Mesmo as crianças estão cientes das propriedades curativas do mel, portanto, não é surpreendente que este produto possa ser usado em uma ampla variedade de esferas da atividade humana. Para aumentar seu efeito positivo no corpo, são adicionados uma variedade de componentes, que são famosos por uma quantidade considerável de compostos úteis.
Neste artigo, falaremos sobre uma das variedades mais valiosas dessas misturas - mel com resina, capaz de saturar o corpo com um grande número de substâncias curativas. Como exatamente usá-lo e quando será apropriado - continue a ler.
Existe mel de cedro
O chiclete (ou cedro) de mel não é um produto da apicultura, mas o resultado da atividade humana. Na sua forma pura, não existe na natureza, portanto, para obter o produto acabado, basta misturar qualquer variedade disponível com resina, para usá-lo como medicamento no futuro.
Como o nome "goma de mel" criou raízes entre as pessoas, vale a pena usá-lo ao descrever o produto final dessa combinação. Vale ressaltar que absolutamente qualquer mel pode ser usado para criar um produto de goma doce: acácia, castanha, trevo ou trigo sarraceno, mas a substância do cedro é geralmente usada como goma.
Às vezes, o cedro é chamado mel de melada produzido pelas abelhas a partir da almofada doce que aparece nas agulhas e galhos das coníferas. Apesar do fato de que o pólen e o néctar usuais estão praticamente ausentes em uma substância, isso não a torna menos útil.
Zhivitsa: descrição, origem, composição
Zhivitsa - resina secretada por árvores coníferas quando a casca é danificada ou a madeira é quebrada. Para obter a substância por meios artificiais, são feitas incisões especialmente no córtex, estimulando o aparecimento de resina.
Em seguida, é coletado em um recipiente preparado e utilizado na produção de aguarrás, pomadas, cremes e bálsamos. Externamente, é uma substância viscosa incolor com um cheiro característico de coníferas, mas, se deixada ao ar livre, engrossa rapidamente, pois uma parte significativa dos óleos essenciais simplesmente evapora. Nesse caso, a cor da resina pode mudar para marrom claro ou escuro, como resultado das listras congeladas dessa cor nas árvores.
O nome científico da resina é aguarrás, mas sua composição química dependerá do tipo de árvore em que a resina apareceu. Os principais ingredientes do abeto, larício ou cedro são ligeiramente diferentes, portanto os seguintes componentes estarão presentes em qualquer resina:
- substâncias voláteis (aproximadamente 32 a 35%), incluindo monoterpenos (por exemplo, karen, limoneno, canfeno) utilizados na preparação de aguarrás;
- diterpenos, sesquiterpenos e derivados deles (“substâncias neutras”), cuja quantidade varia para diferentes espécies de resina;
- ácidos de resina (borracha) em uma quantidade de 60 a 70% do volume total (representado por abiético, pimarico, palustúrico, sapico, dextropimétrico e outros, que formam resina quando fervidos);
- álcoois de alcatrão incolor (resinas);
- rezinotanóis (álcoois coloridos);
- vitaminas C e D;
- ácido succínico;
- ácidos gordos (incluindo láurico, oleico, palmítico, esteárico).
Dado que o mel contém mais de 300 compostos diferentes, não é surpreendente que, ao misturar produtos, esses constituintes da resina sejam favoravelmente suplementados com carboidratos naturais (por exemplo, frutose), compostos amino essenciais, enzimas ativas das abelhas e muitos outros elementos úteis.
Você sabe O nome resina "resina" apareceu mesmo nos dias da Rússia antiga e é devido ao escopo de sua aplicação. Os curandeiros e os médicos da época usavam a substância para curar feridas e aliviar processos inflamatórios, de modo que se curou, revitalizou e até deu vida.
Características, propriedades curativas do mel com resina
A goma de cedro tem muitas propriedades positivas, proporcionando um forte efeito anti-séptico e anti-inflamatório. Além disso, seu uso melhora as condições gerais do corpo e ativa suas funções protetoras.
- O mel de abelha é caracterizado pelas mesmas habilidades, o que significa que, combinando esses produtos, você pode obter um forte agente terapêutico, caracterizado pelas seguintes propriedades curativas:
- efeito anti-inflamatório, que é frequentemente usado em odontologia no tratamento de periodontite e doenças da mucosa oral;
- efeito fortalecedor durante a exacerbação de vírus e resfriados;
- alívio de espasmos de tosse, incluindo uma melhora na bronquite;
- efeito anti-séptico no tratamento de doenças da garganta;
- aumentar a eficiência do corpo, sua rápida recuperação após a doença;
- uma diminuição da temperatura corporal elevada devido a um bom efeito diaforético;
- eliminação de toxinas em infecções por enterovírus;
- um efeito positivo na pele na presença de acne e um tom de pele reduzido (evita o aparecimento de rugas);
- tratamento bem sucedido de feridas, cortes, mordidas e outros danos à pele.
