A cenoura é um dos poucos vegetais cultivados na zona climática temperada que pode ser mantida fresca até a colheita futura, quase sem perder suas qualidades úteis, que, dado o alto teor de vitaminas e outras substâncias biologicamente ativas nessas culturas de raízes, as tornam especialmente valioso durante a deficiência de vitamina.
No entanto, qualquer jardineiro que cultive cenouras em seu próprio terreno pessoal, você precisa saber que nem todas as variedades desse vegetal são igualmente adequadas para armazenamento a longo prazo. Para esse fim, apenas frutas de amadurecimento tardio devem ser usadas, por exemplo, o excelente híbrido F1 de amor de Sankin, excelente híbrido, que será discutido nesta revisão.
Você sabe Sob a marca "Sankina Love", não são produzidas apenas cenouras. Existem também híbridos de repolho, pepino e pimentão com o mesmo nome, e todos, apesar da falta de registro estadual, conseguiram receber elogios dos agricultores.
História da criação de variedades
A cenoura amorosa de Sankin F1 foi criada pelos criadores da conhecida empresa agrícola de Moscou "Ural summer resident", que atua ativamente na produção de sementes e mudas há mais de 80 anos, que se distinguem pelo aumento da resistência e destinam-se, em particular, ao cultivo de agricultura de risco nas regiões, incluindo os Urais e a Sibéria.
Como o híbrido de amor Sankin não está incluído no registro de realizações de seleção da Federação Russa, não há informações oficiais sobre sua zona de zoneamento.
No entanto, levando em conta a especialização do fabricante e contando com as inúmeras avaliações de jardineiros, pode-se argumentar que essa cenoura pode ser cultivada com igual sucesso em toda a parte central da parte européia da Rússia, incluindo as regiões econômicas Central, Central Black Earth, Middle Volga e North Cáucaso, e áreas mais frias das regiões Volga-Vyatka, Noroeste e Ural, Oeste da Sibéria, Leste da Sibéria e Extremo Oriente, onde, para proteção contra o frio, um híbrido, se necessário, cobre eles choram com um filme.
O amor de Sankin está crescendo lindamente na Ucrânia, Moldávia e outros países vizinhos da Rússia.
Descrição das culturas de raízes
O amor de Sankin se distingue pelo formato cilíndrico alongado das raízes com uma ponta romba.
Tamanhos médios de cenoura:
- comprimento - de 20 a 25 cm;
- largura - de 2,5 a 3,5 cm;
- peso - de 85 a 120 g.
Por tipo, esse híbrido é o mais próximo de Nantes, pois, além de sua forma característica, possui uma carne crocante, suculenta, tenra e muito doce, inerente a esse grupo que as crianças adoram.
O núcleo do fruto não é expresso, a pele é fina, a cor da polpa é monofônica, saturada, vermelho-laranja. As características de sabor das cenouras estão além dos elogios, pelas quais o híbrido recebe consistentemente a maior pontuação de degustação.
Uma vantagem adicional é o alto conteúdo de caroteno nas frutas, razão pela qual são recomendadas para a preparação de alimentos para bebês e dietas e, para esse fim, podem ser usados frescos e processados.
O objetivo do fruto é universal. O híbrido é adequado para fazer sucos e purê de batatas, ferver e assar, mas mesmo sem tratamento térmico, essa cenoura é muito boa.
Características da classe
Em termos de maturação de Sankin, o amor F1 é classificado como amadurecimento tardio. As colheitas de raízes começam a atingir maturação biológica aproximadamente em 120 a 135 dias a partir do momento da germinação em massa.
Você sabe Parthia Tsar Mithridates IV, que governou o século I da nova era e era conhecido por constantes guerras com Roma e ao mesmo tempo com seu irmão Vologes II, que era o governante do mesmo estado, mas sua parte oriental, tinha todos os motivos para ter medo de envenenar, mas ele acreditava que isso neutralizaria veneno pode estar com ... cenouras.
