Representantes de coníferas são encontrados em toda parte. Eles crescem em estado selvagem, em parques, jardins, praças e em parcelas pessoais. As coníferas são semelhantes, mas possuem diferenças significativas. Para obter mais informações sobre a aparência do abeto e como determinar a diferença entre as árvores com aparência semelhante, leia mais no material.
Gênero Descrição
O termo "conífera" descreve a maioria das sempre-vivas que existem na Terra. Todos eles pertencem ao grupo de gimnospermas, que apareceram no planeta há muito tempo. O grupo é composto por vários departamentos e coníferas - um deles. Inclui: cipreste, larício, abeto, pinheiro, abeto, cedro, além de vários arbustos.
Spruce pertence à família "Pine". São árvores de crescimento cônico de formato cônico, que atingem uma altura de 20 a 60 m na idade adulta. Os representantes da família são identificados por "folhas", ou seja, agulhas.
Nos pinheiros, eles são anexados a um galho:
- 2 peças - em pinheiros vermelhos;
- 3 unid. - em amarelo;
- 5 unid. - com brancos.
Traduzido do latim, o nome do gênero “Picea” significa “resinoso”, que reflete totalmente as propriedades das agulhas. No total, existem mais de 35 espécies de abetos no mundo. Eles crescem em áreas abertas. Eles são encontrados em todo o Extremo Oriente, na China, Canadá, América do Norte. Em média, eles vivem até 300 anos, mas também existem centenários com mais de 600 anos.
Você sabe Nas florestas suecas, os restos fósseis da Noruega datam do início do Holoceno — cerca de 9.500 anos atrás. Há evidências de que as árvores jovens de Natal cresceram a partir do antigo sistema radicular da árvore morta.
As árvores spruce têm agulhas mais curtas e localizam-se em um galho, como em uma escova. Em textura e forma, essas agulhas são facetadas, sólidas. Agulhas de abeto são semelhantes, mas mais macias. A cor e o comprimento das agulhas não são considerados meios confiáveis de identificação, pois esses parâmetros podem variar dependendo das condições e localização do crescimento.
Descrição:
- A altura depende do tipo de abeto. Entre eles, existem ambos vigorosos, com uma altura máxima de até 90 me espécimes anões - não superiores a 1,5 m.
- O tronco é um, como a maioria das árvores. A casca pode servir como um identificador para a idade. Em abetos jovens, é suave, cinza. À medida que cresce, torna-se sulcado.
- Ramos crescem em um ângulo de 45 graus para o topo. Cientificamente, isso é chamado de "cabeça para baixo". Os ramos inferiores são mais largos e mais longos que os superiores.
- As agulhas são curtas, rígidas. Cada um cresce a partir de seu próprio ponto de crescimento e é preso ao galho por uma pequena protuberância lenhosa, semelhante a uma haste. As agulhas não são redondas, mas quadradas na seção transversal, o que sempre é apontado como uma das principais características distintivas da árvore. Se você remover a agulha, a protrusão é removida junto com ela.
- Os rins são marrom-avermelhados. Antes da divulgação, seu comprimento é de 5 mm, incluindo um pico acentuado.
- Os cones de abeto no início do desenvolvimento são verdes ou roxos. À medida que crescem, tornam-se marrom avermelhado ou dourado. A forma é suave. Cones crescem como velas. E esta é a segunda característica distintiva desta árvore.
- Sementes ovóide-ovais amadurecem nos cones. Suas escamas são finas, onduladas e serrilhadas irregularmente. A árvore forma uma semente com 20 a 60 anos de idade. Portanto, se você plantar sementes, não espere a colheita muito cedo.
No outono, o abeto, como outras coníferas, descarta agulhas velhas. Portanto, as seções internas da árvore podem ser expostas. Cada agulha cresce de sua aparência para subsidência por 3 anos, atingindo um comprimento de 2 cm.
Espalhe na natureza
O abeto vermelho da Noruega é a principal espécie de coníferas que domina as florestas de coníferas boreais e subalpinas. Distribuídos nas montanhas da Europa Central, do Norte e Oriental, nas Montanhas Urais. Em seguida, é substituído por florestas de abetos siberianos. Fora da Europa, distribuído nos Estados Unidos, Japão. Algumas espécies crescem mesmo na África do Sul, Tasmânia e Nova Zelândia.
Importante! O abeto vermelho tem um sistema radicular superficial. Portanto, um vendaval forte pode facilmente derrubar uma árvore se não for reforçada.
