A escolha das variedades de repolho deve ser abordada com responsabilidade. A seleção correta de plantas para condições climáticas e de relevo na região aumenta as chances de uma colheita de alta e alta qualidade; portanto, antes de plantar qualquer variedade em uma cabana de verão, você deve se familiarizar com suas características e preferências. No artigo, você aprenderá sobre o repolho híbrido Etma F1.
Regiões de criação e cultivo
O híbrido Etma F1 foi obtido por criadores holandeses de Rijk Zwaan. Em áreas abertas, recomenda-se cultivá-lo em regiões com clima quente.
Descrição e característica
O híbrido é adequado para cultivo em canteiros abertos. No entanto, fornece as melhores colheitas em estufa, estufa, filme ou agrofibra.
Sujeito às recomendações para plantar e realizar cuidados de qualidade, o híbrido fornece uma média de 7 a 10 kg por 1 m². As plantas têm boa imunidade ao fusário e necrose interna.
Você sabe O repolho pesando 63 kg foi criado em 2012 por um morador dos Estados Unidos, Scott Robb. Normalmente, as cabeças de repolho, dependendo da variedade, são capazes de atingir um peso máximo de 15 kg e seu peso médio é de 2,5 kg.
Descrição da cabeça de repolho
As cabeças desta classe são de tamanho compacto, têm um peso médio de 0,7 a 1,5 kg e têm formato arredondado. Eles são caracterizados pela densidade. As folhas superiores são pintadas em uma cor verde clara.
Tempo de amadurecimento
Híbrido amadurece muito cedo - Desde o aparecimento de mudas ou transplante de mudas até a maturação das cabeças, leva de 45 a 50 dias. O amadurecimento ocorre em conjunto.
Qualidades de sabor
As cabeças são distinguidas por excelentes características de sabor. Eles são suculentos, doces, quase desprovidos de amargura.
Prós e contras da variedade
- O híbrido Etma tem várias vantagens, entre as quais:
- amadurecimento precoce e semeadura precoce;
- excelente sabor da fruta;
- aparência atraente de cabeças de repolho;
- resistência a doenças perigosas;
- falta de tendência das cabeças a rachar;
- a capacidade da fruta de tolerar bem o transporte.
- Contras
- As desvantagens do repolho incluem uma vida útil curta.
Características das variedades em crescimento
Este repolho pode ser cultivado em mudas e mudas. O primeiro método é preferível, pois permite proteger as plantas jovens das geadas de retorno e obter uma boa porcentagem de germinação das sementes.
As mudas são plantadas em casa e depois transferidas para um local permanente de crescimento em terreno aberto ou fechado.Para plantar mudas, é necessário comprar sementes, preparar o solo e os recipientes - diretamente para plantar e mergulhar.
Preparando sementes para plantio
Como o repolho Etma é um híbrido, é necessário cultivá-lo apenas a partir de sementes compradas em uma loja especializada. Para sementes embaladas, não são necessários tratamentos adicionais - o fabricante cuidou da decapagem e rejeição. Se a embalagem não indicar que não é necessário embeber as sementes, para melhor germinação, elas podem ser primeiro colocadas em água morna, aquecidas a + 40 ... + 50 ° C, por 15 a 20 minutos, e depois mergulhadas em frio por alguns minutos. Somente sementes totalmente secas devem ser semeadas.
Cultivo de mudas
O solo para o cultivo de mudas também é comprado em uma loja especializada ou misturado com suas próprias mãos. Aqui estão algumas opções adequadas para o substrato do solo para o cultivo de mudas de couve:
- turfa + areia (50/50%);
- turfa + relva + areia (75/20/5%);
- húmus + relva + areia (45/50/5%).
A semeadura é realizada 55 a 65 dias antes do plantio planejado dos brotos em local permanente, seguindo as seguintes instruções:
- Coloque uma camada de substrato do solo com 3-4 cm de altura em um recipiente para crescer.
- Despeje com "Alerin-B" e "Gamair" (2 comprimidos por balde de água).
- Após 1-3 dias, faça sulcos no solo a 1 cm de profundidade, a uma distância de 3 cm um do outro.
- Despeje a semente nos sulcos a uma distância de 1-1,5 cm uma da outra.
- Polvilhe as sementes com uma camada de solo de 1,5 a 2 cm de altura.
- Coloque o recipiente em uma sala onde a temperatura é de + 18 ... + 20 ° C.
- Após o aparecimento dos rebentos, diminua para + 7 ... + 9 ° C.
Para mergulhar, você precisa preparar vasos com um diâmetro de 6-8 cm e solo com a mesma composição que no plantio. Nele, você precisa misturar o superfosfato duplo (1 colher de sopa. L. Por 1 balde da mistura) e a cinza de madeira (2 colheres de sopa. L.). Areia do rio deve ser derramada sobre a camada do solo - isso é necessário para impedir o desenvolvimento da perna preta.