O criador do híbrido o caracteriza como super produtivo, e uma das principais qualidades dessa cenoura é que sua produtividade é garantida mesmo em solo pesado, onde a grande maioria das variedades dessa cultura cresce muito mal.
A resistência ao gelo e a condições climáticas adversas tornam possível cultivar o amor da Sankin em quase todos os lugares sem grande esforço: as cenouras não são propensas a rachaduras, flores e tiros, raramente ficam doentes e são levemente afetadas por pragas, causam perdas mínimas no processo de coleta (não racha e não quebra) ), finalmente, como todas as variedades de amadurecimento tardio, possui excelente qualidade de conservação, sem perder, ao mesmo tempo, sua apresentação, sabor ou propriedades úteis.
Prós e contras
Avaliando o amor híbrido da Sankin, os jardineiros chegam quase por unanimidade à conclusão de que essa cenoura consiste apenas em virtudes.
- De fato, o híbrido se distingue por:
- produtividade ultra alta;
- excelentes características de sabor;
- composição química rica com um teor muito alto de açúcar e caroteno;
- finalidade universal e possibilidade de inclusão em dietas infantis e médicas;
- despretensiosidade à composição do solo;
- grandes raízes da forma correta e do mesmo tamanho;
- resistência ao gelo;
- falta de tendência para atirar, flacidez, rachaduras;
- baixas perdas durante a colheita;
- boa transportabilidade;
- prazo de validade muito longo.
O híbrido não possui falhas objetivas. Podemos falar sobre o fato de que as cenouras amadurecem por tempo suficiente; no entanto, é essa qualidade que fornece às culturas de raízes uma boa qualidade de conservação. Além disso, qualquer jardineiro deve entender que variedades e híbridos de alto rendimento costumam ter requisitos mais altos para a presença no solo de todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento e a observância de outras condições agrotécnicas, sem as quais você não pode contar com a oportunidade de aproveitar todas as vantagens acima.
Características do cultivo e cuidados
As cenouras, em geral, são uma cultura despretensiosa, mas nem todos conseguem cultivar uma boa colheita em seus canteiros. O motivo é que esse vegetal precisa de condições muito específicas, que já devem ser criadas na fase de escolha de um local adequado para o local, além de observar o tempo e a tecnologia do plantio.
Requisitos do solo
Como foi dito, o amor de Sankin pode crescer e até dar frutos bem em solo duro, no entanto, isso não significa que esse tipo de solo para o híbrido seja preferido.
No entanto, se o solo da parcela for de terra preta, não é necessário ajustar sua composição antes de plantar cenouras, mas é melhor adicionar uma mistura de turfa e areia (pelo menos 10 l por 1 m²) ao solo argiloso. No solo de turfa, desde que não haja sinais de alagamento, o amor da Sankin pode ser cultivado com bastante sucesso se areia for adicionada ao substrato antes do plantio.
Importante! O solo ideal para o híbrido Sankin é o amor - arenito ou barro. Neste solo, as cenouras crescem maiores, mais doces e mais suculentas do que as cerejas.
As cenouras precisam de solo rico em matéria orgânica (o teor mínimo de húmus exigido pela cultura é de 4%). No entanto, é estritamente proibido plantar fertilizantes orgânicos frescos, principalmente adubo: nesse solo, as cenouras ficam desajeitadas ou "chifrudas". Portanto, esse tipo de fertilização deve ser colocado no solo, pelo menos um ano antes do plantio.
Outra condição na escolha de um local para a cama é a boa drenagem e a completa ausência do risco de estagnação da água (nessas condições, as raízes crescem muito pequenas, racham ou simplesmente apodrecem). A acidez ideal do solo é de 5,7 a 6,9 (reação neutra ou levemente ácida).
Outra condição importante é a iluminação. A cenoura é uma das culturas mais fotófilas cultivadas em nossas latitudes, por isso é necessário destacar a área mais aberta e ensolarada para ela.
