A preservação do tomate é uma maneira de preservar os benefícios e o sabor do verão, legumes suculentos por um longo tempo. Existem muitas receitas tradicionais e incomuns para a colheita de tomates, algumas das quais serão discutidas no artigo.
Seleção e preparação de tomates para preservação
Antes do início da preservação, cada dona de casa vai à loja ou ao mercado para escolher os legumes mais adequados, pois para cozinhar, de acordo com a receita, são necessárias variedades de carne ou de sumo de carne. As donas de casa experientes recomendam ouvir estas dicas:
- tomates com uma pele lisa e elástica são adequados para preservação;
- o tomate não deve ser muito suculento, não deve sair suco quando cortado;
- ao cortar a fruta, a polpa deve ser densa e espessa, sem grandes câmaras de sementes;
- se você derramar tomate sobre água fervente e sua pele não estourar, esse vegetal é bastante adequado para preservação;
- o tomate vermelho é considerado ideal para a colheita no inverno e o tomate de outras cores é recomendado para saladas;
- em uma jarra deve haver legumes com o mesmo grau de maturidade e é melhor que sejam do mesmo tamanho. Isso afetará bem as características de sabor da preservação.
Importante! Os tomates para preservação devem estar livres de deformação, podridão e mofo. Isso preservará seu sabor e benefícios por um longo tempo.
Tomates em gelatina para o inverno
Donas de casa experientes oferecem receitas sobre como cozinhar tomates em gelatina sem esterilização e com o tratamento térmico de latas, com adição de especiarias aromáticas e com uma quantidade mínima de ingredientes. Todos poderão encontrar uma opção atraente para si mesmos, e as opções mais populares são apresentadas com instruções passo a passo abaixo.Uma característica das receitas para fazer tomate em gelatina é a capacidade de comer marinada, que é servida em estado de gelatina na mesa, em vez de derramar após a preservação, como é o caso das receitas tradicionais. Antes de servir, coloque o frasco na geladeira por 2-3 horas para tornar a geléia mais densa e saborosa.
Receita 1
Ingredientes
- tomate (você pode levar vegetais de uma ou várias cores e tamanhos variados);
- cebolas;
- alho (descascado);
- salsa;
- guarda-chuvas de endro;
- ervilhas de pimenta da Jamaica;
- açucar
- sal;
- vinagre 70%;
- gelatina.
Inventário:
- latas (1 l);
- capas;
- Panela para cozinhar salmoura;
- panela para latas de esterilização.
Receita
- Esterilize os frascos, enxágue e ferva as tampas.
- Corte a cebola em rodelas, corte os galhos de salsa em pedaços médios.
- Corte os tomates de tamanho médio ao meio.
- Coloque um guarda-chuva de endro em cada recipiente de litro. Adicione alguns dentes de alho, uma pitada de salsa picada, dois anéis de cebola, 5-6 ervilhas de pimenta da Jamaica, encha a jarra com tomates. Para cozinhar os tomates em gelatina com cebola, é necessário levar 1 cebola pequena por litro, que, sob a influência da marinada, adquirirá um sabor levemente adocicado.
- Quando todos os ingredientes são dispostos em frascos, uma salmoura é preparada.
- Ferva água em uma panela e prepare uma salmoura com base em 1 litro de água 3 colheres de sopa. eu açúcar e 1,5 colher de sopa. sal. Verifique se todas as especiarias se dissolvem e desligue a água. Retire a panela do fogão e deixe a salmoura repousar por 2 a 3 minutos.
- Despeje a gelatina em cada recipiente de litro (um pouco menos de 1 colher de sopa. L.).
- Adicione ácido acético à panela com salmoura na proporção de: 1 colher de sopa por 1 litro.
- Despeje o conteúdo das latas com a salmoura resultante até o topo.
- Em uma panela para esterilizar latas, coloque uma toalha no fundo e despeje um pouco de água. Em seguida, adicione água morna suficiente à panela para que seu nível não atinja a borda do pescoço em cerca de 2 dedos. Cubra os recipientes com tampas. Esterilize por 20 minutos.
- Retire as latas da panela. Cubra com uma tampa de rosca e aperte.
- Vire a preservação e, enrolando-a em um cobertor, reserve até que esfrie completamente.
Vídeo: como cozinhar tomates em gelatina (receita 1)
Receita 2
Ingredientes
- Creme de Tomate - 3 kg;
- cebolas - 2-3 peças .;
- alho - 12 dentes;
- folhas de groselha - 6 unid. (1 pc por lata);
- guarda-chuva de endro - 6 unid. para a lata);
- pimenta - 6 un. para cada jarra;
- mistura para conservas - 1 colher de sopa. com tampo para 2 litros. marinada (pode ser substituída por pimenta da Jamaica e louro);
- água - 400 ml;
- gelatina - 56 g;
- vinagre de maçã 5% - 200 ml;
- açúcar - 7 colheres de sopa. l.;
- sal - 2 colheres de sopa. eu ..
