Cultivar batatas em uma caixa é uma das melhores alternativas à maneira tradicional de cultivar a colheita. Esta tecnologia permite obter altos rendimentos de batata com o mínimo de espaço livre. Além disso, usando esse método, você pode estabelecer um sistema ininterrupto de culturas frutíferas por um longo tempo. No artigo, você aprenderá como cultivar batatas em caixas corretamente e o que você precisa para aplicar esse método com sucesso.
Características e princípio do cultivo de batatas em caixas
As batatas são uma cultura tradicional para as zonas climáticas temperadas e do sul. Dá frutos bem em quase todo o solo e também é pouco exigente para o microclima e as condições de detenção.
Isso contribuiu para o fato de que essa planta se tornou uma das mais cultivadas no mundo; no entanto, nem todos os residentes de verão são capazes de coletar colheitas realmente ricas de alta qualidade no local.
Erros nos cuidados, inclusive no processo de cultivo dos canteiros, muitas vezes se tornam a principal razão para o baixo rendimento da batata. Como você sabe, para uma frutificação segura, a planta requer uma camada bastante densa de solo no círculo próximo ao tronco.Isso contribui para o espessamento da raiz axial e a formação de um poderoso sistema radicular, no qual os tubérculos se desenvolvem. Eles resolvem esse problema cortando cada arbusto, mas muitas vezes até técnicos agrícolas qualificados não conseguem obter boas colheitas de frutas.
Para eliminar esse problema, é utilizado o método de cultivo de batatas em caixas. Cada arbusto é cultivado em um espaço separado - uma caixa cujas paredes são o limite do habitat das plantas. Pode ser um tanque separado com fundo e paredes laterais, ou uma estrutura geral sem fundo, dividida em células.
Graças a isso, são criadas condições favoráveis para que cada arbusto forme um poderoso sistema radicular, do qual depende sua produtividade.
Você sabe Com base em batatas, foi criado um dos brinquedos mais populares do mundo. Este é o chamado Sr. Cabeça de Batata, que é um tubérculo de plástico com todos os tipos de acessórios (olhos, ouvidos, mãos, botas, boné, língua, bigode, etc.).
Assim, o sistema possibilita resolver vários problemas complexos de uma só vez ao cultivar uma colheita:
- simplifica a agrotecnia geral do cultivo de plantas;
- torna possível obter um saco de batatas por 1 metro quadrado;
- fornece frutificação a longo prazo sem degeneração rápida da variedade.
Vantagens e desvantagens do método
- As principais vantagens do método de cultivo de batatas em caixas:
- alta produtividade;
- economia de espaço;
- minimização de custos de mão-de-obra;
- colheita simplificada;
- a possibilidade de uso tanto no ambiente natural (inclusive durante o cultivo de vegetais de acordo com o método Mitlider), como em estufas e outras condições fechadas.
- As principais desvantagens da tecnologia:
- requer custos adicionais para a fabricação ou compra de caixas;
- precisa apenas de substratos férteis e especialmente preparados (o solo dos leitos não dará o resultado desejado);
- plantas em caixas requerem muita atenção e monitoramento constante da umidade do substrato;
- os contêineres podem ser um ambiente favorável ao desenvolvimento na área de lesmas.
Atividades preparatórias
A principal regra para obter um alto rendimento ao cultivar batatas em caixas é o planejamento cuidadoso de todo o processo. É necessário preparar bem não apenas o local de plantio e capacidade, mas também o solo e o material de plantio.
A variedade cultivada deve ser resistente não apenas a fatores ambientais adversos, mas também a mudanças acentuadas nas condições de detenção.
Seleção de material de plantio
Para reproduzir batatas em caixas, você precisa adquirir material de plantio de alta qualidade. O rendimento dessas plantas deve ser de pelo menos 40 t / ha.As seguintes variedades são consideradas as mais populares delas:
- Anosta;
- Americano
- Amazônia
- Belarossa;
- Lugovsky;
- Lukyanovsky;
- Marfen;
- Mona
- Juventude;
- Confiável;
- Nevsky
- Rezi;
- Ramono
- Sant;
- Eslava;
- Olho azul.
Esse material de plantio deve ser:
- elástico ao toque;
- sem quaisquer lesões putrefativas e outras;
- holístico e intacto;
- cor uniforme;
- com um diâmetro de cerca de 5 cm.
Importante! Os tubérculos esverdeados não precisam ser rejeitados, pois durante o crescimento as toxinas acumuladas neles se transformam naturalmente em substâncias seguras.
Inventário Necessário
Para cultivar batatas dessa maneira, você precisa de um conjunto padrão de ferramentas de jardim.Refere-se a:
- pá de baioneta;
- ancinho;
- glanders;
- regador de jardim.
Você precisará obter a coisa mais importante - caixas. Qualquer capacidade de plástico, madeira, vidro ou metal pode desempenhar seu papel. A principal condição dessa caixa é a ausência de toxicidade, bem como um tamanho de pelo menos 0,125 m³.
Você pode fazer um recipiente para o cultivo de batatas.
Para fazer isso:
- Prepare 4 pinos de madeira com cerca de 50 cm de comprimento e 20 tábuas de madeira com tamanho de 50 × 10 cm.
- Conecte os pinos com tábuas de madeira, para formar uma estrutura estável.
- Com compensado denso ou outros materiais de madeira, crie o fundo do recipiente e fixe-o firmemente na base.
Solo e fertilizantes
Como mencionado acima, a terra comum da parcela não é adequada para o plantio de batatas em caixas. Ele não é capaz de fornecer totalmente nutrientes às plantas; além disso, substratos naturais com esta aplicação não são capazes de se auto-arejar, o que ameaça plantas com deficiência de oxigênio.
