, a produtividade desta espécie aumentou significativamente. Os criadores tentaram aumentar a maturidade precoce e a produção de ovos. Como resultado, eles foram capazes de atingir a maturação em 4-4,5 meses. As galinhas começam a eclodir já em 4,5 a 5 meses e em um ano são capazes de pôr 300 a 350 ovos. Para diferentes regiões, esse indicador pode variar, portanto o valor médio é frequentemente indicado por 220 a 240 ovos por ano. O peso do ovo varia de acordo com a subespécie de Leghorn e é de 55 a 58 G. No entanto, em algumas cruzes, o peso do ovo pode chegar a 65 G. Além disso, dependendo da variedade de cruz, pode haver uma cor de casca diferente.Muitas vezes, a casca é branca nesta raça, mas como existe uma grande demanda por ovos marrons no mundo, cruzamentos foram criados para os quais essa casca é característica. Para os criadores, indicadores como a porcentagem de ovos fertilizados e a eclodibilidade dos animais jovens são muito importantes. Se você tomar 100 ovos, não haverá mais do que 95 peças fertilizadas a partir deles. E não mais que 87 galinhas nascem dessas, pois a porcentagem de incubação não excede 87-92%. Infelizmente, as dificuldades não param por aí, porque as mães de Leghorn são muito ruins, porque não têm instinto materno.
Você sabe Uma galinha poedeira da raça Leghorn, em 1956, depositou um ovo de 454 g de peso, com casca dupla e duas gemas.
Portanto, para uma excreção efetiva, é melhor usar incubadoras. E nesses raros casos em que as galinhas poedeiras mostram um instinto de ninhada, os produtores tentam se livrar de tais indivíduos imediatamente. É importante que os avicultores conheçam o peso do frango e do galo vivos, bem como o rendimento e a qualidade da carne. Leghorns, como raças de ovos, são caracterizados por pequenas dimensões: um galo - não mais que 3 kg, uma galinha poedeira - até 2 kg. Ao abater essas aves, o rendimento é muito pequeno e, portanto, elas podem ser usadas apenas como um conjunto de sopa, bem, não importa como para o filé. Além disso, sua carne é dura, grossa e sem sabor, e também seca.
Caráter
Esta raça é caracterizada por um temperamento calmo e pacífico, no entanto, aumentou a atividade. Caminhada livre é mais ideal para eles do que o conteúdo celular. Se você decidir manter a leggorn em cima do muro, pense em uma rede que não permita que os pássaros voem e a proteja das aves de rapina.Embora essas galinhas sejam despretensiosas, isso não deve ser abusado, pois em condições desfavoráveis as aves são propensas a descascar.
Vantagens e desvantagens
- Prós
- puberdade rápida (4-4,5 meses);
- comece a pôr ovos cedo (entre 4,5 e 5 meses);
- aumento da produção de ovos (até 300 ovos);
- facilmente adaptável e ao mesmo tempo bastante despretensioso às condições de detenção;
- ter um caráter calmo e complacente;
- tolere bem temperaturas negativas;
- altas taxas de eclodibilidade de animais jovens;
- baixos custos de alimentação;
- aparência atraente.
- Contras
- uma queda acentuada na produção de ovos no segundo ano de vida;
- falta de instinto pensativo;
- baixo rendimento de carne.
Como manter a raça Leggorn?
Embora essas aves não exijam as condições de seu conteúdo, elas não devem ser negligenciadas. Afinal, o cuidado adequado aumentará significativamente a eficácia do pássaro. Então, vamos descobrir onde e sob quais condições é necessário conter a raça Leghorn.
Importante! As galinhas de legorne podem ser mantidas em gaiolas, que serão bastante espaçosas. Esse conteúdo é usado com mais frequência na indústria.
Arranjo de um galinheiro
Segundo muitos criadores de aves, não são necessárias condições especiais para essa raça de galinhas, o principal é que elas são protegidas contra sons altos e luz brilhante, o que pode causar estresse nas aves. Como um galinheiro, até um celeiro ou outras instalações não residenciais podem surgir. O espaço para esta raça deve ser espaçoso o suficiente, pois o espaço apertado pode causar a doença das aves.Uma boa adaptação permite transferir facilmente o inverno nas regiões sul e norte. Ao organizar o local de detenção, atenção especial deve ser dada à ausência de correntes de ar e também para evitar saltos repentinos e abaixar a temperatura inferior a + 5ºС. Para eliminar correntes de ar e manter um clima temperado no galinheiro, o isolamento de paredes e tetos ajudará. O uso de material isolante de alta qualidade economiza significativamente em aquecimento.
