A apicultura nos Urais é difícil porque os insetos amantes do calor são forçados a passar o inverno a temperaturas muito baixas - acima de -35 °. Isso envolve o cultivo de apenas raças individuais de abelhas e o uso de certas colméias. O artigo é dedicado a essas e outras características da apicultura em Ural.
História da apicultura Ural
A região de Ural possui condições climáticas desfavoráveis ao cultivo de insetos-mel - invernos longos e rigorosos, verões curtos e frescos com muita chuva. Assim, as abelhas nesta área ficam sem sobrevôo por 6-7 meses. No entanto, hoje a apicultura é uma das indústrias mais desenvolvidas neste território, embora principalmente no lado sul. Há várias décadas, os Urais estão entre os líderes na produção de produtos apícolas, como mel e cera. Há também fazendas que produzem insetos puro-sangue.
A história do desenvolvimento da apicultura Ural é originária dos séculos XVI a XVII. Naqueles dias, terras a bordo foram criadas nessa área, bem como apiários em propriedades particulares, igrejas e mosteiros. O maior deles tinha entre 600 e 700 decks. Os principais produtos da apicultura na época eram mel e cera.
A apicultura recebeu um desenvolvimento especial com a chegada dos Velhos Crentes aos Urais, para a qual foi uma das principais atividades junto à agricultura, caça e pesca.
Você sabe O homem conseguiu domesticar as abelhas cerca de 5-6 mil anos atrás. Para insetos antigos, as colméias mais simples eram feitas de varas, tábuas ou recipientes de argila.
Século XIX tornou-se o tempo da criação em massa de insetos mel, por isso é freqüentemente chamada de "era de ouro da apicultura". No início do século XX. Os apicultores russos chamaram a atenção para as abelhas locais e o “caminho das abelhas” e começaram a estudá-las. Nos anos 30. do século passado, um apiário foi organizado a partir de abelhas da floresta no distrito de Verkhotursky, sob o nome "Record", no qual viviam 87 famílias de abelhas. A coleta anual de mel apiário foi de cerca de 80 kg.
As abelhas eram mantidas primeiro nos conveses e depois nas colmeias. Durante o inverno, eles foram enviados para porões, subterrâneos, Omshaniks. As abelhas locais que se enraizaram nos apiários foram estudadas pelos apicultores. Há informações sobre registros de quando uma família de abelhas deu 140-157 kg de mel por estação.
Destaques e tecnologias para manter as abelhas
As dificuldades de manter as abelhas nos Urais podem ser reduzidas a três principais:
- baixas temperaturas, o que requer preparação especial de insetos para o inverno;
- um curto período favorável para a coleta de mel - cerca de 3-4 meses por ano;
- falta de plantas de mel suficientes.
Tais dificuldades exigem que os apicultores que moram nesta área cuidem especialmente das abelhas, especialmente para prepará-las seriamente para o período de inverno, organizar um microclima favorável nas colméias e monitorar de perto a condição e a qualidade das colônias de abelhas.
Vídeo: Invernada de abelhas nos Urais
Uma das medidas necessárias na preparação para o inverno é a preparação de uma quantidade suficiente de alimento. Mel de acácia, mostarda e trevo é adequado para esses fins. Os apicultores experientes não são aconselhados a alimentar os insetos com açúcar, pois isso afeta negativamente sua produtividade e a qualidade dos produtos.
É importante que o apicultor monitore se os insetos precisam ser alimentados. Isso pode ser determinado pelos sons provenientes da colméia. Se estiver quieto, há comida suficiente. Se você ouvir um zumbido forte, esse é um sinal para o proprietário do apiário sobre a necessidade de alimentação.
As abelhas são hibernadas sob isolamento natural, isto é, em montes de neve ou em Omshaniks, casas de inverno, com isolamento especial. A colmeia deve ser isolada para que a temperatura não caia abaixo de + 2 ° C. É importante que não exista um aumento de umidade, pois a umidade pode provocar a morte de insetos e a deterioração da qualidade dos produtos apícolas.
Como as abelhas que se reproduzem nos Urais tendem a enxamear, é necessário tomar medidas preventivas oportunas para impedir esse processo - adicionar uma estrutura para expansão, substituir o útero por indivíduos jovens, etc.
Importante! Antes do inverno, vale a pena descartar colônias de abelhas pouco produtivas. Alimentá-los não é economicamente viável.
