O jacinto de água é uma planta herbácea que pode se multiplicar rapidamente. Cresce na natureza em reservatórios decorativos - lagoas, lagos, rios e grandes aquários. Não requer cuidados especiais; portanto, mesmo amantes inexperientes a cultivam. Além da atratividade, o jacinto de água desempenha funções úteis: o sistema radicular de uma flor absorve substâncias tóxicas, purificando assim os corpos d'água.
Descrição botânica
O nome científico do jacinto de água é eichhornia (Eichhornia crassipes). A planta vem das regiões tropicais da América do Sul. Reunindo em um soquete, as folhas flutuam na superfície da água, porque há ar na base do pedúnculo. O broto da planta floresce apenas por um dia e, em seu lugar, uma caixa de sementes é formada. Após a floração, o caule verde com folhas seca. O esquema de cores varia de rosa pálido a azul-púrpura.
Você sabe Não é recomendável cultivar aguapés em grandes quantidades devido ao crescimento rápido demais. Uma flor pode cobrir todo o corpo de água sem deixar entrar o ar, então as pessoas receberam o nome "Praga da Água".
Uma característica do jacinto de água:
- as folhas são arredondadas até 20 cm de diâmetro;
- o sistema radicular cresce para 0,7 m de comprimento;
- o caule atinge 10-15 cm de altura;
- o caule dá cerca de 10 a 15 flores;
- flores de diâmetro podem crescer até 20-30 mm.
Características do plantio e cultivo
O cultivo e o plantio de aguapé devem ser abordados com muita seriedade, pois a planta é caprichosa. A água deve ser enriquecida com matéria orgânica. Alguns jardineiros acrescentam húmus, adubo, várias coberturas, lodo de rio e verbasco. O pouso é realizado no final da primavera, quando uma temperatura estável do ar é mantida.
Na lagoa
Para cultivar uma planta em um lago, é necessário fornecê-la com condições normais, semelhantes ao clima dos subtrópicos. Devido ao fato de que a eichornia pode decompor rapidamente várias substâncias, a lagoa não pode ser limpa antes do plantio.É melhor escolher água levemente alcalina, mas a condição principal é iluminação e temperatura constantes.
No aquário
Quando a temperatura do ar começa a cair, você pode transferir o cultivo de jacinto para as condições domésticas.
No entanto, algumas regras devem ser observadas:
- Para um aquário, é melhor tomar água da lagoa ou água da torneira, mas deixe-a assentar.
- A quantidade necessária de água deve ser armazenada durante toda a estação.
- É aconselhável colocar o solo da lagoa no fundo do aquário.
- O aquário deve ser feito de vidro transparente ou plástico.
- Adicione suplementos minerais para manter a flora do aquário.
- Coloque uma luz de fundo constante.
- Mantenha a temperatura ambiente.
Vídeo: jacinto de água em um aquário
Cuidados com as plantas
Uma flor de água cresce bem se você fornecer as condições necessárias. Além disso, a planta não está adaptada aos rascunhos, por isso é melhor plantá-la com outras espécies de habitantes aquáticos. Os nenúfares são uma exceção, pois o jacinto com seu crescimento pode destruí-los.
Importante! O lento desenvolvimento das rosetas e a cor esbranquiçada das folhas do aguapé indicam uma quantidade insuficiente de nutrientes no reservatório.
Para que a casa tenha uma aparência elegante, onde a Eichornia se espalha maravilhosamente na superfície do reservatório e agrada aos proprietários, é necessário garantir a exposição constante à luz solar. Caso contrário, a planta não florescerá.
Temperatura
Em casa, a flor está acostumada a viver em um clima quente; portanto, para um crescimento intensivo, precisa de uma temperatura de pelo menos + 24 ° C. Nesse sentido, a planta cresce melhor na parte sul do hemisfério. A floração ativa ocorre a uma temperatura de + 28 ° C e, quando cai, o belo processo é interrompido. No entanto, a viabilidade das flores não se perde, mesmo na região de + 10 ... + 20 ° C.
