Ao escolher sementes ou mudas de tomate para plantio no local, jardineiros experientes prestam atenção à qualidade dos frutos, sua versatilidade de uso, adaptabilidade às condições climáticas locais e, é claro, produtividade. Em nosso artigo, consideraremos uma descrição detalhada e as características do cultivo do híbrido "Royal Temptation f1", que atende a todos os requisitos básicos para tomates de alta qualidade.
Descrição do produto
Como qualquer outro híbrido, o "Royal Temptation f1", possui características próprias da aparência de arbustos e frutas, distingue-se pelo sabor e pela capacidade de usar no processamento, portanto consideraremos sua descrição detalhada.
Você sabe Pela primeira vez, as tribos de índios nativos da América do Sul começaram a cultivar tomates 9 mil anos atrás e os chamaram de "tomate", que significa "baga grande".
Características da "Royal Tentation f1":
- híbrido indeterminado maduro precoce;
- cultivada em terreno protegido e aberto;
- refere-se a híbridos de alto rendimento;
- as primeiras inflorescências já estão colocadas sobre a 7-9a folha;
- caracterizada pela presença de um pedúnculo com articulação e sépalas longas.
Prós e contras
Considere quais vantagens e desvantagens emitem jardineiros experientes no processo de cultivo de um híbrido.
- Vantagens:
- alta taxa de maturação dos frutos;
- boa resistência do híbrido a doenças;
- carnalidade do feto devido às pequenas câmaras das seções de sementes;
- a versatilidade dos tomates;
- alta produtividade.
- Desvantagens:
- frutas freqüentemente sofrem com rachaduras;
- os arbustos precisam de liga, pois o grande peso da fruta é capaz de colocar galhos no chão;
- o arbusto reage ao amadurecimento das frutas na sombra por uma deterioração do sabor;
- cresce mal nas regiões do norte.
Semeando sementes para mudas
As sementes de tomate adquiridas para obter uma colheita grande e de alta qualidade devem ser semeadas corretamente para as mudas, levando em consideração certas nuances.
Momento ideal
Geralmente, recomenda-se que as mudas de híbridos iniciais sejam plantadas em estufa no dia 10 de abril; portanto, a semeadura de mudas é realizada no início de março. Para calcular corretamente o tempo de semeadura, é necessário levar em consideração que as mudas aparecem dentro de uma semana após a semeadura, a planta começa a florescer 55-60 dias após a semeadura.
Mistura do solo
Para a preparação da mistura do solo, recomenda-se o uso de 2 partes de turfa, 1 parte da terra do jardim, 1 parte de areia e 0,5 partes de húmus. Antes de usar a mistura do solo, ela é pré-peneirada e desinfetada.
Um vaporizador é adequado para desinfecção, o que permite matar quase todas as bactérias patogênicas e esporos de fungos, bem como sementes de ervas daninhas. A desinfecção é realizada 10 dias antes do uso do solo, para que apareçam bactérias benéficas. O solo pronto é caracterizado por friabilidade, boa respirabilidade e capacidade de umidade.
Importante! Para melhorar a respirabilidade, musgo esfagno seco triturado é adicionado ao substrato cozido no vapor.
Capacidade de crescimento
As mudas são cultivadas em caixas de madeira, copos plásticos individuais ou potes de turfa (pastilhas). Em um tanque de turfa, fazer isso é muito mais conveniente, pois cada vaso é simplesmente enterrado no solo, sem primeiro liberar o sistema radicular.
Os copos de plástico também são bastante fáceis de usar, pois podem ser cortados com cuidado e, sem destruir o pedaço de terra, plantados no solo.
Você deve escolher qual capacidade usar para plantar sementes por conta própria, com base nas preferências pessoais e no lado financeiro. A maneira mais barata é usar caixas de madeira padrão, que estão em qualquer casa, um pouco mais caras, mas mais convenientes - copos de plástico.
Se você gastar um pouco de dinheiro e comprar pastilhas ou vasos de turfa, o processo de plantio de mudas em uma estufa será muito mais fácil.
Preparação de sementes
Como regra, as sementes dos híbridos são vendidas com alta qualidade, portanto, não são necessárias manipulações especiais de descarte. Para obter boas mudas, as sementes são pré-tratadas com desinfetantes e estimulantes do crescimento.
Uma maneira popular de desinfetar sementes é tratar o material com uma solução de permanganato de potássio a 1%. Para fazer isso, uma solução desinfetante é derramada em uma jarra de vidro e as sementes são imersas nela por 20 minutos. Após o processamento, enxágue e seque bem as sementes.