Se as paredes e o teto puderem ser revestidos, deve-se usar lixo espesso para isolar o chão. Para isso, palha, serragem ou feno são adequados. A espessura desse piso deve ser de pelo menos 50 cm, protegendo o rebanho de várias doenças e mantendo a alta produção de ovos. No inverno, será uma boa proteção contra o frio. Como pernoite para galinhas, é necessário equipar poleiros confiáveis e convenientes, que podem ser facilmente apreendidos.
Para fazer isso, a base de madeira é girada e o diâmetro é selecionado de acordo com a circunferência das patas. Os postes são fixados a uma altura de 80 cm do chão. Escolha o lado oposto da janela. Do mesmo lado, apenas um pouco mais baixos são os ninhos. Além disso, é necessário monitorar a qualidade do ar, que deve estar moderadamente seco e úmido. O valor mínimo admissível da umidade do ar não deve ser inferior a 45% e o máximo - superior a 65%. Um clima úmido para o galinheiro torna-se um ambiente favorável ao desenvolvimento de patógenos.Além disso, não se esqueça da limpeza. É necessário limpar o galinheiro regularmente, para que as penas do leggorn permaneçam sempre limpas. Para isso, em alguns dias, faça a limpeza de poleiros e ninhos. Uma vez a cada 14 dias, a cama velha é removida e substituída por uma nova, porém muitos avicultores substituem a cama conforme necessário. E uma vez por quarto, eles realizam uma desinfecção completa das instalações e limpeza geral das instalações. Não se esqueça do local da caminhada.
Por sua disposição, uma área aberta é mais adequada, que será protegida de forma confiável, não apenas de vários animais predadores, mas também de pássaros. Também é importante lembrar que o peso leve das legornas facilita a superação de obstáculos com 1,5 metro de altura e a presença de espaços verdes na área de passeio afetará positivamente a saúde dos pássaros. Isso permitirá que você reabasteça as reservas de nutrientes durante uma caminhada. Não esqueça que os pássaros gostam de enxamear, por isso vale a pena considerar a presença de banhos de cinzas e areia.
Importante! Durante o período de postura ativa dos ovos, é necessário minimizar o ruído, pois as aves são muito sensíveis a ruídos altos.
Arranjo de ninhos
A organização do ninho é importante para esta raça, porque a postura dos ovos depende dela. Os ninhos devem ser colocados a uma certa distância do solo, para que o ar frio não caia sobre as galinhas. O número de ninhos é determinado pelo número de galinhas poedeiras no galinheiro, de modo que um ninho será suficiente para várias galinhas. Como ninhada, uma camada espessa de feno ou grama é colocada no ninho, que é substituída periodicamente à medida que fica suja e violenta.
Bebedouros e taças
Não se esqueça de beber tigelas e alimentadores, cujos designs também são importantes. Para os pássaros, não existe um significado particular do que beber ou comer; o principal é que a quantidade e o conteúdo deles sejam suficientes para todos os indivíduos. No entanto, os avicultores precisam saber que existem certos requisitos para esses elementos do galinheiro.
Os requisitos para alimentadores para todos os tipos de galinhas são os mesmos:
- o design do alimentador não deve permitir que as aves subam nele e espalhem a ração, além de proteger seu conteúdo da ingestão de excrementos;
- prático de usar (não há problemas com o enchimento, durante a lavagem, leve, o que facilita a movimentação);
- dimensões ideais que permitem que você coma todo o gado ao mesmo tempo.
Exigências do bebedor:
- o design da tigela para beber deve ser conveniente tanto para galinhas quanto para avicultores;
- fácil de lavar e encher;
- Não tombe;
- a probabilidade de ingestão ou reprodução de patógenos é excluída;
- deve ser seguro para as aves: sem bordas afiadas, sem liberação de produtos químicos.
Você sabe Para uma vida normal, um frango precisa beber pelo menos 0,5 litros de água por dia.
Ventilação e iluminação
O ar no galinheiro não deve estagnar, por isso deve ser atualizado regularmente. A sala deve ser ventilada regularmente para que as aves não sejam envenenadas como resultado da exposição a amônia ou outras substâncias nocivas que são liberadas durante a decomposição da cama. Para organizar um galinheiro, um sistema de ventilação deve ser fornecido.
No entanto, deve-se lembrar que deve atender a certos requisitos:
- o sistema de ventilação controla a taxa de renovação do ar na sala;
- remove vapores de amônia e outros vapores;
- permite controlar a temperatura na sala.
