Uma variedade de tomate maduro precoce O peso pesado da Sibéria é representado por plantas compactas que produzem frutos com peso de cerca de 500 g e é dividido em quase todas as regiões. Adequado para cultivo em campo aberto, mesmo nas áreas do norte.
Descrição da nota
Principais recursos:
- uma planta com maturidade média - produz uma colheita de 100 a 110 dias após o mergulho final no solo;
- arbustos determinantes atingem uma altura de 60 a 70 cm - precisam ser amarrados devido ao grande peso da fruta;
- os arbustos formam uma pequena quantidade de brotações laterais - a pinça é realizada apenas com o objetivo de aumentar a produtividade, enquanto na maioria das vezes o excesso de inflorescência é removido, e não os caules;
- as folhas são de tamanho médio, verdes;
- o caule e os brotos não diferem em alta resistência; portanto, freqüentemente se quebram antes que os frutos amadurecem;
- frutas de coração chato, pintadas de vermelho vivo;
- o peso médio de um tomate é de 400 a 600 g;
- dentro do feto existem 4-6 câmaras contendo suco com sementes, de estrutura semelhante à geléia;
- carne espessa, agridoce - adequada para consumo fresco e para a preparação de tomate, molhos;
- não permita a formação de mais de 8 a 10 frutos no mato, caso contrário a planta morrerá;
- rendimento por metro quadrado. m é 11-12 kg, do mato - 3-3,5 kg;
- a variedade é resistente a mudanças de temperatura, não tolera calor;
- O tomate é resistente à praga e à maioria das pragas;
- Considerando os arbustos de frutos grandes e de tamanho pequeno, o esquema de plantio recomendado não passa de 4 plantas por metro quadrado. m
Você sabe Variedades de tomate com pequenas frutas são usadas no paisagismo. Eles mantêm sua aparência decorativa por um longo tempo e fazem composições interessantes com canteiros de flores. Olhar especialmente impressionante com a planta "Noiva e Noivo".
Prós e contras
- Vantagens:
- a capacidade de colher em solos escassos em condições climáticas adversas;
- altos índices de sabor;
- boa transportabilidade de frutas;
- despretensão em partir;
- aparência atraente;
- a possibilidade de utilizar sementes obtidas a partir de tomates maduros para propagação.
- Desvantagens:
- pouca tolerância a temperaturas elevadas;
- incapacidade de obter rendimentos mais altos.
Semeando sementes para mudas
Tomate O peso pesado siberiano mostra bons resultados de rendimento em abrigos de filmes e em campo aberto. Propagar a planta em mudas.
Momento ideal
A semeadura de mudas começa de 15 de março a 1 de abril, dependendo do período de plantio planejado. A colheita ocorrerá de junho a julho.
Mistura do solo
Um local para plantar tomates é selecionado light, localizado em uma plataforma elevada. A água se acumula nas planícies após a precipitação, o que pode causar a deterioração do rizoma. O solo deve estar solto, saturado com minerais. Para se livrar de pragas e esporos de fungos no inverno, nas camadas superiores do solo, no outono eles escavam o solo a uma profundidade de 20 cm, adicionando 10 kg de composto e 50 g de superfosfato por metro quadrado. M. A areia é levada a áreas de argila pesada para adicionar friabilidade à estrutura do solo. A cal esculpida é adicionada ao solo acidificado. A quantidade é determinada dependendo do nível de acidez.
Na primavera, o solo é desenterrado várias vezes. Uma semana antes do plantio, o solo é tratado com uma solução a 1% de sulfato de cobre. Após alguns dias, 10 kg de húmus são adicionados por metro quadrado. m
Para que as sementes cresçam rapidamente, elas precisarão de uma composição de solo adequadamente selecionada:Importante! Os tomates não são plantados no mesmo local por 2 anos seguidos. Se houver muito pouco espaço no local e não houver como observar a rotação das culturas, após a colheita dos tomates, 10 a 15 cm de solo devem ser removidos e substituídos ele a uma mistura de turfa com areia e húmus.
- 2 partes de serragem de madeira;
- 1 parte de turfa;
- 1 parte de húmus;
- um punhado de casca de ovo em pó.
Capacidade de crescimento
Ao plantar mudas, você pode usar caixas comuns ou recipientes únicos. Recentemente, pílulas de turfa e coco para mudas começaram a ter popularidade. Antes da semeadura, eles são imersos em água. Em alguns segundos, os comprimidos incham e estão prontos para uso. Na parte central de um dispositivo desse tipo, existe um recesso para as sementes.
Após o plantio, eles são colocados em caixas aquecidas especiais. Isso torna possível obter mudas completas em pouco tempo e não prejudicar o sistema radicular novamente durante um mergulho. Ao plantar em um local permanente, as plantas são imersas no solo diretamente em comprimidos, que se dissolvem com o tempo e fornecem nutrição adicional. Potes de turfa não são menos eficazes a este respeito. Eles também se dissolvem no solo após o mergulho final.