A alta necessidade do híbrido de umidade e, ao mesmo tempo, sua completa rejeição da estagnação da água no solo, determina os seguintes requisitos para o leito - deve ser o mais uniforme possível para que a água seja distribuída uniformemente durante a chuva e a irrigação.
Você sabe Acredita-se que o consumo regular de cenoura reduza a probabilidade de desenvolver câncer de pulmão, mas essa regra é válida apenas para quem não fuma. Surpreendentemente, para fumantes, tem o efeito exatamente oposto.
O local para o cultivo do amor Sankina precisa ser selecionado levando em consideração as regras padrão de rotação de culturas, pois em um local onde cenouras e outras culturas relacionadas a ele (de acordo com os requisitos de composição do solo e as pragas mais características) costumavam crescer, o híbrido nunca produzirá uma boa colheita.
Bons precursores de cenouras são: | O amor de Sankin não deve ser plantado depois de: |
|
|
Regras de semeadura
Tradicionalmente, as cenouras Sankin são plantadas na primavera. No entanto, jardineiros racionais às vezes aplicam o método de semeadura no inverno a esse híbrido (no final de outubro ou no início de novembro). Isso permite que você obtenha uma colheita anterior de culturas de raízes, que são usadas para consumo imediato e, abaixo dos indicadores para o inverno, o método usual de primavera é usado.
Quanto ao momento da semeadura, estritamente de acordo com as regras, é necessário aguardar o calor constante. Na região central da Rússia, chega o momento certo no final de abril; nas regiões mais ao norte, você deve esperar mais de 1,5 a 2 semanas, enquanto os sulistas podem realizar o procedimento no final de março. O principal é que o solo na camada superior se aquece até pelo menos + 6 ... + 7 ° C, e as geadas da noite são deixadas para trás.
No que se refere à preparação de sementes do híbrido Sankin antes da semeadura, a situação de amor é ambígua. Muitos especialistas observam que a imersão, o curativo e a estimulação preliminares não têm uma influência decisiva na velocidade e intensidade da germinação; portanto, recomenda-se limitar-se apenas a uma verificação preliminar da qualidade do material das sementes plantando várias amostras experimentais da casa em um copo separado.
Importante! Tanto no inverno quanto no início da primavera, apenas sementes secas são depositadas no solo. Mergulhe-os somente se o plantio for realizado em solo bem aquecido.
Outra precaução importante: a desinfecção das sementes por imersão em permanganato de potássio, ácido bórico e outras preparações similares é realizada somente após a imersão preliminar, uma vez que soluções agressivas podem destruir as sementes secas.
Antes de semear, a cama deve ser desenterrada e, se tiver sido preparada no outono, solte-a. Em seguida, marque as linhas futuras. A maneira mais fácil de fazer isso é com pinos de madeira presos nos dois lados da linha e, se necessário, adicionalmente no centro. O espaçamento entre linhas para o amor híbrido da Sankin deve ser de cerca de 20 cm. Então, ao longo das linhas planejadas, os sulcos são cavados com uma profundidade não superior a 1,5–2 cm e abundantemente regados com água.
Quando a água é absorvida, é realizado o layout das sementes e sua subsequente cobertura com terra. Às vezes, as sementes de cenoura são plantadas pelo método da fita. Consiste no fato de que as sementes secas são pré-coladas com um pedaço de amido fabricado em papel higiênico a uma distância de 4 cm uma da outra, o que permite controlar imediatamente o número de sementes nas fileiras e salvar significativamente o número, devido à ausência da necessidade de desbaste intensivo no futuro .
A fita de papel, juntamente com as sementes, é colocada no fundo do sulco e coberta com terra, como no método usual de plantio. Esse método consome bastante tempo, mas ainda é muito conveniente, mas também tem suas desvantagens: com pouca germinação, o canteiro do jardim pode se tornar muito raro e o jardineiro não receberá o rendimento esperado da cenoura.
