Durante a gravidez, o corpo feminino requer uma dieta especial que não cause reações alérgicas ou outros tipos de rejeição. Cada vegetal ou fruta pode ser útil, mas também pode prejudicar, se não a futura mãe, o feto. O melão não é uma exceção, é possível ou impossível usá-lo para mulheres grávidas é considerado neste artigo.
É possível comer melão durante a gravidez?
O melão não é o produto mais fácil para o processamento no trato gastrointestinal; portanto, durante a gravidez, é necessário adotar uma abordagem equilibrada ao seu uso. Isto é especialmente verdade nos estágios finais da gestação, quando é difícil dizer se é útil para a mulher grávida.
Você sabe O melão é digerido no intestino delgado. Assim, não afeta a remoção de proteínas do estômago e não interfere na digestão de alimentos mais pesados (por exemplo, carne).
Benefícios e indicações
Os frutos amadurecem em agosto, acumulando sabor e composição durante os dias ensolarados do verão.
- O que é melão útil para mulheres grávidas:
- aumenta o nível de hemoglobina no sangue - aumenta o tônus de uma pessoa e energiza;
- normaliza o trato digestivo - melhora o peristaltismo e elimina a constipação;
- Tem um efeito calmante - como muitas outras frutas saborosas e suculentas, contém o chamado "hormônio da felicidade", que melhora o funcionamento do sistema nervoso;
- ajuda a remover o excesso de líquido do corpo - ajuda a aliviar o inchaço;
- satisfaz a fome e a sede, sendo um produto dietético - você pode comer e saciar sua sede com várias fatias.
Prejudicar
Com todas as qualidades positivas do feto, ele também possui várias contra-indicações para mulheres grávidas, que devem ser consideradas antes de serem ingeridas.
- Aqui está uma lista de possíveis fatores prejudiciais:
- consumo excessivo de lóbulos doces pode levar a um aumento de açúcar no sangue;
- com doenças gastrointestinais (gastrite, úlcera), o produto deve ser completamente abandonado;
- com infecções gastrointestinais, o uso é estritamente proibido;
- as propriedades diuréticas podem não ser apenas boas - o feto pressiona a bexiga e visitas frequentes ao banheiro nem sempre são convenientes em várias situações.
Contra-indicações e riscos de uso
Ao longo da gravidez, os riscos de rejeição pelo organismo de vários pratos aumentam significativamente. Isso também se aplica aos melões: o que normalmente é absorvido no primeiro trimestre pode não ser adequado no terceiro trimestre.O principal risco de comer é comer uma fruta de baixa qualidade - verde, "bombeada" com nitratos, armazenada por um longo tempo. A intoxicação alimentar pode levar às consequências mais indesejáveis. Nas fases posteriores da gestação, o produto é consumido com extrema moderação - até 200 g por dia. De qualquer forma, se é possível usar esta fruta em alimentos, você deve descobrir com seu médico.
Importante! Tomar melão junto com outros alimentos ou pratos pode causar distúrbios intestinais. Isto é especialmente verdade para produtos lácteos.
Características de cozinhar melão
Antes de comer um melão, é necessário prepará-lo para uso. Essas manipulações são familiares a todos desde a infância:
- o produto é cortado ao meio;
- sementes e muco são removidos com uma colher de sopa;
- se desejado, a casca é cortada;
- as metades lavadas são cortadas em fatias longitudinais.
Recomendações de uso
Ao comprar e comer, as seguintes recomendações devem ser seguidas:
- os frutos são selecionados densos, intactos, da forma correta, sem amassados ou rachaduras;
- o cheiro deve ser agradável "melão";
- vale a pena comprar nas lojas ou nos mercados oficiais, evitando pilhas espontâneas no asfalto ou no solo;
- O produto já cortado e descascado deve ser armazenado na geladeira por não mais de um dia, pois os microorganismos nocivos se multiplicam rapidamente;
- Você não pode comer um feto com o estômago vazio durante a gravidez - seu processamento é difícil para o estômago e o fígado.
Você sabe A maior fruta oficialmente registrada foi cultivada na Austrália em 2009 e pesava cerca de 200 kg.
O consumo moderado de melão durante todo o período de gestação, exceto nas últimas 2-3 semanas, tem um efeito positivo na saúde de uma mulher e de seu filho ainda não nascido.Esta fruta doce e saborosa cobrará com energia adicional e trará prazer gastronômico.