Com o advento da primavera, os jardineiros correm para começar a cultivar hortaliças precoces. Uma das culturas de primavera mais populares é o pepino. Neste artigo, consideraremos qual regime de temperatura é necessário para os canteiros na fase de semeadura, crescimento de mudas, floração e frutificação, bem como quando você precisa cobrir os pepinos.
Os princípios básicos da temperatura
O pepino é uma planta tropical e precisa de uma temperatura suficientemente alta do ar e do solo para o crescimento e desenvolvimento normais. O ótimo térmico de crescimento depende principalmente da intensidade da luz e da fase de desenvolvimento da planta, a faixa de temperatura é bastante ampla e atinge +18 ... + 35 ° C.
O pepino é muito exigente no regime térmico. Garantir a temperatura correta é de grande importância, porque, ao contrário da parte aérea do pepino, sua raiz não é capaz de regular seu calor. A temperatura ideal do substrato para o cultivo de pepino está na faixa de +22 ... + 25 ° C, deve ser relativamente constante e mostrar as menores flutuações diárias.A temperatura mais baixa do substrato impede o crescimento e a atividade das raízes e, portanto, a absorção de umidade e minerais, principalmente fósforo. Isso pode causar a morte do ovário e a murcha das plantas. Reduzir o calor do substrato na zona das raízes para +10 ... + 15 ° C viola os processos bioquímicos que determinam o crescimento das partes subterrâneas e acima do solo do pepino. Na temperatura mais baixa do solo, o sistema radicular do pepino também pode ser infectado com podridão radicular (Pythium debaryanum). O mínimo térmico mínimo do solo é considerado como + 13 ° C e o máximo - + 35 ° C.
Pepino é uma planta que é muito sensível a mudanças muito grandes no regime térmico, especialmente entre dia e noite. As flutuações não devem exceder 6-8 graus. A temperatura mínima mínima para o pepino é considerada + 12 ° C, mas as plantas já começam a responder a uma queda de calor abaixo de + 20 ° C; os pepinos jovens são especialmente sensíveis ao frio.
Você sabe Comer pepinos pode reduzir o risco de desenvolver certos tipos de câncer. Acredita-se que os ingredientes do vegetal possam reduzir o risco de câncer de mama, ovário, cólon e próstata.
Condições ideais de temperatura para o crescimento de pepinos
Em diferentes estágios de crescimento, um pepino requer diferentes indicadores de calor do ar e do solo, uma vez que cada um desses indicadores afeta certas características. Sob a influência da temperatura, a planta pode: parar de crescer, crescer muito rápido ou sentir amargura nos frutos.
Durante a semeadura
O pepino é muito sensível ao frio, portanto é semeado no momento em que o risco de geadas de retorno não mais surge. Nas partes sul, oeste e central do país, os pepinos são semeados em campo aberto quando a temperatura excede + 18 ° C, geralmente na primeira década de maio. Nas regiões do norte, a semeadura é realizada no final de maio.
Ao cultivar mudas
No estágio de plântulas (com baixa intensidade luminosa e um dia curto), é adequado um regime térmico relativamente baixo, na faixa de +20 ... + 25 ° C. Leituras mais altas do termômetro durante esse período levam ao fato de que as plantas são esticadas, suas hastes são dolorosamente afinadas.
Uma longa estadia de mudas de pepino a + 12 ° C pode levar à sua morte. A temperatura ideal do ar durante a germinação é de cerca de + 30 ° C, o calor mínimo do solo é permitido até + 14 ° C, mas as sementes germinam em terra fria por um período muito longo.
Importante! Sob boas condições (a uma temperatura de + 20 ° C e acima), as sementes de pepino germinam após 3-5 dias. Solo frio e falta de umidade retardam significativamente o surgimento de mudas.
