Quando o apiário começa a crescer, o apicultor precisa decidir a melhor forma de organizar sua manutenção. O tipo mais moderno de colmeia usado em um apiário grande é uma fita. Pavilhões de abelhas móveis, formados a partir de várias colméias, têm várias vantagens óbvias. Sobre como criar esse design com suas próprias mãos, de acordo com os desenhos e como trabalhar com ele, leia mais na revisão.
Prós e contras da apicultura de cassetes
O sistema de cassetes é um pavilhão interno. Pode ser estacionário ou colocado em um trailer para o carro. O segundo é conveniente para transportar e colocar mais perto das plantas com mel. Isso permite aumentar significativamente subornos.
O pavilhão é dividido em compartimentos. Em cada um deles, como em uma colméia comum, são colocadas tiras nas quais são instalados cassetes que desempenham a mesma função que o alojamento de uma habitação comum para abelhas. O cartucho pode ser projetado para 8, 10 ou 12 quadros. Você pode concluir o design para quadros de qualquer tamanho. A distância entre as paredes do cassete e a altura das tiras de montagem depende do tamanho dos quadros usados.
Na parede externa do cassete, havia orifícios de ventilação e orifícios. A parede que está dentro da estrutura do pavilhão pode ser separada de cada cassete ou comum. O segundo tipo é conveniente se você precisar realizar profilaxia simultânea da varroatose ou avaliar a condição das colônias de abelhas.
- Vantagens do pavilhão tipo cassete:
- não há necessidade de construir uma casa de inverno: devido ao microclima criado no pavilhão, as abelhas são bastante confortáveis em manter a temperatura e o inverno bem;
- conveniente para armazenar molduras ou equipamentos adicionais, para os quais a parte superior da estrutura pode ser usada;
- fácil mover e transportar o apiário inteiro ao mesmo tempo;
- economicamente consome espaço para instalar um apiário;
- permite aumentar o volume de coleta de mel;
- permite manter um microclima mais confortável para as abelhas;
- permite que a colônia de abelhas cresça mais rápido;
- reduz o risco de enxame;
- facilita a manutenção do apiário e cuidados com as abelhas.
Tipos de pavilhões de cassetes
Os pavilhões de cassetes podem não ter muitas diferenças de design. Eles são divididos em estacionário e móvel. Pequenas diferenças são o tamanho, o material do qual são feitos, a presença de aquecimento, iluminação e características de design dos cassetes.
Você sabe Colmeias de cassetes feitas de madeira e embebidas em cera mostram uma menor incidência de abelhas do que outros tipos de estruturas.
Qualquer tipo de construção deve ser colocado com o lado mais longo a sudoeste ou sudeste. O telhado é de inclinação única ou empena. O segundo é mais conveniente, já que no inverno não acumula neve.Uma característica distintiva do edifício estacionário é que ele é instalado na fundação. E móvel é que ele está instalado no chassi.
Celular
O pavilhão móvel é uma casa em que existem 2 fileiras de colmeias (cassetes), unidas por um telhado comum. No interior, entre as colméias, há uma passagem para servir o apiário. O design é montado no chassi. Pode ser um trailer de um carro, no qual eles mantêm a parte inferior e o chassi, removem os lados e fazem um quadro (quadro) no qual todo o pavilhão será montado. Para que a estrutura seja estável, ela será montada em uma estrutura soldada. O revestimento é feito de aglomerado ou outros materiais.
Estacionário
O design de cassete estacionário em funcionalidade não é diferente do móvel. Mas está instalado na base. As vantagens de um edifício estacionário é que ele pode organizar iluminação, encanamento e aquecimento para aquecimento no inverno. Esta é uma vantagem definitiva em regiões com invernos gelados. As comunicações facilitam a manutenção do apiário: encanamento, aquecimento, eletricidade.
Importante! Colmeias de álamo tremedor e tília no inverno exigem isolamento adicional obrigatório.
Também pode fornecer janelas laterais. Para as abelhas, a iluminação do corredor entre as colmeias é opcional, mas ajuda o apicultor a trabalhar com cassetes. Aqui você também pode organizar uma boa troca de ar e equipar um local para armazenar estruturas e outros equipamentos.
Construção de pavilhão de cassetes DIY
A construção de um cassete para as abelhas é semelhante à forma como você construiria um celeiro. Se você decidiu a questão principal: será estacionária ou cassete, precisará desenhar um desenho. O próximo passo é calcular a quantidade de materiais necessários e pensar nas nuances. Em seguida, estabeleça a base, crie uma moldura, embale-a com uma placa ou outros materiais. Equipe também janelas, teto, porta e termine o trabalho na despensa.
