Se os pepinos estiverem com pouca água, o vegetal terá um sabor amargo, que dificilmente atrairá os consumidores. Portanto, ao cultivar essa cultura, é extremamente importante monitorar a umidade, principalmente se a planta cresce em condições de estufa. Este artigo se concentrará nas regras e características de regar pepinos.
Condições adequadas para o cultivo de pepinos
Para obter uma boa colheita de pepinos, é necessário fornecer essas condições para a planta:
- A distância entre os arbustos é de 55 cm, entre as fileiras - 75 cm. Com canteiros espessados, as plantas se entrelaçam e interferem no crescimento umas das outras. Devido à vegetação abundante, o sol não recebe luz solar suficiente, de modo que as raízes começam a dobrar e apodrecer.
- A estufa é bem ventilada, pois o excesso de umidade pode causar deterioração das plantas. É necessário oxigênio fresco para formar verduras.
- O solo é úmido, mas não molhado.
- A umidade na estufa é de 65 a 80%.
- Molho superior regular.
- Ótimas condições de temperatura.
Você sabe Pela primeira vez na história, o antigo imperador romano Tibério ordenou a construção de estufas para o cultivo de pepinos. Ele gostava desse vegetal e queria deleitar-se diariamente.
Como molhar pepinos em uma estufa
Regar as plantações na estufa tem características próprias, uma vez que o material da estrutura forma um certo microclima.
Regras básicas
Para que a irrigação seja benéfica, o processo deve ser realizado corretamente:
- o solo deve ser abundantemente umedecido, mas não inundado;
- antes de regar, se a terra é sólida, é necessário afofá-la;
- verifique se a irrigação é uniforme (se você perdeu o procedimento, não encha a planta);
- diariamente, à noite, ventile a estufa;
- monitorar o nível de umidade na estufa;
- após a irrigação, realize o abate;
- a água deve estar sem sais e não muito dura (a adição de cinzas de madeira 55 g por 10 l ajudará a amolecer);
- a rega é realizada de manhã ou à noite.
- rega regular com uma quantidade constante de água;
- as mudas são regadas sob a raiz, uma planta adulta através de sulcos;
- a irrigação é realizada com água morna;
- monitoramento regular do estado da planta.
Importante! Se os pepinos crescem em campo aberto, eles podem sobreviver uma semana sem regar. Em condições de estufa, após 3-4 dias, a planta começará a murchar.
Necessidades de água
A água fria é perigosa para a planta, pois pode causar vários processos de putrefação. A temperatura ideal da água para irrigação é de 20 ° C. Pode ser aquecido, mas é extremamente caro. É melhor encher um tanque grande com água pela manhã e deixá-lo assentar. Ao regar à noite, aquece ao sol até a temperatura desejada.
Métodos de rega
A cultura pode ser regada manualmente e automaticamente. Cada método tem prós e contras.
Manual
O método manual é geralmente aplicável se duas dúzias de arbustos de cultura crescem em uma estufa - essa é sua principal vantagem. Todo o resto são desvantagens:
- muito tempo é desperdiçado;
- é necessário manter um regador pesado sobre o peso ou fazer vários caminhantes;
- se você estender a mangueira para irrigação, definitivamente precisará de um bico de spray.
Automático (gotejamento)
A irrigação por gotejamento automática é a maneira mais comum de umedecer o solo. Graças a essa irrigação, a umidade cai imediatamente sob a raiz, deixando o solo seco. Isso reduz o risco de desenvolver várias doenças.
A maneira mais fácil de organizar a irrigação por gotejamento é com garrafas de plástico. Para fazer isso, eles cavam perto de cada arbusto com o pescoço para baixo. O fundo está cortado. O tanque está cheio de água e, devido ao efeito capilar, os leitos serão irrigados.
Este método não é muito adequado para rega constante; é mais lucrativo usar quando você estiver ausente por um tempo. Para irrigação permanente, é melhor construir um sistema mais complexo.Solte a rega de uma garrafa de plástico e, para isso, você precisará de uma fita ou mangueira, onde serão feitos orifícios e os tubos serão removidos para cada bucha. A água pode ser alimentada por gravidade a partir de uma bomba ou sistema principal.
- Vantagens dessa rega:
- o solo não está encharcado;
- a umidade não estagna;
- a água é usada com moderação;
- pode controlar o processo;
- economizou significativamente tempo e esforço;
- menos evaporação.
- Desvantagens:
- em solos argilosos, o sistema entope rapidamente;
- Verificações funcionais são necessárias regularmente.
- mais difícil de aquecer a água.
Com que frequência regar
Normalmente, os pepinos são irrigados uma vez por dia. O intervalo entre a rega dependerá do estágio em que a planta estiver (mudas, flores e ovários).
