Jardineiros experientes envolvidos no cultivo de pepinos têm suas próprias opiniões sobre quando chega a hora da colheita. No entanto, eles prestam atenção ao tamanho e grau de maturidade da fruta. No artigo, informaremos quando é melhor e como colher adequadamente os pepinos, além de como manter a colheita.
Como coletar pepinos?
Para coletar os pepinos maduros no tempo e corretamente, bem como obter um número suficiente deles, é necessário conhecer as regras, que são determinadas por qual período do ano os vegetais amadurecem, a que horas do dia a colheita ocorre, com que frequência e com que tecnologia.
Você sabe Pepinos frescos contêm fisetina flavonóide, que protege as células cerebrais do envelhecimento.
Em que mês?
Em nossas latitudes, pode haver momentos diferentes para a colheita de pepinos, pois, desde o meio do verão e até o início do outono, os pepinos amadurecem ativamente nas casas e campos de verão.
Que hora do dia?
Outra nuance importante que deve ser levada em consideração durante a colheita é a hora apropriada do dia para colher frutas do mato. É melhor fazer isso de manhã cedo ou tarde da noite. O motivo da escolha é a propriedade dos pepinos de adquirir maior elasticidade devido à abundância de umidade recebida pela irrigação nesses intervalos de tempo, o que afeta a apresentação do produto e seu sabor.
Quantas vezes?
De acordo com jardineiros experientes, é aconselhável fazer a limpeza regularmente, evitando que as frutas cresçam demais. O cronograma depende do tamanho necessário de vegetais e do uso pretendido. Também estimulará o crescimento de novos ovários, cuja nutrição sempre terá força nos cílios dos pepinos.
Se você perder o momento certo da colheita, os frutos crescerão, sua pele ficará áspera, o desenvolvimento de novos ovários será retardado e haverá menos deles. Portanto, é importante saber quantos dias após a coleta do último lote de vegetais é necessário repetir o procedimento. A frequência de remoção de frutas do mato é de 1 vez em 2-3 dias ou mais frequentemente.
Você sabe Embora os pepinos sejam culturas vegetais na culinária, na botânica eles são classificados como frutas e são considerados uma baga falsa.
Tecnologia de coleta
Pode parecer que coletar pepinos não é difícil. É importante lembrar que durante a separação dos vegetais do mato existe a ameaça de danificar as plantas com suas ações excessivamente ativas. Se você puxa, torce ou puxa bruscamente os frutos, os cílios delicados podem ser feridos e suas raízes serão prejudicadas, o que implicará a secagem das plantas. É necessário aderir à seguinte tecnologia para remover pepinos das plantas-mãe:
- É necessário separar os pepinos com a ajuda de ferramentas afiadas - tesouras de podar, tesouras ou uma faca.
- Os caules das frutas cortadas são deixados na videira.
- Tente não virar a folhagem e as trepadeiras durante a coleta e também não pisar nos chicotes.
Características da colheita de pepinos
Existem algumas características da coleção de pepinos, dependendo de onde exatamente elas crescem - em uma estufa ou em um jardim aberto.
Na estufa
O plantio de pepinos em estufas fornece diferentes períodos de maturação e, portanto, diferentes termos para a colheita de frutas.Ao cultivar vegetais em uma estufa, é importante lembrar algumas características das frutas em questão:
- os primeiros são considerados frutos com um período de maturação no 35º dia após o aparecimento dos brotos;
- amadurecimento posterior - o 50º dia a partir do momento da semeadura;
- existem tipos de pepinos com um período de maturação prolongado (prolongado), que permite colher frutas durante a estação quente;
- existem híbridos que têm um tipo de amadurecimento de buquê, no qual muitas frutas pequenas são amarradas em um seio da folha, que amadurecem juntas, após o que são cortadas simultaneamente;
- pepinos de filme são preferencialmente cortados nas primeiras horas da manhã;
- os frutos de estufa devem ser cuidadosamente cortados em sua própria base;
- é necessário remover todas as frutas abaixo do padrão (com arranhões, manchas) primeiro do mato, impedindo-as de crescer e retirar sucos extras da videira;
- em um ovário, não deve haver mais de um fruto para que cada pepino possa obter o máximo desenvolvimento;
- na estufa, a colheita é realizada 1 vez em 2 dias.