No inverno, quando está frio o suficiente no exterior, deve-se administrar ar fresco, pois existe a possibilidade de um super-resfriamento do galinheiro. Para isso, é utilizado um sistema automatizado de suprimento de ar durante a instalação, e os canais de suprimento são equipados com grades com aberturas ajustáveis. No entanto, se as legornas forem mantidas em um galinheiro pequeno, haverá ventilação natural suficiente, ou seja, ventilação regular 2 vezes ao dia. O galinheiro precisa de iluminação adicional.Não apenas a saúde dos pássaros depende disso, mas também sua produtividade. Na ausência de luz, a probabilidade de lesões nas galinhas aumenta e a agressividade das aves aumenta. Para a vida normal, o horário de verão das aves deve ser de pelo menos 8 a 10 horas, e uma duração de 12 horas aumentará a produção de ovos em 30%. A necessidade de uma fonte de luz adicional surge no inverno, quando cresce tarde e escurece cedo.
Ao organizar a iluminação no galinheiro, lembre-se:
- o horário de verão depende da idade dos pássaros;
- o tipo de luz também é levado em consideração: o uso da iluminação vermelho-laranja tem um efeito positivo nas propriedades reprodutivas, mas o espectro amarelo ajuda a reduzir a postura dos ovos, mas aumenta o peso dos ovos;
- para iluminação, lâmpadas fluorescentes, LED, economizadoras de energia ou outros tipos de lâmpadas podem ser usadas: uma lâmpada incandescente de 60 W é suficiente para iluminar uma área de 6 m²;
- a altura das luzes deve ser de pelo menos 2 m;
- os componentes da fiação devem ser seguros para os animais.
Ração alimentar
Leghorns comem pouco, mas para manter alta produtividade, a alimentação deve ser equilibrada.
A dieta consiste em três refeições:
- manhã e tarde - cereais (trigo e cevada);
- no almoço - uma mistura com a adição de plantas de raiz, frutas e ervas.
Para o desenvolvimento normal da dieta do leggorn devem estar presentes suplementos minerais e vitamínicos, sal, giz e limão. O processo de digestão melhora a presença de calcário triturado. No verão, uma fonte valiosa de nutrientes são os verdes, que são dados regularmente; no inverno, quando o pássaro é deficiente em vitaminas, farinha de grama ou capim seco previamente preparado no verão pode ser adicionado ao purê.
Não se esqueça da água limpa, que deve estar sempre disponível gratuitamente para os pássaros. A água quente na estação fria tem um efeito positivo na formação de ovos.
Substituição de rebanho planejada
Ao criar essa raça de ovo, deve-se lembrar que a alta produtividade é preservada apenas no primeiro ano de vida. É por isso que o rebanho deve ser substituído anualmente, ou seja, imediatamente após o final do pico de produção de ovos. Em casa, o número de legornas é atualizado dependendo das necessidades dos avicultores, no entanto, vale lembrar que a produtividade dessas aves diminui significativamente anualmente.
Derramamento e postura de ovos
Todas as aves são caracterizadas por mudas sazonais, que são acompanhadas por uma quebra na postura dos ovos. No entanto, uma diminuição na produção de ovos não se aplica às galinhas italianas. Na estação fria, o Leghorn não é tão ativo. Para restaurar a produtividade, os avicultores estimulam a muda forçada nas galinhas poedeiras.
Você pode acelerar o processo reduzindo o horário de verão. Para os criadores iniciantes de aves, a questão de quantas aves são transportadas é importante. Em média, a produção de ovos de leggorn permanece em um nível alto por 200 dias ou mais por ano.
Criação de galinhas
Ao criar essas aves, pode haver problemas com a atualização do gado, pois o instinto de postura está ausente nas galinhas poedeiras. Felizmente para os avicultores modernos, existem incubadoras que aliviam muito esse problema. O período de incubação no leggorn é de 27 a 28 dias. Os filhos jovens são distinguidos por excelente saúde, boa sobrevida (87-92%) e taxas de crescimento rápidas.
A partir dos 15 dias, os sinais sexuais começam a aparecer:
- nos galos, a crista adquire uma tonalidade rosa brilhante e, após 20 dias, fica vermelha saturada. A crista de postura permanece amarela pálida;
- a plumagem nos machos tem tons saturados e nas galinhas tem uma cor lisa.
Alimentação e cuidados
Após a eclosão, as galinhas são mantidas em uma sala quente, onde a temperatura não cai abaixo de + 30 ° C por 5 dias. No futuro, o regime de temperatura será gradualmente reduzido, de modo que aos 2 meses de idade esteja no nível de + 19 ... + 20ºС. Atenção especial deve ser dada à iluminação. A duração do dia nos primeiros 7 dias deve ser de 20 horas, gradualmente sua duração é reduzida para 18 horas.
