O transporte de abelhas é parte integrante da manutenção dos apiários. As colmeias geralmente são transportadas usando um trailer especial. Como fazer um trailer e mover colmeias - continue a ler.
Importante! Você não pode transportar abelhas no calor do verão. Durante o transporte, as abelhas estão sempre excitadas, o que aumenta o nível de calor e umidade dentro da casa, e os insetos podem morrer de superaquecimento.
Por que você precisa transportar abelhas?
Todo apicultor sabe que mudar a localização das colméias é uma das principais condições para o normal funcionamento e desenvolvimento das colônias de abelhas. Além disso, mudanças no habitat afetam a qualidade do mel. Muitas vezes, os campos de mel estão localizados longe do apiário e é difícil para as abelhas percorrer um longo caminho.Partidas de longo alcance também afetam a produtividade das abelhas, porque quanto mais voam em busca de néctar, menos mel é coletado. Para melhorar a qualidade da coleta de mel e aumentar a população, o transporte de colméias deve ser realizado no outono ou na primavera, o que reduzirá significativamente as perdas entre os insetos durante o deslocamento.
As abelhas experimentam menos desconforto, porque a temperatura dentro da casa será reduzida. Você precisa mover o apiário na direção da região onde crescem o maior número possível de plantas de mel - quanto mais plantas com flores estiverem localizadas perto das colmeias, mais coleta o apicultor receberá.
Importante! É necessário observar uma distância mínima de transporte de colméias de 4 km, caso contrário algumas abelhas retornarão ao seu local original, o que pode destruir a colônia.
Prós e contras da apicultura móvel
- Vantagens da apicultura móvel:
- aumento populacional;
- melhorar a qualidade dos produtos de mel;
- melhorar a qualidade da polinização das culturas.
A principal desvantagem é a alta taxa de mortalidade de insetos durante o transporte inadequado.
Tipos de reboques para o transporte de colmeias de abelhas
O transporte de colméias é muito importante para o processo de apicultura, mas a não observância das regras durante o transporte pode prejudicar os insetos; portanto, quando você começa a vagar, precisa estar bem preparado.
Existem tipos de reboques projetados para transportar colmeias:
- reboque de carro;
- plataforma
- pavilhão.
Reboque do carro
Na traseira de um caminhão, as colmeias são transportadas por longas distâncias. Pequenos apiários podem ser transportados em um trailer de carro.
Você sabeUma colônia de abelhas totaliza 50 mil indivíduos e pesa 5 kg.
Para não prejudicar as abelhas ao se mover, siga estas recomendações:
- Para reduzir o impacto das vibrações nos insetos ao mover a máquina, você precisa cobrir a parte inferior da plataforma com palha.
- Os favos de mel devem ser colocados paralelos às laterais da máquina.
- Mantenha um espaço de 10 cm entre as colmeias.
- O apiário deve ser carregado e descarregado com extrema cautela.
- Ao dirigir, recomenda-se suportar velocidades não superiores a 50 km / h.
- Fixe firmemente os quadros para que fiquem imóveis ao se mover.
Plataforma
A plataforma é um apiário em miniatura sobre rodas, com capacidade para 50 colmeias. Pode ser uniaxial ou biaxial.
- Vantagens de usar a plataforma:
- pode ser de várias camadas;
- é possível instalar uma cobertura que proteja as colmeias da chuva e do sol;
- o arranjo vertical das casas das abelhas torna possível simplificar o processo de extração de favos de mel.
Pavilhão
O pavilhão de transporte serve não apenas como um meio de mudar as casas de abelhas, mas também é seu local de armazenamento permanente. Normalmente, os pavilhões são divididos em partes domésticas e de trabalho. O pavilhão com um volume de 45 m³ pode acomodar 30 casas localizadas em 3 camadas de 5 casas em cada lado da plataforma.
Existem 3 tipos de pavilhões:
- estacionário, que não tem rodas para mover;
- móvel;
- cassete - possui células para abelhas.
Como fazer um trailer faça você mesmo para o transporte de abelhas
Para a fabricação independente do reboque, é necessário preparar um desenho da plataforma. Para a base do produto que você precisa para levar um carrinho, um trailer antigo da OZPT-Sarmat será uma excelente opção.
