O mel de algodão é uma variedade única obtida pelas abelhas de algodão conhecido. Na sua forma recém-montada, é um produto amarelo claro, mas quando adoçado adquire uma tonalidade branca, portanto seu outro nome é mel branco. Sobre quais propriedades um produto de algodão possui e como aplicá-lo, leia esta revisão.
Descrição e Recursos
O mel de algodão faz parte de um puro tratamento floral e néctar. E aqui está o porquê. Na Ásia Central, muitos tipos de algodão crescem dos quais este produto pode ser obtido. Todo o algodão pertence à família das malvas, especialmente atraente para abelhas e abelhas. Primeiro, flores brancas ou creme florescem na planta. Sua floração dura apenas 5 dias. Durante esse período, eles adquirem uma maravilhosa tonalidade rosa e vermelha, depois caem e seu lugar é ocupado por uma caixa conhecida por todos com um monte de algodão branco dentro.
A flor atrai abelhas. Ele é uma das principais plantas de mel. O néctar é coletado apenas no primeiro dia de floração, quando é branco ou creme. E então as abelhas coletam o próximo tipo de néctar - das brácteas na parte inferior da folha. O mesmo néctar existe em outras plantas: girassol, alfafa, portanto o mel de algodão é uma combinação de dois tipos diferentes de néctar.
Principais recursos do produto:
- cor: âmbar claro;
- sabor e aroma: agradável, oleoso, mas com um cheiro específico, algumas pessoas afirmam que parece limonada;
- o sabor varia de acordo com o tipo de solo e a variedade de algodão;
- doçura: muito doce;
- sabor residual: um pouco acentuado, depois de comer, você pode notar um leve formigamento no fundo da garganta - como de uma pimenta muito macia;
- cristalização: rápido, em cerca de 4 semanas.
Apesar da abundância de algodão, na loja você encontrará frequentemente um produto que contém apenas parte do mel de algodão. E este é um exemplo de como o mel faz com que a indústria de alimentos aumente as vendas; portanto, preste atenção na composição do produto adquirido.Você sabe A planta de algodão mais alta cresceu na Flórida, EUA. A altura dele — 9,75 m O registro foi registrado em 15 de julho de 2014.
Composição e teor calórico
O mel é considerado um produto de alto teor calórico. Contém cerca de 328 kcal por 100 g de produto.
Sua composição também é caracterizada por:
- umidade máxima - 16%;
- maltose - 4,80%;
- glicose - 36,19%;
- sacarose - 1,16%;
- levulose - 39,42%.
A composição também inclui:
- enzimas ativas;
- monossacarídeos;
- antioxidantes;
- quase todos os minerais e vitaminas.
Importante! Hoje, o algodão é um dos produtos químicos mais intensamente processados no mundo. Herbicidas e pesticidas usados são tóxicos para as abelhas, portanto esse mel pode ser perigoso para o corpo.
Propriedades do mel de algodão para o corpo de homens e mulheres
O produto é útil por suas propriedades antibacterianas e antioxidantes. Os antioxidantes protegem o corpo dos danos celulares causados pelos radicais livres, impedindo a formação de tumores. Os radicais livres contribuem para o processo de envelhecimento. Eles também podem aumentar o risco de desenvolver doenças crônicas, como câncer e doenças cardíacas. Os polifenóis contidos no mel estão ativamente envolvidos na prevenção dessas doenças.
Além disso, o mel é uma ótima alternativa ao açúcar. Pode ser usado para resfriados e como supressor de tosse. Além disso, não é menos eficaz que os produtos farmacêuticos.
Benefício
- Os benefícios de qualquer tipo de mel, incluindo o algodão, são os seguintes:
- suporte de imunidade;
- fortes propriedades anti-inflamatórias;
- altas propriedades antibacterianas no tratamento de resfriados e processos inflamatórios;
- propriedades de cicatrização de feridas;
- estimulação da atividade cerebral.
Importante! O mel de algodão tem uma alta atividade antibacteriana, o mesmo que trigo sarraceno, mirtilo ou urze.
Danos e contra-indicações
O mel de algodão não possui indicações especiais para dosagem ou método de uso.
- Mas, para algumas categorias de pessoas, é contra-indicado ou recomendado para uso dosado:
- é proibido dar a crianças menores de um ano de idade e deve ser administrado com cautela a crianças menores de 5 anos;
- É proibido o uso para pessoas alérgicas a produtos da apicultura.
Métodos de aplicação
As pessoas usam mel há mais de 8 mil anos. Durante esse período, muitas de suas propriedades úteis foram descobertas. Na medicina moderna, é usado como um produto separado, bem como em várias pomadas.
- É eficaz:
- no tratamento de doenças de pele;
- com cicatrização de feridas;
- no tratamento de resfriados;
- como um agente imuno-fortalecedor;
- para a prevenção de doenças do sistema cardiovascular;
- em cosmetologia sob a forma de cura, máscaras rejuvenescedoras;
- no tratamento de doenças respiratórias.
Para doenças
As propriedades antibacterianas do mel desinfetam a superfície da ferida, e um equilíbrio de pH exclusivo facilita a entrada de oxigênio e substâncias terapêuticas na ferida.
Os especialistas em cicatrização de feridas usam o mel para tratar os seguintes tipos de feridas e doenças de pele:Você sabe Em 2007, o Pennsylvania State Medical College conduziu um estudo que comprovou que o mel reduz a tosse à noite e melhora o sono em crianças com infecção do trato respiratório superior mais do que qualquer remédio para tosse.
- furúnculos;
- queimaduras;
- feridas e úlceras que não cicatrizam;
- seio pilonidal;
- úlceras venosas e diabéticas do pé.
Dissolvido em água morna ou compota 1-2 colheres de sopa. o mel pode estimular a atividade intestinal. Recomenda-se dar aos alunos com pouco apetite.
Em cosmetologia
O uso do mel na cosmetologia tem sido amplamente praticado desde o tempo das primeiras civilizações. O produto é um hidratante natural. Com sua participação, muitas receitas caseiras de máscaras foram criadas usando suas propriedades antioxidantes e antimicrobianas.
Principais usos e receitas:
- Aplique 1 colher de chá de produto na pele limpa e seca e deixe por 20 minutos. Enxágüe com água morna. Este é um exemplo de uma máscara hidratante clássica.
- O produto é muito conveniente para usar como remédio para acne. Inibindo a atividade das bactérias, acalma a pele, alivia a vermelhidão, inchaço e irritação. Basta aplicá-lo com um cotonete na área afetada e deixar por 15 minutos e depois enxaguar com água morna.
- Se você misturar mel com refrigerante na proporção de 2: 1 e aplicar na pele do rosto, receberá uma esfoliação natural para limpar as partículas mortas da epiderme. Aplique com movimentos de massagem e depois enxágüe com água morna.
- Um produto de apicultura é uma excelente ferramenta para fortalecer os cabelos. Misture 1 colher de sopa. produto com 2 colheres de sopa. óleo de coco Aplique nos cabelos da raiz às pontas. Deixe por 20 minutos. Enxágüe com água quente para que todos os ingredientes sejam completamente lavados.
Será útil ler sobre as propriedades de outras variedades de mel:
Como distinguir algodão de mel falso
Vale dizer que é impossível falsificar o mel de algodão, pois somente ele possui uma cor branca tão única e uma alta taxa de cristalização.
Principais recursos:
- cor branca caramelo;
- consistência densa;
- aroma específico;
- final de boca ligeiramente picante.