Muitos jardineiros conhecem a acidez do solo em seus canteiros. Abaixo estão algumas maneiras de abaixá-lo.
O que afeta o nível de acidez do solo no jardim
O crescimento normal da maioria das plantas requer um certo nível de acidez do solo. É determinado pelo nível de pH. Nesta base, o solo pode ser dividido em 3 grupos:
- ligeiramente ácido, no qual o pH começa em um nível de 7 unidades ou mais;
- neutro, igual a 7;
- ácido, o valor está abaixo de 7 unidades, e solos muito ácidos têm esse indicador ainda mais baixo, por exemplo, 4.
Como a maioria das plantas exige um certo nível de acidez para um bom desenvolvimento, elas devem ser identificadas em seu jardim. Muitas culturas hortícolas preferem solo neutro ou ligeiramente ácido.. Folhas pequenas, sem cor característica, frutas de tamanho médio - tudo isso indica que o nível de pH não é adequado para esta planta.
Você pode determinar o indicador por um método como observar plantas silvestres em seu jardim, porque elas têm suas próprias preferências. No solo com alta acidez crescem ativamente: diferentes tipos de musgo, banana, azeda, botão de ouro. O crescimento abundante de capim, bardana e urtiga indica uma reação neutra ou levemente ácida do solo.
Você sabe Quase todos os antibióticos que ajudam na luta contra doenças vêm do solo. Esses organismos deram ao mundo medicamentos essenciais como estreptomicina e ciclosporina..
Do mesmo modo, a acidez afeta espécies culturais.. Os solos levemente ácidos são preferidos por pepinos, batatas, alcachofras de Jerusalém, rabanetes, berinjelas e flores - rosa, crisântemo, peônia e papoula. Os valores neutros de pH são adequados para beterraba, repolho e cebola. Quanto aos solos ácidos, eles gostam de cenouras, tomates, abóboras.
Níveis elevados desse indicador levam a uma desaceleração do crescimento radicular, sua ramificação. Plantas cultivadas sob tais condições são freqüentemente suscetíveis a várias doenças e pragas. As colheitas são mais mal armazenadas.
Métodos de abaixamento
Após a determinação desse indicador, é necessário tomar medidas para baixá-lo, desde que não seja adequado.Para fazer isso, você pode criar os seguintes tipos de drogas:
- Limão com casca. Primeiro, é temperado com água. As doses são impressionantes: pelo menos 50 kg de cal são consumidos por cem acres de solo muito ácido, ácido médio - a partir de 40 kg, levemente ácido - a partir de 20 kg.
- Farinha de dolomita. Este material, além da desoxidação, tem outras propriedades úteis, por exemplo, enriquece a terra com nutrientes. As taxas de aplicação dependem do grau de acidificação: de 350 a 600 g por 1 m² de território.
- Agentes desoxidantes especiais. Estes incluem: giz, cinza e turfa. As normas também dependem do nível do indicador. Os gizes contribuem de 100 a 300 g por 1 m², as cinzas são suficientes 1 xícara por 1 m², mas as cinzas de turfa precisam de 2-3 vezes mais do que o habitual, para sentir um efeito significativo.
- Preparações complexas. Vendido em lojas especializadas e usado de acordo com as instruções. Eles são mais eficazes porque contêm muitos nutrientes para o solo.
Vídeo: Indicadores de plantas de acidez do solo
Uso de sideratos
Alguns jardineiros preferem usar culturas laterais para diminuir a acidez. Semeá-los no outono. Essas plantas têm raízes muito longas, com as quais soltam perfeitamente a terra e elevam os nutrientes da profundidade à superfície. Ao mesmo tempo, os siderados formam biomassa que pode substituir o estrume.
As plantas mais famosas com propriedades desoxidantes são:
- aveia;
- centeio
- legumes;
- alfafa;
- mostarda
- phacelia.
O uso constante dessas plantas ajuda a evitar o uso de preparações especiais para esses fins. Nesse caso, o solo se torna mais fértil e solto.
Você sabe Nas latitudes temperadas médias, uma camada de solo fértil com até 2 cm de espessura é formada em cerca de cem anos.
Momento e frequência de aplicação dos preparados para desoxidação do solo
Se o indicador estiver muito alto, a calagem deve ser feita gradualmente, pois o processo de alteração da acidez é longo. As estações mais adequadas são outono, inverno e primavera. Se a cal cortada for usada, você poderá esperar o efeito em alguns meses. Ao fazer giz, o resultado será o mais tardar seis meses depois.
Os agricultores aplicam fertilizantes de cal cerca de uma vez a cada 5 anos. A retificação também é extremamente importante: quanto mais fina for, mais eficaz será. Preparações como farinha de cinzas e dolomita são adicionadas juntamente com o estrume, sendo os primeiros agentes desoxidantes distribuídos e depois o estrume. Após o procedimento, é aconselhável cavar o chão.
Como você pode ver, é muito fácil determinar independentemente o nível de acidez do solo e, se necessário, ajustá-lo. Ao mesmo tempo, as plantas crescem e se desenvolvem bem, e vegetais, frutas e bagas proporcionam uma excelente colheita.