O método de estufa para o cultivo de plantas requer iluminação adicional durante o período em que a luz do dia se torna curta e não fornece fotossíntese completa. Para a eficácia das tecnologias agrícolas aplicadas, é importante entender as vantagens e desvantagens das variações existentes de lâmpadas elétricas e fazer sua instalação competente. Os modelos predominantes, métodos de iluminação de estruturas de cobertura, dependendo de suas especificidades, bem como instalações elétricas caseiras serão discutidos mais adiante.
O valor da luz para as plantas
As principais condições para o desenvolvimento de qualquer vegetação são calor, luz e água. Devido a essas características biológicas, os processos vegetativos não são possíveis em curtos dias de inverno. O fato é que a luz natural ou artificial fornece energia às hastes para o crescimento.Assim, cadeias inteiras de reações orgânicas surgem das moléculas mais simples. Quando os fótons atingem a superfície da folhagem, a interação bioquímica de seus componentes é acionada, resultando em um aumento no sistema radicular e na biomassa acima do solo da cultura, ou seja, fotossíntese.
Você sabe A cor da biomassa da planta deve-se ao fato de que durante o processo de crescimento elas refletem a luz verde e absorvem os raios de outras cores para a fotossíntese. Se você colocar uma haste crescente sob uma lâmpada verde, ela desaparecerá.
Os efeitos da deficiência de luz nas plantas podem ser:
- afinamento e alongamento de estacas;
- fragilidade e fragilidade;
- deformação foliar;
- inibição de crescimento;
- amarelecimento das camadas basais de biomassa.
Eles são:
- Curtas horas de luz do dia. São plantas que chegaram às nossas latitudes dos trópicos e subtrópicos. Para a formação de caules de flores, é importante que a duração da noite dure pelo menos 12 horas. Este tipo inclui: pepino, feijão, berinjela, pimentão, abobrinha, melão, tomate, manjericão, abóbora, gergelim, etc.
- Longas horas de luz do dia. Isso incluía representantes da flora, característica das latitudes norte e temperada. Eles podem se desenvolver totalmente somente com iluminação diária com duração de pelo menos 13 a 14 horas - caso contrário, será observado um acúmulo intensivo de biomassa sem florescimento e frutificação. Estamos falando de aipo, rutabaga, beterraba, cenoura, batata, repolho, cebola, rabanete e rabanete, alface, espinafre, endro, salsa, salsinha, etc.
- Neutro Eles se distinguem pela formação ativa de brotamentos e ovários sem uma dependência pronunciada da duração do dia e da noite. Este grupo inclui: a maioria das culturas varietais e híbridas divididas em latitudes médias.
Você sabe Uma lâmpada centenária em um dos bombeiros da Califórnia acende continuamente desde 1901 e é considerada a mais durável do mundo.
Requisitos de iluminação para estufas
A necessidade de iluminação em cada cultura é diferente e pode variar dependendo de fatores externos que afetam o processo de sua vegetação. Para determinar corretamente quanto iluminar a estufa, os especialistas aconselham que sejam guiados pelo princípio principal: todas as plantas cultivadas em prol de flores e frutas requerem muito mais luz do que aquelas projetadas para produzir verduras comestíveis.
A intensidade da iluminação artificial também é afetada pelas características sazonais das estufas, bem como pelo fotoperíodo, característico de todas as plantas, sem exceção. Percebe-se que as culturas de flores e vegetais se desenvolvem melhor sob lâmpadas azuis e vermelhas. Mas, ao mesmo tempo, eles não podem substituir completamente a luz solar, pois com esse experimento você pode obter uma colheita abundante, mas não comestível.Luz violeta estável é recomendada para plantas com flores decorativas. Em tais condições, a saturação de suas pétalas se torna mais brilhante e a cultura desenvolve resistência ao frio. Os raios alaranjados contribuem para o crescimento intensivo de culturas e mudas, mas em excesso podem levar à morte de células vegetais, por isso é aconselhável limitar essa luz a tempo.
Lâmpadas amarelas geralmente não são recomendadas para destacar estufas, pois contribuem para a deformação de estacas e folhas. Mudas cultivadas sob essa luz serão caracterizadas por hastes finas e frágeis, subdesenvolvimento.
