A madeira é um material durável e ecológico, do qual são erguidas estruturas de capital e temporárias. As estufas não são exceção: é muito simples erguê-las com esse material. Vamos considerar no artigo os princípios básicos da construção de estufas a partir de madeira.
As vantagens das estufas de madeira
- A estrutura de madeira tem as seguintes vantagens:
- barato - é fácil encontrar material de qualidade a um preço acessível;
- simplicidade - o trabalho com uma árvore não apresenta dificuldades particulares, é fácil substituir detalhes de construção danificados;
- respeito pelo meio ambiente - é um material "respiratório";
- simplicidade na montagem - qualquer material é fácil de prender a uma estrutura de madeira;
- desmontagem fácil - se necessário, a estufa de madeira pode ser facilmente desmontada e remontada;
- ilimitado em tamanho e forma - a árvore permite criar qualquer desenho;
- baixa manutenção - após tratamento com repelentes de umidade, a estrutura finalizada não precisa ser mantida.
Variedades de molduras de madeira
Como já observado, a árvore permite concluir a construção de qualquer tamanho e forma, de modo que a variedade de estufas de madeira é incrível. Entre eles, existem algumas opções que combinam funcionalidade e facilidade de construção.
Estes incluem:
- Estrutura de telhado de duas águas. A opção mais popular e mais fácil. Tem a aparência de um retângulo e um telhado com uma inclinação da inclinação não superior a 30 °. Filme e vidro são adequados para seu abrigo. O policarbonato não é rentável, pois é obtido muito resíduo.
- Tipo arqueado. Esse projeto é mais eficaz para aquecimento (não há estagnação de ar nos cantos), o que significa que é mais fácil manter a temperatura ideal. Para cobri-lo, é melhor usar policarbonato.
- Telhado Pent. Esta opção de construção é mais adequada como parede, o que permite um bom isolamento térmico. Sua instalação é muito simples, pois a base é anexada ao edifício da capital. Para abrigo, você pode usar qualquer material.
- Construção de bola. É difícil montar uma estrutura redonda, pois há muitos detalhes e juntas. Mas essa estrutura é bem iluminada, é fácil aquecê-la. Você pode cobrir o quadro com um filme ou policarbonato.
- Construção de Mitlider. A estrutura tem um formato semelhante a uma simples estufa de empena, mas suas inclinações não fecham na crista e têm um ângulo de inclinação diferente.
Você sabe Graças a Pedro I, foram trazidas estufas para a Rússia.Depois da construção de São Petersburgo, ele ordenou que fosse plantada uma Farmacêutica, onde plantas cultivadas para cidadãos e plantas exóticas eram cultivadas.
Como construir uma estufa a partir de uma árvore com suas próprias mãos
Para que durante o processo de construção não haja problemas, você deve primeiro determinar o tipo de estrutura e as dimensões do edifício. Com base nisso, deve ser elaborado um diagrama, um desenho do produto, para calcular os materiais necessários. Depois disso, você pode começar a construir.
Seleção e preparação de materiais
Os blocos de madeira podem ser:
- de lariço;
- de abeto;
- de pinho;
- colado.
A opção mais barata seria usar vigas de abeto. Mas a instalação desse material está repleta de algumas dificuldades, a saber, o processamento de madeira para proteção contra a deterioração. O larício não precisa de processamento adicional, mas seu preço é alto.
Vídeo: Estufa de orçamento feita de madeira
A viga colada se destaca aqui - não é um produto de uma espécie de madeira, mas um tipo de composto de materiais diferentes, na maioria das vezes pinheiros e abetos. Na produção de tal viga, é realizada a colagem de lamelas de madeira diferente por prensagem. Isso permite que você obtenha o produto final com os parâmetros de resistência especificados. No entanto, esse processo de fabricação aumenta muito o custo de produção e, embora na versão final a construção de vigas coladas seja muito forte e durável, o custo de sua construção não será recompensado muito rapidamente.
A madeira de abeto e pinheiro envolve processamento contra:
- podridão;
- o sol;
- umidade
- pragas.
Cálculo do tamanho
As dimensões ótimas da estufa são essas dimensões (C × L) - 6 × 3 m. Para elas, calcularemos.
Estufa de madeira 50 × 50
Uma viga de 50 × 50 mm é mais frequentemente usada para a construção de estufas. Mas nesta modalidade, a construção não pode prescindir de uma viga de 100 × 100 mm: é usada para suportes de suporte de carga e para o contorno da estufa, a fim de aumentar a resistência da estrutura.
Com as dimensões da estufa de 6 × 3 m, deve haver 4 vigas de suporte de carga e 14 reforços (5 nas faces laterais e 2 nas faces finais). Também deve haver aparelhos - são mais 8 barras, duas de cada lado. São necessárias mais barras para criar o ligamento superior e inferior da estufa. O teto é feito de tábuas e ripas.
Como resultado, para tal design é necessário:
- barra 50 × 50 mm - 142 m;
- canto 50 × 50 mm - 12,6 m;
- placa 150 × 30 mm - 30 m;
- carril 40 × 20 mm - 100 m;
- parafusos, porcas, arruelas d = 8 mm - 18 peças .;
- parafusos autorroscantes - cerca de 200 peças.
Estufa com barra 100 × 100
Uma viga de 100 × 100 mm possui uma seção dupla em comparação com uma viga de 50 × 50 mm, portanto, é capaz de suportar pelo menos o dobro da carga. Daí resulta que o número de reforços localizados nas faces laterais da estrutura pode ser reduzido pela metade, deixando 2-3 peças. Em proporção a isso, o número de vigas diminuirá. A quantidade de outros materiais permanecerá inalterada.