Importante! Depois de cavar o sulco, o leito não deve ser regado, pois isso leva a uma penetração descontrolada e desigual de sementes no solo, o que diminui significativamente o processo de germinação e afeta negativamente as taxas gerais de germinação.
Os primeiros rebentos de cenoura aparecem antes de 2-3 semanas após o plantio. Esse processo pode ser ligeiramente acelerado, cobrindo o canteiro do jardim com um filme ou uma tela agrotécnica leve para criar um efeito estufa. Imediatamente após o aparecimento dos brotos, o abrigo deve ser removido.
Rega
O amor de Sankin é um híbrido higrófilo. É necessário regar a cama regularmente e abundantemente, tentando garantir a umidade uniforme do solo e, ao mesmo tempo, evitar estagnação da água.Com grande gratidão, as cenouras também respondem à aspersão, pois para a rega "mais baixa" (sob a raiz), é melhor não regá-la ou diretamente da mangueira, e com o método de irrigação por gotejamento, basta ligá-lo a cada 2-3 dias, o que reduzirá significativamente o consumo de água e evitará a secagem excessiva e a deterioração das raízes.
A intensidade da rega em diferentes períodos da estação de crescimento das cenouras varia. Portanto, se nos estágios iniciais a cultura precisa de hidratação frequente, mas dosada, à medida que as raízes são formadas, os intervalos entre a irrigação são reduzidos e a quantidade de água usada, pelo contrário, é aumentada para que a terra seja saturada com umidade a uma profundidade de pelo menos 15 cm
Importante! Você não pode derramar cenouras com água fria ou dura: se a água da torneira for usada para irrigação, ela deve primeiro ser mantida por várias horas ao sol para que se acalme e se aqueça.
Para melhorar o sabor, aumentar a doçura e prolongar a vida útil das frutas cerca de 30 dias antes da colheita, a rega é completamente interrompida, pulverizando levemente a camada superior do solo imediatamente antes da colheita, para facilitar a remoção das cenouras do solo.
Como sugestão, você pode usar as seguintes taxas de consumo de água ao regar o amor híbrido da Sankin em diferentes fases da estação de crescimento, no entanto, é necessário entender que estamos falando de indicadores médios que são ajustados dependendo das condições climáticas e climáticas específicas:
Período e método de rega | Consumo de água por camas de 1 metro quadrado, l (entre parênteses são as taxas de consumo ao usar irrigação por gotejamento) | Freqüência de rega |
pode | 4–5 (2–3) | A cada 3-4 dias |
Maio (aspersão) | 35–40 | 1-2 vezes por semana |
junho | 10–12 (4–5) | A cada 5-7 dias |
julho | 12–15 (5–6) | 1-2 vezes por semana |
agosto | 5–6 (2,5–3,5) | 1-2 vezes por mês |
Top vestir
Com as melhores camas de cenoura, você precisa ser extremamente cuidadoso. Durante a estação de crescimento, os orgânicos não podem ser adicionados a essa cultura, e o foco principal dos fertilizantes minerais está nos componentes de potássio e fósforo, uma vez que as culturas radiculares tendem a acumular nitratos, portanto, uma grande quantidade de nitrogênio no solo afeta negativamente a qualidade da cultura.
A aplicação de fertilizante para o cultivo do amor híbrido da Sankin pode ser assim:
Droga | Tempo de aplicação | Método de aplicação |
Nitrophoska | Três vezes - um mês após a emergência, 2 semanas após a primeira alimentação e de 1 a 10 de agosto | Molhar com uma solução preparada em uma concentração de 1 colher de sopa. medicamento por 10 litros de água |
Cinzas de madeira | 2,5-3,5 meses após a emergência | Molhar com uma solução preparada na concentração de 15 g de matéria seca por 10 litros de água |
Ácido bórico | 2,5-3,5 meses após a emergência | Molho foliar (pulverização) com uma solução preparada na concentração de 1 colher de chá medicamento por 10 litros de água |
Ao preparar a cobertura com base em cinzas de madeira, você pode adicionar algumas gotas de permanganato de potássio ao fluido de trabalho. Essa precaução fornece proteção adicional para as culturas de raízes contra infecções por fungos e pragas no solo.