As partições são instaladas no interior, dividindo a sala em compartimentos. Em cada um deles, coloque cartuchos. Para o trailer, seu número total não será superior a 60. O tamanho do módulo de cassete é calculado com base no tamanho do quadro. Por exemplo, 450 x 300 mm.
O módulo cassete é uma estrutura de várias colmeias em sua estrutura. Cassetes com molduras são instaladas no interior. Eles contam com cassetes
Cada cassete é uma caixa. Dentro da gaveta existem guias para os quadros. Um orifício frontal é feito no painel frontal. A parede traseira é um painel removível nas travas. A parte superior do cassete é limitada por uma folha de madeira compensada - teto.
Ferramentas e materiais necessários
Para construir um pavilhão móvel, você precisa de um trailer de carro e, para um estacionário, a base sobre a qual será instalado.
Das ferramentas necessárias:
- máquina de solda para soldar a armação;
- serra na madeira;
- serra;
- quebra-cabeças;
- instrumentos de medida;
- broca / motorista;
- um martelo.
Você sabe O poliuretano possui excelentes propriedades de isolamento térmico. No entanto, ele não apodrece, não secreta fungos e não permite a passagem de umidade. Também não é danificado por insetos ou ratos. Mas ele precisa de boa ventilação, pois não permite a passagem de ar.
Dos materiais necessários:
- pranchas;
- Aglomerado;
- ardósia e material de cobertura para o telhado;
- cimento, pedra britada e areia para a fundação de uma estrutura estacionária;
- pregos, parafusos;
- poliestireno;
- coberturas ou malhas de nylon com células de 2,5 a 3 mm.
Desenhos
Em uma seção, cerca de 6-7 departamentos estão localizados. As dimensões internas são medidas iguais ao tamanho dos quadros. Por exemplo, 450 x 375 x 240 mm. Uma cassete inclui 8 ou 10 quadros. A tolerância é de 5 mm. É fornecido para facilitar a remoção e configuração dos quadros.. Espessura da parede - 25 ou 35 mm. Eles são conectados de forma reta ou com a ajuda de parafusos. A conexão em um espinho evita distorções. Podem ser fornecidas dobras para conectar os elementos.
O design é realizado de preferência a partir de placas inteiras. Eles são usinados com um tamanho preciso. É permitido usar madeira macia: tília, álamo tremedor, pinho. O larício é inutilizável devido à sua fragilidade. Quando seco, pode rachar.
Nas paredes das cassetes dobras para os ombros dos quadros. Largura - 11 mm, profundidade - 17 mm. Para trabalhar com a parede dentro do pavilhão, você pode fornecer alças. As tomadas devem ser perfuradas do lado de fora. Pode haver 1 ou 2.
Princípios básicos do trabalho de instalação
Os principais requisitos de instalação não são muitos:
- segurança contra incêndio, pois o edifício é feito de madeira seca;
- isolamento térmico e proteção contra umidade.
Ao calcular as dimensões, considere a conveniência do apicultor. A altura da estrutura deve permitir movimento livre sem dobrar. E a passagem entre as duas seções deve ser de pelo menos 0,5 m, para uma curva conveniente de uma pessoa com inventário ou estruturas.
Vídeo: Pavilhão DIY para abelhas
A sequência do trabalho será a seguinte:
- Instalação da armação.
- A formação de compartimentos individuais.
- Instalação de iluminação.
- Instalação de isolamento e revestimento.
Os compartimentos são colocados em uma direção. A iluminação é reduzida, de modo que seja suficiente para o apicultor inspecionar os cassetes. Na sala, você também pode colocar armários para inventário ou casa de mudança.
Importante! Forneça uma mesa dobrável no pavilhão para trabalhar com cassetes e molduras.
Fabricação de quadros
Ao montar a versão móvel do pavilhão, é usado um trailer para um carro. Seu fundo é uma estrutura metálica soldada. Está colocado no chão do quadro. Na frente desta plataforma, há uma barra de tração que permite montá-la no carro durante o transporte. A estrutura principal é feita de metal. É estruturalmente uma reminiscência de uma casa, que possui locais de construção metálicos conectados por correias metálicas. O teto da estrutura também é uma estrutura de metal com revestimento subsequente.