Os seguintes materiais e ferramentas são necessários para a fabricação da plataforma:
- tubo de perfil 25 × 50 mm - 12 m;
- tubo perfil 20 × 40 mm - 24 m;
- cantos 4 × 180 mm - 2 peças;
- cantos 4 × 60 mm - 10 peças .;
- loops de ferro - 10 peças .;
- tubo redondo 20 × 240 mm - 3 peças .;
- painéis de plástico 10 × 180 cm - 20 peças .;
- chapa de aço, cujo tamanho é calculado de acordo com o desenho, dependendo das dimensões do produto;
- rolamentos - 8 peças .;
- Contraplacado de 16 mm de espessura para formar o fundo no reboque;
- máquina de solda.
A produção da plataforma deve começar com o alongamento da estrutura em 1 m com um tubo de perfil e a instalação do chassi no reboque.
Você sabe Uma abelha é capaz de reconhecer o cheiro de uma flor a uma distância de 1 km.
Montagem passo a passo da plataforma:
- Em um tubo de perfil de 25 × 50 mm, faça uma estrutura de 2,4 x 1,8 m. Para garantir a resistência da estrutura, solde tubos de uma seção menor (20 × 40 mm) transversalmente a cada 0,5 m.
- Usando uma máquina de solda, solde a estrutura resultante no vagão. Marque a plataforma resultante em 3 partes.
- Para posicionar as casas das abelhas na parte inferior da plataforma, projete patins retráteis.
- Para fazer o quadro para o slide a partir do tubo de perfil 25 × 50 mm.
- Usando 10 cantos de 4 × 60 cm, que estão presos ao fundo da estrutura, distribua lugares para as colmeias, 5 de cada lado.
- Em ambos os lados dos lados, instale 5 presilhas de ferro para apertar as colmeias.
- Alinhe a parte inferior do quadro com uma chapa de aço.
- Espalhe os rolamentos ao redor da estrutura para garantir a mobilidade do escorregador.
- Cubra a parte inferior da plataforma com madeira compensada em cima da chapa de aço.
- Nos cantos da estrutura, solda racks de um tubo de perfil 20 × 40 mm com uma altura de 1,55 m.
- No local da corrediça de cada lado da plataforma, instale 2 racks de um tubo de perfil de 20 × 40 mm com 1,65 m de altura.
- A barra de tração da estrutura resultante deve ser reforçada com um tubo redondo de 20 × 240 cm, passando-o para o meio da plataforma.
- Em uma inclinação, solde 2 cantos com um tamanho de 4 × 180 cm na barra de tração.
- Dos cantos restantes para construir um dossel, cubra-o com painéis de plástico.
Características do uso de reboques
Os reboques de automóveis fabricados por si só devem ser utilizados para a finalidade a que se destinam, observando a escala do produto, que não deve exceder os limites máximos de tráfego permitidos. É necessário inspecionar o trailer o mais rápido possível, o que consiste em alinhar as peças curvas danificadas devido a impactos ao se mover ao longo dos solavancos e apertar os elementos de fixação.
Ao rebocar colônias de abelhas, é inaceitável exceder as velocidades - isso levará a um movimento de sacudidela do vagão. Ao se mover, você não pode abrandar bruscamente, nem distribuir de maneira desigual a carga transportada; caso contrário, a carroça tombará.
Dicas úteis para apicultores
Dicas de apicultores experientes:
- É inconveniente andar sozinho, por isso é melhor ingressar em um grupo.
- Antes do transporte, você deve selecionar um local para o apiário. Às vezes, o transporte pode ser realizado a 500 km da casa, mas não tenha medo de distâncias tão grandes - afinal, os custos serão pagos com uma coleta de mel de qualidade.
- Para escolher o local certo para um apiário, você precisa entrar em contato com o especialista em gado do distrito, bem como obter permissão para colocar um apiário dos proprietários da fazenda. A instalação de um apiário na floresta exigirá permissão da silvicultura.
- Após a coleta do mel, as abelhas ficam mais fortes, a ansiedade aumenta. O favo de mel contém uma grande quantidade de mel não amadurecido, o que leva a um aumento da umidade no meio do ninho e ao risco de quebra das células. Para evitar uma tragédia, ao se mover, é necessário remover as molduras cheias de mel e inserir as vazias.
- Ao transportar na primavera, quando a colônia de abelhas ainda não é forte e o ninho contém uma pequena quantidade de mel, é necessário colocar uma tela em branco sobre as molduras, prendê-la com tábuas e martelar com pregos, o que fornecerá proteção contra o frio.
- Ao transportar no verão e no outono, estopa solta deve ser embalada nas laterais das colmeias. Se a casa não contiver tábuas, devem ser colocadas molduras vazias sobre as quais pregar a estopa. A matéria serve como ventilação e não permite que muita luz passe, impedindo que a temperatura suba dentro do ninho.