Importante! No final da frutificação, não é recomendável enterrar os cílios dos pepinos no local: eles podem conter microorganismos que no próximo ano não permitirão o crescimento de uma boa safra de pepinos.
Em campo aberto
Em média, em um jardim aberto, os cílios de pepino começam a dar frutos no 40º dia, após o qual o tempo de colheita depende do objetivo da colheita.Em uma cama aberta, a limpeza é feita de acordo com as seguintes regras:
- para consumo fresco, os pepinos são removidos com 3 a 4 dias de idade;
- em conservação, use picles verdes de 2 dias (5 cm) e pepinos de 9 cm por 4 dias;
- as amostras danificadas e doentes são necessariamente removidas para evitar o esgotamento prematuro da videira e reduzir o período de frutificação;
- em solo aberto, a colheita é realizada de manhã e à noite;
- em média, a colheita dos pepinos que crescem em campo aberto é realizada a cada 2 dias.
Posso escolher pepinos?
Existem regras para a colheita de pepinos sob várias condições climáticas, que devem ser levadas em consideração para que os vegetais não percam as qualidades necessárias para armazenamento, enlatamento ou transporte.
Na chuva
Em tempo nublado e chuvoso, você deve abster-se de colher pepinos, porque nesse clima eles contêm menos vitaminas e minerais (especialmente potássio). Também não é aconselhável arrancar os cílios imediatamente após o término da chuva.
O motivo é que os vegetais que foram expostos à chuva têm uma vida útil mais curta e uma alta suscetibilidade à decomposição.
No calor
No auge do calor, não é recomendável colher pepinos, pois em altas temperaturas do ar nos vegetais, a qualidade do sabor diminui e as propriedades úteis são perdidas.
Regras de armazenamento de pepino
A seleção dos frutos para preservação começa na fase de remoção das vinhas - são descartados os crescimentos excessivos e os pepinos abaixo do padrão. Os vegetais colhidos devem ser protegidos do vento e da radiação ultravioleta, cobrindo-os com um pano e colocando-os em uma sala fresca.
Para a preservação da cultura, são observadas as seguintes regras:
- Da coleta de pepinos ao seu marcador para preservação, deve passar um curto período de tempo. Legumes que são armazenados em temperatura ambiente por vários dias não são adequados para armazenamento a longo prazo.
- É impraticável lavá-los com pepinos antes de encher a loja - eles têm proteção natural contra a decomposição.
- Os vegetais não devem ser danificados, pois isso reduz significativamente sua vida útil.
- Os melhores produtos para armazenamento são os vegetais de casca grossa coletados de um canteiro aberto.
- Frutos cobertos de vegetação, aquosos e de casca fina não são adequados para a colheita para armazenamento a longo prazo.
- Se você precisar manter a colheita por três a cinco dias, poderá usar a geladeira ou o porão (+10 ... + 15 ° C, umidade de 93 a 95%), colocando os produtos em caixas de papelão.
- A uma temperatura de +6 ... + 8 ° C, a colheita permanece fresca por 7 a 12 dias.
- Durante muito tempo, os pepinos são armazenados no freezer se forem preparados preliminarmente (são lavados, secos, empilhados em recipientes de plástico ou embrulhados em celofane). Os legumes congelados são armazenados a uma temperatura de –18 ° C por 1 ano.
Importante! O armazenamento de pepinos a 0 ° C é inaceitável: eles ficam amolecidos, a estrutura da casca fica frouxa e coberta com muco.
Observando todas as recomendações para limpeza e armazenamento de pepinos, você pode desfrutar de frutas frescas durante todo o verão, além de salvá-las por um período mais longo.