Berinjela - legumes muito saborosos e saudáveis, ricos em solanina e vitaminas saudáveis. Ao cultivar berinjelas em uma estufa, o produtor pode encontrar fenômenos desagradáveis como doenças e pragas. Neste artigo, examinaremos como as berinjelas podem machucar, quais insetos representam um perigo para elas e como lidar com elas.
Sinais externos da doença
Muitas vezes acontece que, entrando em uma estufa, um cultivador de legumes percebe que tudo não está bem com as berinjelas, os arbustos são amarelos ou manchados, as folhas e os ovários estão desmoronando, deformados, sem manchas ou os frutos não crescem. A razão para isso pode ser tanto doenças fúngicas quanto bacterianas e invasão de pragas. Para tomar medidas para melhorar o estado do plantio, você precisa determinar corretamente e em tempo hábil o diagnóstico.
Você sabe Um estudo publicado em 1993 no English Medical Journal mostrou que, entre todos os vegetais, a berinjela está em primeiro lugar nos níveis mais altos de nicotina. Mas isso não deve causar preocupação para o consumidor, pois você precisa comer de 9 a 18 kg de berinjela para saturar o corpo com a quantidade de nicotina que uma pessoa recebe fumando um cigarro.
Os principais tipos de doenças
Muitas doenças podem ocorrer nas berinjelas, causadas por insetos que transmitem a infecção de arbusto em arbusto, bem como esporos de fungos ou bactérias. A seguir estão as doenças mais comuns na cultura da berinjela.
Perna preta
Esta é a doença mais perigosa para a berinjela jovem. Os esporos do fungo estão no solo; se o clima se torna favorável, o fungo se desenvolve e se move para arbustos jovens no local onde a fronteira entre a terra e o ar passa. Tendo se estabelecido no caule, o fungo sela os vasos sanguíneos e impede a planta de receber nutrientes. O caule próximo ao solo fica marrom, seca, afina e, nesse local, é obtida a constrição do caule. O caule da berinjela no local onde o fungo está localizado se rompe, a planta morre.Como se livrar. Aos primeiros sinais do aparecimento de um fungo, o solo e as plantas devem ser tratados com qualquer medicamento antifúngico, interromper temporariamente completamente a rega e a alimentação, realizar ventilação regular, elevar a temperatura na sala, melhorar a iluminação, folhas de poeira, caules e solo nos corredores com cinzas de madeira.
Prevenção Não abaixe a temperatura na sala onde as mudas de berinjela crescem abaixo de + 20 ° C, ventile a sala regularmente. Os primeiros 20 dias de vida das mudas são regados com moderação e raramente. Forneça às mudas uma boa iluminação instalando um phytolamp próximo às mudas.
Você sabe Os benefícios para a saúde de comer berinjela incluem: fortalecimento dos ossos e prevenção da osteoporose e redução dos sintomas de anemia. Vegetal melhora a saúde do sistema cardiovascular e protege o sistema digestivo, previne a ocorrência de câncer. Berinjela também é bom para deixar cair peso, tratamento para diabetes, alívio do estresse e proteção no útero do feto contra defeitos congênitos.
Praga tardia
Phytophthora sp. - a doença é causada por um fungo. A doença afeta as folhas, caules e frutas, manchas marrons e pretas aparecem nelas, seguidas por necrose tecidual. No primeiro estágio, um micélio esbranquiçado se desenvolve sob a placa inferior das folhas de berinjela. A doença se desenvolve a uma temperatura de +10 ... + 25 ° C, na presença de alta umidade.Como se livrar. Nos primeiros sintomas, os fungicidas são pulverizados.
Prevenção As plantas são alimentadas com fertilizantes balanceados e evitam ao máximo a alta umidade na estufa. Recomenda-se a esterilização do solo por tratamento térmico ou irrigação do solo com um medicamento antifúngico como o Trichodermin. Realize um ou dois tratamentos preventivos na folha com preparações contendo cobre.
Você sabe Berinjela — um fornecedor confiável de fibras alimentares, vitamina B1 e cobre. É uma boa fonte de manganês, vitamina B6, niacina, potássio, folato e vitamina K. As berinjelas também contêm fitonutrientes, como nazunina e ácido clorogênico.