Importante! Mudas podem ser cultivadas sem colheita. Nesse caso, 1-2 sementes são semeadas imediatamente em vasos separados com substrato do solo.
As plantas de mergulho devem ser colocadas a uma temperatura de + 17 ... + 18 ° C. Após alguns dias, as condições são mais frias: durante o dia - até + 13 ... + 14 ° C, à noite - até + 10 ... + 12 ° C. Quando 2 folhas são formadas nas plantas, elas são alimentadas com um fertilizante mineral complexo. No mesmo período, os fertilizantes são aplicados uma segunda vez. Uréia (1 colher de sopa) e sulfato de potássio (1 colher de sopa) são dissolvidos em um balde de água.
2–2,5 semanas antes da data prevista das mudas para o terreno aberto, elas começam a endurecê-las - elas são retiradas diariamente para o ar fresco, começando de 15 a 20 minutos e aumentando gradualmente a duração da estadia.
Preparação do terreno e do terreno
O cultivo bem-sucedido de repolho em campo aberto só é possível se uma parcela bem-sucedida for selecionada e as regras de rotação de culturas forem seguidas.Esta planta de jardim crescerá bem e dará frutos apenas em uma área bem iluminada, protegida dos ventos do norte.
É melhor plantá-lo nos canteiros, onde anteriormente eram cultivadas cenoura, batata, pepino, cebola, feijão, cereal e alho. Não o coloque após cultivos crucíferos, tomates, rabanetes, nabos, beterrabas.
O melhor rendimento de repolho vem do plantio em solos argilosos com acidez neutra.
O trabalho preparatório no local deve começar no outono. Deve ser limpo de detritos de plantas, cavado fundo e fertilizado com húmus, esterco ou composto.
Na primavera, algumas semanas antes do transplante, uma mistura de uréia (1 colher de sopa), superfosfato (1 colher de sopa) e cinza de madeira (1 xícara) é adicionada às camas.
Importante! De acordo com as regras de rotação de culturas, o repolho não pode ser cultivado em um local por mais de 2 anos consecutivos. Caso contrário, a planta diminui a produtividade e aumenta o risco de desenvolver doenças e ataques de insetos nocivos.
Transplante de mudas para o solo
O plantio de mudas no solo é necessário aos 55 a 65 dias. No momento do transplante, deve parecer forte, ter pelo menos 15 cm de altura, ter um sistema radicular desenvolvido e 6-8 folhas.Os brotos são transferidos para o solo do final da primavera a meados de junho por transbordo. Isso significa que, após a remoção dos vasos, o sistema radicular não é limpo da terra, mas transplantado junto com um pedaço de terra.
Os orifícios devem ser um pouco mais largos e mais profundos que o pedaço de terra. O esquema de plantio recomendado para a irrigação por gotejamento é de 50 × 30 cm, sem irrigação - 45 × 35 cm (linhas × furos). Profundidade de pouso - para a folha de baixo.
Para transplantar mudas, escolha um dia nublado. Depois de mover as mudas para o chão, elas são cobertas com fibra de fibra.
Cuidados com as plantas
Repolho não requer muita atenção. Basta regá-lo regularmente, alimentá-lo periodicamente, cuidar do solo, espumar e realizar tratamentos preventivos contra doenças e insetos nocivos.
Rega e alimentação
No primeiro mês após o plantio das mudas, é necessário regá-las 3-4 vezes por semana. Sob uma planta, despeje 2-3 litros de água. Durante o período de enchimento das cabeças de umidificação, é necessário limitar.A melhor maneira de regar o repolho é o gotejamento.
Um mês após o plantio, vale a pena ajustar o regime de irrigação no valor de 1 vez por semana. Por 1 m², você precisará gastar 10 a 12 litros de água aquecida a + 18 ° C. A melhor maneira de regar o repolho é por gotejamento.
Importante! A umidificação de uma cultura de jardim com água fria não é recomendada. Aumenta o risco de desenvolver infecções fúngicas.
Para a temporada, recomenda-se fazer 3-4 aplicações de fertilizantes, seguindo o seguinte cronograma:
Período de aplicação de fertilizantes | Opções de fertilizantes |
2 semanas depois de mover as mudas para o chão |
|
10 dias após o primeiro |
|
Antes da formação do fruto |
|
No último mês de verão |
|
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
Cada vez que a irrigação é realizada ou a precipitação cai, é necessário afrouxar o solo na zona próxima ao tronco e espaçamento entre linhas. Isso é necessário para evitar a compactação da camada superior do solo e melhorar a umidade e a condutividade do ar do solo. A profundidade do cultivo deve ser de aproximadamente 7 cm.Como as ervas daninhas criam uma sombra para o repolho fotófilo, o que o impede de se desenvolver normalmente e se torna uma fonte de reprodução de doenças e parasitas, é necessária a remoção regular de ervas daninhas. Weed repolho com cuidado para evitar danos ao sistema radicular.
