A colheita de tomate pode diminuir acentuadamente em condições adversas de chuva devido à queimada tardia. Esta doença geralmente afeta os tomates durante o seu amadurecimento. Considere como você pode evitar a derrota do tomate com a praga tardia usando ácido bórico, que tipo de substância é e como pode ser usado.
O que é a praga tardia?
Phytophthora é chamada de microrganismos semelhantes a cogumelos, pertencentes à ordem dos oomicetos, que antes pertenciam a fungos, e agora são chamados protistas.
Existem mais de 100 espécies de representantes deste gênero. Eles causam uma doença das plantas (principalmente do gênero Solanaceae) chamada praga tardia. Propagado pelos zoósporos invernando em tubérculos, topos ou no solo. Causam danos consideráveis às culturas de jardim.
Você sabe Phytophthora mudou-se da América para a Europa com culturas solanáceas (tomate, batata, pimenta e berinjela) e causou uma morte maciça da população irlandesa por fome, estragando a colheita da batata. Cerca de 1 milhão de irlandeses morreram e 1,5 milhão deixaram o país, o que causou uma redução na população da Irlanda em 1841-1851. quase um terço.
Os primeiros sinais de ferrugem nos tomates
Os primeiros estágios da praga tardia nos tomates podem passar despercebidos, pois as lesões podem ser desiguais. Primeiro de tudo, manchas acastanhadas na folhagem e caules verdes tornam-se visíveis, que começam a se espalhar por toda a planta e se espalham pelos arbustos vizinhos. No tempo chuvoso, um revestimento branco macio é observado na parte inferior da placa foliar e nas hastes.
Os frutos começam a ser afetados - manchas escuras aparecem neles e começam a se espalhar, causando mudanças de forma. Com o tempo, o tomate apodrece, perde o turgor e adquire um odor desagradável de putrefação. Tal situação pode se manifestar não apenas durante o período em que estiver no mato, mas também no armazenamento.
Causas da doença
Os zyospores de phytophthora podem pegar um tomate do solo, de plantas doentes próximas e ser transportados pelo vento, que pode carregá-los por longas distâncias. Na presença de calor (temperaturas acima de + 10 ° C) com alta umidade (mais de 75%), germinam facilmente e começam a se multiplicar rapidamente.
Importante! Os tomates colhidos nos arbustos afetados não devem ser armazenados, mas devem ser reciclados mais rapidamente. As sementes de tais frutas contêm zoósporos de fitofora e, se você planeja usá-las, elas devem ser descontaminadas antes do plantio (por exemplo, solução de permanganato de potássioi)
O aparecimento da doença nos tomates é facilitado por:
- chuvas longas;
- rega não sob a raiz, mas na massa verde da planta;
- a diferença nas temperaturas diurnas e noturnas que levam à formação de orvalho - isso é especialmente verdadeiro para os arbustos de tomate em campo aberto;
- a presença de um número de canteiros de batatas, já que é freqüentemente essa cultura em particular que causa a doença da praga tardia;
- espessamento de desembarques;
- Perturbação da rotação de culturas - quando um tomate é plantado no mesmo local ou após outras plantas solanáceas.
As duas últimas razões são frequentemente inerentes aos tomates cultivados em estufa, ou quando se usa um lote limitado de terra.
Processamento de tomate com ácido bórico da praga tardia
Existem muitas drogas e receitas populares contra a praga tardia. Muitos jardineiros muitas vezes preferem usar ácido bórico na luta contra ele. Esta substância está disponível comercialmente em qualquer farmácia e seu uso tem várias vantagens.
Caracterização do ácido bórico
O ácido bórico parece um pó incolor e inodoro na forma de pequenos flocos. Possui propriedades anti-sépticas, inseticidas e retardantes de fogo. Esta substância pode ser encontrada em fontes minerais naturais e é a base do mineral sassolina. Sua fórmula química é H³BO³.
É utilizado em medicina em solução alcoólica, mas apenas externamente, pois é tóxico.
Importante! A ingestão de ácido bórico pode levar a envenenamento e morte. Portanto, este pó deve ser mantido longe das crianças e tenha cuidado ao trabalhar com ele.