É por isso que as batatas são cultivadas em condições fechadas apenas à luz, mas ao mesmo tempo misturas nutritivas.A base desse substrato deve ser a turfa. Ele não apenas cria um equilíbrio nutricional ideal, mas também um microclima e também é capaz de reter a umidade durante uma seca prolongada. Para reduzir a acidez e melhorar as propriedades, a turfa é diluída 1/4 com areia do rio, após o que cerca de 10 a 80 g de farinha de calcário são adicionados a 10 kg da mistura.
Tais substratos não precisam de alimentação adicional. Ao prepará-los, é estabelecida uma combinação complexa de substâncias orgânicas e minerais necessários para as batatas, necessárias durante toda a estação de crescimento.
A turfa pode ser substituída por uma mistura mais simples; para isso, você deve misturar o turf, o húmus ou o composto em partes iguais. Para 10 kg desse solo, adicione um copo de cinza de madeira triturada. Ao mesmo tempo, deve-se lembrar que o terreno para cozinhar não deve ser retirado do local do plantio anterior da batata.
Esses solos contêm todos os tipos de toxinas, larvas de pragas e patógenos de infecções em culturas, o que reduz significativamente a eficácia do método.
Condições ideais para o cultivo
Para obter tubérculos de alta qualidade por esse método, são necessárias as condições padrão usadas no cultivo da cultura. As plantas crescem e se desenvolvem melhor a uma temperatura de +15 ... + 25 ° C. Nesse caso, não apenas o rápido crescimento da parte aérea é alcançado, mas também a ativação do crescimento dos tubérculos.
As batatas são bastante exigentes quanto à umidade. No início de seu desenvolvimento, as plantas jovens saciam a sede graças ao tubérculo-mãe, mas depois de atingirem o estágio de brotamento, os canteiros precisam de rega regular. Os altos rendimentos são alcançados apenas mantendo a umidade ideal na faixa de 70 a 80%.Precisa de cultura e iluminação intensa. As batatas crescem e crescem melhor em áreas abertas e bem iluminadas. Graças a isso, é alcançada a fotossíntese mais intensa da massa verde, que afeta diretamente não apenas o rendimento, mas também a qualidade do fruto.
No entanto, nas regiões sul, as plantações são ligeiramente sombreadas, pois a luz solar intensa em combinação com a alta temperatura pode causar inibição do crescimento das plantas.
Importante! Para plantar batatas em caixas, é melhor usar mudas (tubérculos previamente germinados). Ele não apenas enraíza mais rapidamente, mas também permite que você colha algumas semanas antes.
Instruções passo a passo para o cultivo de batatas em caixas
O método geral de cultivar batatas em caixas coincide quase completamente com os métodos tradicionais de cultivo. No entanto, esse método possui muitas sutilezas específicas, das quais sua eficácia final e sucesso geral podem depender.
Para plantar batatas em caixas, você deve executar as seguintes etapas:
- Instale caixas no lugar da cama pretendida. Coloque um tijolo em cada canto da estrutura para criar uma base pequena e bem ventilada.
- Coloque papel em branco no fundo de cada caixa, sobre o qual despeje uma mistura de partes iguais de húmus e argila expandida com cerca de 5 a 10 cm de espessura.
- Coloque os tubérculos previamente cultivados nas caixas e encha-os com uma camada de solo especialmente preparado (5-6 cm).
- Assim que o broto atingir uma altura de 10 cm, cubra-o com uma nova camada de solo. Este procedimento é realizado até que as plantas entrem na fase de brotamento, após o que as plantas param de adormecer.
Mais cuidados com a batata
Não é difícil cuidar da batata em caixas, tais plantas requerem medidas de cuidado padrão, que incluem: rega oportuna, cobertura e proteção contra pragas. A cultura é regada a cada 7 a 10 dias, o procedimento é realizado de maneira a molhar completamente o substrato, até os horizontes inferiores, despejando cerca de 5 a 10 l de água em cada tanque.
O procedimento é realizado no início da manhã ou à noite, para evitar a evaporação excessiva da umidade.
Uma vez a cada 7 a 10 dias, as plantas requerem capina e cultivo, execute esses procedimentos com cuidado, a uma profundidade não superior a 5 cm. Para melhorar a qualidade da fruta, recomenda-se plantar as plantas, para isso, use uma solução de superfosfato a 2%, aplicada na folha. Entre cada curativo, uma pausa de pelo menos 30 dias deve ser observada.
Se as batatas no local são cultivadas em monocultura por vários anos, os plantios devem ser tratados contra pragas específicas. Para fazer isso, use os medicamentos "Aktara", "Confidor" ou "Prestige" (opcional).
Você sabe A batata foi introduzida na cultura há cerca de 9 mil anos no território da Bolívia moderna. Além de comer, os índios locais adoravam a planta, considerando-a um ser animado.
O tratamento preventivo dos arbustos é realizado não antes de 30 dias após o plantio dos tubérculos e pelo menos 2-3 vezes por estação.
Colheita
Sob condições ideais, a colheita da batata nas caixas amadurece 3-4 meses após o plantio dos tubérculos no solo. Cerca de 1 a 2 semanas antes da data prevista da colheita, os topos são cortados das batatas. Esta medida contribui para um melhor amadurecimento dos tubérculos, devido ao qual uma casca densa aparece neles. Antes da colheita, desmonte as caixas, o que simplifica a remoção dos tubérculos às vezes.
A tecnologia de cultivar batatas em caixas não é apenas simples, mas também bastante eficaz. Com sua ajuda, você pode não apenas aumentar o rendimento da colheita, mas também afetar a qualidade e o sabor dos tubérculos. No entanto, para cultivar batatas realmente de alta qualidade, as caixas com plantio precisam receber cuidados e atenção diários.