Os especialistas recomendam não abusar das cinzas da madeira como fertilizante para as cenouras e usá-las no máximo uma vez a cada 2-3 anos.
Importante! Um excesso de fertilizantes orgânicos e minerais no solo atrai uma mosca de cenoura para o leito e as próprias raízes são deformadas.
Capina
As ervas daninhas são um verdadeiro desastre para as cenouras. A principal razão é que a colheita cresce muito lentamente e a grama “estranha” no jardim é rápida.Você não deve remover ervas daninhas do jardim antes dos primeiros brotos de cenoura, pois essas ações podem danificar brotos ainda não visíveis para os olhos. Porém, assim que o rebento "cultivado" formar a primeira folha verdadeira (10 a 15 dias após a germinação), deve-se realizar uma capina completa do jardim.
Na próxima vez que o procedimento for repetido na fase do segundo folheto real, combinando-o com o desbaste - outro evento necessário para o cultivo de cenouras. Como resultado da manipulação entre cada uma das mudas vizinhas, deve ser fornecida uma distância de pelo menos 2 a 2,5 cm.
Importante! O amor reage ainda mais dolorosamente às ervas daninhas Sankin do que aos maus predecessores.
No processo de desbaste, é muito importante observar a tecnologia para extrair brotos extras do solo: o movimento deve ser direcionado não para cima, mas para o lado, garantindo assim a integridade do sistema radicular das amostras deixadas no leito. Enquanto as mudas são pequenas, desbaste-as pode ser bastante difícil.
Jardineiros experientes recomendam fazer isso não com as mãos, mas com uma pinça. Nesse caso, é muito mais fácil capturar cada broto selecionado sem incomodar os vizinhos. Um mês após o primeiro desbaste, o procedimento deve ser repetido, removendo ao mesmo tempo pelo menos metade das mudas e dobrando a distância entre os arbustos futuros.
A cultura não deve ser picada: é impossível cultivar boas cenouras sem uma quantidade suficiente de espaço livre; além disso, nesta fase, a planta já forma pequenas culturas de raízes, e elas podem ser usadas como alimento.
Você sabe Você não deve atirar cenouras, porque existem muitas maneiras de usar suas propriedades benéficas e aroma. Por exemplo, ao adicionar esse ingrediente a uma jarra ao conservar tomates, você pode enriquecer incrivelmente o sabor do prato acabado; além disso, o chá de vitamina é produzido a partir dos "topos" das cenouras e até um condicionador de cabelo é preparado, o que os torna mais fortes e melhoram.
Prevenção e tratamento de doenças e pragas
Cenouras - a cultura é suculenta e doce; além disso, sua parte mais valiosa é o subsolo, onde vários microorganismos patogênicos e insetos que infectam a planta permanecem invisíveis. Ambas as circunstâncias complicam bastante a tarefa do jardineiro tentar salvar a colheita de vários tipos de pragas, mas em nenhum caso você deve perder a vigilância.
Entre as doenças e pragas que podem causar danos significativos ao híbrido Sankin, devem ser mencionados o seguinte:
As principais doenças das cenouras | Pragas de cenoura |
|
|
O controle de pragas deve ser feito com drogas inseticidas, como, por exemplo:
- Fas
- "ATO BESOURO";
- "Antichrush";
- "Provotox";
- Bazudin
- "Comedor de moscas";
- "Bezar";
- Kinmix
- Inta-Vir e outros.
Importante! A melhor prevenção de doenças e pragas nas cenouras é a estrita adesão à tecnologia agrícola, seu cultivo - irrigação normalizada, drenagem do solo, evitando uma superabundância de fertilizantes orgânicos e nitrogenados, em particular, devido à sua aplicação durante a estação de crescimento e não antecipadamente.
