Os tomates com efeito de estufa são suscetíveis a muitas doenças causadas por fungos, bactérias e vírus. Eles também sofrem de problemas causados pela fertilidade e pelo meio ambiente. O artigo fornece uma breve descrição dos problemas mais comuns associados ao tomate murcha.
Regras básicas para o cultivo de tomates em estufa
Algumas pessoas acham difícil cultivar vegetais em uma estufa. Isso acontece por causa da insegurança no conhecimento das regras e normas de cultivo. Mas tudo o que você precisa fazer é fornecer um solo adequado às plantas, fornecer muita luz, ar fresco e espaço livre para o crescimento. E certifique-se de alimentar periodicamente.
Provavelmente, você descobrirá que a infecção por doenças e insetos, crescimento fraco e baixa produtividade são o resultado de uma baixa variedade de tomates, e não suas ações. Tente cultivar apenas as plantas que demonstraram resistência e produtividade e são resistentes a doenças. Não compre sementes que indiquem que precisam de tratamento especial, fertilizantes ou proteção.
Um bom solo para o tomate é uma mistura de partes iguais de barro e composto. Os tomates gostam muito de produtos orgânicos. Também se pode adicionar musgo de turfa para formar um solo denso demais. O nível de acidez deve ser neutro ou alcalino (pH 6,5 ou inferior).Os fungos e mofo estão desenvolvendo ativamente e infectam facilmente as culturas espessadas. Portanto, certifique-se de ventilar bem as plantas e de uma distância de cerca de 0,4 m entre elas para um desenvolvimento ideal.
Verifique a temperatura. Os tomates crescem melhor com valores diários de + 21 ° C a + 27 ° C e noturnos - +16 ... + 18 ° C. O limite inferior é a temperatura do ar em dias nublados. Para evitar a queda de folhas, a umidade deve ser de cerca de 90%. Além disso, areje regularmente a estufa: quanto mais sol na estufa, maior a produtividade das plantas. Você pode organizar sombreamento, se necessário. Mas você não pode "acender a luz do sol" se colocar a estufa à sombra de árvores ou edifícios.
Instale um sistema de irrigação por gotejamento (recomendado). Nesse caso, água e fertilizante serão fornecidos às raízes usando tubos especiais. Com a ajuda de um tanque de irrigação por gotejamento, é possível organizar o fornecimento de soluções aquosas de fertilizantes.
Você sabe Os tomates vieram para a Europa da América com os conquistadores espanhóis. Eles os consideravam decorativos e eram cultivados em estufas apenas para o bem das flores.
Por que os tomates murcham em uma estufa: razões
As causas da murcha das folhas podem ser doenças, distúrbios do microclima, insetos e condições inadequadas de irrigação. A maioria das doenças e condições abióticas aparecem nos sintomas da folhagem. Do mesmo modo, a deficiência de nutrientes é manifestada. Murchar exige observação do caule ou condição das raízes, a fim de estabelecer um diagnóstico preciso.
Doenças de plantas
Doenças virais e bacterianas aparecem nas folhas e caules com manchas, podridão, torção e murcha. Algumas doenças se espalham muito rapidamente - em apenas alguns dias. Esporos de fungos se espalham pelo ar ao regar e afrouxar os espaçamentos das fileiras.
Sinais de infecção | Doença ou outra causa | Tratamento |
Manchas redondas marrons e bronze nas folhas, que depois desaparecem. Listras pretas aparecem em alguns pecíolos. | Vírus do tomate murchado. É transmitido por tripes e pulgões. | Recomenda-se o tratamento com neonicotinóides, um medicamento à base de tabaco. |
Os tomates jovens definham, diminuem o crescimento. As folhas são cobertas com manchas cloróticas. | Vírus de tomate amarelo encaracolado. Transmitido por mosca branca. | A medida preventiva ideal é o uso de variedades resistentes a esta doença e inseticidas contra moscas-brancas. |
Entre as veias aparecem manchas de forma irregular. Essas manchas ficam descoloridas e depois necróticas. O topo da planta começa a desaparecer. | Câncer bacteriano. | Tratamento obrigatório de estufas com enxofre em preparação para a estação de plantio. Durante a estação de crescimento, a rega é realizada com “Fitoplasmin” ou “Fitosporin-M”. |
Marrom, manchas redondas com uma borda amarela com menos de 3 mm de diâmetro, que se tornam sólidas. Desenvolver nas folhas inferiores e subir gradualmente. | Pontualidade bacteriana do tomate. | Aplique a pulverização com sulfato de cobre. |
As folhas mais antigas ficam amarelas nas bordas. O amarelamento é seguido por necrose e destruição do tecido da folha. Alguns tomates desaparecem rapidamente, enquanto outros podem desaparecer lentamente. | Podridão de Fusarium. | Passe o processamento "Fitosporin-M". |
A placa foliar das folhas jovens na parte superior da planta fica amarela pálida. O processo começa na base da folha e se move para o ápice, enquanto as veias permanecem verdes. | Deficiência de ferro. | Manifesta-se frequentemente com excesso de umidade nas raízes. Portanto, primeiro normalize a irrigação e a drenagem. |
As folhas mais antigas ficam amarelas, mas as bordas permanecem verdes. | Deficiência de magnésio. | Fertilizante necessário. |
Importante! Os esporos de alguns fungos podem viver no solo por vários anos, mesmo sem uma planta hospedeira. E essa propriedade define o tempo mínimo para a rotação de culturas.
