O governo federal da Nigéria pretende lançar em breve um novo arroz geneticamente modificado, mandioca e outras culturas geneticamente modificadas.
A Dra. Rose Jidado, Coordenadora do Fórum Aberto da Nigéria sobre Biotecnologia Agrícola, explicou no domingo 21 de abril que o plano será implementado com base em pesquisas conduzidas por cientistas nigerianos na Agência Nacional de Desenvolvimento da Biotecnologia, NABDA, de acordo com o plano do governo federal de alcançar a adequação nutricional em país.
O Dr. Jidado disse que o NABDA mostrou grande potencial em novas culturas GM com a introdução de algodão GM e feijão caupi, uma colheita anual de feijão herbáceo que exigiu cerca de 10 anos de pesquisa intensiva.Ela também acrescentou que seria um eufemismo dizer que a Nigéria não tem potencial no campo da biotecnologia. Por sua vez, o Secretário Permanente do Ministério Federal de Ciência e Tecnologia, Bitrus Nabasu, disse que o governo federal está tomando medidas para desenvolver uma política nacional no campo da comunicação biotecnológica.
Isso garantirá que o público nigeriano seja adequadamente informado sobre os avanços da biotecnologia.