Os benefícios da solução de boro
- As soluções de ácido bórico têm vários efeitos benéficos para a cultura do tomate e podem ser usadas nesses casos:
- na luta contra a praga tardia e por sua prevenção;
- como cobertura foliar;
- com falta de boro;
- para decapagem de sementes de tomate antes da semeadura;
- como um meio de melhorar o conjunto de frutas.
Além disso, essa pulverização fortalece os arbustos de tomate, aumenta o teor de açúcar das frutas e acelera o amadurecimento.
Características da cobertura com boro
A cobertura com boro é realizada por dois métodos principais:
- pulverização com uma solução de ácido bórico;
- rega diretamente sob o sistema radicular da planta.
Pulverização com uma solução de ácido bórico
A maneira mais fácil de combater a fitofora e fornecer as substâncias necessárias aos tomates é pulverizar com uma solução de ácido bórico.
Quando pulverizar tomates
O processamento com uma solução de ácido bórico promove cores abundantes e a fixação dos frutos do tomate.
Este tipo de pulverização é realizada três vezes durante todo o período vegetativo do tomate para aumentar o rendimento:
- No período de brotação. Neste momento, o tratamento com boro causa uma cor abundante.
- Durante a floração. Este tratamento evita o desbotamento da cor e promove uma boa formação de ovários.
- No início da frutificação. A pulverização durante esse período protege os frutos da deterioração, melhora seu sabor e aparência (a polpa possui mais estrutura em açúcar, não água).
Ao plantar uma colheita em solo arenoso ou arenoso, pode ocorrer uma falta de boro. Os principais sinais de falta desse elemento são a clorose das folhas, a cor e o ovário caídos e os caules quebradiços. Essa planta é facilmente afetada pela praga tardia.
Se tais sinais forem encontrados, a pulverização com uma solução de ácido bórico é realizada sem agendamento. Mas vale a pena considerar que entre pulverizações programadas e não programadas deve haver um intervalo de pelo menos 10 a 14 dias.
Como processar tomates adequadamente
O próprio processo de pulverização deve ser realizado em clima seco, quando não há chuva e fortes rajadas de vento. É melhor escolher as horas da manhã ou da noite enquanto não houver sol ativo.
Para o processamento, use uma pistola de pulverização com uma ponta para pulverização fina. Todo o arbusto deve ser pulverizado uniformemente (folhas, cor, ovário).A solução deve ser pulverizada finamente e não coletada em gotas. Ao processar, é necessário manter o arbusto inclinado para que as folhas no verso sejam bem processadas. A pulverização em si é realizada a partir de uma proporção de 1 litro de solução de trabalho por 10 m² da área plantada.
Como diluir o ácido bórico no processamento de tomate
Uma solução de boro é preparada com base nos objetivos de pulverização desta maneira:
- para proteger contra a praga tardia, é observada uma proporção de 1 colher de chá. em um balde de 10 l;
- para melhorar a formação de flores e ovários, é mantida uma proporção de 10 g de elemento por 10 l de líquido.
É necessário que os cristais de ácido bórico se dissolvam completamente, para evitar queimaduras na planta. Para fazer isso, leve a água a uma temperatura de +51 ... + 55 ° C.Importante! A solução para a pulverização deve estar quente, não inferior à temperatura do solo. Também é importante cumprir as proporções recomendadas para não prejudicar a colheita, pois uma superabundância também é prejudicial.
Molhar sob a raiz
Com esta irrigação, o tomate recebe todas as substâncias necessárias através do sistema radicular. A solução é usada da mesma forma que na pulverização para aumentar a produtividade - 10 g por balde de 10 litros.
Regue cada arbusto da seguinte maneira - cerca de 0,5 litros por planta. Este procedimento deve ser realizado no estágio inicial do desenvolvimento do tomate. Isso permite que você obtenha os componentes necessários para o crescimento e desenvolvimento.
Imersão de sementes
O boro aumenta a resistência das sementes a muitas doenças e também contribui para o desenvolvimento mais rápido das plantas e o aumento da produtividade. Portanto, os jardineiros recomendam a imersão de sementes de tomate em uma solução de ácido bórico.
Pode ser preparado independentemente da seguinte forma - 0,2 g da substância são diluídos em um litro de água morna. O líquido resultante é insistido no dia anterior ao uso.
