Couves de Bruxelas frescas em condições frias podem ser armazenadas por até 1-2 meses. Para prolongar a vida útil do vegetal, ele pode ser congelado. Leia como fazer isso corretamente no artigo.
As substâncias benéficas são armazenadas durante o congelamento?
Couve de Bruxelas é um armazém de elementos úteis, a maioria dos quais são vitais para o corpo humano. Contém vitaminas B1, B2, B6, B9, C, PP, caroteno, minerais sódio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, ferro e iodo.
Você sabe O primeiro alimento congelado do mundo chegou às prateleiras em março de 1930. Era um peixe da empresa americana Birds Ay. Uma patente para congelar peixes e vegetais foi obtida pelo empresário Clarence Birdsay em 1924.
Com a ajuda do congelamento, é possível economizar a maioria desses elementos: todos os minerais e 90% das vitaminas. Hoje, o congelamento correto de vegetais e frutas é a melhor maneira de armazenar alimentos por um longo tempo com a preservação de quase todas as substâncias valiosas.
Escolha repolho para congelar
Para congelar no inverno, você deve escolher apenas cabeças de alta qualidade. Antes do procedimento, eles precisam ser cuidadosamente examinados e descartados espécimes amarelados, letárgicos, podres, danificados e rachados. Eles devem ser consumidos imediatamente, não são adequados para armazenamento.Para congelar, você precisa enviar as cabeças, que são caracterizadas por elasticidade, densidade. Eles não devem ter mais de 2 cm de diâmetro. Se as cabeças forem maiores, devem ser cortadas ao meio.
Preparando repolho para congelamento
Antes de congelar, o vegetal requer preparação prévia.
Consiste nas seguintes manipulações:
- Pontos completamente cortados. Isso é necessário para economizar espaço no freezer.
- Mergulhe as cabeças em solução de água e sal (5 colheres de chá / 3 l de água). Então você pode remover os insetos que se escondem sob as folhas.
- Enxágue as cabeças em água corrente.
Importante! Para o bom desenvolvimento das cabeças das couves de Bruxelas e a preservação de sua elasticidade, é necessário cortar a parte superior do caule no momento do crescimento.
Como congelar couve de Bruxelas em casa
Para congelar o produto, serão necessários os seguintes pratos e utensílios:
- Panela para branquear.
- Escorredor ou filtro.
- Recipiente para refrigeração.
- Uma bandeja ou um prato grande para congelar.
- Sacos a vácuo ou convencionais, recipientes de armazenamento de plástico.
- Toalhas de tecido ou papel para secar o vegetal.
A tecnologia passo a passo para congelar o repolho é a seguinte:
- Pré-resfrie a água para gelo.
- Despeje a água em uma panela, calculando sua quantidade de acordo com a recomendação de 3 litros por 1 kg de vegetal.
- Coloque no fogo e deixe ferver.
- Jogue as cabeças em água fervente.
- Despeje a água gelada em um recipiente separado.
- Após 2-3 minutos, escorra rapidamente a água da panela através de uma peneira.
- Coloque uma peneira com as cabeças de repolho em um recipiente com água gelada.
- Seque as cabeças geladas colocando-as em uma toalha.
- Expor cabeças secas de repolho em uma camada no palete.
- Coloque a bandeja no freezer, no modo de congelamento rápido.
- Arrume as cabeças congeladas em sacos, espremendo bem o ar deles ou em recipientes de plástico. Na embalagem, você precisa indicar a data em que o produto foi congelado.
Você sabe A couve de Bruxelas é fruto de mãos humanas, não cresce na natureza. Ela foi criada a partir de couve na Bélgica.
O branqueamento do produto é opcional. No entanto, um vegetal congelado sem tratamento térmico prévio tem um prazo de validade mais curto. Acredita-se que o sabor de um produto seja pior. Congelar sem branquear é muito mais rápido. Com este método, o congelamento preliminar no palete não é necessário. As cabeças são dispostas imediatamente em sacos ou recipientes.
Quanto você pode armazenar repolho
Um produto adequadamente congelado que não tenha sido descongelado e armazenado a -18 ° C é adequado para uso durante todo o ano.
Características de degelo e alimentação
É aconselhável introduzir a couve de Bruxelas na dieta de todas as pessoas, uma vez que ela tem vários efeitos benéficos no corpo, em particular:
- Impede o desenvolvimento de problemas com o coração e vasos sanguíneos, pressão arterial.
- É um profilático contra o desenvolvimento de câncer de mama.
- Tem um efeito benéfico na atividade cerebral, na memória e no funcionamento dos órgãos da visão.
- Satura o corpo com elementos importantes.
- Fortalece o sistema imunológico.
- Ajuda a remover o colesterol do corpo.
Este vegetal pode ser cozido, frito, cozido, cozido, adicionado como um dos ingredientes para as saladas, sopas. É usado como acompanhamento para pratos de carne e peixe. Cabeças pequenas de repolho fritas na farinha de rosca são servidas como um prato separado. Cabeças também são usadas para decorar vários pratos.
Importante! Após o degelo, o congelamento repetido do produto é estritamente proibido. O produto pode deteriorar-se e ser inutilizado.
Você não precisa descongelar o repolho, ele é imediatamente colocado em uma frigideira ou em água fervente imediatamente após ser removido do freezer. Assim, você pode economizar a quantidade máxima de substâncias valiosas.Portanto, o congelamento da couve de Bruxelas permite que você a guarde por um longo tempo sem perder substâncias valiosas.
O principal é selecionar cabeças de alta qualidade e congelar corretamente, de acordo com as recomendações.