Existem várias razões que explicam por que você não pode cultivar pepinos com tomates na mesma estufa. No entanto, ao executar certas práticas agrícolas e garantir condições microclimáticas ideais para cada colheita, será possível obter uma colheita completa. Por quais critérios cultivar pepinos e tomates e como combinar pontos conflitantes nos requisitos de tecnologia agrícola, leia abaixo.
É possível plantar pepinos e tomates em uma estufa
Se a área do seu site não permitir a construção de duas estufas, os pepinos com tomate poderão coexistir no mesmo território. O problema é que, quando você recebe os mesmos cuidados, nutrientes e cresce sob as mesmas condições microclimáticas, as plantas reduzem significativamente a produtividade. Mas essa nuance pode ser facilmente corrigida aplicando as práticas agrícolas corretas para ambas as culturas.
Você sabe Suco de tomate espremido na hora ajuda a se livrar da transpiração excessiva. Em dias quentes ou em situações estressantes, é tomado por via oral ou adicionado a uma banheira.
Necessidades de pepino
Para o pleno desenvolvimento dos pepinos, é necessário fornecer condições microclimáticas ideais:
- temperatura do ar - não inferior a + 17 ° С;
- umidade do ar - 60-80%;
- umidade do solo - 50%.
Uma estufa de policarbonato é a melhor opção para o cultivo de pepinos. Em um espaço fechado, o ar é estacionário, o solo aquece rapidamente e esfria lentamente, o que aumenta significativamente a produtividade. O valor da temperatura acima é o valor mínimo. A temperatura ideal, proporcionando polinização e frutificação completas, é de +26 ... + 30 ° C. Quando a temperatura cai para + 10 ° C, as plantas começam a congelar e murchar.
A folhagem grande evapora uma grande quantidade de umidade e, se a planta não tiver tempo para restaurar sua deficiência, a nutrição das raízes diminuirá. Em dias quentes, as plantas precisam não apenas de regar, mas também de hidratar de acordo com a folha. Periodicamente, os pepinos em estufas precisam organizar uma sauna a vapor de 2-3 horas - todas as lacunas são fechadas na sala e é realizada uma irrigação abundante de folhas, paredes e solo. Após tal recepção, os pepinos crescem rapidamente. O principal: certifique-se de que as folhas e os caules não entrem em contato com o solo.
As folhas das janelas devem ser equipadas na estufa, mas são abertas com muito menos frequência do que no cultivo de tomates. Pepinos são mais adequados para ar levemente estagnado com uma grande quantidade de dióxido de carbono.
Você sabe O peso da parte do solo do pepino excede o peso do seu rizoma 200 vezes.
Necessidades de tomate
Tomates para o pleno desenvolvimento precisam:
- temperatura do ar - +13 ... + 25 ° C;
- umidade do ar - 60%;
- umidade do solo - 50%.
Quando a temperatura cai para + 10 ° C, as plantas começam a murchar, é observado retardo no crescimento. A temperatura ideal em dias quentes para tomates é de + 18 ° C. Em alta umidade, o tomate começa a sofrer de doenças fúngicas.
Na estufa, um sistema de ventilação elementar deve ser equipado. Os tomates precisam de um fluxo constante de ar fresco.
Vídeo: É possível plantar pepinos e tomates em uma estufa
As melhores variedades para co-cultivo
O primeiro passo para combinar com sucesso duas culturas em um território é selecionar variedades que possam rapidamente enraizar-se aproximadamente nas mesmas condições de microclima. Hoje não será difícil fazer isso graças ao trabalho dos criadores. É melhor escolher variedades híbridas.
Variedades adequadas de tomate para a estufa:
- Cavalgada;
- Volgogrado
- Siberiano;
- Ural;
- Evpatoria;
- Bolkonsky.
- Zozulya;
- Cupido
- Bebê
- Connie
- Atleta
- Claudia
- Prestígio.