Área de distribuição de certos tipos de abeto:
- Brevera (Picea breweriana) - América do Norte;
- Sitkhinskaya (Picea sitchensis) - Costa do Pacífico, América do Norte;
- Chinês (Picea brachytyla) - China;
- Chihuahuana (Picea chihuahuana) - México;
- Maksimovich (Picea maximowiczii) - Japão;
- Morrison (Picea morrisonicola) - Taiwan;
- Leste (Picea orientalis) - Cáucaso, Turquia;
- Schrenka (Picea schrenkiana) - Ásia Central, montanhas Tien Shan;
- Himalaia ou Smith (Picea smithiana) - Himalaia;
- Ayan ou Hokkaido (Picea jezoensis) - Kamchatka, norte da Ásia;
- Siberian azul (Picea obovata) - Sibéria.
Embora o abeto cresça bem na maioria dos tipos de substratos, é mais frequentemente encontrado em solos ácidos com umidade bastante baixa. À medida que cresce, a árvore tende a oxidar o solo e, nas florestas boreais, cresce ao lado de bétula, aspen europeu, salgueiro. Encontrado geralmente ao longo de córregos e lagos. Nos Alpes forma florestas de abetos puras ou em combinação com larício europeu e cedro suíço. Nas colinas cresce com abetos comuns. Em altitudes médias, até 1800 m, é encontrado ao lado de um pinheiro.
Tipos populares de abeto
Os principais tipos de abetos:
1. Preto (Picea mariana) e branco (P. glauca) são encontrados na maior parte do norte da América do Norte. Ambas as árvores dão excelente madeira. E o preto também é uma fonte de goma de abeto. O abeto branco cresce até 21 m. Ambas as variedades são resistentes à seca, úteis no paisagismo. Os abetos vermelhos pretos diferem dos brancos pela presença de uma cobertura densa de coníferas de pequenas agulhas e cones arredondados. Também existem muitas diferenças morfológicas no nível da agulha e do pólen, mas elas só podem ser detectadas ao microscópio.
O abeto preto (P. mariana) é difundido no Canadá e nos EUA. Esta árvore em forma de cone tem cerca de 15 m de altura e, em condições favoráveis, cresce até 30 m. O preto difere dos abetos comuns pendurando cones. Jardinar em uma árvore pode ser assimétrico. No lado do vento é muito menor. Os abetos vermelhos foram os primeiros a “desenvolver” turfeiras, portanto, são adequados para o cultivo em qualquer outro solo. Sua madeira não é de grande valor devido ao seu tamanho relativamente pequeno, mas possui alta resistência.Você sabe Fragmentos externos da casca foram usados na forma de telhas para cobrir os telhados das casas ou como tapume nos fumeiros. Acredita-se que os painéis de casca de coníferas mantenham bem a temperatura interna durante o fumo.
Abeto branco cresce nas florestas temperadas e boreais da América do Norte. Esta é a espécie de abeto mais setentrional, cujas plantações se estendem para o norte até 69 ° de latitude norte. Também é considerada a espécie mais resistente, suportando temperaturas de inverno de até -50 ° C.Cresce até 40 m de altura. Possui uma coroa estreita e cônica, que em árvores antigas se torna cilíndrica.
Graças aos esforços dos criadores, esta árvore é representada por muitas variedades:
O abeto anão canadense Rainbow End (Picea glauca Rainbow's End) tem um crescimento jovem amarelo-cremoso característico. E a variedade "arco-íris" ganhou esse nome porque produz 2 crescimentos por ano: na primavera - verde claro e no verão - amarelo. Parece muito impressionante contra o fundo verde escuro, agulhas mais velhas. Aos dez anos, a variedade atinge uma altura de 1 m.
O Deyseris White (Picea glauca Daisy White) também se aplica a variedades compactas. Com mais de 10 anos, cresce um pouco acima de 60 cm e é caracterizada por brotos de cor creme clara. Adequado para cultivo em campo aberto e em contêineres.
Abeto vermelho canadense (Picea glauca Blue Wonder) - o proprietário de agulhas de sombra de aço azulado. E isso a torna extremamente atraente. As agulhas estão localizadas muito densamente, de modo que a árvore se parece com um cone azulado sólido. Uma árvore adulta atinge uma altura de 1,5 m.
O Canadian Sanders Blue (Picea glauca Sanders Blue) é uma variedade muito decorativa com agulhas azuis brilhantes. O crescimento jovem de uma tonalidade mais clara fica bem no contexto das agulhas mais escuras do ano passado. A árvore é compacta. A forma é cônica regular. Cresce muito lentamente - não mais que 4 cm por ano. Em dez anos não exceda 0,7 m.
