O tomate "pêssego" é uma das variedades modernas de alta qualidade desenvolvidas pelos criadores russos. Sua principal vantagem é a cor original, pela qual essa espécie recebeu o merecido respeito entre jardineiros e consumidores.
Descrição da nota
A variedade foi criada pela empresa russa Gavrish em 2002 e registrada no registro estadual da Federação Russa sob o nome "Peach". Os indicadores entre os tomates são comuns, mas diferem em cor e precocidade.
O "pêssego" de tomate tem várias opções de cores, pode ser laranja, rosa e até vermelho. Mas sua cor principal é tons de laranja.
As principais características da variedade são:
- bucha do tipo determinante com uma pequena altura de crescimento - até 60 cm;
- a folhagem do arbusto é verde escura, pequena e densa;
- período de maturação dos tomates - 85 a 95 dias;
- peso médio dos frutos - até 110 g;
- produtividade média - 6 a 8 kg por 1 m²;
- até 4 arbustos podem coexistir em 1 m²;
- frutos lisos, arredondados, amarelo-laranja e creme de laranja com uma ligeira margem;
- até 8 tomates são formados na escova;
- o sabor é doce, delicado, sem acidez, com um sabor frutado;
- recomendado para comida de bebê;
- área de cultivo: Ucrânia, Bielorrússia, toda a Rússia européia, exceto as regiões do norte e algumas áreas da parte asiática.
Vantagens e desvantagens
- As vantagens desta variedade são os seguintes indicadores:
- aparência bonita do arbusto e frutas;
- excelente sabor da fruta;
- precocidade
- frutificação prolongada;
- adequado para a colheita sob a forma de picles, massas, ketchup;
- despretensiosidade às condições naturais.
- Desvantagens do "pêssego" também estão disponíveis:
- arbusto baixo;
- baixa produtividade;
- a necessidade de afofar frequentemente o canteiro do jardim.
Você sabe Há muita confusão em torno do nome sobre a variedade. Esta espécie oficialmente registrada é frequentemente confundida com espécies semelhantes - «Jardim pêssego», «Pêssego vermelho», «Veludo chinês» e mesmo com «Damasco».
Mudas de crescimento próprio
Todos os tomates subdimensionados são cultivados usando a mesma tecnologia. Não há necessidade de martelar estacas altas no chão com vários níveis de cordas para a liga.
Datas de semeadura
As sementes para mudas são plantadas a partir da segunda quinzena de março até meados de abril. O plantio muito cedo está repleto de uma situação em que o regime de temperatura ainda não permite que os arbustos sejam transferidos para o campo aberto e eles já superaram os recipientes em que foram plantados. Atraso no plantio pode levar ao fato de que os frutos simplesmente não têm tempo para amadurecer.
As variedades determinantes de tomate também incluem:
Solo
Uma mistura padrão de solo é usada para tomate e pimentão - essa composição é ideal para a maioria das variedades de tomate.No uso do solo adquirido, a desinfecção não é necessária. Se a terra é usada em um jardim, uma residência de verão ou um campo, antes de colocar as sementes, é necessário realizar um tratamento térmico do solo.
Isso é feito por aquecimento em uma assadeira ou vapor em banho-maria.
Capacidade de crescimento
Não há muita diferença em qual capacidade as mudas serão cultivadas. O principal é que as raízes das plantas em desenvolvimento não tropeçam na barreira na forma de paredes de recipientes. Copos de plástico comuns funcionarão, mas é melhor usar bandejas espaçosas para o cultivo em grupo. Os brotos também se sentem bem em briquetes ou copos de turfa.
Preparação de sementes
A preparação do material para o plantio é realizada em três etapas:
- desinfecção com uma solução fraca de permanganato de potássio;
- tratamento estimulante do crescimento;
- Colocação em tecido de fibra natural úmido antes da perfuração.
Semeando sementes
Depois que as sementes tratadas eclodem em um pano úmido, elas são plantadas no solo preparado. A profundidade do marcador não deve exceder 1 cm. A distância entre as sementes plantadas também é de 1 cm.
Importante! Todas as manipulações devem ser realizadas com muito cuidado para não danificar as tenras sementes inchadas.
Cuidados com mudas
Imediatamente após colocar as sementes em um recipiente com o solo, é necessário cobri-las com uma película transparente por vários dias - idealmente antes que as primeiras mudas apareçam. Isso ajudará a condensação de umidade e o umectação constante do solo. A melhoria das condições para o cultivo de plantas sob a forma de plantio é realizada após o aparecimento de duas folhas completas.Os brotos simplesmente ficam lotados e podem desaparecer. Para assentos, você precisa preparar um recipiente com furos na parte inferior para que o excesso de umidade possa sair do chão.
Você precisa regar as mudas à medida que o solo seca, mas não com muita frequência. É melhor dar muita água de cada vez do que adicionar um pouco diariamente. Também é importante derramar água diretamente no solo, e não na própria planta, para não danificar suas folhas delicadas.