A parte de trás do quadro e a porta podem ser jogadas para baixo quando você precisar entrar. Em movimento, é fixado por constipação. Você também pode executá-lo em um formato deslizante, com base no princípio de um guarda-roupa deslizante. O comprimento do trailer é de 10 M. Para calcular o número de seções, considere a largura dos seus quadros.
Para garantir a imobilidade das seções, elas podem ser conectadas ao fundo de metal do trailer. Se a armação for de madeira, coloque uma barra de 6 x 7 cm sob os suportes. Suportes verticais embainham uma placa ou cartão. Para evitar o contato da madeira com a umidade, os elementos de madeira são pintados. O revestimento com material de cobertura ajudará a criar proteção contra umidade.
Como aquecedor, espuma, cartão duro ou outros materiais podem ser usados. Dentro do pavilhão, você pode usar placas de aglomerado para a fabricação de divisórias. As divisórias internas entre as seções podem ser feitas de espuma de poliestireno ou costuradas para isolar as colmeias.
Construção de telhado
O teto é feito de tábuas. Você pode fornecer apenas um telhado ou instalá-lo com um sótão. Use espuma para cobrir. Serve como isolamento térmico com efeito de redução de ruído. O telhado é coberto com material de cobertura e chapa ou ardósia.
Layout de seções e alimentadores
Para seções de montagem (cassetes) em racks verticais, são montados blocos de madeira nos quais essas seções serão instaladas. Cada um deles é uma caixa sob o quadro, que consiste em 2 paredes laterais, paredes frontal e traseira e na parte inferior.
Importante! Deve haver 10 mm de espaço entre a fita e qualquer parede. Se o espaço for reduzido, as abelhas o fecharão com própolis e será difícil remover o cassete, mas se você aumentar, eles começarão a construir um favo de mel lá.
Essa caixa será puxada para fora ao longo dos trilhos que estão embalados nas prateleiras da estrutura. Na parte frontal da estrutura, são feitos orifícios de ar. Diâmetro - 2,5 mm. De baixo, coloque um slot voador. Comprimento - 12 mm.
As paredes externas são enceradas. É o mais seguro para insetos e não contém substâncias nocivas. Um gabinete é suficiente para conter uma família de abelhas. Se você inserir um pedaço de madeira nos sulcos, poderá dividir a casa verticalmente em 2 famílias. Eles montam as peças nos parafusos para facilitar a desconexão, se forem necessários reparos. Ao redor do perímetro do cartucho, é desejável preencher a vedação para que ela forneça estanqueidade.
A parede traseira deve ser removível. As saídas de ar são feitas sobre ele e apertadas com uma malha. Se você fechar uma janela de visualização com uma grade, poderá inspecionar a seção sem abrir ou perturbar as abelhas. Nas partes interna ou externa, uma camada de isolamento térmico é substituída. O espaço entre os cassetes e as aberturas de ventilação garante uma temperatura estável do ar.
Na parte superior da fita, faça o teto. Pode ser inserido nas ranhuras fornecidas nas laterais do corpo principal. Em cada seção, você pode colocar um alimentador.
Ventilação
A ventilação é fornecida pela ventilação convencional através de janelas ou portas. As aberturas de ventilação ajudam na troca de ar. Você também pode instalar 2 tubos no teto organizando a ventilação de fornecimento e exaustão. Isso ajudará a criar uma troca de ar constante se você não fornecer janelas na construção do pavilhão.
Isolamento térmico no pavilhão para abelhas
As abelhas são perfeitamente adaptadas às temperaturas dentro da cavidade da madeira. Afinal, eles vivem assim há vários milhões de anos. As paredes laterais de cavidades de madeira individuais com uma espessura média de parede superior a 30 cm têm uma resistência à transferência de calor de pelo menos 2,045 m²K / W. Esse valor está em conformidade com os padrões de isolamento térmico para edifícios residenciais.
Você sabe As colmeias são preferencialmente pintadas de branco. As abelhas lembram melhor. Também é importante que a cor branca reflita os raios do sol e não permita que a estrutura superaqueça no verão.
Além disso, as próprias estruturas alveolares são isolantes térmicos. Portanto, isole a colméia não tanto por causa do regime de temperatura, mas por causa da luta contra a umidade e os extremos de temperatura.
O isolamento térmico das colmeias de paredes finas é muitas vezes menor que o das cavidades das árvores. Para fortalecer as propriedades isolantes, a estrutura é revestida com materiais isolantes. Pode ser poliestireno ou outro material.