Você sabe O uso de lâmpadas verde-azuladas contribui para o crescimento mais rápido dos animais jovens.
Após 7 dias do momento do nascimento, as galinhas podem ser liberadas na primeira caminhada. Nesse caso, os animais jovens devem estar andando em um gramado verde quando o sol aquece bem a terra, mas não cozem. A duração de uma caminhada é de 15 a 20 minutos. Gradualmente, o tempo de caminhada aumenta e, aos 2 meses de idade, os filhotes maduros podem ser deixados o dia inteiro. A partir dos um mês de idade, as galinhas são liberadas para galinhas adultas, dando-lhes a oportunidade de se adaptar. Pintos com 2 meses de idade são tratados como adultos.A dieta das galinhas consiste em ovos esmagados, ervas e cereais, que são misturados por refeição. Como verduras picadas, você pode usar cebolas, urtigas ou tops de dente de leão. 15 minutos após dar o liquidificador, é necessário remover toda a alimentação residual dos alimentadores e lavar. Isso protegerá os filhotes da indigestão. Os alimentos iniciais também podem ser usados para galinhas. A partir das 2 semanas de idade, fermento, óleo de peixe, laticínios ricos em cálcio e vegetais de raiz podem ser adicionados à dieta.
Importante! É proibido alimentar galinhas com grãos integrais, carne crua ou purê azedo úmido.
Você também pode adicionar conchas picadas. Uma dieta equilibrada deve ser rica em vitaminas. Portanto, o fermento de padeiro é rico em conteúdo de vitaminas do complexo B e as cenouras têm vitamina A. Aos 21 dias de idade, os pintinhos podem receber repolho, que é rico em vitaminas K, PP e C. Nas primeiras 3 semanas, as galinhas são alimentadas até 6 vezes por dia no futuro. a frequência de alimentação é reduzida para 3. A partir de um mês, os filhotes são transferidos para a dieta de galinhas adultas.
Vacinação
A questão da vacinação desempenha um papel importante na criação de filhos saudáveis. Você precisa saber exatamente quando e por que vacinar as galinhas. Imediatamente após a eclosão, as galinhas devem ser vacinadas contra a doença de Marek. A vacinação é administrada por via subcutânea ou intramuscular. Desde o primeiro dia, eles começam a administrar medicamentos para a doença de Newcastle e bronquite infecciosa, que são administrados com água ou enterrados nos olhos ou nas narinas.Aos 7 ou 17 dias, é realizada dupla vacinação contra a doença de Gamboro. A vacina é administrada juntamente com o líquido. A vacinação adicional é realizada de acordo com o esquema de vacinação. No processo de crescimento, as galinhas devem receber vacinas para salmonelas, microplasmose, bursite, rinotraqueíte ou coccidiose.
Possíveis doenças e sua prevenção
As galinhas de legorne estão com boa saúde e, portanto, raramente ficam doentes, especialmente se todas as condições de manutenção forem atendidas. O único problema que os avicultores podem encontrar é a histeria do ruído.
Os sintomas desta doença são:
- maior agressividade (eles fazem muito barulho e batem as asas ativamente);
- manifestação de sinais de descamação;
- lutas internas;
- diminuição da produtividade.
Para aliviar os sintomas, é necessário reduzir o nível de ruído, criar condições ideais de detenção e alterar a iluminação no galinheiro para o espectro vermelho, uma vez que essa iluminação acalma e estimula a postura de ovos. Se você não observar as condições sanitárias e higiênicas de manter as galinhas, a tuberculose pode se desenvolver. Para esta doença, danos a todos os órgãos internos são característicos. Os sintomas da tuberculose em aves de capoeira podem ser:
- perda de peso;
- atividade diminuída;
- diminuição da oviposição até sua completa cessação;
- a cor da vieira desaparece;
- amentilhos estão enrugados.
Infelizmente, esta doença não pode ser curada, portanto, aves doentes são mortas. Como medida preventiva, você deve limpá-lo regularmente no galinheiro. Outra doença que os criadores de aves podem encontrar é a inflamação e prolapso do oviduto. Se não tratada, a galinha poedeira pode morrer. Com o desenvolvimento desta doença, o oviduto fica inflamado, inchado e cai da cloaca.
Importante! A inflamação do oviduto é possível com o desenvolvimento da infecção, caso em que o veterinário prescreve um curso de antibióticos.
Você pode determinar seu desenvolvimento detectando os seguintes sintomas:
- galinhas poedeiras constantemente difamam, piorando sua condição;
- as penas ao redor da fossa estão sujas;
- o aparecimento de tecidos inflamados na cloaca.