Arbustos de abate
Um dos procedimentos obrigatórios para o cultivo de repolho é o abate. É necessário estimular o crescimento das raízes laterais e melhorar o desenvolvimento da planta. É produzido varrendo a seiva de terra da zona do tronco próximo a uma distância de 25 cm e borrifando-a com um deslizamento até o tronco.
Para a temporada, é recomendável fazer 2 colinas nos seguintes períodos:
- 20 dias após o transplante de mudas para o solo;
- 10-12 dias após o primeiro procedimento.
Controle de Pragas e Doenças
Com erros no plantio e no cuidado com o repolho, insetos prejudiciais podem afetá-lo. Como todas as plantas de amadurecimento precoce, o híbrido Etma pode sofrer dos seguintes parasitas:
- Pulgões. O inseto bebe suco da planta. Estabelece-se na placa inferior da folha. Você pode removê-lo pulverizando com infusões de plantas inseticidas, cascas de cebola.
- Medvedka. Este parasita causa sérios danos às raízes e leva à morte da planta. A prevenção é a escavação regular e profunda do solo. As iscas venenosas “Phenoxin Plus” e “Thunder” removerão completamente as pragas.
- Slug. Para que esses insetos não se aproximem do repolho, é necessário polvilhar os corredores com giz ou cascas de ovos trituradas. A zona do tronco próximo deve ser desenterrada e regada com "Aktofit".
- Pulga crucífera. A praga leva ao aparecimento de úlceras na planta e à morte de tecidos. Você pode evitar ataques de pulgas borrifando espaçamentos de fileiras com cinzas, poeira de tabaco, pulverizando plantas com infusão de cinzas.
- Besouro de folha de repolho. A presença do besouro da folha é indicada por orifícios e bordas roídas nas folhas. O uso de produtos biológicos, por exemplo, "Fitoverma", "Bitoxibacilina" permite que você se livre da praga.
- Repolho. Para não deixar a borboleta entrar no jardim, é possível borrifar valeriana, infusões de agulhas, tampas de batata, soluções salinas e sabão-cinza. A luta contra ele é realizada por "Aktofit", "Fitoverm", "Bitoxibacillin", "Actara", "Decis".
Para evitar o aparecimento de pragas, as camas são polvilhadas com cinzas de madeira, pó de tabaco, pimenta preta. Plantio eficaz entre fileiras de plantas com cheiro forte, por exemplo, malmequeres, endro, salsa e malmequeres.
Das doenças mais perigosas:
- Podridão branca. A podridão branca ou esclerotinia é excitada por fungos, que são ativos em alta umidade e saltos repentinos de temperatura. A propagação do patógeno é facilitada por leitos espessados. Os sinais da doença são a formação de manchas brancas e placa cinza na cabeça. Se forem encontrados sinais, é necessário remover imediatamente os órgãos doentes, tratar as plantações com permanganato de potássio misturado com giz e diluído em água, polvilhar os canteiros com carvão ou cal. Para evitar infecção durante o armazenamento, desinfecte a área de armazenamento.
- Kila. A doença se desenvolve com alta umidade. Os primeiros sintomas são murcha das folhas inferiores, o aparecimento de crescimentos nelas. Se forem encontrados sinais, você precisa se livrar das plantas doentes. As plantações são tratadas com fungicidas sistêmicos. Nos corredores, eles cavam uma beterraba.
- A perna preta. A doença se desenvolve com alta umidade e acidez do solo, um excesso de nitrogênio. Quando infectados, folhas e caules apodrecem. Para se livrar da doença, é usado o tratamento com Fundazol e Planriz.
Características da colheita e armazenamento de culturas
Saia em um dia em que não há sol e chuva. As cabeças devem ser cortadas com uma faca afiada, deixando uma haste de 8 a 12 cm de altura.
Armazene o vegetal em uma geladeira ou adega quando:
- temperatura de 0 ° C a + 5 ° C;
- boa circulação de ar;
- umidade 90-95%.
O repolho também pode ser armazenado por mais tempo se estiver seco ou congelado. O produto seco é adequado para uso 2 anos, congelado - 1 ano. O repolho Etma costuma ser cultivado para ser consumido fresco.
Você sabe Após o tratamento térmico do repolho, ele não diminui, mas aumenta a quantidade de vitamina C. O fato é que o ascorbígeno, que faz parte da composição química da planta, após o aquecimento passa para o ácido ascórbico.
Assim, o híbrido Etma tem várias vantagens e pode ser cultivado em solo aberto ou protegido em mudas ou mudas. Para obter a colheita, é importante cumprir as datas de plantio e produzir cuidados de qualidade.