Floxes brilhantes e coloridos pertencem à família cianótica. Outra vantagem da planta é que ela é armazenada por muito tempo na forma de corte em um buquê.
Cuidados com o plantio e flox
As regras básicas de cuidado com o bom crescimento e desenvolvimento da flor são as seguintes:
- Qualquer solo é adequado, mas a argila leve é considerada ideal. Você pode adicionar cal ao chão para melhorar o crescimento.
- No outono, o território onde o flox está planejado para ser plantado deve ser cuidadosamente e bastante profundamente desenterrado e limpo das raízes das ervas daninhas.
- A iluminação é escolhida dependendo da variedade, mas a maioria das espécies prefere áreas ensolaradas do jardim.
- As flores são despretensiosas ao sair. Periodicamente, é realizado um afrouxamento superficial do solo e a remoção de ervas daninhas da grama das ervas daninhas.
- Para que o flox floresça profusamente, suplementos devem ser aplicados regularmente.
- É aconselhável cobrir o solo sob o mato com uma camada de até 7 cm da casca de espécies arbóreas, adubo ou húmus. Isso protegerá contra secar, congelar e afogar a erva daninha anual.
- No caso de temperaturas moderadas no verão, a rega é abundante, mas não frequente. É preferível executar este procedimento à tarde.
- Algumas variedades, por exemplo as em panículas, são cortadas quase niveladas com o solo em outubro. Depois disso, a área ao redor e a base do arbusto devem ser tratadas com fungicidas. E depois de uma semana e meia, você precisa fazer a cobertura do plantio do flox.
- É mais suscetível ao oídio, principalmente se o pouso for realizado em local sombreado.
O local de nascimento desta planta é a América do Norte, ou melhor, o território do Canadá moderno e dos Estados Unidos, de onde veio para a Europa há mais de 250 anos.
Reprodução
A reprodução é feita dividindo-se o arbusto, a primavera e o outono e usando sementes.
Para a propagação do flox na primavera, é necessário escolher o período de maio a julho. A colheita do material de plantio é possível usando todo o caule. Para fazer isso, ele deve ser cortado em tantas partes, para que dois nós permaneçam em cada uma. Os tarugos devem ser plantados imediatamente no solo e regados abundantemente. Nesse caso, as mudas criam raízes bem.
O solo deve ser preparado com antecedência: misture areia, húmus e chernozem em partes iguais. Para melhores resultados, o recipiente com plantas plantadas deve ser coberto com película aderente. Ao mesmo tempo, não se esqueça de irrigar regularmente. A raiz começa a se formar aproximadamente 3-4 semanas após o plantio.
Durante o enxerto de outono, todo o processo deve ocorrer em uma sala onde a temperatura é baixa, mas constante, por exemplo, em uma adega. Com esse método de reprodução, em contraste com a propagação da primavera, é estritamente proibido plantar mudas diretamente na horta, pois elas não suportam temperaturas mínimas abaixo de zero. Portanto, você deve preparar um recipiente adequado no qual as estacas sejam plantadas e elas aguardarão o aquecimento. No jardim, o flox plantado dessa maneira é plantado em maio.
Flox criado por criadores russos: Olenka, Uspekh, Zephyr, Caro Amigo, Suflê de Morango, Victoria, Ruddy Baby e outros.
Também popular é o método de propagação por sementes. Com o tempo, esse método é mais caro, mas é mais eficaz, porque sua vantagem é uma alta porcentagem de adaptabilidade. Essas plantas são as mais resistentes e melhor adaptadas às mudanças climáticas, além de menos caprichosas à composição do solo.
Uma das desvantagens significativas desse tipo de criação é a probabilidade de perda das características varietais. Portanto, vale a pena recorrer a esse método no caso em que a quantidade de material para o plantio é mais importante do que salvar as características distintivas da variedade. As sementes são armazenadas durante o período em que as folhas dos arbustos desaparecem. Foi nesse momento que as caixas ainda não haviam desmoronado, mas já haviam mudado de cor para marrom.
É melhor plantar material de plantio dentro de casa. É necessário preparar tanques e solo. Uma mistura de areia, húmus e chernozem é tomada, depois as sementes são plantadas e depois cobertas com uma camada de solo de até 2 cm. No inverno, os recipientes devem ser cobertos com uma camada de neve e, no início da primavera - colocados em uma estufa ou estufa. O flox propagado dessa maneira é plantado no solo no meio da primavera, mas para iniciantes - em uma estufa e depois de um mês - em uma área aberta.
Os floxes são as plantas mais bonitas que decorarão seu jardim com flores exuberantes e perfumadas, exigindo, em troca, um esforço e aborrecimento mínimos.