Adiantum é uma planta ornamental popular. Infelizmente, nem todos os seus tipos se sentem bem em apartamentos. É por isso que vale a pena saber como cuidar dos adiantums da casa para que eles floresçam e adornem o interior da casa pelo maior tempo possível.
Descrição da planta
Adiantum, ou samambaia encaracolada (nome botânico Adiantum) pertence à família adiant. Plantas da terra natal - florestas tropicais da América Central e do Sul, Nova Zelândia. Algumas espécies são originárias da Austrália, Ásia e continente africano. A família de samambaias tem mais de duzentas espécies, algumas das quais são amadas pelos cultivadores de flores e são cultivadas como vegetação ornamental.
As variedades mais famosas de adiantum:
- Cabelo venus - planta espetacular com uma tampa de folhas delicadas delicadas. Existem variedades com diferentes cores de folhagem (verde brilhante, verde amarelo, vermelho brilhante). O tamanho das folhas de cada espécie também varia - de muito pequenas (3-5 cm) a muito grandes (45-50 cm).
- Pé - altura de 30 a 75 cm.Tem folhas finamente texturizadas e “desgrenhadas” presas a caules curvos. Cada folha é dividida em processos em forma de dedo. Ele tem hastes fortes e fortes, pintadas em cores do Borgonha ao preto.
- Gentil - arbusto de 80 a 90 cm de altura, folhas onduladas, grandes e muito decorativas. A variedade pertence à variedade popular Skutum Roseum. A folhagem é inicialmente de cor vermelha, mas gradualmente muda de cor para verde.
- Fern Ruddy - grande, tem caules pretos e folhas verde-claras finamente pubescentes. Nas samambaias perenes, as folhas ficam marrons.
- Aleutian - folhas verdes em forma de dedo fazem fronteira com uma haste vertical rígida com um brilho característico. A cor do caule varia de roxo a preto.
- Linda - uma planta atrofiada com arbustos extensos. Os triângulos caídos de folhas de cor verde clara consistem em fragmentos menores na forma de um leque, um caule de uma cor preto-carmesim.
- Feto trapézio - um arbusto poderoso com folhas em forma de cunha dobradas, até um metro de comprimento. A forma da folha é trapezoidal, a cor das folhas jovens com uma tonalidade rosa.
Propriedades úteis do adiantum
A planta não é apenas bonita, mas também um medicamento, para que possa ser cultivada com segurança em casa. As samambaias contêm lipídios, flavonóides, taninos, óleo essencial, açúcar. As lâminas de folhas de Adiantum são constituintes ou aditivos em xaropes medicinais, soluções intravenosas e pós.
A tintura com o conteúdo desta planta ajuda a restaurar o pâncreas e o baço, reduz a gravidade dos ataques de asma, tem um efeito positivo no sistema nervoso, restaura a circulação sanguínea dos membros e tem um efeito calmante. O suco de samambaia também trata doenças de pele.
O xarope nas folhas do adiantum é usado junto com soluções intravenosas para reduzir a febre e como um supressor da tosse. Os extratos de folhas de samambaia têm propriedades desinfetantes e são usados para combater distúrbios funcionais do fígado e da bexiga.
Importante! Antes de usar a planta para fins medicinais, é necessário consultar um médico e estabelecer um diagnóstico preciso.
Suco de samambaia Adiantum O cabelo de Vênus é usado para desintoxicar o corpo após ser mordido por animais raivosos. Fern é usado no tratamento de oncologia. Uma solução de samambaia com álcool ajuda a tratar a psoríase. Lavar o cabelo com uma decocção de folhas de samambaia elimina a caspa.
Plantando e crescendo em casa
Para cultivar um adiantum de uma planta pequena em um arbusto exuberante, o cultivador deve seguir as regras para cuidar dele: regá-lo a tempo, garantir uma temperatura aceitável, protegê-lo de pragas e transplantá-lo para uma nova panela. Mais sobre isso.
Pré-requisitos
A maioria das samambaias são plantas do fundo das florestas tropicais; portanto, seus requisitos são semelhantes. Na natureza, as samambaias vivem no fundo sombrio da floresta, crescem em solo úmido e húmido.
O Adiantum precisa de condições semelhantes no cultivo em casa:
- Uma sala com alta umidade (70–80%) e temperatura +19 ... + 22 ° C. Quando a umidade é baixa (50-60%) e a temperatura é alta (+25 ... + 27 ° C), as folhas do adiantum murcham, a planta fica doente. No inverno, é melhor transferir a planta para um banheiro não muito quente, mas bem iluminado. Se isso não for possível, é melhor colocar a flor o mais longe possível da bateria e instalar a panela em um suporte cheio de água e argila expandida. Um bom lugar para uma samambaia perto de um aquário aberto ou de um umidificador ativo.
- Um local bem iluminado, sem luz solar direta. No verão, a planta é ruim no peitoril da janela sul, porque folhas finas são sensíveis a queimaduras. No inverno, a flor também deve estar localizada em um local onde apenas raios de luz dispersos atingem suas folhas.