Esclerotiniose e Alternaria
A esclerotinia é um fungo que causa a podridão das raízes e caules. Crescimentos negros (escleródios) se formam nas raízes da berinjela doente, mofo cinza aparece na parte aérea da planta. A esclerotiniose também causa apodrecimento das folhas - em caso de infecção grave, toda a parte aérea pode ficar amarela e cair do sistema radicular. O fungo pode persistir na terra por muitos anos. Um surto é causado por umidade e calor.Como se livrar. As plantas infectadas devem ser desenterradas juntamente com as raízes e destruídas pelo fogo; as demais plantações de berinjela devem ser tratadas com uma mistura de Bordeaux ou preparações com oxicloretos de cobre.
Prevenção Para evitar a ocorrência de esclerotiniose em estufa com berinjela, é necessário observar o intervalo de tempo entre cultivar uma cultura no mesmo canteiro (2-3 anos), evitar estagnação da água, ventilar bem a estufa, garantir que as plantas sejam iluminadas pela luz solar, evitar o contato das folhas de berinjela com o solo.
Você sabe 100 g de berinjela contém 25 calorias. Esses vegetais são compostos de 92% de água, 6% de carboidratos, 1% de proteína e uma pequena quantidade de gordura.
Alternariose - esta doença também é conhecida como "podridão cinzenta", causada por um fungo que permanece no solo, nos restos de plantas infectadas e em sementes infectadas. Geralmente as plantas adultas adoecem, manchas irregulares marrons escuras com amarelo, apodrecendo e subsequentemente halo holey no centro aparecem nas folhas.
Aparecem pontos mortos pretos no caule, localizados principalmente perto dos galhos. Nas frutas da berinjela, os danos aparecem na área de conexão com o pecíolo na forma de um ponto redondo escuro, interceptado por dobras profundas. Às vezes, inflorescências também são danificadas, áreas mortas também aparecem nelas.Como se livrar. Rasgue e retire as plantas infectadas do local, em caso de danos em massa, trate as berinjelas com preparações contendo sulfato de cobre.
Prevenção Para combater a alternância, recomenda-se que a rotação de culturas seja observada com um intervalo de tempo de pelo menos 3 anos, tratamento de sementes em água quente. Também é recomendado evitar plantios super densos, rega excessiva, estagnação da água no solo e uso de fertilizantes orgânicos incompletamente decompostos.
Necrose interna
Esta doença viral leva ao ressecamento e mumificação de algumas partes do fruto da berinjela.Como se livrar. É mais fácil prevenir esta doença na fase das sementes do que combatê-la em plantas adultas.
Prevenção Antes de semear as sementes no solo por 20 minutos, elas são mantidas em uma solução de ácido clorídrico a 20% para desinfecção. Após esse período, a semente é lavada em várias águas, após o que é seca até a fluidez e semeada. Também é desejável desinfetar (ferver com água fervente ou calcina no forno) para cultivar mudas de berinjela.
Botrite
Botrytis é uma doença fúngica, que se desenvolve principalmente com o aumento da umidade e temperaturas baixas, em salas com pouca ventilação. Causa apodrecimento nas hastes e folhas, manchas apodrecidas posteriormente cobertas com um molde acinzentado característico e matriz.Como se livrar. Este é um fungo que se espalha rapidamente, por isso é muito importante remover as plantas infectadas da estufa e tratar rapidamente as plantações com preparações contendo oxicloreto de cobre.
Prevenção Recomenda-se evitar o uso de adubo incompletamente decomposto ou adubo fresco, estagnado na zona basal da água e com rega excessiva, e também é impossível fertilizar demais os canteiros.
Mosaico de tabaco
Esta é uma doença viral muito perigosa que se espalha por insetos (pulgões, nematóides) ou ferimentos sofridos durante o plantio. Ela se manifesta na aparência de áreas descoloridas características (amarelo, verde claro, marrom) nas folhas, e também são conhecidos outros sintomas do mosaico do tabaco: murchas, picos tortos, arbusto anão, baixa produtividade. As frutas das plantas infectadas geralmente são deformadas ou as plantas não dão frutos. O fruto tem uma epiderme enrugada, áreas necróticas de formato alongado estão presentes na pele.Como se livrar. Não existe remédio para doenças virais, uma planta doente deve ser removida juntamente com as raízes do jardim e queimada. A luta consiste principalmente em suprimir vetores parasitas (em particular, pulgões e nematóides) e eliminar os arbustos afetados.