Você sabe Graças a reações metabólicas, as pessoas são bioluminescentes. Mas esse brilho é mil vezes mais fraco que o que é acessível a olho nu.
Para a instalação adequada da iluminação artificial em uma estufa, considere as seguintes regras:
- Alterne a cor das lâmpadas para a iluminação das camas. Se isso não for feito, a mesma cor dos raios (especialmente quando se trata de infravermelho ou ultravioleta) pode reduzir a quantidade e a qualidade da colheita esperada.
- É aconselhável colocar a fonte de luz a uma distância de meio metro da folhagem superior. Se ao mesmo tempo a planta não crescer bem, experimente determinar o nível desejado para a lâmpada.
Tipos e características das lâmpadas para clarificação em estufa
Ao escolher uma lâmpada para iluminar uma estufa, é importante considerar seu material, potência, quantidade de energia irradiada e espectro de luz. Somente então você poderá fazer cálculos precisos da quantidade certa de luz e de suas fontes. Somente fabricantes confiáveis devem ser confiáveis, cujos produtos estão em conformidade com o Gosstandart e são fornecidos com serviço de garantia.
As opções preferidas são feitas de metal resistente à corrosão, pois, sob o abrigo, o nível de umidade deve atender aos requisitos da vegetação. Embora os especialistas aconselhem proteção adicional para todos os equipamentos.
Fluorescente
Eles são vantajosos pela variabilidade da instalação vertical e horizontal, bem como pelo consumo econômico de eletricidade. Por esse motivo, eles também são chamados de economia de energia. Muito adequado para o cultivo de mudas e flores. Ao escolher, você deve considerar o seguinte:
- Recomenda-se usar um brilho branco frio no fundo, e não no sentido horário;
- raios brancos quentes são mais valiosos e custam mais (eles contêm fótons vermelhos úteis para as plantas);
- a combinação de luz quente e fria economiza no consumo de energia e, ao mesmo tempo, fornece às plantas a iluminação necessária.
Importante! Ao instalar luz artificial em uma estufa, certifique-se de que suas fontes não ocultem o sol, porque as plantas não podem se desenvolver sem ele. Nesse sentido, recomenda-se lavar periodicamente fragmentos de vidro e filme da estrutura.
Descarga de gás
Este tipo de luminárias foi projetado especificamente para uso em estufa. É rentável com uma imitação decente da luz solar, mas perde devido à falta de um espectro azul de radiação.
- As características vantajosas de tais lâmpadas são:
- alta emissão de luz (especialmente para modelos equipados com elementos de espelho);
- baixo consumo de energia;
- a predominância espectral de flores alaranjadas e vermelhas, que estimula a brotação e frutificação das plantas;
- durabilidade (uma lâmpada pode trabalhar continuamente por cerca de 20 mil horas);
- aquecimento adicional da sala, o que permite economizar seu aquecimento;
- eficiência satisfatória (igual a 39%);
- acessibilidade.
A falta de lâmpadas de descarga, muitos chamam de tendência a superaquecer.
LED
A peculiaridade de acender uma estufa com lâmpadas LED é a facilidade com o meio ambiente, a segurança e a eficiência no consumo de energia (a opção mais vencedora entre todas as lâmpadas existentes), além da possibilidade de escolher espectros de emissão azuis, vermelhos ou combinados. O proprietário dessa instalação tem a capacidade de ajustar a intensidade e o espectro da radiação.Usando lâmpadas LED, 40% da energia consumida pode ser economizada. Essas lâmpadas fornecem muita luz difusa mesmo em baixa voltagem. Eles são projetados para 15 a 20 anos, com uma operação diária de 15 horas, mesmo em condições de alta umidade e uma mudança acentuada de temperatura.
As tiras e os holofotes de LED não queimam as plantas, mesmo quando tocadas acidentalmente, porque são caracterizadas por baixa transferência de calor. Entre as deficiências das lâmpadas LED, muitos chamam seu alto custo e adequação apenas a um certo tipo de sociedade.
Importante! As estufas transparentes de vidro e filme precisam ser menos iluminadas em comparação com as opacas.
