A estufa permite que você tenha legumes, ervas e frutas para a sua mesa ou para venda. Além da proteção contra a precipitação atmosférica, é possível organizar o aquecimento do solo na sala, o que permitirá manter condições para o cultivo de várias culturas durante todo o ano. Este material discute como fazer você mesmo.
Por que fazer um piso quente em uma estufa?
Para criar condições para o crescimento das culturas, não é necessário aquecer o ar na sala. A disposição do aquecimento do fundo do solo fornecerá uma quantidade suficiente de calor para as plantas e economizará os transportadores de calor.
O ar quente sobe e aumenta a temperatura na sala sem o uso de aparelhos de aquecimento caros e que consomem energia. O aquecimento de alta qualidade do substrato do solo ajudará a tornar o clima na estufa suficiente para o crescimento das plantas durante o ano todo.
- Mas o aquecimento externo tem várias desvantagens em comparação com o subterrâneo:
- o ar fica seco;
- o oxigênio é queimado;
- brotos e folhas delicados podem queimar;
- o solo não está aquecendo o suficiente e o sistema radicular congela;
- Consome muita eletricidade.
Você sabe No século XVII, o principal vegetal com efeito de estufa da Europa era a batata mais comum, que na época era uma planta exótica.
Opções de aquecimento de piso
Existem opções básicas para aquecer o solo em uma estufa:
- água;
- elétrica;
- infravermelho.
- misturado.
Sistema de água
Os pisos de água são os mais versáteis, pois você pode aquecer a água que flui no subsolo, de várias maneiras - eletricidade, caldeira, caldeira, sistema de tubulação de água com aquecimento central ou de uma tubulação de água quente.
A organização do aquecimento da água é a seguinte:
- remova o solo e a argila a uma profundidade de 50 cm;
- socar o solo;
- colocar isolamento térmico (poliestireno até 10 cm);
- cubra com filme plástico;
- despeje 50 mm de areia;
- um tubo flexível para aquecimento com um diâmetro de laço de 200 a 300 mm é colocado no lixão;
- outra camada de areia é derramada sobre os canos;
- uma camada de solo é descontraída.
Os tubos podem ser feitos de aço, rígido, trançado ou polímero. Construções plásticas não enferrujam, mas também transferem calor fracamente, por isso é melhor usar tubos de metal flexíveis. Bobinas de tubos são conectadas a um coletor comum usando tubos.
Importante! O sistema de água envolve a correta colocação de tubulações para aquecimento uniforme do solo e a exclusão de zonas não aquecidas nos locais de crescimento das plantas.
Existem vários problemas, pois as caldeiras a combustível sólido não conseguem manter a temperatura no sistema a cerca de 40 ° C por um longo tempo. A circulação de água do sistema de aquecimento é capaz de resolver esse problema.
É melhor usar um sistema de aquecimento de água do tipo caldeira com regulação da temperatura da água ao nível de 35 ... 40 ° C. Nesse caso, o nível de aquecimento necessário é ajustado de forma rápida e conveniente.
Vídeo: Aquecimento de água para o corpo
Sistema de aquecimento elétrico
Cabos elétricos são usados para aquecer o solo muito raramente, pois esse aquecimento é caro. Os fios de cobre e o custo atual da eletricidade farão com que você pague uma quantia considerável.
Você sabe A Holanda é a campeã no número de estufas - neste país existem mais de 10500 hectares. Os habitantes locais adoram cobrir suas estufas com vidro e usam plástico e filme com pouca frequência.
Você pode aquecer o solo com eletricidade usando os seguintes métodos:
- cabo elétrico - o mais fácil de instalar;
- tapetes de cabos - os mesmos fios. mas anexado a uma malha de reforço de metal.
Em princípio, a instalação de aquecimento elétrico para a instalação de pisos de estufa não difere da instalação de aquecimento de água. Só é necessário fornecer isolamento, organizar o aterramento e conectar um sensor de temperatura.
Aquecedores infravermelhos
O filme infravermelho baseado em aquecedores de carbono não está sujeito a assentamentos profundos, pois o efeito térmico desse elemento é baixo. Essas almofadas de aquecimento para a terra ficam a uma profundidade de 20 cm e esses elementos podem ser danificados por ferramentas de jardim. A vantagem dos aquecedores infravermelhos é que eles não gastam uma grande quantidade de energia e distribuem o calor uniformemente.
Como fazer um piso quente com suas próprias mãos
O método mais barato e mais fácil é fazer o aquecimento da estufa com suas próprias mãos.
Escolhendo um sistema de aquecimento
Dependendo das capacidades financeiras e de comunicação, é necessário escolher qual o caminho mais conveniente para aquecer a terra em uma estufa. Se houver uma fonte de água morna, essa será uma ótima solução. Com eletricidade a um preço baixo, esse método será ainda melhor. Você também precisa considerar o comprimento e o custo das comunicações e do líquido de refrigeração.
Preparando a estufa para instalação
Antes de instalar qualquer tipo de aquecimento, é necessário realizar o seguinte trabalho:
- o solo é removido a uma profundidade de 40-50 cm;
- o solo de alta qualidade é colocado em sacos e levado a efeito estufa;
- o lixamento é feito a uma profundidade de 10 cm.
Instruções de instalação passo a passo
A instalação de tubulações ou cabos é realizada na seguinte sequência:
- a uma distância de cerca de 1 m um do outro, jazem pequenas tábuas de miçangas, que terão a função de um suporte de cabo ou tubo e reterão a massa de solo;
- cabos, mangueiras ou tubos são dispostos com alças com um raio de cerca de 20 a 30 cm e cobertas com um filme;
- solo fértil é derramado sobre o filme.
Vídeo: Aquecimento da estufa - aquecimento com cabo elétrico CTK
Com uma abordagem séria, você pode fazer cofragens com uma camada de impermeabilização e outras delícias de instalação. No entanto, a instalação de colares aliviará esse problema. A colocação da tela de reforço também é discutida, uma vez que apenas complica o design e nem todos os proprietários de estufas procuram usá-la.
A construção e o arranjo da estufa são um processo criativo em que cada proprietário poderá mostrar suas habilidades. Existem muitas construções para aquecimento de estufas, mas todas elas devem ter como objetivo criar uma estrutura que satisfaça o jardineiro com uma boa colheita.