As infecções por fungos são tradicionalmente controladas por drogas fungicidas, mas se a doença for detectada em um estágio inicial, é melhor usar agentes biológicos. Eles não são tóxicos, não são perigosos para as abelhas, não alteram a composição do solo e são seguros para o meio ambiente. Os mais famosos nesta categoria são os preparados “Fitosporin M”, “Fitodoctor”, “Haupsin”, “Trichodermin”, “Mikosan”, etc.
Colheita e armazenamento
O amor híbrido da colheita Sankin pode ser preservado até a próxima primavera e até o verão. No entanto, para isso, deve ser adequadamente montado e preparado. As cenouras devem ser removidas da terra estritamente quando maduras - nem mais cedo nem mais tarde.
Para ajudar o jardineiro, as informações sobre o híbrido fornecidas pelo fabricante devem ser usadas: verifique se o grau de prontidão das raízes deve começar após 4 meses (120 dias) a partir do momento do surgimento de mudas amigáveis. O fato de a colheita de raízes amadurecer é indicado pelo aparecimento de inúmeras raízes brancas no nariz e pelo ligeiro amarelecimento das folhas externas na saída.
Se a cenoura em si ficou leve e macia, isso significa que é afetada pela doença e esse indicador não tem relação com o grau de maturação. Ao colher, essas amostras devem ser descartadas, porque não são adequadas para armazenamento, além disso, culturas de raízes saudáveis podem infectar.
A colheita é melhor realizada em meados de setembro, antes da estação das chuvas. Assim que a temperatura da noite começar a cair abaixo de + 5 ... + 7 ° C, você precisa se apressar. Cavar cenouras é melhor feito com uma pá, não com um forcado.
Importante! Uma das causas mais comuns da rápida deterioração de cenouras externamente perfeitas de variedades tardias é a colheita em um dia frio e chuvoso ou do solo umedecido pela pré-irrigação.
Em nenhum caso é possível retirar as raízes do solo com as mãos, pois devido à forma alongada, a probabilidade de dano (quebra) é muito alta. Para qualquer violação da integridade das cenouras para armazenamento, não é adequado.
Depois de extrair os frutos do solo, eles devem ser cuidadosamente limpos dos resíduos do solo e cortar os topos a uma altura de 2 cm da base. Depois disso, é realizada uma triagem cuidadosa, selecionando para armazenamento apenas vegetais completamente saudáveis e integrais com uma estrutura densa.
O próximo passo importante é a secagem. As cenouras destinadas ao armazenamento a longo prazo devem ser colocadas em local seco e escuro por 24 horas, espalhando preferencialmente as raízes para que não se toquem.
Após todo o trabalho preparatório ter sido concluído, você pode continuar embalando e colocando a colheita em um local de armazenamento permanente. As caixas de madeira são mais adequadas para esses fins, onde as colheitas de raízes são colocadas em camadas e cobertas com uma espessa camada de areia (2-3 cm).
Para desinfecção adicional, areia pode ser misturada com giz triturado. É desejável armazenar cenouras na adega, a uma temperatura de + 2 ... + 4 ºС com umidade do ar de até 98%, inspecionando e selecionando periodicamente as amostras com os menores sinais de deterioração.
Sankina love F1 - uma ótima seleção de cenouras de alta qualidade para armazenamento a longo prazo. Essas culturas de raízes têm excelentes características de sabor e boas qualidades comerciais; além disso, o híbrido apresenta um rendimento invejável mesmo quando cultivado em solos pouco adequados para cenouras.
A robustez das sementes no inverno e sua excelente germinação permitem que o jardineiro, combinando com competência as datas de plantio no inverno e na primavera, se desejado, transforme as culturas de raízes de amadurecimento tardio em primeiras, fornecendo assim um suprimento de vitaminas por toda a estação.