Na fase ativa do crescimento
O crescimento da liana pode ser fortemente influenciado pela manutenção de uma temperatura mais alta à noite do que durante o dia. As estufas usam ativamente essa propriedade. As noites frias aumentam a produtividade, mas atrasam o amadurecimento das frutas. Por outro lado, um ambiente quente acelera o amadurecimento dos pepinos, enquanto ao mesmo tempo acelera o envelhecimento das plantas, o que reduz o rendimento geral dos frutos.Os danos às plantas também podem ocorrer muito mais tarde, quando os pepinos já estão bem desenvolvidos. Isto é possível se após um período quente na rua ficar mais frio até +4 ... + 6 ° C.
Durante a frutificação
As plantas adultas na fase de floração e frutificação requerem temperaturas próximas a + 30 ° C. O calor acima de + 35 ° C tem um efeito muito adverso nas plantas, uma vez que o máximo térmico do pepino é de + 40 ° C. Ao mesmo tempo, um aumento de temperatura a curto prazo, até +35 ... + 40 ° C, com uma umidade muito alta de 95 a 100%, não produz efeitos negativos. No entanto, se o calor durar mais tempo, especialmente com baixa umidade do ar, poderá fazer com que o ovário caia e os cílios do pepino murchem.
Importante! Grandes amplitudes diárias de temperatura impedem o crescimento das plantas, causam deformação do feto e são a principal causa de amargura nelas.
Características da temperatura ao cultivar pepinos
O cultivador de legumes precisa saber a que temperatura a plantação de pepino se sente confortável e normalmente pode continuar crescendo e desenvolvendo cílios, flores ou frutos, e qual é a temperatura crítica e que medidas urgentes precisam ser tomadas: cubra as plantações de geada com agrofibra (spunbond) ou tome medidas para reduzir o calor na estufa.
Em campo aberto
A temperatura ideal para o crescimento de pepinos em campo aberto está na faixa de +20 ... + 25 ° C. Para um pepino, a temperatura adequada do solo é mais importante que o calor do ar. Se a terra estiver quente, as plantas podem suportar o resfriamento do ar a + 10 ° C, embora neste caso sempre exista o risco de desenvolver clorose foliar.
Pepino cresce melhor em locais protegidos do vento. Ventos fortes em combinação com o calor podem levar a frutas ruins e danos mecânicos à pele. Como proteção contra o vento, os canteiros de pepino são cercados por culturas altas semeadas antecipadamente (milho, sorgo), desempenhando o papel de asas à prova de vento.
Na estufa
Como mencionado acima, a temperatura ideal de crescimento para pepinos adultos é de + 30 ° C simultaneamente com umidade muito alta (até 90%). Porém, graças ao revestimento transparente das paredes e do teto da estufa pelos raios ultravioletas, o ar nessas estruturas aquece muito rapidamente durante o dia e precisa ser resfriado.
Em pequenas estufas, grandes aberturas são fornecidas para isso sob o teto e perto do chão, abrindo as quais o produtor de legumes cria um calado. Em pequenas estufas, há porta e janela suficientes na parede oposta, sob o teto.Também existe uma maneira clássica de remover rapidamente o calor dentro da estufa - clarear o telhado e as paredes no lado sul do edifício com uma solução de água com cal. Em grandes estufas industriais, são instalados ventiladores que forçam as massas de ar aquecidas.
Você sabe Pepino é extremamente rico em vitamina B, minerais e eletrólitos, essas propriedades o tornam um dos melhores remédios para se livrar de uma dor de cabeça. Comer esse vegetal aliviará o problema de uma ressaca matinal após um abuso de álcool à noite - você só precisa comer um pepino antes de ir para a cama.
A que temperatura os pepinos param de crescer
Os produtores de vegetais sabem que os pepinos morrem instantaneamente em temperaturas abaixo de zero, mas nem todas as leituras positivas de um termômetro também são adequadas para o crescimento de vegetais tropicais.
Temperaturas indesejáveis:
- plantações de pepino têm medo de baixar abaixo de + 15 ° C, após o que são um pouco suspensas no crescimento;
- as plantas suportam uma diminuição de curto prazo para +10 graus, mas ao mesmo tempo seu crescimento é completamente interrompido;
- a + 8 ° C e menos - os pepinos não crescem absolutamente, o sistema radicular apodrece, o que leva à morte.