2. Spruce Engelmann (P. engelmannii) cresce na América do Norte e também é uma importante fonte de madeira. Graças a agulhas azuladas e uma forma cônica simétrica, é frequentemente usada como planta ornamental. Forma florestas juntamente com abetos e lariços. A forma da árvore é um longo pilar com uma coroa pontiaguda e, às vezes, ramos inferiores mais baixos. Cresce até 25 m. Os galhos tendem a crescer simetricamente. Se você quebrar um galho, um aroma conífero característico se espalha. Usado como uma árvore decorativa em toda a Europa. É bem conhecido por muitos como uma árvore de Natal. Também é apreciado pela madeira utilizada na fabricação de violões, harpas, violinos e pianos.
3. Sitkhinskaya (Picea sitchensis) é valorizada pela madeira. Hoje é a maior espécie de abeto do mundo. Sua altura atinge 91 m. Ela vive há mais de 700 anos. Esta é a única variedade com agulhas achatadas, com uma pequena "quilha" na parte inferior. A forma da árvore é colunar com uma coroa pontiaguda. Ramos de diferentes comprimentos, o que lhe confere uma aparência mais aberta. A madeira é considerada leve, forte e flexível. É utilizado na construção naval, possui excelentes propriedades acústicas e é utilizado na fabricação de pianos e outros instrumentos musicais.
4. Brevera - um dos mais raros da América do Norte. Incluído no Livro Vermelho Internacional. Também chamado de choro devido ao fato de os principais ramos esqueléticos serem secundários, pendendo verticalmente para baixo. Eles podem atingir 2 metros de comprimento, fazendo a árvore parecer um salgueiro-chorão. A altura da árvore atinge 54 me a largura do tronco é de até 1,5 m. Cresce muito lentamente, geralmente menos de 20 cm por ano. Ele tolera condições adversas. Os galhos são adaptados para suportar fortes rajadas de vento e massas geladas de neve.
5. Chinês ou Sargent - Cresce em todos os lugares da China nas áreas montanhosas. Suas diferenças: casca grossa e cinzenta, cones jovens marrom-roxo, agulhas raras e finas. Atinge 50 metros de altura e sua madeira é utilizada na fabricação de móveis, pisos e lascas de madeira na fabricação de papel. Na paisagem, o design raramente é plantado devido à sua alta altura.
6. Martinez recebeu esse nome em homenagem ao botânico que o descobriu em 1981. Cresce no México em apenas dois lugares: Sierra Madre e Nuevo Leon. Cresce até 35 M. A forma da árvore é cônica. As agulhas são verdes brilhantes. Os cones são cônicos, quando aparecem, são verdes e, após amadurecer, tornam-se marrom-alaranjados. São pêndulos, de forma cilíndrica larga, de 8 a 16 cm de comprimento e 3 cm de largura quando fechados. O abeto vermelho Martinez tem algumas das maiores castanhas do mundo. Mas, atualmente, eles não são usados para alimentação, mas para a renovação da população de plantas. A árvore é uma das espécies mais termofílicas. Sua zona de resistência ao inverno (USDA) é de 9 a 10, com temperaturas no inverno de -7 ° C a -1 ° C.
Aplicação
O abeto é uma das coníferas mais importantes da Europa, tanto econômica quanto ecologicamente. É cultivada para produzir madeira maciça para a fabricação de estruturas de madeira e celulose na fabricação de papel.
Também plantado para combater a erosão do solo. A árvore é considerada uma das melhores para a cura de solos. Além disso, eles são um símbolo popular do Ano Novo, que estamos acostumados a observar em todos os lugares. Os materiais de madeira são utilizados para a fabricação de carpintaria, móveis, folheados, pranchas de piano, guitarras.
Stradivarius e outros importantes artesãos italianos de violino usavam madeira das florestas da Noruega para fazer estojos de violino. No entanto, o material em si tem vida curta e precisa ser melhorado à prova de podridão devido a substâncias de vedação, por exemplo, vernizes.
Na medicina popular
As matérias-primas obtidas de plantas de abeto são há muito utilizadas por muito tempo como base para medicamentos, baseados em:
- óleos derivados de agulhas;
- pólen;
- resina;
- agulhas;
- brotos e brotos jovens.
Para fins medicinais, é utilizado para:
- tosse
- um resfriado
- bronquite;
- tuberculose;
- febre;
- dor e inchaço (inflamação) da boca e garganta;
- dor muscular
- artrite
Componentes coníferos são eficazes na luta contra infecções bacterianas. Cones de abeto foram usados para fazer chá para resfriados.
