O mel fresco é líquido e transparente, mas com o tempo esse valioso produto da apicultura perde gradualmente a fluidez e engrossa. Essa consistência nem sempre é adequada para uso para uma ou outra finalidade. Este artigo fala sobre maneiras seguras, com impacto mínimo na qualidade, para tornar esse tratamento líquido novamente.
Por que o açúcar é açucarado?
Adoçamento de mel de abelha é um processo natural que é inerente ao produto natural da apicultura e fala sobre sua qualidade. Mesmo selado em favos de mel e deixado pelos apicultores nas colméias durante o período de inverno para alimentar as abelhas, ele também passa por um processo de cristalização.
A física deste processo é bastante simples. O produto líquido é uma solução saturada composta por água e açúcares rápidos - glicose e frutose. Durante a evaporação da água em um determinado ponto, a solução fica saturada e a glicose começa a cristalizar.
Importante! Ao contrário da glicose, a frutose não cristaliza e, portanto, algumas variedades de mel (acácia, castanha), nas quais esse tipo de açúcar predomina, retêm a fluidez por um longo período de tempo.
Por que derreter?
Normalmente, o mel cristalizado é derretido por vários motivos:
- Preferências pessoais. Isso significa que o consumidor prefere usar essa iguaria natural no estado líquido. Isto é especialmente verdade para as crianças.
- Nas receitas, o mel é geralmente indicado na forma líquida. Portanto, deve ser derretido.
- A preparação de produtos terapêuticos e cosméticos em casa quase sempre implica uma fração líquida.
- Na apicultura, para a alimentação das abelhas no inverno, é preparada uma massa de candi especial, que inclui mel derretido e açúcar em pó.
Como derreter o mel com açúcar em um banho de água
Você pode "dissolver" um produto doce em casa com a ajuda de um dispositivo chamado banho-maria. É melhor derreter a iguaria em pequenas porções.
Importante! É muito importante que a temperatura da água no tanque com um diâmetro maior esteja em todo o estágio do processo de decristalização estritamente na faixa de +40° C até + 50 ° С. É aconselhável usar um termômetro especial, pois é impossível fornecer o regime de temperatura desejado a olho nu.
Para fazer isso, você precisa:
- Coloque a quantidade certa de massa doce em uma panela pequena ou jarra.
- Coloque um divisor ou um pano de algodão dobrado em várias camadas na panela com um volume maior (como na esterilização de latas com conservas domésticas) e despeje água.
- Mergulhe o recipiente com a massa cristalizada em uma panela grande, para não tocar nas paredes dos dois vasos.
- Coloque as panelas no fogão (a gás, elétrico).
- No processo de aquecimento, o conteúdo deve ser misturado, pois o mel tem baixa condutividade térmica.
Vídeo: como derreter o mel açucarado
Outros métodos de fusão
Além de um banho de água, você pode derreter este produto de outras maneiras. Considere como fazê-lo corretamente.
Com a ajuda do sol
O sol ajudará a obter uma delicadeza doce da consistência necessária - para isso, você deve colocar um recipiente com mel em uma zona de luz solar direta. Nesse caso, é necessário monitorar constantemente que a temperatura não exceda + 50 ° C; caso contrário, o produto derretido perderá suas propriedades de cicatrização.
Você sabe O uso de mel 20 g por dia dentro de 4 meses, melhora significativamente o estado da memória de curto prazo, o que é especialmente útil para os idosos.
Usando limão
Este método é bastante eficaz, mas consome tempo. Os limões contêm uma grande quantidade de ácidos cítrico e ascórbico, que atuam nos açúcares, transformando-os em um estado líquido.
Como tornar um produto de abelha espessado líquido novamente:
- limão grande lavado cortado em fatias finas ou fatias;
- coloque as fatias em um recipiente com delicadeza cristalizada e deixe por um tempo até que o processo de fusão comece;
- a camada superior do mel resultante será azeda, mas, quando misturada, o sabor "estabilizará" e ficará doce novamente.
Este método permite que você não monitore a temperatura durante a fusão.
Amolecimento em água morna
Um pote de vidro com um produto doce deve ser colocado na pia, pré-arrolhando o orifício de drenagem e coletar água quente. Usando um termômetro, você deve definir a temperatura da água para não mais de + 50 ° C.
Enquanto esfria, parte da água precisa ser drenada e adicionada a quente. O mel no pote deve ser misturado periodicamente, acelerando assim o processo de descristalização. Você também pode colocar um frasco hermeticamente fechado sob uma corrente de água quente a uma determinada temperatura e de maneira tão simples aquecer o tratamento até a consistência desejada.
No microondas
Com este método de fusão, uma parte do produto doce se transformará em estado líquido dentro de alguns minutos. Para fazer isso, é necessário colocar a massa endurecida no vidro do vidro térmico, definir a potência em 600 W e o tempo em 2 minutos. Depois de desligar o timer, a substância resultante deve ser movida para um recipiente frio, enquanto mistura cuidadosamente as camadas formadas para um estado homogêneo.
Como não aquecer mel açucarado
Qualquer que seja o método escolhido durante a recristalização, certas regras devem ser observadas durante sua implementação:
- “Trabalhar” para tomar pequenas porções, pois o processo de adoçar ocorrerá novamente;
- não exceda o ponto de fusão - + 50 ° C;
- não misture variedades diferentes de doces antes do processo de liquefação;
- Impedir a entrada de água no produto.
Quantas vezes posso me afogar?
Sempre existe o risco de que, com o processo repetido de recristalização do mel, suas propriedades úteis sejam perdidas em um grau ou outro, portanto, essa manipulação não deve ser realizada duas vezes.
Você sabe No Egito antigo, o mel era usado como dinheiro - este produto era muito apreciado e considerado um presente divino.
Obviamente, é melhor usar mel sem manipulações adicionais, nas quais é exposto à temperatura ou a outros efeitos e, como resultado, se transforma em um líquido doce. No entanto, sujeito a regras simples, é possível sem perda de qualidade obter o produto com a consistência desejada.