As mudas são melhor colocadas em um parapeito da janela ensolarado, mas ligeiramente sombreado, para que os raios abrasadores do sol não danifiquem os brotos frágeis. O parapeito da janela do sudeste funcionará bem quando o sol da manhã aquecer o solo e brilhar nas mudas, e já à tarde haverá uma sombra agradável sobre os brotos.
É difícil determinar com precisão o regime de temperatura, pois depende da iluminação, do acesso de raios diretos e do isolamento da sala. As mudas têm medo de correntes de ar, portanto a ventilação não deve se transformar em correntes de ar assobiando.
Importante! A temperatura ideal para variedades de mudas «Pêssego» considerado +20 ° C. Se essa temperatura nem sempre é possível suportar, vale a pena mover recipientes com brotos da janela.
Endurecimento de mudas
Uma ou duas semanas antes de as mudas serem transplantadas para o solo aberto, recomenda-se endurecê-las. Bandejas ou xícaras com mudas são retiradas para o ar fresco por várias horas, depois de alguns dias o período aumenta e, em seguida, arbustos jovens são realizados durante toda a noite.
Você também pode começar a ventilar a sala com plantas. Tais medidas ajudarão o tomate a se adaptar rapidamente às novas condições de vida ao transplantar no jardim.
Plantio de mudas em local permanente
Você pode transplantar o arbusto no solo em algum lugar no final de maio, a idade usual para isso é de cerca de 50 dias após a eclosão. A essa altura, 10 folhas já estão sendo formadas e a altura chega a 20 a 25 cm, podendo ser transplantada para o jardim ou, se o regime climático ainda não permitir, então para a estufa.Dado o tamanho pequeno dos arbustos, eles podem ser plantados a uma distância de 40 cm entre si, e os espaçamentos das fileiras devem ter até 70 cm. Antes do plantio, o solo é desenterrado com antecedência (por 2-3 semanas), são feitos canteiros ou furos, que são regados e fertilizados com húmus ou fertilizantes minerais e processado com vitríolo azul.
Os arbustos de tomate não plantam nas áreas onde as batatas cresceram no ano passado, mas depois de pepinos, cenouras e abobrinhas, isso é possível e necessário. Além disso, ao pousar, o tempo nublado é desejável para que as mudas tenham tempo para se adaptar às novas condições em um clima bastante ameno.
Características de cuidados ao ar livre
Depois de todas as preocupações na fase de cultivo de mudas, novos problemas aparecem para cuidar de plantas em campo aberto. É necessário organizar a rega adequada, nutrição das plantas, tratamento de pragas, cuidar da estrutura do mato.
Rega
A planta não deve ser enchida com água na esperança de que ela cresça mais rapidamente - dessa maneira, o sistema radicular pode ser danificado. Dependendo do clima, os arbustos são regados uma vez a cada 2 dias em clima quente e uma vez a cada 3-5 dias em clima frio.
A rega é necessária sob as raízes, evitando a pulverização nas folhas e, principalmente, nas inflorescências ou nos frutos. Após a chuva passada, vale a pena avaliar o quanto o solo está saturado com a umidade e depois decidir sobre a necessidade e o momento da irrigação.
Aplicação de fertilizantes
Os fertilizantes são aplicados inicialmente no solo ao preparar um local de desembarque. Além disso, a planta é deixada sozinha por pelo menos 10 dias. Em seguida, pode ser alimentado com fertilizantes minerais a cada 10 a 12 dias.Substâncias orgânicas não são usadas no momento, uma vez que o solo já está saturado com elas, e o excesso pode levar a doenças do sistema radicular. Depois que os frutos já foram amarrados, a intervenção no solo é interrompida e eles aguardam uma colheita completa.
Moldar e amarrar um arbusto
A planta é formada em uma haste, todos os processos colaterais são removidos e não há necessidade de beliscar no futuro. O arbusto “pêssego” é baixo e exigirá liga somente quando atingir uma altura de mais de 40 cm no início da frutificação.
Os jardineiros controlam com uma única liga, o que é suficiente até os tomates amadurecerem completamente. Para plantas desta variedade não muito produtiva, esse cuidado é suficiente.
Você sabe Dois copos de suco de tomate contêm uma ingestão diária de vitaminas A e C, que fortalecem bem a imunidade.
Cuidado do solo
O crescimento qualitativo de arbustos e frutificação é bem afetado pelo afrouxamento e cobertura do solo próximo ao caule da planta.
Você pode fazer a cobertura:
- palha;
- grama cortada;
- serragem.
Como mostra a prática, os últimos têm razão, uma vez que os frutos menores amadurecem nos matagais das ervas daninhas, a quantidade e a qualidade dos ovários se deteriora e a suscetibilidade a doenças aumenta.
A variedade de tomate pêssego é mais decorativa, por isso os agricultores raramente a cultivam, mas geralmente pode ser encontrada em cabanas de verão e parcelas domésticas. Esta é a decoração do jardim e a oportunidade de mimar a casa com tomates originais e saborosos.