Prevenção O uso de ferramentas de trabalho desinfetadas, o uso de material de plantio livre de vírus e variedades de berinjela resistentes a mosaicos, a proteção oportuna das plantas contra parasitas vetoriais.
Os principais tipos de pragas
Berinjelas são muito vulneráveis à atividade de insetos que sugam suco ou comem suas folhas. Insetos, como pulgões e ácaros, não apenas destroem os legumes ao ingerir seu suco, mas também transferem bactérias e esporos de fungos de planta para planta.
Pulgões
São pequenos insetos de cor verde, cinza ou preto, sugando a linfa das folhas e brotos jovens, o que causa a deformação das plantas. Eles são os principais portadores de doenças virais. As colônias de afídeos estão localizadas em brotos jovens de berinjela, causando torção e secagem das folhas, hipertrofia das raízes e inibição do crescimento.Como se livrar. Trate os arbustos com inseticidas ou lave pequenas pragas com uma forte pressão de água de uma mangueira. Para combater os pulgões, você também pode usar seus predadores naturais, como joaninhas ou besouros terrestres.
Prevenção Evite a formação de um formigueiro próximo à estufa, cubra o canteiro de berinjela com cobertura morta e alimente as plantas com fertilizantes balanceados com baixo teor de nitrogênio. Também é aconselhável evitar o uso de água fria para irrigação.
Ácaro aranha
Panonychus ulmi ou ácaro vermelho. Antes de atingir a idade adulta, a praga tem quitina transparente, por isso é muito difícil notar nas plantas, os insetos adultos têm uma cor vermelha ou bordô. Afeta a berinjela, localizada na parte inferior das folhas e suga o suco. Na maioria das vezes, ataca folhas, mas também gosta de comer caules jovens, o que causa o aparecimento de folhas deformadas. As folhas afetadas subsequentemente ficam amarelas, muitas vezes banhadas. Os sintomas causados pelo ataque do ácaro vermelho são uma diminuição da atividade fotossintética, amarelando as folhas.Como se livrar. Os arbustos são tratados com inseticidas, o ácaro é lavado com jatos de água de alta pressão e as folhas e caules são lavados com água e sabão.
Prevenção Eles limitam a nutrição de berinjelas com efeito de estufa com fertilizantes com alto teor de nitrogênio, mantêm uma alta temperatura na estufa e reduzem a umidade do ar.
Mosca branca
Trialeurodes vaporarium ou mosca branca - uma pequena mosca com asas branco-leitosas, adora o ar quente e úmido da estufa, está localizada na parte inferior das folhas, onde come suco. A sucção do suco, juntamente com a produção abundante de orvalho do mel, contribui para o desenvolvimento de fungos nocivos, causa amarelecimento da placa foliar, leva à inibição do crescimento e, em casos extremos, à morte da berinjela. O Whitefly desenvolve até 5 gerações durante a estação quente. Um clima quente e úmido, combinado com a falta de ventilação, contribui para o seu aparecimento no plantio de berinjela, de modo que esses insetos procriam continuamente em uma estufa aquecida, com uma diminuição na reprodução no inverno.Como se livrar. A luta consiste em pulverizar as plantações com inseticidas ou infusão de tansy, usando armadilhas biológicas ou de cola.
Prevenção Reduza o número de irrigação nas estruturas da estufa e mantenha a umidade do solo cobrindo o solo, ventile regularmente a estufa.
Maneiras de controlar pragas e doenças
As pragas de berinjela podem causar sérios danos à quantidade e qualidade da colheita, e se não foi possível impedir essa invasão por meio de medidas preventivas, é hora de o produtor começar a destruí-las.
Importante! Não é recomendável exceder a dosagem do produto químico especificado nas instruções. Não é seguro para a saúde humana e pode causar efeitos indesejados.