Lâmpada incandescente
Essa não é a melhor opção para destacar flores e cultivos de jardim, especialmente quando se trata de estufas de policarbonato. O fato é que essas lâmpadas são caracterizadas apenas por um espectro vermelho de luminescência, o que não é adequado para uso constante. Os especialistas aconselham ligar brevemente as lâmpadas incandescentes apenas para conduzir a vegetação. As vantagens das lâmpadas incandescentes são apenas o baixo custo.
- E entre as deficiências pode ser chamado:
- falta de um espectro azul de uma luminescência (infravermelho, laranja brilhante e vermelho prevalecem);
- riscos de queimaduras na folhagem, bem como deformação, desbaste de hastes e suspensão da vegetação em caso de uso prolongado;
- tendência ao calor excessivo, o que não é seguro para plantas cultivadas;
- altos custos de energia.
Importante! Para determinar o nível de conforto das plantas sob a lâmpada, basta colocar a mão acima da parte superior das estacas. Se você estiver com calor, precisará reduzir a intensidade do aquecimento.
Lâmpadas de sódio
Eles se distinguem favoravelmente pela alta economia, pois, com uma potência de 400 W, são capazes de fornecer alta produção de calor e luz. Seus espectros quentes contribuem para o crescimento de mudas. No entanto, os raios amarelo-vermelho predominantes carecem de um brilho azul, sem o qual o crescimento total de qualquer vegetação é impossível.
Lâmpadas de mercúrio
Essas lâmpadas são caracterizadas por uma poderosa radiação ultravioleta, que é muito importante quando as mudas são esticadas ou superadas.
- As vantagens desta variedade de lâmpadas podem ser consideradas:
- alta emissão de luz;
- baixo consumo de energia;
- facilidade de instalação.
- As desvantagens são chamadas pelos usuários:
- toxicidade do mercúrio, o que complica o descarte do aparelho elétrico usado;
- tendência a superaquecer.
Lâmpadas de iodetos metálicos
Esses modelos são considerados os mais adaptados para o aquecimento de plantas de efeito estufa. Eles são caracterizados por um espectro ideal e uma proporção satisfatória da quantidade de radiação para o custo do fornecimento de energia.
- Entre suas deficiências, observe:
- fragilidade (quanto mais vezes você acender a lâmpada, menor será sua vida útil);
- alto custo (custa muito mais que outras lâmpadas);
- o espectro da luz emitida é afetado pela voltagem da eletricidade (até suas pequenas diferenças são visíveis);
- insegurança (existe uma alta probabilidade de explosão em alta tensão).
Características de iluminação de estufas
As sutilezas da instalação de iluminação artificial para plantas dependem em grande parte do material das estruturas de cobertura, estação e hora do dia. As menores violações das normas agrícolas e biológicas afetarão adversamente o número de inflorescências e ovários. As recomendações abaixo ajudarão a evitar isso.
Importante! Cabos conectados no porta-malas, é desejável pendurar dentro da estufa pelo ar ou em uma barra de madeira. Verifique a integridade da camada de isolamento, pois sua violação em condições de alta umidade pode causar um curto-circuito e incêndio.
Iluminação em estufa de policarbonato
Para criar o máximo conforto para as plantas, o jardineiro precisa:
- Ao instalar uma estrutura de policarbonato, considere as possibilidades de maximizar o uso da luz solar, orientando-a para o sudeste.
- A cada seis meses, no outono e na primavera, enxágüe bem as superfícies externa e interna da estufa com soluções de sabão desinfetante. Esses eventos permitirão que a luz natural entre livremente na folhagem das mudas. De fato, todo mês a quantidade de radiação ultravioleta solar na sala diminui de 15 a 20%.
- Planeje o plantio da vegetação para que elementos estruturais opacos não projetem sombra. É desejável pintá-los com tinta branca, o que melhorará a dispersão da luz. Também em locais onde mais sol se põe, os refletores não se alteram (até opções caseiras de policarbonato ou madeira compensada coladas com papel alumínio são possíveis).
Iluminação industrial com efeito de estufa
As fontes de luz artificial são simplesmente indispensáveis na produção industrial de plantas com flores ou frutos. Afinal, são eles que tornam possível o uso de fazendas de efeito estufa o ano todo, aumentando o rendimento das culturas cultivadas. Tais projetos em larga escala podem ter sistemas de iluminação infravermelha e luz de fundo azul adicional. Os principais mecanismos neles são instalações para aquecimento, irrigação, cortinas e ventilação.