Irrigação
O excesso de umidade também costuma causar a murcha das plantas. A ondulação começa com as folhas inferiores, subindo gradualmente até o topo do tomate. As folhas ficam marrons, secas e caem.
A rega ideal para o tomate é a irrigação por gotejamento. A água é fornecida por conta-gotas para as raízes da planta e impregna o solo a uma profundidade de 8 a 10 cm.
Para organizar a rega correta, você deve considerar as seguintes regras:
- a rega é realizada à medida que o solo seca, mas pelo menos 1 vez por semana;
- a água é vertida lentamente para não destruir as micro raízes, necessárias para a extração de nutrientes do solo;
- a umidade não deve penetrar nas folhas para excluir o risco de infecção com a praga tardia e outras doenças;
- não pratique a rega noturna, principalmente se o tempo estiver úmido e frio; temperaturas mais baixas e alta umidade contribuem para a doença.
Falta de luz
Em estufas, podem surgir 2 situações que se tornam problemáticas:
- baixa intensidade de luz;
- alta intensidade de luz.
Tomates precisam de iluminação brilhante. Mas não deve haver luz solar direta durante todo o dia. Caso contrário, queimaduras solares podem ocorrer nas folhas das plantas. Eles aparecem como áreas pálidas, branqueadas ou desbotadas. Com o tempo, as folhas se tornam frágeis, adquirem uma cor marrom e desbotam. Isso ocorre porque uma luz forte causa a degradação da clorofila. O tratamento é criar sombreamento artificial.
Ideal é a luz da manhã para um tomate. Este é o gatilho que causa a abertura de poros minúsculos na superfície das folhas (estômatos). Com a ajuda deles, a planta "respira", absorvendo dióxido de carbono e liberando o excesso de umidade. Se a folha superaquecer, as trocas de gás são interrompidas e queimam.Você sabe Tomates super cedo não são muito produtivos. Mas essas variedades são resistentes a doenças fúngicas. E para isso há uma razão - eles conseguem dar uma colheita antes do início do desenvolvimento ativo da microflora patogênica.
Superaquecimento
A temperatura do ar também é importante para os tomates. A temperatura ideal é +21 ... + 26 ° C durante o dia. Se o ar ficar muito quente, isso aumenta a temperatura da chapa e faz com que as folhas fiquem lentas e cedem.
Em temperaturas acima de + 28 ° C, o transporte de nutrientes é interrompido, de modo que as folhas podem desbotar. Para resolver o problema, fortaleça a troca de ar e cubra a zona da raiz com material de cobertura. Isso evitará o superaquecimento das raízes, ajudará a manter a umidade e diminuir a temperatura do solo.
Danos causados por insetos
As infecções bacterianas e virais em muitos casos são secundárias. As bactérias entram na planta através de tecidos danificados. Acima de tudo, as folhas são danificadas por insetos sugadores - tripes, moscas brancas, pulgões e outros. Pragas freqüentemente vivem na parte inferior das folhas ou nos seios. Observá-los não é fácil, mas manchas ou danos nas folhas são sempre perceptíveis. Se forem encontradas pragas, trate a colheita com um inseticida de amplo espectro. Trate com cuidado a área na base das folhas, na base do meio e em todas as dobras. Repita o tratamento a cada 3 dias por uma semana.
O que fazer e como economizar tomates?
Para tomar medidas oportunas contra pragas, é necessário inspecionar as plantas visualmente duas vezes por semana. Se não houver pragas, mas a planta murchar, verifique os parâmetros do microclima.
Eventos principais:
- normalizar a iluminação, a rega, a umidade e a temperatura do ar;
- trate plantas com fungicidas para impedir a propagação da doença e inseticidas se encontrar pragas.
Ações adicionais:
- destruir partes de plantas infectadas a pelo menos 3 m da estufa, pois esporos de fungos se espalharão pelo ar e infectarão outras plantas;
- controlar a aparência de pragas com a ajuda de armadilhas especiais;
- tratar plantas contra pragas a tempo.
Importante! Após o tratamento com preparações químicas, os frutos não devem ser ingeridos por pelo menos 20 dias. Considere isso se você precisar processar tomates na fase de frutificação.
Como evitar a murcha do tomate?
A prevenção da murcha inclui as principais medidas agrícolas:
- Cavar o solo no outono para combater as pragas do inverno;
- desinfecção da estufa com blocos de enxofre após a colheita para destruir qualquer tipo de praga - de vírus a toupeiras;
- rotação de culturas para evitar o acúmulo de microflora patogênica e pragas de tomate no solo;
- tratamento obrigatório de sementes com fungicidas antes da semeadura, a fim de proteger contra microorganismos e recuperação geral;
- remoção completa dos topos da estufa e de outros produtos orgânicos após a colheita.
Os tomates crescerão bem se você fornecer as condições certas para o crescimento. O cumprimento de todas as medidas preventivas, incluindo a desinfecção obrigatória no outono da estufa de pragas de todos os tipos, não prejudicará.