Iluminação
A planta está exigindo luz, que deve durar pelo menos 14 horas por dia. Se o sol não for suficiente, o jacinto começará a secar e a perder folhas. Se as condições não permitirem fornecer luz à flor, você poderá usar lâmpadas fluorescentes para iluminação artificial.
Poda
Devido ao fato de o jacinto de água se multiplicar muito rapidamente, é imperativo apará-lo. Especialmente, esse procedimento deve ser realizado quando o cultivo em um aquário onde os peixes vivem. Caso contrário, simplesmente não haverá espaço para os seres vivos, e eles perecerão. Para evitar isso, você precisa aparar constantemente as fotos horizontais resultantes.
Importante! O procedimento de corte é realizado com luvas de borracha, pois o suco de jacinto é tóxico. O contato com a pele pode causar reação alérgica ou irritação.
No verão, pecíolos de folhas mortas são removidos. Você pode identificá-los no fundo de outras pessoas por cores escuras e letargia. Se isso não for feito, o reservatório ficará entupido rapidamente. Você também deve diminuir a Eichornia de tempos em tempos, pois em condições favoráveis, a proliferação ocorre muito rapidamente.
Como propagar o aguapé
Sob condições naturais, o jacinto se reproduz sem nenhuma dificuldade. Em condições artificiais, esse processo também não causa dificuldades.
Scions
Muitos botânicos afirmam que o processo de reprodução desta planta é o mesmo que o dos morangos. As antenas crescem do centro da tomada, no final das quais novas flores se formam de 4 a 8 folhas.Os rebentos jovens devem ser cuidadosamente separados do arbusto-mãe no início do verão, para que a planta tenha tempo de crescer mais forte com a chegada do outono. O processo de transplante para um novo local não causa dificuldades particulares, o principal é observar as medidas de segurança.
Sementes
A reprodução do aguapé pelas sementes é uma questão bastante problemática, pois o processo de envelhecimento ocorre a uma temperatura de + 35 ° C. Na natureza, tudo é muito mais simples, depois da floração, as sementes maduras caem na água. Em um ambiente quente, elas germinam rapidamente e novos espécimes jovens se formam. Na água fria, eles começam a se deteriorar rapidamente e se tornam inviáveis.
Como Eichornia hiberna
Com a diminuição da temperatura do ar, o jacinto de água deve ser transferido para um local quente e bem iluminado, onde não há ventos. Os tanques são melhor preenchidos com água de um reservatório nativo. Além disso, você precisa adicionar lodo de rio, graças ao qual a planta se adapta facilmente a novas condições. A temperatura da água não deve exceder + 20 ° C. A planta no inverno deve receber oxigênio suficiente.Um recipiente com jacinto deve ser colocado a uma certa distância do sistema de aquecimento. Em caso de evaporação, adicione a quantidade necessária de água. O ar é geralmente umidificado com uma pistola de pintura. Em nenhum caso, cubra os vasos com celofane ou qualquer outro objeto, pois a planta não terá nada para respirar.
Alguns jardineiros mantêm jacintos em apartamentos na areia molhada. Você não pode colocar a planta em recipientes de metal, porque em contato constante com a água, eles começam a ferrugem.Você sabe Eichornia — flor universal, usada não apenas para decoração. A planta é cultivada para consumo.
Vídeo: como o jacinto de inverno hiberna
Quando o jacinto de água floresce na natureza
O jacinto de água floresce durante todo o verão. No entanto, a floração de cada flor dura apenas 48 horas e, depois disso, fica submersa. Devido ao fato de existirem muitos deles, o processo não para e uma visão brilhante e bonita é constantemente visível acima da água. Se o verão estiver frio, haverá pouca floração e, em troca, a folhagem verde cresce.O jacinto de água é uma flor bonita que não é muito caprichosa para cuidar, mas exige luz e temperatura. No entanto, essa nuance não impede que muitas pessoas usem a planta para criar paisagens deslumbrantes em sua casa de campo ou no aquário. O mais importante é monitorar o crescimento das flores para não prejudicar outros habitantes dos reservatórios.