Você sabe Na cidade ucraniana de Kamenka-Dneprovskaya (região de Zaporizhzhya), localizada perto do reservatório de Kakhovka, há um monumento a um tomate com a inscrição "Glória ao tomate!" Muitos moradores desta cidade estão envolvidos no cultivo de vegetais precoces, incluindo tomates. Os primeiros tomates estão à venda no início de maio.
Preparo do solo
Antes de plantar mudas de tomate em campo aberto, recomenda-se adicionar solução de ácido bórico aos poços para melhor desenvolvimento e crescimento, além de aumentar a resistência a várias doenças.
Este procedimento deve ser realizado se houver falta de boro no solo (proporção recomendada de 2 g por 10 l de água). Observe a seguinte norma - para cada 10 m², aproximadamente 1 balde dessa solução. Antes de plantar mudas ou material de reposição, o solo deve ser afrouxado.
Prevenção da praga tardia nos tomates
Para evitar a contaminação tardia, você pode usar as seguintes recomendações:
- Realizar rega preventiva do solo e pulverizar mudas com fungicida ("Ridomil Gold", "Thanos", soluções de sulfato de cobre). Vale a pena considerar que a praga tardia tem grande adaptabilidade aos produtos químicos, portanto, eles devem ser alternados. Os mesmos medicamentos são utilizados a partir da fitofora, que começou a aparecer.
- Se o solo tiver um alto teor de nitrogênio, a probabilidade de uma praga tardia é muito alta. Para reduzir o risco desse problema, fertilizantes de potássio e fósforo são adicionados ao solo.
- Como material de plantio, escolha variedades resistentes de tomate. Você pode escolher variedades de tomate com maturação precoce e precoce que produzem antes do tempo chuvoso, contribuindo para o aparecimento de doenças fúngicas.
- Siga todas as regras de rotação de culturas. Você não pode plantar plantas afetadas pela praga tardia no mesmo local. O desembarque pode ser repetido somente após 3 anos.
- Manter o espaçamento recomendado entre plantas. Para arbustos pequenos iniciais, é de 0,3 m, para variedades posteriores de 0,5 m, e o intervalo entre linhas não é menor que 0,7 m.
- Tomate e outra erva-moura não plantam bem ao lado da estufa para evitar a contaminação tardia em amostras de estufa.
- Ao crescer em condições de estufa deve ser realizada a ventilação regular, bem como a remoção oportuna de brotos desnecessários (beliscões) e folhas inferiores para evitar o espessamento das plantas.
- Para levar mudas material de semente saudável e de alta qualidade ou vista-o.
- Remover a tempo capine ervas daninhas e afrouxe o solo.
- Não exagere com fertilizantes nitrogenados, uma vez que um excesso de nitrogênio contribui para o aparecimento da praga tardia.
- Molhar para realizar de manhã, debaixo da raiz, para que a água não caia sobre a folhagem.
Você pode usar receitas populares para pulverização preventiva. Assim, bons resultados ao plantar mudas em estufa dão pulverização com soro de leite.As bactérias do ácido láctico inibem bem o crescimento e a reprodução de fungos da praga tardia. Essa pulverização é realizada a cada 10-14 dias. O soro com alto teor de gordura deve ser diluído com água. Dependendo do teor de gordura, dilua 1 a 1 ou 1 a 3. A gordura obstrui os poros das plantas, o que contribui para a violação da troca de ar.
Também é preciso ter cuidado com soro peroxidado; o excesso de ácido pode causar queimaduras na folhagem. Ela também precisa ser diluída com água. É melhor escolher armazenar 1% de soro de leite fresco. Não precisa ser diluído com líquido. Graças à presença de oligoelementos úteis - este é um excelente curativo.
O ácido bórico é melhor utilizado como medida preventiva para a peste tardia. Tudo o resto, é uma excelente cobertura e um meio de melhorar a produção de frutas. É importante aderir aos padrões recomendados e manter a substância fora do alcance das crianças.Você sabe Os tomates são chamados da palavra asteca "tomate", na tradução — "Baga grande". Na França, eles eram chamados de "maçãs do amor" e na Itália — "Maçã dourada" que parecia um tomate.