Elaborando um desenho
Embora a construção de uma estufa feita de madeira seja um processo relativamente simples, você não pode prescindir da criação de um desenho. Ele permite que você calcule com precisão as dimensões de todas as peças para que não haja um design inclinado.
Aqui está uma das opções populares de circuito:
Seleção e construção da fundação
Para que a estufa possa servir mais de um ano e possa ser usada mesmo no inverno, é necessário lançar as bases. Como o peso da estrutura em si não é muito grande, é aconselhável usar uma fundação colunar ou em tira.
Colunar é mais frequentemente usado se a área da estufa for pequena. Pode ser feito de blocos de concreto, pilares de concreto ou tijolos. Ao instalar os suportes, é necessário monitorar cuidadosamente se todos eles estão estritamente perpendiculares ao solo. Sua altura também precisa ser ajustada em nível.
Importante! O número de pilares da fundação deve coincidir com o número de racks da estufa.
O tipo de fita é estruturalmente mais complexo. Requer grandes gastos de materiais e tempo, portanto, é aconselhável usá-lo em estufas com uma área maior.
Tecnologia de fundação de coluna detalhada:
- No local selecionado para a construção, a marcação é realizada e o território é limpo. Se possível, o local é nivelado.
- Nos locais onde os suportes serão localizados, eles colocam marcas.
- Com a ajuda de uma broca manual, cavidades da profundidade e largura necessárias são removidas nesses locais.
- Em cada furo é colocado na viga como uma etiqueta. Todos devem ter o mesmo comprimento.
- A borda superior da madeira define o horizonte da fundação.
- Um tijolo é colocado em um buraco com uma coluna, blocos de concreto ou um pilar de concreto inteiro. A altura deles deve corresponder à altura da marca.
A tecnologia de criação de uma base de tira:
- No local selecionado, uma plataforma é preparada (nivelada, limpa de detritos).
- O enredo é marcado de acordo com as dimensões da estufa.
- Uma vala é escavada ao longo dos contornos com uma profundidade de 0,3 me uma largura de 0,3-0,35 m.
- O fundo da vala é revestido com uma camada de areia de 10 centímetros.
- Utilizando a prancha (2 mm), a cofragem é instalada - de modo a subir 0,25 m acima do solo. As placas são conectadas por acopladores.
- Usando o nível da água, observe o nível de vazamento da fundação.
- Entre as placas, instale o reforço (d = 5-6 mm) em incrementos de 0,2 m.
- A vala é derramada com concreto e nivelada.
- A fundação congela 2-3 semanas.
Importante! Se o tempo estiver quente, o concreto precisará ser umedecido de tempos em tempos para que não se quebre. Após a remoção da cofragem, a impermeabilização deve ser realizada.
Etapas de instalação do quadro
O processo de montagem do quadro é mais ou menos assim:
- Serrar uma barra em pedaços do comprimento necessário.
- Serrar as arestas das vigas de junção em um ângulo de 45 °.
- Montagem da base.
- Aparafusar as peças da estrutura à base.
- A implementação da cintagem superior.
- Montagem e instalação de pares de treliças.
- Montagem da cumeeira do telhado e pranchas de vento.
- Preparação de aberturas de portas e janelas.
Fixadores
A estrutura de uma estufa de madeira consiste em suportes para o teto, suportes, colunas, acabamento superior e inferior. Tudo isso é conectado usando prendedores.
Os seguintes componentes são usados:
- parafusos
- âncora;
- unhas compridas;
- suportes para madeira;
- Suportes deslizantes para vigas;
- cantos de metal.
Instalação de estruturas de portas e janelas
A porta e as janelas da estufa são instaladas no lugar das aberturas preparadas para eles. A porta está sempre localizada no final da estrutura, as janelas também podem ser localizadas nos lados. É melhor instalá-los no lado sul, para que, quando abertos, o ar quente sempre entre na estufa.
O processo de instalação é assim:
- Nas armações e aberturas, é feita a marcação da dobradiça.
- Dobradiças e maçanetas são presas às molduras das portas e janelas usando parafusos auto-atarraxantes.
- Os quadros são fixos nas aberturas.
- Se necessário, ajuste os loops.
Seleção de material de cobertura
A moldura de madeira da estufa permite o uso de várias opções para cobrir o material:
- Filme. A opção mais econômica, mas é adequada apenas para estufas sazonais, e não o ano todo, pois não protege contra geadas e pode quebrar facilmente sob o peso da neve. Sua fixação ocorre com a ajuda de trilhos e parafusos autorroscantes ou com um grampeador de construção.
- Policarbonato. A variante mais prática do material coberto é que ele transmite bem a luz e retém calor. Seu custo é um pouco maior que o filme, mas a vida útil é muito mais longa. A estufa revestida de policarbonato é forte, mas ao mesmo tempo leve. Sua fixação é realizada com parafusos autorroscantes com juntas de borracha.
- De vidro. Com o advento do policarbonato, esta opção para cobrir a armação recua gradualmente em segundo plano, devido à sua fragilidade e maciez da estrutura acabada. Além disso, não é fácil instalá-lo - é necessário cortar ranhuras especiais nas barras.
Você sabe Na Islândia, a construção de estufas é realizada em gêiseres.
Uma estufa de madeira é uma excelente solução para o cultivo de hortaliças durante todo o ano no jardim: sua instalação é bastante simples, os custos de material não são grandes e o retorno é bastante alto. Com a preparação adequada do material de construção, esse projeto durará mais de um ano.