Os insetos voam no início de abril e continuam até o final de setembro. As plantas melliferous para eles são coníferas, tília, erva, salgueiro, framboesa, angélica, forbs, ervas do campo. Os tipos de mel que podem ser obtidos nos Urais são floresta, tília, estepe e campo.
Tipos de colmeias Urais
Na área descrita, esses tipos de colmeias são mais frequentemente usados:
- Casco duplo. Consiste em dois casos, um fundo e uma capa. Cada um dos departamentos possui 12 quadros padrão. Existem saídas de ar no telhado. Na colméia há 2 letka - a inferior e a superior.
- Parede dupla. Ele contém 12, 14, 16 quadros aninhados e 1-2 extensões com meios quadros. Suas paredes são duplas. Entre eles existe um material de isolamento térmico.
- Alpine. Consiste em vários edifícios e um alimentador no teto. Não possui grades divisórias nem orifícios de ventilação.
Raças de abelhas para os Urais
A melhor raça de abelhas para criação nos Urais é a Rússia Central. Ele também contém karnik, raça dos Cárpatos. Eles são capazes de sobreviver em condições tão adversas.
Raça russa central. Seus outros nomes são europeu escuro, floresta escura. O corpo do inseto é pintado em uma cor cinza escuro. Esta abelha é um pouco maior em tamanho do que outras subespécies comuns, atinge uma massa de 100-110 mg. Tem uma probóscide curta.
Importante! Em um apiário, é desejável conter abelhas da mesma raça. Portanto, o processo de cuidar deles se torna mais simples e econômico.
- Além disso, ela é dotada das seguintes qualidades:
- resistência;
- imunidade forte;
- agressividade;
- capacidade de coleta médica intensiva;
- uma tendência a enxamear;
- alta fecundidade;
- colher mel com um alto conteúdo de elementos valiosos;
- o uso de uma pequena quantidade de ração durante o inverno;
- boa sobrevivência em todos os tipos de colmeias.
A disseminação dessa subespécie da abelha para os Urais ocorreu naturalmente. Como o número de famílias de abelhas da Rússia Central na Rússia é pequeno (apenas cerca de 5%), foi criado na Federação Russa um centro de reprodução para lidar com os problemas dessa subespécie.
Karnika, ou raça Krainsky. A principal vantagem desta raça é a sua tranquilidade - não mostra agressão aos seres humanos. O inseto é de tamanho médio. Seu corpo é pintado de cinza. Listras amarelas são raras. O morango pesa de 100 a 230 mg. Sua probóscide é longa - cerca de 7 mm. Ele tolera temperaturas geladas, consome uma pequena quantidade de comida durante o inverno e possui forte imunidade. As informações sobre os indicadores de seu enxame são diferentes e variam de acordo com o local de residência.
A principal desvantagem do karnik é a instabilidade genética - quando um drone penetra outra raça na família, uma nova espécie não obtém suas boas qualidades
Raça dos Cárpatos. Carpathian é pintado de cinza e tem uma pubescência prateada. O peso de um indivíduo é de 210 a 230 mg. Essas abelhas são resistentes, com aquecimento suficiente para tolerar os invernos. Por natureza, eles são um pouco mais agressivos que os morangos. Eles têm uma longa tromba, o que permite obter o pólen em locais de difícil acesso. As enormes vantagens desta raça não são a tendência de enxame e uma mudança silenciosa de rainhas.
A principal desvantagem do karnik é a instabilidade genética - quando um drone penetra outra raça na família, uma nova espécie não obtém suas boas qualidades
Os principais métodos de apicultura
Nos Urais, vários métodos para manter insetos-mel são mais frequentemente usados, entre eles:
- E. Varre;
- V. G. Kashkovsky (sistema Kemerovo);
- V. Koptev e G. Kharchenko;
- conteúdo dois uterinos e dois cascos;
- A. Ermolaev.
Você sabe As abelhas mais antigas encontradas até hoje têm 100 milhões de anos. Eles foram desenterrados na Birmânia. O inseto encontrado representa uma forma de transição de uma vespa predadora para uma abelha polinizadora.
Assim, a apicultura do Ural tem várias características devido a condições climáticas adversas, arriscadas para a criação de abelhas. No entanto, muitos apicultores, dominando certas tecnologias e adquirindo espécies resistentes ao inverno, organizam apiários bem-sucedidos, alcançando tamanhos surpreendentes de coleta de mel.