Bacopa (Bacopa) - planta ornamental rasteira, popular entre jardineiros, jardineiros e paisagistas. A grama florescente pode adicionar cores brilhantes à paisagem do jardim, decorar a varanda ou sombrear o jardim. Além disso, esta flor tem boas propriedades calmantes. Neste artigo, falaremos sobre as regras para o cultivo de bacopa a partir de sementes e os cuidados competentes para essa incrível grama.
Breve descrição da bacopa
Bacopa (suther, blutopia) é um gênero de ervas anuais ou perenes da família Plantaginaceae (banana), que inclui cerca de 70 espécies. Algumas espécies são consideradas ervas daninhas.
É uma grama suculenta e rastejante. A planta pode ser facilmente reconhecida por folhas carnudas sésseis, bem como pela massa de pequenas flores azuladas, roxas ou brancas (embora as flores possam aparecer em vermelho ou rosa). As hastes são finas, abaixadas ou retas, rastejando, o arbusto cresce ativamente em largura.
As folhas são pequenas, em forma de coração ou amplamente elípticas, verdes, com bordas em dente de serra, alternadas ou lineares (em espécies subaquáticas).
O período de floração é longo - a grama floresce principalmente no verão. A frutificação ocorre simultaneamente com a floração. Flores solitárias, com pedicelos curtos e duas brácteas. As flores são pequenas tubulares ou em forma de sino. O perianto consiste em 4-5 lobos simetricamente estendidos.A reprodução ocorre por sementes e fragmentos do caule. Folhas de solo têm um sabor distinto de limão.
Bacopa é encontrada em regiões tropicais e subtropicais ao redor do mundo, especialmente na América do Norte e do Sul, bem como em toda a Índia tropical e subtropical. A maioria das espécies cresce em condições úmidas, embora algumas sejam plantas completamente aquáticas (por exemplo, bacopa pinnatifolia).
Você sabe No Oriente Antigo, uma linguagem especial de flores foi inventada (floriografia). E na Europa, os dicionários de flores foram publicados ao longo do século XVIII. Usando flores, uma pessoa pode expressar quase qualquer um de seus sentimentos. Cada flor simbolizava algo e, em combinação com outras plantas com flores, mudou seu significado original.
Datas e condições ideais de plantio
É melhor começar a semear no início de março. Você pode criar bacopa no final do inverno, mas nesse caso precisará cuidar da iluminação adicional.
Ao escolher um local para aterrissar um suther, dê preferência a locais iluminados pelo sol ou localizados em uma sombra clara. Em áreas mais sombreadas, os brotos serão ampliados e a floração se tornará esparsa e inexpressiva.
A estratificação do material de plantio em casa pode ser feita na geladeira. As sementes devem ser mantidas em uma solução fraca de permanganato de potássio por 15 a 20 minutos e depois enxaguadas. O procedimento protegerá futuras plantas jovens contra doenças.
Como plantar uma bacopa de sementes em casa
A seguir, entenderemos as nuances do cultivo de bakopy a partir de sementes. Lembre-se de que uma planta cultivada com sementes tem menos inflorescências do que a cultivada de outras maneiras.
Escolha da capacidade de desembarque
É preferível usar copos de plástico transparente como recipientes para mudas. Portanto, será mais conveniente controlar a umidade do substrato.
Preparo do solo
Na sombra parcial e em condições úmidas, a planta pode crescer em solos de vários tipos.Mas o solo argiloso friável, quase neutro, é mais adequado para o crescimento da bacopa. A acidez preferida do solo é de 5 a 7,5 pH.
Você pode preparar o solo perfeito por conta própria.
Para fazer isso, misture em quantidades iguais:
- composto úmido;
- turfa;
- húmus de folhas.
Importante! Certifique-se de fornecer às futuras plantas uma boa drenagem. Absorver o excesso de água ajudará a areia. Portanto, antes de encher os copos com um substrato, despeje um pouco de areia no fundo de cada um deles.
Preparando sementes para semear
Ao comprar sementes em uma loja, verifique a data da embalagem: as sementes de bluetopia mantêm sua capacidade de germinação por 3 anos.
Para reduzir o tempo de germinação das sementes, imediatamente antes da semeadura, o material de plantio deve ser submetido a tratamento especial - estratificação. Como conduzi-lo foi discutido acima no artigo.
Como as sementes do sutra são muito pequenas, devem ser levemente enterradas diretamente em solo úmido (sem aprofundar). Cubra os óculos com frascos de vidro ou sacos plásticos e transfira para um local quente.
A luz é necessária para que as mudas germinem, mas a exposição à luz solar direta é contra-indicada. A flor pode crescer em uma ampla faixa de temperatura (+15 ... + 40 ° C). No entanto, a temperatura ideal para a germinação das sementes é de +20 ... + 23 ° C. Em temperaturas abaixo de + 15 ° C, as sementes não germinam.
O que precisa ser feito após a emergência?