Condições ideais para o cultivo
Se você decidir cultivar tomates com pepinos juntos em um abrigo, a melhor maneira de criar condições mais ou menos aceitáveis para eles é a separação física. As plantações precisam ser plantadas em diferentes partes da estrutura e equipar uma partição de filme entre elas. Essa técnica permitirá controlar a umidade da sala e arejar o plantio de tomates. O separador deve passar não apenas ao longo da parte superior, mas também ao longo do solo. Isso é necessário para controlar a umidade do solo. Entre os desembarques, é melhor cavar uma folha de material de cobertura ou ferro.
Na parte destinada ao tomate, é necessário fazer 2 saídas de ar, que serão fornecidas por meio de ventilação. No compartimento, adaptado para pepinos, você precisa de uma janela.
A baixa compatibilidade de culturas implica a exclusão de um evento agrotécnico como uma sauna a vapor para pepinos.
Os indicadores microclimáticos de comprometimento para o cultivo conjunto de ambas as culturas em estufa são os seguintes:
- temperatura diária - + 25 ° C;
- temperatura noturna - + 20 ° C;
- a umidade é de 70%.
Como plantar e cuidar de pepinos e tomates em uma estufa
Antes de plantar, você precisa cuidar da preparação do solo. Os requisitos de solo para as culturas são quase os mesmos. Eles precisam de um substrato nutritivo leve que seja bem permeável à umidade, com um nível de pH neutro de 5 a 6.
Após a colheita na estufa, os 20 cm superiores do solo devem ser substituídos por um novo substrato.
Para fazer isso em partes iguais, misture:
- turfa;
- areia;
- compostagem
Antes do plantio, o solo é cuidadosamente afrouxado e derramado com uma solução quente de cinza de madeira: 500 g de cinza são adicionados a 10 litros de água, fervidos por 15 minutos e depois a solução é imediatamente despejada no solo. Depois de uma semana, eles soltam novamente e marcam as camas.Importante! Ao plantar mudas de tomate, a ponta da raiz central não pode ser removida. Isso reduzirá sua taxa de crescimento, o que afetará negativamente os processos de metabolismo e nutrição das plantas.
Padrão de aterrissagem
Na estufa, 2 canteiros são formados em largura, não excedendo 90 cm, nos canteiros entre pepinos ficam 40 cm, entre tomates - 50-60 cm, que podem formar uma superfície nivelada com o solo ou ser volumosos. Uma opção conveniente é a formação de camas a granel para tomates a uma altura de 35 cm, protegendo os tomates do superaquecimento do rizoma. A distância entre pepinos e tomates deve ser de pelo menos 1 m.
Quando co-cultivadas, não semeie imediatamente as sementes no solo, é melhor usar o método de mudas. Ao plantar pepinos em cada buraco, adicione 1 colher de sopa. eu cinza de madeira em um copo de composto. Ao plantar tomates em cada poço, adicione 1 colher de sopa. superfosfato. Antes de plantar tomates, também é necessário organizar uma camada de drenagem no buraco - pode ser argila expandida ou tijolos quebrados.
Vídeo: Pepinos e tomates em uma estufa
Rega e fertilização
Uma nuance importante é a rega, porque os pepinos precisam dela diariamente e, para os tomates, basta 1-2 vezes por semana. O hidrogel ajudará a corrigir a situação com a rega. Ele deve ser introduzido no solo no momento do plantio de pepinos. 10 g de hidrogel são derramados durante a noite com 3 litros de água. Quando embebidas, as bolas de hidrogel aumentam sua massa em 300 vezes, saturando o líquido. 100 g do hidrogel preparado são colocados em cada poço e as mudas são plantadas diretamente sobre ele. Ao molhar, as raízes do pepino recebem umidade diretamente quando precisam, e o tomate não sofre com sua superabundância.