Para fazer chá, você precisa:
- Colete de 5 a 15 cones e ferva-os por 10 a 15 minutos em uma panela de água. Quanto maior o tempo de ebulição, mais rico será o caldo resultante.
- Depois de uma hora, a bebida deve ser insistida e filtrada.
- Use para aliviar a tosse, dor de garganta e esterno 3 vezes ao dia por um quarto de xícara (50 g).
- O curso dura 3-5 dias. O caldo pode ser armazenado na geladeira.
Banhos de uma decocção de agulhas serão apropriados para reumatismo. Eles restauram a circulação sanguínea, normalizam os vasos sanguíneos e reduzem a dor.A resina pegajosa secretada pela árvore é usada para aliviar a inflamação e a irritação da pele. Para fazer isso, é aplicado ao tecido quente e aplicado na área afetada. Um curativo é aplicado e armazenado como tal até que o componente líquido seja completamente absorvido pela pele.
Importante! A dose correta do medicamento usado a partir de abeto depende de vários fatores, incluindo a idade do paciente, a presença de doenças crônicas e a saúde geral. Portanto, usando esse remédio, ajuste a dose de acordo com o seu bem-estar.
A casca interna sempre foi usada como agente de cicatrização de feridas. Para fazer isso, a casca foi removida da árvore serrada e sua camada branca interna foi raspada com uma faca. Ele foi mastigado para aliviar os sintomas de um resfriado ou aplicado em feridas.
Abetos são plantados em hospitais. Seus produtos voláteis curam e purificam o ar. Os rebentos frescos contêm óleos essenciais ricos em terpenos, que fornecem propriedades anti-sépticas, antibacterianas e mucolíticas do abeto. A inalação de ar cheio de éteres ajuda os pacientes a se recuperarem mais rapidamente e age como um tônico.
Na indústria
O uso industrial de abeto começou há muito tempo. Nos países escandinavos, cordas, barcos, redes de pesca foram feitas a partir de suas raízes. Na primavera, após as inundações, árvores mortas permaneceram nas margens dos reservatórios. Suas raízes foram divididas em partes e redes tecidas. Não utilizadas, foram armazenadas em água para impedir a secagem das fibras, sapatos de neve, macas, hastes para pás e outros implementos agrícolas, feitos de troncos jovens.
Spruce madeira textura suave. E com isso ela é muito boa como material de construção. O abeto vermelho pertence a madeiras leves, que são fáceis de usar para cargas baixas.
Usado para fazer:
- madeira compensada decorativa;
- folheado;
- pisos internos;
- piso de fábrica;
- carpintaria geral;
- carpintaria de fabricação.
Em paisagismo
Os abetos, especialmente as variedades anãs (até 1 m de altura), encontram sua aplicação no projeto paisagístico.
Eles podem ser usados na seguinte qualidade:
- decorar caminhos de jardim, se o plantio for formado “em fila”;
- para marcação visual de diferentes áreas do parque;
- para paisagismo do território de uma instituição médica e ar condicionado.
Variedades maiores são plantadas na forma de um cordão protetor para proteger plantas mais delicadas - rosas, pêssegos dos ventos. Se o local for inclinado, as raízes poderão fortalecer o solo e impedir o deslocamento do solo dos canteiros. Grandes árvores são plantadas em frente aos prédios para poder decorá-las nos feriados de Natal e Ano Novo, criando um clima festivo para si e para os transeuntes.
Para o ano novo
O abeto vermelho da Noruega é um favorito universalmente reconhecido dos feriados de Ano Novo. Os pagãos usavam seus galhos para decorar casas durante o solstício de inverno. Provavelmente, pela primeira vez, os abetos foram usados como árvores de Natal cerca de 1000 anos atrás.
Você sabe Besouro de casca — a praga de coníferas mais perigosa, destruindo facilmente florestas inteiras em um curto período de tempo.
Ramos de abeto fortes podem conter centenas de guirlandas e ornamentos. As agulhas não caem, então os brinquedos são mantidos firmemente nos galhos. E toda a composição como um todo irá decorar o território por muito tempo. Após o feriado de Ano Novo, essa árvore é cortada em madeira e usada na construção.
Os pinheiros podem crescer em quase todos os lugares. Se você escolher as variedades certas, poderá decorar o site e, ao mesmo tempo, obter ingredientes úteis para fins medicinais. As árvores anãs não ocupam muito espaço. Portanto, você pode plantar alguns belos pinheiros na presença de espaço livre.