Você sabe A botânica classifica o tomate como bagas syncarp multi-aninhadas, não hortaliças.
Preparação de sementes
As sementes coletadas por conta própria precisam de desinfecção adicional. Para a desinfecção, as sementes são imersas por 2-3 horas em uma solução a 1% de manganês. Em seguida, as amostras vazias que emergiram para a superfície são descartadas e as depositadas são lavadas em água corrente e embebidas em solução de Kornevin por 8 horas.
As sementes compradas na loja são embebidas em uma solução de estimulador de crescimento por um dia. O procedimento permite rejeitar sementes vazias e ativar o desenvolvimento de sementes completas.
Semeando sementes
O esquema de plantar sementes em caixas comuns:
- profundidade de pouso - 5 mm;
- distância entre sementes - 5 cm;
- a distância entre os sulcos é de 5 cm.
Cuidados com mudas
Após o aparecimento das primeiras filmagens, os abrigos de filmes são completamente removidos e os recipientes são instalados em salas bem iluminadas, onde a temperatura do ar é mantida a +20 ° C. Se a iluminação estiver fraca, você precisará organizar uma iluminação adicional com a ajuda de lâmpadas de diodo. A luz do dia ideal para mudas é de 10 horas.
A rega é realizada com uma pistola de pulverização com água tratada, cuja temperatura é de +18 ... + 20 ° C. É necessário garantir que os salpicos de água caiam precisamente no solo, e não nas cavidades das folhas. A umidade do solo é mantida dentro de 80%, ar - 50-60%.
Ao cultivar em caixas compartilhadas com a aparência de 2 a 4 folhas, a colheita é realizada em vasos separados e, após 3-4 dias, o primeiro curativo é realizado. Quando cultivada em recipientes individuais, a cobertura começa com o aparecimento de 2 folhas. Adubos universais para tomates ou orgânicos - esterco de vaca ou excremento de aves são adequados. O curativo a seguir é realizado após 14 dias. Você pode alternar fertilizantes universais com orgânicos.
Importante! Ao usar fertilizantes orgânicos, eles devem ser diluídos com água 1: 1; caso contrário, o sistema radicular ficará queimado e a planta morrerá.
Endurecimento de mudas
Um mês antes do mergulho, as mudas cultivadas em casa começam a ser endurecidas, 14 a 20 dias depois em estufas. As plantas que não passam por esse estágio, quando mergulhadas no solo, recebem queimaduras solares ou congelam à noite. Na fase inicial, as plantas são irradiadas pela luz solar por 2-3 horas da manhã, aumentando gradualmente o intervalo de tempo em 1 hora. A temperatura do ar na sala durante o dia deve ser inicialmente mais alta do que na rua, de 2 a 3 ° C, à noite, não deve ser menor que +10 ° C. Mudas cultivadas em estufas são levadas para fora em dias quentes e trazidas de volta à noite. Em casa, o endurecimento é realizado na varanda ou abrindo as janelas, próximas às quais as plantas estão localizadas. 2-3 dias antes do transplante, as mudas devem ser realizadas ao ar livre o tempo todo.
Vídeo: Endurecimento de mudas de tomate
Plantio de mudas em local permanente
O transplante final no solo é realizado 60 a 65 dias após a semeadura.
As datas de chegada variam de acordo com o local escolhido:
- estufa aquecida - 15 a 30 de abril;
- abrigos sem aquecimento - 15 a 30 de maio;
- terreno aberto - 1 a 15 de junho.
3-4 dias antes do plantio, 10 kg / m2 de adubo é aplicado ao solo. me solte-o profundamente. Antes de plantar, eles novamente cavam o solo e fazem marcas nos canteiros. São deixados 40-50 cm entre os orifícios, 80 cm entre as fileiras, com 20 cm de profundidade e 1,5 l de solução quente com cinza de madeira. Isso desinfecta o solo e ativa o crescimento da parte do solo da planta.Importante! Se por algum motivo um mergulho no solo for adiado, não se preocupe - mudas de variedades de tomate O peso pesado da Sibéria não estica e não supera. Esta é uma das características da variedade.
O transplante é realizado pelo método de transbordo quando cultivado em utensílios de plástico. O recipiente é cuidadosamente espremido com dedos de todos os lados, levemente inclinado para o lado e a planta é puxada junto com um pedaço de terra. Em seguida, colocado no buraco, alinhando-se com a haste principal. Quando cultivada em pastilhas e vasos de turfa, o procedimento se resume a mover o recipiente com a planta para o buraco.
O solo na superfície do buraco é compactado e derramado 800 ml de água morna sob a raiz. O solo ao redor do caule principal é coberto com turfa ou composto.