Para aumentar a produtividade e estimular o crescimento da parte terrestre da planta, recomenda-se tratar as sementes com produtos adquiridos, como Epin ou Immocyocytophyte. Use estes produtos de acordo com as instruções na embalagem.
Após o processamento, as sementes devem ser secas colocando-as em uma toalha de papel por 1-2 dias.
Importante! Lavar as sementes após o tratamento com estimulantes do crescimento não é necessário.
Semeando sementes
Recomenda-se semear sementes de tomate da seguinte forma: o recipiente é preenchido com solo preparado, pequenas ranhuras são feitas com profundidade de 1 cm. 2-3 sementes são semeadas em recipientes individuais, mantendo uma distância de 2 cm entre eles.
Ao semear em uma caixa, faça sulcos longos a cada 4 cm, nos quais as sementes são dispostas, mantendo um intervalo de 2-3 cm entre elas.
Cuidados com mudas
Dentro de uma semana após a semeadura, os recipientes são apertados com um filme ou cobertos com uma tampa transparente. Ao mesmo tempo, uma temperatura de cerca de +25 ° C deve ser observada na sala.
Ao observar as primeiras entradas, é necessário remover o filme e começar a criar condições confortáveis para as mudas. Para fazer isso, reduza a temperatura na sala para +18 ° C, defina a capacidade na janela para compensar a falta de luz solar.
O horário de verão das mudas de tomate deve ser mantido por 12 horas, para que lâmpadas fluorescentes sejam usadas para organizar a iluminação adicional.
A princípio, embora as mudas ainda sejam muito pequenas, elas não regam o solo, mas apenas o pulverizam com uma pistola de pulverização para excluir o mau desenvolvimento do sistema radicular dos tomates. Para a pulverização, use apenas água fervida ou quente, cerca de + 20-25 ° C.
Antes que as primeiras folhas cheias apareçam, recomenda-se pulverizar 1 vez por semana. Após o aparecimento de 2-3 folhas de pleno direito, as mudas podem começar a ser regadas sob a raiz e garantir que a água não caia na parte do solo da planta.
10 dias após o aparecimento das primeiras folhas verdadeiras, a rega é realizada, adicionando leve cobertura superior à água usando fertilizantes complexos com alto teor de nitrogênio. A solução nutritiva é preparada com base em sal de potássio (1,5 g), uréia (0,5 g) e superfosfato (4 g), dissolvendo a cobertura em 1 litro de água. Regue 2 vezes por semana.
Endurecimento de mudas
7 dias após o surgimento das mudas, as mudas começam a temperar, de modo que, no futuro, elas normalmente respondam às mudanças de temperatura. Para isso, a temperatura do ar na sala deve ser reduzida regularmente: durante o dia de +25 a +18 ° C, e à noite - de +18 a +13 ° C.
Além disso, o endurecimento também é realizado arejando a sala, abrindo inicialmente a janela por 15 minutos e aumentando a quantidade de tempo em até 4 horas.
Plantio de mudas em local permanente
As mudas são plantadas em terreno aberto quando o solo já aqueceu suficientemente (para +15 ° C), e a temperatura do ar permanecerá em +20 ° C durante o dia. Se o local onde as mudas estão planejadas para o plantio estiver localizado na região sul, as mudas serão plantadas em meados de maio e na região norte no final de maio.
As mudas são plantadas na estufa em meados de abril.
O tempo de plantio das mudas pode ser determinado com base nas características externas da planta: altura - 20–25 cm, espessura do caule - 5–7 mm, número de folhas - 7–9. Cada planta é plantada a uma distância de pelo menos 60 a 70 cm uma da outra, mantendo um espaço entre as linhas de 70 a 80 cm.
Como cuidar
Tendo plantado mudas em um local constante de crescimento, é necessário cuidar das plantas, das quais dependerão a quantidade e a qualidade da colheita.
Rega
O tomate é uma cultura que não tolera a seca e a inundação severa do solo, por isso é necessário regar as plantas quando a camada superior do solo estiver levemente seca. Na ausência de chuva, o tomate é regado 1 vez por semana, com água à temperatura ambiente sob a raiz.
Com chuvas regulares, a rega é reduzida para 1 vez em 2-3 semanas.
