Jardineiros usam estufas para cultivar vegetais e verduras precoces. Essas instalações requerem cuidados no verão e no inverno. Como remover a neve de uma estufa de policarbonato - descreveremos detalhadamente mais adiante neste artigo.
Por que limpar a neve
Para não se preocupar em desmontar e montar a estufa, muitos jardineiros praticam estruturas não separáveis. As estufas mais populares são feitas de policarbonato em arco. É um material bastante durável e prático de usar. A superfície de tais estruturas é lisa, portanto, à primeira vista, parece que a própria neve deve deslizar para fora delas.
Você sabe Para esverdear o deserto do Saara, são criadas estufas nas quais a água é irrigada com água destilada do mar. A energia solar é usada para destilação..
Mas isso nem sempre acontece, porque dentro e fora da estrutura existem temperaturas diferentes, e isso muitas vezes faz com que a neve grude na superfície. Por esse motivo, acumula-se na estufa e pode causar sua deformação.
Muitos fabricantes de estufas de policarbonato afirmam que seus produtos podem suportar uma camada de neve suficientemente espessa, de modo que não há necessidade de limpá-la. No entanto, por exemplo, em um inverno com muita neve, muita neve pode simplesmente se acumular no telhado da estufa, o que pode levar à deformação das chapas de policarbonato e da estrutura.
Quando o procedimento é necessário?
Quantas vezes é necessário limpar a superfície de policarbonato da cobertura de neve é tratada de maneira diferente. Algumas pessoas pensam que uma pequena camada de neve é inofensiva e você não precisa removê-la - ela protege a estrutura contra mudanças bruscas de temperatura, pois, sem neve, o policarbonato aquece durante o dia e esfria à noite.
O resultado de tais saltos de temperatura é a formação de condensado, que se transforma em gelo, o que prejudica a estufa. Outros, pelo contrário, são da opinião de que é necessário remover neve de qualquer espessura da estufa. Isso se justifica pelo fato de ser mais fácil remover uma pequena camada, a neve não congela na superfície, acumula gradualmente e compacta.
Importante! A camada de neve, endurecida, torna-se densa e pesada. Além disso, ele absorve facilmente a água, e isso também adiciona massa a ela. Tudo isso complica muito a limpeza e pode ser perigoso para o design da estufa.
Se você tiver a oportunidade de monitorar constantemente a estufa (está fechada), é melhor realizar uma limpeza regular da cobertura de neve. Mas se o prédio estiver longe de você e não houver possibilidade de limpeza regular, você precisará visitar a estufa de tempos em tempos e realizar as manipulações necessárias.
Pelo exposto, segue-se que a limpeza obrigatória da neve deve ser feita após fortes nevascas ou após várias precipitações menores.
Como remover a neve de uma estufa de policarbonato: métodos e dispositivos básicos
Depois de decidir começar a limpar a estrutura de policarbonato da cobertura de neve, você precisa decidir sobre o método de limpeza e os dispositivos improvisados.
Maneiras fáceis
Métodos simples são eficazes quando há pouca neve acumulada:
- Para a limpeza, você pode facilmente bater com a mão na superfície para que a camada de neve deslize para longe da própria vibração.
- Se a camada de neve conseguiu congelar na superfície, é aplicado o aquecimento da estufa por dentro. Isso pode ser feito usando um queimador de gás, comprimidos de combustível seco ou outro método adequado. À medida que a temperatura dentro da estrutura aumenta, a camada de neve derrete e desliza.
- Você também pode cobrir a estrutura com filme plástico para o inverno, para que possa retirar facilmente a camada de neve. O filme deve ser bem fixado para que não seja levado pelo vento.
Ferramentas perigosas
Na maioria das vezes, os jardineiros recorrem ao uso de qualquer dispositivo, ou seja, praticam limpeza mecânica. Supondo que o policarbonato é um material estável e durável, alguns usam objetos duros ou afiados, que podem danificar o revestimento. Seu uso é estritamente proibido.
Não limpe as estruturas de policarbonato com pás de metal ou raspadores, escovas e vassouras duras (ou seja, qualquer coisa que possa arranhar a superfície do material).
Ferramentas seguras
Os limpadores de neve que não danificam o revestimento de policarbonato podem ser adquiridos na loja ou feitos por você:
- Uma ferramenta de limpeza conveniente pode ser esfregona de chão com bico de borracha macia. Uma das muitas vantagens disso é que é leve, com um cabo bastante longo e permite capturar uma ampla camada de neve por vez.
- Vassoura sintética - também um dispositivo muito adequado. Sua pilha garantirá uma limpeza uniforme e não danificará a camada UV de policarbonato. Mas esse procedimento só é eficaz se a camada de neve não for mais espessa que 10 cm. Com um volume maior, será difícil trabalhar com uma vassoura.
- Um dispositivo de limpeza também pode ser feito a partir de meios improvisados. Por exemplo, pegue um tapete de borracha de agulha e prenda-o nos dois lados da corda. Essa invenção deve ser jogada na estufa e puxada ao longo de sua superfície. É melhor executar essa ação juntos ou melhorar a ferramenta, conectando suas extremidades a um fio esticado ao longo da estufa (para simplificar o movimento, um rolo é montado na extremidade que desliza ao longo do fio).
- Você também pode projetar independentemente um dispositivo como um esfregão, lascado com borracha (para evitar arranhões).
Importante! Para que a estufa de policarbonato suporte a carga, as folhas de material devem ter pelo menos 6 mm de espessura e a distância entre os arcos deve ser de 0,5 a 0,6 m. E a condição mais importante é uma estrutura de metal feita de tubos quadrados.
Utilizando estes, assim como outros dispositivos (até onde a imaginação permitir), é possível sem dificuldades especiais e sem danificar a superfície da estufa, para remover a cobertura de neve da estrutura.