Esculturas vivas no jardim surpreendem a imaginação de qualquer pessoa que as tenha visto pela primeira vez. Eles são criados por paisagistas de todo o mundo como elementos decorativos acentuados. No entanto, você pode fazer uma bela topiaria com suas próprias mãos, se executar gradualmente todas as etapas necessárias para cortar plantas. Servirá como uma maravilhosa decoração de qualquer jardim, tornando-o excelente e elegante.
O que é topiaria
A arte do topiary ou topiary representa um corte encaracolado das plantas da falha. Na maioria das vezes, os arbustos cortam e escolhem o crescimento lento, capaz de formar brotos ao longo da vida e ter pequenas folhas perfeitas para criar uma variedade de formas. Para este propósito, plantas decíduas e coníferas são adequadas.
Nesse caso, o primeiro corte de cabelo da planta é realizado no início da primavera ou no final do outono, para permitir que a planta cresça e ganhe força durante o verão. Para uma restauração rápida e de alta qualidade do arbusto após o corte, ele deve ser cuidadosamente regado. Além disso, as plantas, cujas flores são formadas a partir dos brotos do ano passado, precisam ser podadas moderadamente, pois uma poda forte pode levar à morte da planta.
Importante! O melhor de tudo é que as esculturas vivas vêm de arbustos sempre verdes, como o thuja.
Formas do topiary de Thuja
Ao escolher um formulário para um corte de cabelo, é necessário levar em consideração as características do crescimento natural dos arbustos. Como o thuja tem uma forma de coroa em forma de cone, eles preferem cortá-lo na forma de uma espiral ou outra forma geométrica adequada.
O Thuja é perfeito para a criação de topiaria, pois pode manter uma determinada estrutura por muito tempo após o corte, e a coroa perene tem uma aparência bonita e é facilmente restaurada após o processamento. Thuja tem plasticidade e, a partir dele, é possível criar várias figuras geométricas e estátuas vivas elaboradas, que se tornarão uma maravilhosa decoração para qualquer jardim.
Você sabeA arte topiaria apareceu pela primeira vez no Ancient Rym no início de nossa era, onde apenas a maneira clássica de criar formas era usada.
Maneiras de criar
Existem vários métodos para criar esculturas vivas que serão uma decoração maravilhosa para qualquer jardim. Nesse caso, o método mais difícil usado na Roma antiga é o topiário clássico. Para criá-lo, você precisa de ferramentas simples e da habilidade do criador. Os métodos modernos de arte topiaria são simples e essas esculturas no jardim podem ser feitas por quase todos.
O topiary expresso consiste em plantar plantas rapidamente em torno de uma estrutura metálica e gradualmente preenchê-la com massa verde. Esculturas vivas em uma moldura requerem um plantio meticuloso com base em várias plantas despretensiosas, na maioria das vezes musgo.
Vídeo: corte de cabelo topiário de Thuja
Clássico
Para criar uma topiaria da maneira clássica, você precisará de muita paciência, habilidade e uma ferramenta bem afiada, mas se você seguir as instruções passo a passo, poderá obter uma verdadeira obra-prima. Para esse efeito, são adequadas tesouras de jardim, trituradores e podadores, bem como ripas de madeira de várias formas e comprimentos.
Nesse caso, os trilhos devem ser instalados de forma a criar formas geométricas suaves. Usando esse método de criação de esculturas vivas, é difícil cortar composições complexas e é mais adequado para a criação de quadrados, losangos ou outras formas geométricas de arbustos.
No quadro
Criar uma topiaria dessa maneira é um processo bastante demorado, mas não requer habilidades especiais e mesmo um iniciante lidará com a criação dessa escultura. Nesse caso, você deve primeiro criar a estrutura de metal da futura escultura.
Importante!Um corte de cabelo é melhor realizado na primavera, mas algumas plantas o realizam em qualquer época do ano.
Depois disso, todo o espaço interior é preenchido com musgo ou outras plantas despretensiosas. Tal escultura viva não pode ser deixada no inverno na rua. Você também precisa regar regularmente as plantas e até a tempo de eliminar as folhas secas.
Topiary expresso
Você pode criar topiaria dessa maneira em uma estação de crescimento. Para esse fim, são plantadas hera, lúpulo ou outras ervas que são capazes de crescer rapidamente e formar brotos. É importante cuidar com cuidado dessas esculturas vivas de tecelagem.
Você sabe O auge da arte topiaria caiu no século XVI-XVII, quando na Europa, em todos os jardins, era possível encontrar uma escultura viva.
Após o plantio, é instalada uma moldura sobre as mudas, que servirá de base para a futura escultura viva. Quando a planta tece sobre uma base de metal, é necessário distribuir uniformemente os brotos no prazo. Com o tempo, o quadro desaparecerá completamente sob as folhas e galhos, o que tornará a topiaria expressa totalmente concluída.
Como cortar espiral descongelada
Você pode aparar o thuja na forma de uma espiral executando o seguinte algoritmo de ações:
- Criação de marcações usando uma corda, uma das quais é amarrada ao topo e em espiral.
- Corte de cabelo fácil na corda, marcando com tesouras de jardim.
- Verifique a ausência de galhos pequenos restantes que são eliminados do conceito geral.
- Corte de cabelo final usando tesouras de podar, deixando 3-4 botões em cada ramo.
- Processar a planta com Epin, que impede a planta de secar.
Cuidados com o corte de cabelo
Como o corte é um estresse significativo para a planta, ele deve ser preparado antes do procedimento e tratado depois dele. Antes de criar esculturas vivas, é necessário que o arbusto ou a árvore cresça o suficiente e ganhe força; Isso deve continuar após o corte de cabelo.
Além disso, não esqueça a constante remoção de ervas daninhas e a proteção contra pragas. Ao criar uma topiaria, é importante lembrar quais plantas florescem das plantas do ano passado e fazer um corte de cabelo leve para elas. É necessário remover os galhos secos e congelados a tempo, que são rapidamente substituídos por novos rebentos. No inverno, a topiaria clássica é coberta com estopa ou outro material para impedir a quebra de galhos pela espessura da neve.
Rega e alimentação
Para que as esculturas vivas tenham uma aparência atraente e sirvam de decoração para o jardim, é necessário regá-las regularmente 2-3 vezes por semana e alimentar os arbustos após cada corte de cabelo. Também é necessário na primavera e no outono fazer fertilizantes minerais para o jardim, que rapidamente acumularão massa verde.
Existem também medicamentos que precisam ser tratados com folhas de plantas, que servem como bioestimulantes de crescimento e adaptógenos específicos que ajudam a lidar com o estresse após o corte. Estes incluem Epin, Epibrasinolide e outros medicamentos.
Manter a forma
Para manter a forma bonita do arbusto, você precisa cortá-lo regularmente. É melhor executar esse procedimento todos os meses, o que permitirá que a topiária não perca a forma. Nesse caso, o corte de cabelo deve ser suave e após cada procedimento o arbusto é fertilizado. Para tecer a topiaria, as alças regulares devem ser redistribuídas regularmente.
Escultura viva é uma incrível combinação de criatividade da natureza e do homem. Topiary é capaz de decorar e tornar elegante qualquer jardim. A escolha da forma e figura da escultura pode variar e depende do conceito geral de um jardim em particular. Ao mesmo tempo, é importante cuidar cuidadosamente das plantas, alimentá-las e regá-las, o que ajudará a suportar o estresse do corte regular.