Os primeiros brotos aparecerão após 15 dias. Após a formação das primeiras folhas, você pode mergulhar.Plante plantas jovens a uma distância de 2 cm uma da outra. Independentemente de onde você transfere a bacopa, seu rizoma deve ser aprofundado por um nó. Devido a isso, a planta irá enraizar-se bem no solo e florescerá mais ativamente.
É durante esse período que começa o curativo ativo e o endurecimento do suther. As matérias-primas minerais na solução para mudas devem ser aproximadamente metade menos que as arbustos adultos. Use fertilizantes com alta concentração de nitrogênio, potássio e fósforo.
Importante! Regar as mudas deve ser abundante, método de gotejamento. Monitore o solo regularmente — em nenhum caso deve secar.
Crescendo e cuidando de uma planta adulta
Suthera é uma flor caprichosa, mas se você quiser ver sua magnífica floração, não poderá fazer isso sem observar várias regras.
Rega e fertilização
Bacopa é regada frequentemente e muito, especialmente em épocas secas. Durante todo o período de crescimento, o solo sob a cultura deve ser saturado com água a uma profundidade de 4-5 cm.O regime de irrigação depende do tipo de solo e da disponibilidade de água para manter a umidade constante no solo.
Após a irrigação, afofe o solo, tomando cuidado para não danificar o rizoma. Limpe as ervas daninhas ao mesmo tempo, manualmente, com cuidado.
É preferível alimentar a bacopa de março a setembro uma vez a cada 10 dias. Use compostos universais enriquecidos com minerais, bem como matérias-primas orgânicas na forma de verbasco e excrementos de pássaros.
Poda de plantas
Para fazer a grama crescer ainda mais ativamente, as pontas dos brotos devem ser beliscadas. Quando as hastes crescem o suficiente, você pode podá-las. Os restantes cortes superiores podem ser utilizados para propagação adicional. Quando os brotos endurecem e a floração não é tão generosa, a parte inferior da bacopa deve ser cortada em 1/3 do comprimento. Esses procedimentos geralmente são realizados nos meses de outono.
Recursos de cuidados com o inverno
Infelizmente, a maioria das espécies de bacopa não tolera o inverno ao ar livre. Para que a flor não morra, ela é transferida para o inverno para uma sala fria (+8 ... + 15 ° C) sem ventos e com boa iluminação. O ar deve ser umedecido para evitar o aparecimento de fungos e ácaros.
Nos meses de inverno, a grama é irrigada regularmente, mas com menos abundância do que no verão. Nesta época do ano, o sutra descansa, parando seu crescimento. Você precisa armazenar a flor sem ervas daninhas.
Pragas e doenças de Bacopa
Suthera ampelous é bastante resistente a várias doenças e parasitas. No entanto, com uma grave violação das regras de atendimento, a grama se torna vulnerável.
Com a irrigação não controlada, pode ocorrer uma doença grave, como a podridão cinzenta. A doença afeta o rizoma da planta. Derrotar a podridão é muito difícil; portanto, em casos avançados, o bacop precisa jogá-la fora. No estágio inicial, todas as raízes afetadas devem ser removidas e a planta transplantada.
Será útil tratar o sistema radicular com preparações padrão da podridão cinzenta.
Ao invernar em condições inadequadas (a temperaturas excessivamente altas), a bacopa sofre de excesso de secagem e fica fraca. Nesse estado, a flor pode se tornar vítima de um ataque de mosca branca. Lute contra esta praga cortando as áreas afetadas.Recomenda-se aplicar mesmo uma medida tão radical como a poda de toda a flor, após o que a bacopa é transferida para um meio adequado. O uso de drogas neste caso pode levar ao efeito oposto e prejudicar a flor.
Outro parasita perigoso para o suter é o pulgão. Com a detecção rápida de pulgões, a planta deve ser imediatamente pulverizada com água e sabão. Repita o procedimento várias vezes por semana. Em seguida, faça uma pausa de 7 dias e repita conforme necessário. Os pulgões podem ser removidos e um forte fluxo de água.
Você sabe As flores são capazes de responder ao comportamento humano. Por exemplo, dispositivos especiais registram diferentes reações reflexas de uma planta quando uma pessoa pega as pétalas regularmente e a segunda cuida cuidadosamente da flor.
Uso em paisagismo
A maioria dos tipos de suthers encontrou aplicação na floricultura decorativa. A cultura é caracterizada por crescimento acelerado, um longo período de preservação da decoratividade (na forma de uma folhagem exuberante de cor verde saturada e inflorescências coloridas). Bacopa é usado para decorar a faixa costeira de lagoas de jardins.
Uma solução vantajosa é o uso de grama com flores para decorar paredes e cercas. No jardim da frente da bacopa, pode servir tanto como planta independente quanto como planta de fundo.
Culturas que amam a umidade, como chagas, petúnia, fúcsia e lobelia são bons vizinhos para o sutra.A bacopa exuberante e perfumada dará um visual encantador a qualquer jardim ou varanda. E se no estágio de cultivo parecer extravagante demais, depois de fixar a planta em um local permanente, você mudará radicalmente de idéia.