Produção de um apicultor móvel "Berendey"
O Pavilhão Berendey pode ser estacionário e móvel. De qualquer forma, sua base será uma estrutura soldada. O tipo de canal usado para isso é de 120 mm. Para as pernas de um modelo estacionário, são utilizados tubos. As placas de suporte são de chapa metálica. A estrutura deve ser pintada para proteger contra a umidade e um piso de madeira é colocado sobre uma base de metal. Espessura - 40-50 mm.
A armação é feita de madeira medindo 60 x 70 mm. A cobertura do pavilhão é uma placa. Impermeabilização impermeabilizante para paredes, pisos e tetos. A camada de isolamento deve ter pelo menos 10 cm e o teto deve ser revestido com metal.
Os próprios compartimentos são separados por folhas de aglomerado. No interior, são fornecidas ranhuras para colocação de partições horizontais. Certifique-se de ter uma malha entre os compartimentos para que as abelhas de famílias diferentes não se misturem. Os cassetes são montados nos trilhos. A profundidade e outros parâmetros dos cartuchos dependem dos quadros e seu número. Além disso, uma mesa dobrável é fornecida dentro. É necessário organizar a manutenção do apiário: trabalhar com molduras e cassetes.
Vídeo: Cassetes para o Pavilhão Berendey
Pavilhões de cassetes para abelhas no exterior
O conceito de pavilhão de cassetes no exterior não existe. A colméia do tipo cassete foi inventada por apicultores domésticos e foi projetada para facilitar o apicultor transportar abelhas para o local de coleta de mel. O trailer pode acomodar um design para 24 colônias de abelhas. Eles são combinados em 4 seções em 2 linhas. Colmeias de multicascos são usadas no exterior. Vários tipos principais de colmeias também são usados ativamente: Dadan, Varre, Ruta.
Importante! Os designs de colmeia Dadan ou Root são padrão. Muitos componentes e acessórios são produzidos para eles, de modo que o pavilhão de abelhas geralmente é projetado para uma estrutura tão padrão.
Regras para manter as abelhas nos pavilhões
Basicamente, as abelhas ficam sem um apicultor nas atividades diárias, portanto a manutenção não leva mais que 0,5 horas por semana para uma colméia. Esse tempo será gasto no monitoramento periódico do estado das abelhas.
Após o inverno, a colméia deve ser inspecionada. Se forem encontradas abelhas mortas, você precisará cuidar do processamento desde o carrapato até o início da coleta de mel. Na primavera, as abelhas são alimentadas antes do início da coleta de mel. No futuro eles controlam apenas o preenchimento de quadros e os substituem periodicamente. Nas famílias numerosas, para ocupar as abelhas com trabalho, duas armações com cera são instaladas e uma alveolar já reconstruída é removida. Pode ser usado como um sobressalente para a coleção ou camadas abundantes de mel.
Liquidação
O método mais seguro de processar estruturas a partir do interior é a cera. Desinfecta e impede o desenvolvimento de doenças ou fungos por fungos.Do lado de fora, a casa é pintada. Isso permite que as abelhas se orientem melhor, as protege da umidade e também torna o design mais elegante.
Armário de apicultor
É necessária uma despensa para armazenar o inventário. Além disso, quadros extras podem ser armazenados lá. Mas, se não houver espaço suficiente, os quadros são armazenados na parte superior do pavilhão e são limitados apenas à criação de uma mesa dobrável.
Aquecimento
Um apicultor não pode controlar a termorregulação dentro de um grupo de abelhas durante o inverno, mas pode afetar a perda de calor de duas maneiras significativas: mantendo o ar parado ou adicionando isolamento ao corpo da colméia para preservar parte do calor. Na cavidade natural de uma árvore, o isolamento é proporcionado pela massa circundante de madeira. As paredes da colméia são muito mais finas, por isso são revestidas com isolamento durante a construção da estrutura.
A essência da apicultura não é apenas a manutenção das abelhas, mas também a obtenção da quantidade máxima de mel com os menores custos de mão-de-obra. E as colméias de cacho são criadas apenas para economizar espaço no local, fornecer cuidados organizados ao apiário e obter mais mel, colocando as colméias mais próximas das plantas de mel. Portanto, os iniciantes são aconselhados a começar a trabalhar com projetos mais simples, aumentando gradualmente o número de famílias. As colmeias de cassetes devem ser usadas por quem já possui experiência em trabalhar com um apiário.