Top vestir
Os tomates são alimentados pelo menos 3 vezes, mas é melhor fazer isso a cada 2 semanas. Os fertilizantes são usados com um alto teor de nitrogênio, fósforo e potássio. Composição aproximada da alimentação: nitrato de amônio (15 g), superfosfato (50 g), cloreto de potássio (40 g) por 10 l de água.
Além disso, uma vez a cada 2 semanas, eles são alimentados com magnésio e quando as primeiras flores aparecem - com boro.
Stepson
Tomates Paschinkovanie produzem para aumentar o rendimento do mato. Se a região estiver ao sul, deixe 2 brotos, nos quais o ovário por um longo período quente tem tempo para amadurecer.
Nas regiões do norte, resta apenas um rebento central, uma vez que o ovário extra em rebentos adicionais, sem tempo para amadurecer antes da primeira geada, servirá como peso desnecessário e removerá os nutrientes necessários para a planta.
Todos os brotos em excesso formados na haste principal do tomate devem ser removidos a tempo, interrompendo-os com as mãos. Não é necessário interromper a sessão inteira, mas deixar pequenos "tocos" de 5 cm de tamanho: eles serão um obstáculo à formação de novos brotos desnecessários.Os primeiros enteados podem aparecer nas mudas de tomate antes mesmo de serem plantadas em campo aberto, portanto, recomenda-se que sejam removidas em tempo hábil. O procedimento de enteado é geralmente realizado de manhã, quando a rua está quente e ensolarada.
Importante! Se estiver frio e úmido na rua, você não pode beliscar os tomates, pois a planta pode ser infectada por infecções através das feridas.
Cuidado do solo
Regularmente, o solo ao redor dos arbustos de tomate deve ser removido com ervas daninhas para remover as ervas daninhas do canteiro que interferem no crescimento normal da colheita. A remoção de ervas daninhas deve ser realizada dependendo da intensidade e frequência de emergência da vegetação das ervas daninhas.
Quando necessário, as ervas daninhas são removidas arrancando-as cuidadosamente com a raiz, tomando cuidado para não danificar o sistema radicular dos tomates.
É necessário afrouxar o solo após cada rega - para restaurar a aeração normal e a penetração de nutrientes no processo de cobertura do sistema radicular.
Além disso, jardineiros experientes costumam recorrer à cobertura morta para que a umidade permaneça mais tempo no solo, e os tomates amadurecem mais rapidamente. Como cobertura, use palha, turfa ou serragem. A cobertura é colocada ao redor de cada arbusto com uma camada de 2-3 cm.
Bush amarrando
O arbusto do híbrido de tomate "Royal Temptation f1" cresce alto, por isso deve ser amarrado, porque com o tempo, sob o peso da fruta, pode "completamente" ficar no chão, a fruta amadurece pouco e pode começar a apodrecer devido ao excesso de umidade.Geralmente eles se prendem da maneira mais simples: ao lado da fábrica, um suporte é instalado - uma estaca de metal ou madeira, à qual o topo do mato está amarrado. Um método mais eficaz, mas demorado, é instalar treliças, nas quais o fio é puxado e as partes superiores dos arbustos são amarradas a ele.
Você pode amarrar os arbustos de maneira linear, que consiste na instalação de colunas nos dois lados de cada linha. Um fio é puxado entre eles e, em seguida, ao redor do perímetro do fio, um fio forte é amarrado sobre cada arbusto, ao qual a parte superior do arbusto é amarrada.
Tratamento preventivo
Muitas vezes, os tomates são afetados pela praga, portanto, o tratamento preventivo das plantas é obrigatório. Para isso, são utilizados fungicidas de ação sistêmica do contato, pulverizando-os com plantas uma vez a cada 20 dias.
Ferramentas de processamento populares:
- "Ditan M-45";
- "Infinito 61";
- "Quadrice 250".
Você sabe O tomate chegou à Europa em meados do século XVI, quando os portugueses trouxeram uma planta incomum para o continente como ornamental, e os frutos foram considerados venenosos por um longo tempo.
As ferramentas são usadas de acordo com as instruções da embalagem. Para que os tomates não sejam afetados pela podridão cinzenta, eles são tratados com fungicidas - “Fundazol”, “Switch”, de acordo com as instruções da embalagem. A partir da alternância, os tomates são pulverizados com Bravo 500, Quadrice.Assim, o híbrido "Royal Tentation f1" é muito popular para o cultivo. Não é exigente em condições de cultivo e é caracterizada pela facilidade de cuidados, portanto o custo mínimo de esforço, tempo e dinheiro serão totalmente justificados na escolha desses tomates para cultivo.