Importante! Se após o plantio você ainda tiver um hidrogel pronto, coloque-o em um saco e envie-o ao freezer. Em um ambiente frio, o produto cristaliza novamente e se torna adequado para armazenamento e uso subsequente.
Se o hidrogel não puder ser obtido, a cobertura do solo adequadamente organizada ajudará a reduzir a rega. Imediatamente após o transplante e a rega abundante, é necessário colocar uma camada de cobertura morta de 8 a 10 cm ao redor do caule.Como matéria-prima para a cobertura morta, você pode usar composto podre, grama verde. A coisa mais importante: o tempo todo para plantar a cobertura morta, para que sua altura permaneça constantemente entre 8 e 10 cm.
No processo de superaquecimento das camadas inferiores da cobertura morta, o calor será liberado, o que contribui para um melhor desenvolvimento das raízes do pepino, enquanto a umidade será retida no solo. Fornecendo condições normais para os pepinos, a rega pode ser feita 2 vezes por semana, bem como 1 hora para polvilhar.
Tomates com umidade relativa de 70 a 80% não podem ser regados. Para fazer isso, na fase de plantio de mudas em um local constante no buraco, faça 1 colher de sopa. superfosfato e penas de um pássaro (50 g). São derramados 5 l de água para arbustos altos e 3 l para arbustos baixos em cada poço. Depois disso, o solo é coberto com várias camadas de jornais. Se tudo for feito corretamente, a raiz central começará a procurar umidade, que desce ao longo das camadas do solo e fica a uma profundidade de 1,5 m. Portanto, a raiz terá a oportunidade de absorver água suficiente e você não precisará mais de rega.
O tomate não deve ser coberto com matéria orgânica, uma vez que a umidade evapora, tanto para cima quanto para baixo, e as folhas de jornal fornecem secagem ao ar e protegem as plantações de infecções com a praga tardia.
Liga
Perto dos canteiros no momento do plantio, eles instalam suportes ou fazem treliças imediatamente:
- horizontal - para tomates;
- vertical - para pepinos.
Para pepinos em liga, é melhor usar parafusos de plástico especiais, instalados sob a terceira folha. A haste principal é imediatamente presa a uma corda que se estende da treliça. Posteriormente, a própria fábrica trançará o suporte, e você só precisará remover os enteados em tempo hábil.
Também é melhor amarrar os tomates imediatamente para que não percam a forma e, à medida que crescem, arranje galhos em diferentes níveis da treliça.
Formação
A melhor opção para a formação de arbustos na estufa para ambas as culturas é um caule. Isso economiza espaço e facilita a colheita.
Se variedades de tipo indeterminado foram selecionadas, você deverá apertar o ponto de crescimento a uma altura de 100-150 cm, dependendo do tamanho da sala.
Durante a estação de crescimento, todas as folhas inferiores que crescem a uma altura de 10 a 15 cm do nível do solo devem ser removidas. Ao formar arbustos em uma haste, todos os enteados extras devem ser removidos quando atingirem 2-3 cm de comprimento.
Dicas de co-crescimento
Para aumentar o rendimento das culturas, adote mais algumas recomendações:
- A diferença nas temperaturas diurnas e noturnas não deve exceder 5 °.
- É melhor ter estufas de norte a sul. Nesse caso, o arranjo de pepinos na parte norte da estrutura e tomate no sul será bem-sucedido.
- Escolha variedades auto-polinizadas de pepino e tomate para co-cultivo.
- É melhor que o florescimento das culturas não seja simultâneo, mas alternativo.
- Durante o período de floração, agite os arbustos nas horas mais quentes do dia, para que o pólen se mova livremente das inflorescências superiores para as inferiores.
Erros comuns ao pousar juntos
Os erros mais comuns que os agricultores cometem ao co-cultivar tomates com pepinos são:
- colocação de ambas as culturas em uma cama;
- negligência das nuances da separação física;
- espessamento de desembarques.