Além disso, há evidências do uso bem-sucedido de goma de mel no tratamento de doenças do fígado e do trato urinário.
Aplicação
Dado o grande número de componentes valiosos do mel de cedro e a extensa lista de seus efeitos benéficos no corpo humano, não surpreende que adeptos da medicina tradicional e cosmetologistas profissionais tenham se interessado pelo uso do produto. Existem muitos problemas que podem ser resolvidos com uma mistura tão doce.
Importante! Qualquer que seja o problema, a conveniência de usar o produto descrito deve ser discutida com seu médico, o que é especialmente verdadeiro para quem sofre de alergias.
Na medicina popular
Na medicina tradicional, as receitas à base de mel de cedro são utilizadas no tratamento de uma variedade de doenças, dentre as quais se destacam, em primeiro lugar:
- úlcera gástrica (o produto promove processos regenerativos na membrana mucosa);
- bronquite (o produto é misturado com óleo de girassol e lavado com leite quente);
- tuberculose
- neurose
- aterosclerose;
- anemia
- hipertensão
- infecções virais;
- doença cardiovascular;
- problemas respiratórios;
- doenças do sistema músculo-esquelético.
Às vezes, o mel com goma é incluído no plano de tratamento para infecções do sistema urinário, inflamação nos rins, candidíase, sinusite, faringite, sinusite e otite média.
O uso externo de um produto doce com aroma de coníferas será relevante na presença de danos mecânicos na pele, psoríase, eczema, vários tipos de dermatite, acne.
Com resfriados e tosse forte, o mel é tomado por via oral e inalado pelo vapor durante a inalação. Uma solução aquosa é usada para criar compressas (por exemplo, para artrite, dores musculares ou gota), e a reabsorção de pedaços sólidos da mistura congelada ajuda a eliminar problemas da mucosa oral e reduzir o nervosismo.
Existem muitas receitas para curar infusões e decocções, mas, em qualquer caso, você sempre pode usar o mel de cedro em sua forma pura, começando com pequenas porções.
Vídeo: Mel com resina de cedro de uma dor de garganta
Em cosmetologia
Para fins cosméticos, é frequentemente usada uma solução de goma de mel, que limpa o rosto, adiciona-o a várias máscaras e banhos para suavizar a pele das mãos. Curativos com mel são eficazes no tratamento de furúnculos, carbúnculos e acne. Como no caso de problemas respiratórios, os tratamentos a vapor são usados em cosmetologia - com a ajuda deles, suavizam a pele para uma limpeza melhor e mais profunda.
Você sabe O mel ajuda a remover o álcool do corpo; portanto, durante uma ressaca, é recomendável beber água com mel ou apenas comer um pedaço de pão com este produto doce.
Termos de uso
O mel de cedro é um remédio potente; portanto, se houver as menores contra-indicações para a saúde, há todas as chances de você se machucar, exacerbando apenas o problema existente. O uso do produto deve ser medido, levando em consideração todas as possíveis consequências.
Trate-o como um remédio, não como um tratamento, começando com pequenas doses. Um adulto não deve consumir mais de uma colher de chá de mel por dia, principalmente de manhã.
Para uma melhor absorção do mel, ele deve ser lavado com bastante água ou dissolvido em líquido com antecedência.
No futuro, a quantidade usada do medicamento pode ser aumentada para duas colheres de sopa por dia, mas é melhor começar com meia colher de chá. Após um curso diário mensal, faça uma pequena pausa (1-2 semanas) e repita a recepção novamente.
Como escolher e verificar a autenticidade na compra
O mel de cedro é incomparável com qualquer outra variante pura de tais produtos. A principal característica distintiva é a presença de notas de coníferas no aroma e um leve sabor de torta.
A cor da mistura dependerá da cor da variedade selecionada de mel, no entanto, bem como do sabor principal da composição. Há também um segredo - se você deixar o produto genuíno por um tempo em um recipiente aberto, ele se tornará mais viscoso e com uma alta concentração de resina - semi-sólido. Uma crosta fina com um brilho resinoso pode aparecer na superfície.