Inventário:
- latas com capacidade para 1 litro - 5-6 unid .;
- gaze;
- pote para marinada;
- panela para esterilização;
- capacidade de inchar gelatina.
Você sabe No final do século 19, a Suprema Corte dos EUA decidiu: considere um tomate como um vegetal, pois cresce no jardim como batatas e couve. No entanto, do ponto de vista botânico, é uma fruta ou baga, porque cresce a partir de uma semente e cresce em uma videira. Em 2001, a União Europeia decidiu que o tomate é uma fruta, embora muitos por hábito o atribuam a hortaliças.
Receita
- Corte a cebola em rodelas. Corte os tomates ao meio sem remover o caule.
- Dilua a gelatina em água. Para 1 litro de marinada, você precisa de 30 g de gelatina e de 2 litros - 60 g Mergulhe a gelatina em água fria por 20 minutos, para que ela inche e, em seguida, ela precisará ser dissolvida na marinada.
- Para preparar a marinada, despeje 1.600 ml de água na panela, adicione vinagre de maçã, açúcar e sal. Na gaze, despeje 1 colher de sopa. com as melhores especiarias para enlatar, embrulhe e coloque em uma panela. Este procedimento ajudará a livrar-se de pequenas especiarias flutuando na marinada, mas a saturará com sabor e aroma. Envie a mistura para o fogão, deixe ferver. Ferva por 5 minutos.
- Pré-lave o recipiente e despeje água fervente sobre ele. Despeje as tampas com água fria, deixe ferver e deixe até que sejam necessárias.
- Encha os frascos: coloque em um recipiente de litro com um guarda-chuva de endro, 5-6 ervilhas de pimenta, uma folha de groselha, 2-3 dentes de alho, alguns anéis de cebola, encha com metades de tomate.
- Despeje 1/3 da água na panela para esterilização e coloque uma toalha no fundo.
- Retire a panela com a marinada do fogo e introduza a gelatina inchada. Misture bem até a gelatina estar completamente dissolvida. Obter especiarias em gaze marinada.
- Encha os frascos com marinada até o topo.
- Esterilize em fogo baixo por 10 minutos.
- Retire da panela e feche com tampas de rosca.
- Enviar para esfriar debaixo das cobertas.
Vídeo: como cozinhar tomates em gelatina (receita 2)
Receita 3
Ingredientes
- Tomates
- cebolas;
- alho
- o sal.
Inventário:
- bancos;
- capas;
- panela para salmoura;
- panela para esterilização.
Receita
- Corte os tomates em fatias, cebolas — anéis ou meias argolas, alho — fatias.
- Cozinhe salmoura. Para 1 litro de líquido, você precisa tomar 1,5 colher de sopa. sal, 3 colheres de sopa. açúcar, 1 colher de chá de essência de vinagre. Deixe ferver.
- Em frascos preparados coloque pimenta, alho à taxa de 3-4 dentes por litro de capacidade, tomate fatiado. Coloque uma camada de rodelas de cebola por cima. Em seguida, despeje cada frasco de gelatina seca (1,5 colher de sopa. Por litro de capacidade).
- Após a fervura da salmoura, ela é derramada e os frascos são cobertos com tampas.
- Coloque os frascos na panela com uma toalha e esterilize-os por 20 minutos. depois que a água na panela ferver.
- Aperte bem os recipientes com preservação, vire de cabeça para baixo e deixe esfriar completamente.
Vídeo: como cozinhar tomates em gelatina (receita 3)
Regras de armazenamento
Após o processo de resfriamento natural, a preservação deve ser colocada em local seco, escuro e fresco. Pode ser uma despensa ou um armário em um apartamento na cidade. Em uma casa particular, as latas de tomate são melhor colocadas no subsolo ou no porão. Antes de servir, recomenda-se que um recipiente com tomates em uma marinada gelificada seja refrigerado por várias horas. Essa torção pode ser armazenada por um longo tempo, mas com a condição de que a marinada na jarra não fique turva e a tampa não inche.
Dicas úteis
Cada dona de casa tem seus próprios segredos para preservar a culinária, alguns truques e nuances da culinária são os seguintes:
- antes de usar os tomates para a colheita no inverno, é recomendável mergulhá-los em água fria por 6 a 7 horas, o que tornará as frutas mais suculentas;
- durante o processo de preservação, os vegetais devem ser submetidos a um tratamento térmico mínimo;
- cortar legumes deve ser grande, o que maximizará sua forma e sabor;
- os padrões de higiene devem ser observados: os frascos e as tampas devem ser cuidadosamente lavados e esterilizados;
- para conservação, é melhor usar sal grosso, uma vez que o mar e o sal iodado podem afetar adversamente o sabor.
Importante! A gelatina não deve ser fervida porque perde todas as suas propriedades únicas.
Os tomates em gelatina são cozidos muito rapidamente, e o sabor e os benefícios agradarão a estação fria, lembrando frescura, sol e aroma de verão.