Como cuidar em campo aberto
Ao crescer em campo aberto, atenção especial deve ser dada à liga, caso contrário, os arbustos começarão a se quebrar, mesmo na fase de derramamento de frutas. O segundo ponto importante são os ovários de mergulho. No mato não deve haver mais do que 8-10 pedaços de tomate. O terceiro ponto importante é monitorar o regime de temperatura. A variedade não tolera um aumento da temperatura diária acima de +30 ° C. Se o calor durar vários dias, aumente a intensidade da irrigação e, à tarde, encoste a barraca protetora. O resto é atendimento padrão.
Você sabe O tomate é um dos produtos mais populares. A colheita mundial anual é de 60 milhões de toneladas de tomate.
Rega
Tomate Heavyweight Siberia é exigente na umidade do solo. A rega é realizada a cada 4-5 dias, dependendo das condições climáticas. Em tempo chuvoso, a rega é excluída. Para 1 bucha, são necessários 5 litros de líquido, aquecidos a +18 ... + 20 ° C.
Para facilitar sua tarefa, é melhor usar sistemas de irrigação por gotejamento ou canal. Eles são dispostos de tal maneira que a água flui imediatamente para o buraco, sem borrifar na parte do solo.
Top vestir
A cobertura é realizada 3-4 vezes por temporada. A primeira vez que você pode alimentar no momento de um mergulho no chão. Juntamente com a solução de cinzas, adicione 1-2 kg de composto apodrecido. Após 14 dias, as plantas são regadas com um caldo de urtiga misturado com infusão de esterco. Esse curativo pode ser armazenado durante toda a temporada em um barril grande e usado para qualquer planta no local.
Para 50 l de infusão, você precisará de:
- 2,5 kg de esterco de cavalo (pode ser substituído por vaca);
- um balde de urtigas frescas picadas;
- 0,5 pães de centeio.
Infundir a mistura por 3-4 dias e diluir o concentrado com água na proporção de 1: 1. Para os tomates, este fertilizante é alternado com minerais. A última vez que a matéria orgânica na forma de estrume pode ser introduzida na fase de formação dos frutos. Se você fizer isso na fase de vazamento das frutas, elas adquirirão um aroma e sabor desagradáveis. A partir de fertilizantes minerais, misturas universais adequadas para tomates que contêm fósforo, potássio, cálcio, magnésio.
Stepson
Apesar do arbusto dar um pequeno número de brotos, ele precisa beliscar. Ao longo da temporada, as folhas inferiores a menos de 15 cm do solo são removidas. No momento da floração, os pincéis extras são removidos, deixando 8 a 10 ovários. Após remover os ovários extras, o procedimento de agitação é realizado diariamente no momento mais quente. Agite suavemente as plantas para que o pólen chegue aos estames mais rapidamente. As manipulações são efetivas tanto em campo fechado quanto em campo aberto.
Cuidado do solo
A capina e a aeração do solo são realizadas após cada rega, fertilização e chuva. Isso permite enriquecer o solo com oxigênio e destruir as larvas de algumas pragas. A cobertura é realizada imediatamente após a remoção das ervas daninhas.
Bush amarrando
Ao cultivar um tomate, a liga de caminhão pesado da Sibéria é um procedimento obrigatório. Para fazer isso, use paus na forma de estilingues. Eles são colocados sob brotos de frutificação no momento da formação dos frutos e são fixos. Meia-calça kapron desnecessária pode ser usada como material de fixação.
Tratamento preventivo
A primeira lavoura preventiva é sua preparação adequada no outono:
- colheitas e ervas daninhas;
- escavação profunda;
- a introdução de produtos orgânicos.
O segundo é realizado uma semana antes do pouso. Durante este período, o solo é derramado com solução a 1% de sulfato de cobre. Se o risco de desenvolver doenças fúngicas for alto, use uma solução a 3%. Após o transplante, as folhas são removidas regularmente e os galhos que estão em contato com o solo são amarrados. 2 semanas após um mergulho no solo, é realizada a pulverização com uma solução a 1% de sulfato de cobre ou fluido de Bordeaux. Sujeitas a todas as regras da tecnologia agrícola, as plantas permanecem imunes às doenças características dos ataques de insetos e pragas.
Tomate Pesado Sibéria - uma excelente opção para o cultivo nas regiões do norte. A variedade mantém a produtividade média mesmo em solos escassos e tolera bem as baixas temperaturas.Você sabe O tomate é 95% de água.
Vídeo: Visão geral de uma safra de variedades de tomate Sibéria Pesada
Revisões de usuários de rede
Boa noite Este ano, o irmão da Siberian Heavyweight plantou o irmão Sad Garden. Muito bom! Com uma altura de 0,6-0,8 m, produz frutos de até 500 g com formação de arbustos, e em 1 talo de até 800 g, bonito em forma de coração, sem falhas, rosa perolado, fortemente frondoso e completamente indiferente às mudanças de temperatura.