A rede de distribuição e energia consiste em cabos cuja disposição fornece bandejas especiais, embutidas no material da estrutura. O controle de lâmpadas adicionais, às quais é atribuída a função de iluminação de curto prazo em um determinado momento, é realizado no modo automático.
A quantidade e o layout das fontes de luz necessárias são determinados com base nos parâmetros de projeto da estufa (largura do vão, comprimento, altura de fixação das bandejas), bem como nas características específicas das plantas. O nível de iluminação elétrica em estruturas industriais pode corresponder a 6-24 mil lux. Depende da luz da cultura.
É característico que 95% das fazendas modernas com efeito de estufa preferem usar lâmpadas de sódio, bem como suas variações de espelho com uma potência de 600 a 1000 watts. Além disso, nessas estruturas, são necessárias lâmpadas nos corredores centrais e ao redor do perímetro do complexo para iluminação noturna.
Iluminação com efeito de estufa de inverno
Dadas as curtas horas de luz do dia na estação fria, os proprietários de estufas funcionais devem fornecer às plantas iluminação de 12 horas. Ao mesmo tempo, uma fonte de luz natural não pode ser descartada. O tempo de operação de fontes de luz adicionais é calculado dependendo das características das mudas cultivadas.
Por exemplo:
- Culturas solanáceas, de abóbora, pepinos e pimentões podem se desenvolver em curtas horas de luz do dia. Se eles são destacados diariamente por 12 horas por dia, o período de maturação da colheita será acelerado em 2 semanas.
- Verduras, cenouras, beterrabas, cebolas e variedades de tomate, divididas em regiões para o norte, só podem dar frutos com iluminação por 13 a 14 horas por dia.
Estufa iluminação à noite
Não permita a operação 24 horas por dia de lâmpadas com efeito de estufa no inverno. Tanto quanto possível, eles devem ser incluídos no máximo 16 horas. Essa limitação é devida às características biológicas das plantas. Por conveniência, é aconselhável equipar a sala com um sistema automático de ligar e desligar.
Como fazer iluminação artificial para uma estufa com suas próprias mãos: instruções passo a passo
A eletrificação caseira da estufa é um negócio muito arriscado, pois o resultado de erros pode ser um choque elétrico ou uma fiação do circuito. Além disso, deve funcionar por um longo tempo em condições de alta umidade. Portanto, para realizar os cálculos necessários e preparar os circuitos, é aconselhável convidar um eletricista qualificado.
Se, no entanto, você se atrever a fazer um trabalho responsável, siga as instruções abaixo:
- Antes da fiação, determine o número de equipamentos necessários (é calculado com base na norma de 3 mil lux por 1 m² de área) e faça um plano para sua colocação. Além disso, na fase preparatória, você precisa selecionar os fios de uma certa potência, fusíveis e dispositivos de aquecimento (de preferência microondas).
- Ligue a energia da sala. Isso pode ser feito puxando o cabo sobre os suportes da estufa pelo ar ou ocultando-o nas ranhuras à prova d'água que correm ao longo dos trilhos da estrutura. A profundidade aproximada deve corresponder a 4-5 cm. Caso pretenda aprofundar a fiação nas valas subterrâneas, calcule a altura no nível de 80 cm e evite interseções com canais de drenagem. Certifique-se de cobrir o cabo com ladrilhos de cima, protegendo-o de danos ao arar o solo.
- Encaminhe o cabo para a blindagem, da qual faça a fiação para as tomadas e interruptores.
- Se a estrutura do projeto da estufa for feita de ripas e vigas de madeira, para a fixação de fontes de luz artificial, basta apertar os ganchos de fixação dos acessórios. Nas hastes de estrutura metálica, você terá que fazer furos especiais para fixar as lâmpadas.
- Conecte o número necessário de lâmpadas.
Com o método de estufa de cultivo de plantas, mesmo quando estão em um estado passivo de estagnação, o realce adicional é extremamente importante. É equipado não apenas em grandes complexos industriais de efeito estufa, mas também em peitoris de janelas. Uma ampla gama de lâmpadas elétricas pode satisfazer as necessidades dos jardineiros e jardineiros mais exigentes.