O horário ideal de irrigação é de manhã, antes do nascer do sol ou da noite, após o pôr do sol. Muitos jardineiros experientes dão preferência à rega noturna, porque durante a noite a planta cresce melhor. Em tempo nublado, você pode regá-lo durante o dia.O volume de fluido consumido é de 5 a 10 litros por metro quadrado. Na primavera, você pode reduzi-lo para 2-3 litros e, em clima quente - despeje ao máximo. Quando a temperatura do ar é estável a 25 ° C e acima, além da irrigação, a irrigação também deve ser feita - imitação de chuva por aspersão de água por cima.
Importante! Não espere durante o dia, quando o sol está muito quente e pode queimar rapidamente as folhas molhadas, pois as gotas de água agem como lentes de aumento.
Características da rega
Já foi observado que a intensidade da irrigação depende das condições da planta. A frequência da irrigação também é afetada pelas condições climáticas.
Durante a floração
Desde o momento em que as mudas aparecem e até a formação dos primeiros brotos, a planta precisa de hidratação diária. Durante o período de floração, a frequência da rega é reduzida para que a planta não gaste energia no crescimento da vegetação. O intervalo é de um dia ou dois. A água precisa ser consumida de 9 a 12 litros por quadrado. medidor
Durante a frutificação
Quando o ovário começa a se formar, a frequência da rega é usada como antes (diariamente). Alguns jardineiros preferem regar a cada dois dias, para que todos os nutrientes passem do solo para as frutas. Se for observado o murchamento das folhas, a irrigação é realizada diariamente.
Em clima quente e chuvoso
Nos pepinos, o sistema radicular é pouco desenvolvido, de modo que a planta gasta muita força e umidade na formação de uma parte aérea espessa e de frutas suculentas. Por causa disso, em clima quente, o volume de líquido derramado sob o arbusto precisa ser aumentado. É aconselhável gastar 5-10 litros por metro quadrado. camas de metro todos os dias. Se você precisar aumentar a umidade na estufa, poderá irrigar as plantas usando um regador, gastando 4-5 litros por metro quadrado. medidor
Em tempo chuvoso, a frequência de irrigação é reduzida e o volume de água é reduzido. Nesse período, é extremamente importante controlar a umidade na estufa, evitando um aumento significativo.
Que problemas podem surgir e como resolvê-los
Cada jardineiro ao cultivar pepinos pode encontrar esses problemas:
- A fruta cresce de forma feia. Se o ovário formado se assemelha a uma pêra, então o solo carece de potássio. É necessário alimentar a planta com água misturada com cinzas (10 l 500 g). Quando a forma se assemelha a uma pera invertida (mais grossa no caule), provavelmente não há nitrogênio suficiente. Precisa fazer fertilizantes nitrogenados. Quando a fruta se dobra em arco, aparentemente, muita água foi derramada sob o arbusto após um longo intervalo. Precisa irrigar regularmente.
- A fruta é amarga. A razão para isso pode ser a seca ou mudanças bruscas de temperatura. É necessário irrigar corretamente, se amontoar no tempo e monitorar o microclima na estufa.
- A folhagem ficou amarela durante a estação de frutificação. Nitrogênio insuficiente. É necessário alimentar com fertilizantes nitrogenados (para 3 l 2–3 colher de chá) derramando 200–300 ml sob cada arbusto.
- As folhas desbotam. Muito provavelmente - um excesso de umidade ou raízes danificadas. Verifique o sistema raiz. Se houver danos, a vermelhidão é perceptível, então o arbusto é atacado pela podridão das raízes. É necessário polvilhar as raízes com giz ou cinza. Eles secarão as áreas danificadas e não permitirão que a podridão se espalhe ainda mais. Se as raízes são inteiras - provavelmente, a causa é uma infecção viral. Necessidade urgente de remover plantas doentes.
- As folhas são cobertas por pequenos orifícios. A razão para isso pode ser irrigação inadequada. Se a água cair sobre a folhagem, em um dia ensolarado, as gotas desempenham o papel de lente e o lençol queima. O aparecimento de gotas também pode ser uma conseqüência da condensação formada na estufa devido à diferença nas temperaturas da noite e do dia. Portanto, de manhã, você precisa inspecionar cuidadosamente as estufas por dentro e limpar o condensado.
Você sabe Todo mundo sabe que os pepinos jovens estão sempre cobertos de espinhos. Mas poucas pessoas sabem que esses espinhos - não apenas uma característica da casca do feto. Eles servem para remover o excesso de umidade do vegetal.
Os pepinos gostam muito de umidade e precisam dela, pois seus frutos são 95% de água. Portanto, a rega correta e oportuna é a chave para obter uma colheita abundante e deliciosas frutas.