Processamento de plantações de berinjela em estufa com pesticidas:
- Para isso, é usada a pulverização de inseticidas nas plantas ("Karatê", "Intavir", "Aktara", "Actellik").
- As folhas de berinjela são pulverizadas a partir de uma pistola de bomba de jardim, os produtos químicos são diluídos com água nas proporções especificadas nas instruções anexadas à substância. A solução resultante deve ser filtrada, para que as partículas sólidas não obstruam o pulverizador. Jardineiros experientes recomendam adicionar sabão líquido ou detergente para a louça (para colar) a qualquer solução ao pulverizar.
- A pulverização é realizada à tarde, após 16 horas. Neste momento, o calor do meio-dia já está começando a diminuir, e isso é importante, pois a maioria dos produtos químicos não é recomendada para uso em temperaturas acima de + 25 ° C. De manhã ou na hora do almoço, esses tratamentos podem ser realizados em um dia nublado ou frio.
- A pessoa que realiza o tratamento químico deve estar vestida com roupas que cubram completamente o corpo, luvas, chapelaria e óculos para evitar o contato com a pele. Durante o tratamento químico das plantas, uma pessoa que trabalha não deve beber água, comer ou fumar para impedir que o produto químico entre na mucosa da boca. No final do trabalho, as roupas são lavadas com sabão e uma pessoa visita o chuveiro.
Importante! Como fertilizantes para o futuro plantio de berinjela, você pode usar o plantio de sideratos da família das leguminosas, que saturam o solo com nitrogênio e melhoram a estrutura do solo.
Medidas preventivas
Para evitar doenças de berinjela em casa de vegetação, as seguintes regras devem ser observadas:
- Siga o esquema de plantio, não permita densificação excessiva no jardim.
- Use tesouras de podar para remover as folhas inferiores em contato com o solo.
- Nas berinjelas adultas, é necessário desbaste para remover o excesso de enteados e folhas.
- Realize tratamentos foliares preventivos com agentes químicos ou biológicos para doenças e insetos nocivos.
- Coloque insetos, pulgões predadores naturais, moscas-brancas e outras pragas (joaninha, besouro do solo) na estufa.
- Observe a rotação das culturas devolvendo as plantas da mesma família à estufa o mais tardar três anos depois.
- Realizar a esterilização da estufa e do solo no final da estação de crescimento.
- Trate as folhas com produtos biológicos: infusão de alho, urtiga. Também é muito eficaz borrifar os arbustos com piretro e uma solução de sabão.
- Cultivar plantas que emitem produtos voláteis em estufa: endro, erva-doce, malmequeres, chagas, calêndula. Essas plantas atraem outros insetos para a estufa, que são predadores naturais de pragas.
Deve-se lembrar que o produto biológico não possui a velocidade do repelente químico e, se a estufa já estiver infectada com pragas e doenças, é improvável que o produto com alho possa fornecer ajuda eficaz, mas na fase preventiva ou no início do problema, o alho funciona perfeitamente.
Importante! Após as berinjelas serem pulverizadas com produtos químicos de proteção, seus frutos não são adequados para consumo nos próximos 14 dias.
Cozinhar infusão de alho:
- Usando espremedores de alho, moa 3-4 dentes de alho e despeje 0,5 litros de água quente.
- Depois disso, a solução é deixada por algumas horas até que seja resfriada naturalmente.
- Se você precisar preparar uma grande quantidade de água com alho para introduzir na zona das raízes das plantas, use bolbos e folhas de alho na proporção de 5 kg de plantas frescas por 100 litros de água.
Variedades resistentes a doenças
Existem muitas variedades de berinjela, não uma resistência ruim a patógenos. Por que não jardineiros escolher tais variedades, a fim de evitar problemas com o tratamento de doenças durante o crescimento.
Variedades de berinjela resistentes a doenças:
Berinjelas são plantas que adoram o calor; portanto, em nosso país, na maioria das vezes, esse vegetal é cultivado em ambientes fechados. Um cultivador de plantas obterá uma rica colheita de deliciosos vegetais roxos se ele puder proteger suas plantas contra doenças e insetos nocivos.