Mesmo retornando a uma temperatura aceitável não ajudará as pessoas afetadas pelo frio, mas as plantas sobreviventes - seu crescimento e rendimento diferirão para pior dos pepinos que crescem constantemente no calor.
A que temperatura você precisa para cobrir os pepinos
Às vezes acontece que os pepinos já têm três ou quatro folhas completas e, de repente, um estalo frio (abaixo de + 10 ° C), ou até geadas noturnas. Nesse caso, o produtor precisa urgentemente cobrir as plantas e tomar medidas para salvá-las.
Na estufa:
- Feche todas as aberturas de ventilação.
- Antes da geada, despeje muitos canteiros com pepinos, mas faça com que a água não caia nas plantas, mas apenas umedeça o solo.
- Cubra os canteiros com pepinos com lutrasil (agrofibras, palhas ou outro material não tecido), se a quantidade de material de cobertura permitir, faça uma camada dupla de revestimento.
- Se houver um sistema de aquecimento, drene a estufa, se isso não for possível, coloque um aquecedor elétrico dentro ou coloque recipientes com água quente (baldes, barris), se não houver como aquecer na estufa, em um leito de pepinos, em cima de agrofibra, eles jogam um filme plástico.
Em campo aberto:Importante! A água tem uma boa capacidade de aquecimento, motivo pelo qual antes de se aproximar de temperaturas mais baixas é necessário regar o solo em que os pepinos ou tomates crescem. O solo úmido gera calor, o suficiente para criar um cordão térmico a uma altura de 15 cm do solo.
- Se a geada é esperada - o leito é bem regado, com uma forte queda de temperatura sem a geada esperada - não é necessário regar o solo.
- As plantas são cobertas com qualquer material não tecido, em várias camadas.
- Do outro lado dos canteiros, a uma distância de 50 cm um do outro, são instalados arcos de galhos de arame ou árvores, que apresentam boa flexibilidade (salgueiro, bétula), sobre os quais é colocada uma película plástica.
- Antes do pôr do sol, sob o abrigo do jardim, você pode colocar garrafas de dois litros de água quente (sob fibra de fibra, ao lado de cada pepino).
- À noite, o feno ou qualquer trapo velho é jogado sobre o túnel de polietileno para tornar o polietileno impenetrável à luz. Se a geada ou a baixa temperatura durarem vários dias - o feno não é removido, as plantas ficam sem acesso à luz no escuro. Há muito que os cultivadores de vegetais são testados na prática; se os pepinos são fechados da luz no frio, tornam-se pálidos, frágeis, mas sobrevivem e rapidamente voltam ao normal após o frio.
Perigo de temperaturas altas e baixas
No verão, em estufas, a coluna termômetro no meio do dia pode atingir +50 ... + 60 ° C. A essa temperatura, o pepino simplesmente “solda”, além disso, mesmo com um calor de + 35 ° C, as plantas congelam em crescimento, seu pólen se torna estéril, seus ovários ficam amarelos e caem. Por isso, ao construir uma estufa para pepinos, é necessário considerar cuidadosamente o sistema de ventilação.
Baixas temperaturas (abaixo de + 10 ° C) são perigosas para os habitantes dos trópicos e podem causar: derramamento de flores nos ovários, nanismo, desenvolvimento de doenças fúngicas e até a morte da planta. O cultivador de legumes precisa lembrar que mesmo a temperatura de + 15 ° C é muito baixa para o crescimento e desenvolvimento normal dos pepinos.
Você sabe As propriedades tônicas do pepino são utilizadas na cosmetologia para a fabricação de loções e cremes. Para a pele do rosto e pescoço, uma máscara das fatias deste vegetal fresco também é muito útil.
As condições térmicas são importantes para o cultivo bem-sucedido de pepinos. Portanto, os jardineiros precisam fornecer às plantas a temperatura que elas precisam neste estágio de crescimento (com mudas, mudas em crescimento, floração ou frutificação).