Como fazer mel de cedro em casa
Se você não confia nos vendedores e deseja ter a maior confiança possível na qualidade do produto com goma de mel, a melhor solução seria preparar a mistura de maneira independente. A proporção proporcional de goma para mel deve corresponder a 1:60, mas se você usar a mistura apenas para uso externo, poderá aumentar a concentração para 1:20.
Para preparar um medicamento natural, primeiro derreta a resina de cedro espessa em banho-maria e, assim que se tornar mais plástica e fluida, misture-a com mel cozido. Misture os ingredientes por pelo menos 10 minutos, mantendo a temperatura constante em 60 graus.
Importante! Tente não cozinhar uma grande quantidade de mistura de goma-mel. Com o armazenamento prolongado, ele pode perder alguns de seus benefícios; portanto, é melhor misturar uma nova porção da poção de cura todos os dias.
Regras de armazenamento do produto
O melhor recipiente para armazenar produtos de chiclete doce é um frasco de vidro, bem fechado com uma tampa. Quanto ao local de armazenamento do mel, é melhor dar preferência a despensas escuras e frias, com baixo nível de umidade. Os valores ideais de temperatura em tal armazenamento variam de 0 a +10 ºС, para que você possa deixar a lata na geladeira, derretendo cada vez uma pequena quantidade da mistura antes de usar.
Vídeo: Condições de armazenamento para o mel
Contra-indicações
Apesar da rica composição curativa do mel de cedro, ele também possui certas contra-indicações, a maioria das quais está associada à tendência do corpo a reações alérgicas. Mesmo que as manifestações passadas não estejam relacionadas ao produto doce, quem sofre de alergias deve estar sempre alerta, iniciando o consumo com doses muito pequenas.
Não use mel de cedro para crianças menores de três anos de idade e, no futuro, seu uso só é possível depois de consultar um pediatra.
Dada a doçura da mistura de goma-mel, os diabéticos devem ter cuidado com seu uso. É improvável que esse tratamento seja adequado para pessoas dependentes de insulina, mas com o segundo tipo de doença, é possível o uso pequeno e curto do produto dentro e o uso regular como agente externo.
Mel bashkir
Para a preparação do mel bashkir com resina, 99% do primeiro componente deve representar apenas 1% do segundo. Após uma mistura completa, o produto final será uma excelente maneira de aliviar o nervosismo, eliminar problemas cardiovasculares e aumentar o tônus geral do corpo.
Apesar de, de acordo com sinais externos, a variedade bashkir do produto apícola não ser muito diferente de outras variedades, suas principais propriedades são realmente únicas, devido às características climáticas da República do Bascortostão.Um grande número de plantas medicinais cresce em seu território, o que significa que o néctar coletado para o mel terá as mesmas propriedades curativas. Além disso, os segredos da apicultura dessa área são repassados pelos moradores de geração em geração, portanto, um produto acabado dessa qualidade não é encontrado em nenhuma outra região.
Mel de taiga com resina
Essa variedade é colhida em Altai, nos prados e campos mais limpos. Dado o grande número de plantas que crescem lá, a composição desse produto é muito multifacetada, pela qual muitos apicultores são apreciados. Em uma mistura com resina de cedro, será uma excelente ferramenta para o tratamento de resfriados, doenças pulmonares e gastrointestinais. Às vezes, a droga também é usada no tratamento de doenças ginecológicas, em particular cistos ovarianos ou sapinhos. Como no caso anterior, para 99% do mel você precisa tomar 1% de resina.
Mel com resina e própolis
Esta versão do produto goma tem um bom efeito antifúngico e antibacteriano, enriquecendo o corpo com um grande número de vitaminas e minerais necessários para restaurar sua força após qualquer doença.
Além disso, o mel com resina e própolis ajuda a normalizar o sistema respiratório, removendo todas as toxinas e toxinas (inclusive o fumo regular).
Normalmente, para preparar uma mistura de mel e própolis, 95% do primeiro ingrediente e 5% do segundo devem ser misturados, mas como essa é uma variedade de goma de mel, o produto de abelha puro e a goma são previamente misturados para prepará-lo (60: 1). Para aqueles para quem as proporções indicadas parecem ter pouco efeito, você pode reduzir um pouco a parte do mel, enquanto aumenta a quantidade de resina.
Com a preparação adequada do produto apícola e o uso posterior doseado da composição acabada, isso trará apenas benefícios ao corpo; portanto, quando confrontado com qualquer uma das doenças acima mencionadas ou apenas querendo melhorar as forças imunológicas do corpo, sempre considere usar os componentes naturais descritos, especialmente porque você não pode fazer composições médicas baseadas nelas então já é difícil.