- Adiantum adora calor e umidade. No inverno, deve ser regada com menos frequência do que no verão. Se a temperatura ambiente cair abaixo de +18 ° C, a flor no vaso é regada com uma frequência de uma vez a cada 10-14 dias. No inverno, o solo da panela deve estar levemente úmido, mas não molhado.
- Vire a panela de vez em quando (a cada três a quatro dias) para que todos os lados da planta recebam luz difusa.
- As samambaias precisam de um substrato permeável e fértil com um pH levemente ácido (5,8–6,5). O solo de compostagem com alto teor de turfa e húmus é adequado.
Preparação para pouso
Depois de comprar um broto de samambaia, é melhor transplantá-lo de um vaso para um novo. Mas antes disso, dê tempo à planta para se acostumar com novas condições. A planta pode ficar amarela, neste caso, é necessário cortar as folhas danificadas e deixá-las crescer novamente. O principal é não se apressar para transplantar ou começar a fertilizar a flor: a planta está sob estresse, e isso é normal. Siga as regras de atendimento e preste atenção regularmente.
Seleção de capacidade
Para uma samambaia, é necessário um vaso de flores volumoso, mas não necessariamente alto. Produtores inexperientes acreditam que quanto maior o vaso, melhor para a samambaia, mas isso está errado. Pequenos recipientes são adequados para adiantum.
Para uma planta jovem no primeiro ou no segundo ano de vida, basta uma panela com um volume de meio litro; com o crescimento do sistema radicular, o volume da panela é aumentado.
Por exemplo, uma samambaia saudável aos cinco anos de idade precisa de uma panela de três litros.
Você pode entender que o sistema radicular da flor fica lotado e a planta precisa de mais capacidade, de acordo com as raízes que apareceram na superfície do solo em uma panela.
Importante! É indesejável a utilização de uma panela de metal para plantar um adiantum, pois a partir do contato com o solo constantemente úmido, as paredes do tanque começarão a enferrujar. A escolha mais bem-sucedida são vasos de plástico, cerâmica, madeira ou vidro.
Tratamento do solo
O solo para o adiantum deve ser leve, solto, respirável. Uma mistura de folhas e pastagens combinada com turfa e um pouco de areia é adequada. É permitido o uso de farinha de carvão, casca e dolomita como impurezas na mistura do solo. Não se esqueça da camada de drenagem, porque a água estagnada é prejudicial à saúde da samambaia.
Para que a planta permaneça saudável por muitos anos, o solo deve ser higienizado antes do plantio. Em casa, isso pode ser feito de várias maneiras: assar no forno, congelar, desinfetar com soluções desinfetantes.Como desinfetar o solo:
- Calcinação. A mistura do solo é espalhada uniformemente sobre a assadeira com uma camada de 3-5 cm e é instalada no forno e aquecida por 30 minutos a uma temperatura de 180-200 ° C. Após este procedimento, o solo se torna completamente estéril. Quando o solo esfriar, você pode plantar samambaia.
- Congelamento. O solo é colocado em um saco plástico, que é instalado no freezer da geladeira por 5-6 horas. No final do congelamento, o solo é retirado do freezer e deixado em temperatura ambiente até que esteja completamente aquecido. Quando a temperatura do ar na sala e a temperatura do solo forem iguais, você poderá começar a plantar uma flor em casa.
- Molhar com uma solução desinfetante. Em água ligeiramente morna (1 litro), adicione 1-2 cristais de permanganato de potássio e misture bem. A água deve adquirir uma cor rosa escuro. A solução desinfetante é abundantemente regada no solo, previamente despejada no tanque de plantio. Após a rega, a panela é deixada por várias horas para permitir excesso de umidade no vidro através dos orifícios de drenagem. Assim que o solo desinfetado na panela ficar moderadamente úmido, você poderá começar a plantar a samambaia.
Tecnologia de pouso
Você pode plantar uma samambaia com brotos ou sementes. Uma planta adequadamente plantada se desenvolverá totalmente e sem demora, portanto, você deve prestar atenção ao procedimento de plantio.
Apresenta brotos de plantio:
- Condição da raiz - antes do plantio, as raízes são cuidadosamente examinadas, todas as podres devem ser removidas e as raízes maduras não devem ser quebradas.
- Antes de plantar em um novo recipiente, o sistema radicular da planta já devidamente aparado pode ser embebido por 30 a 60 minutos em uma solução rosa pálida de manganês e água. Essa imersão vai secar e desinfetar as raízes nos locais de corte. Imediatamente após a imersão das raízes da planta, você pode plantá-la em um novo recipiente.
- O pescoço da raiz não pode ser profundamente enterrado no chão, ele deve permanecer nivelado com o chão na panela. Certifique-se de remover as folhas velhas, danificadas, doentes e amarelas.
Tecnologia para plantar sementes de samambaia:
- Como viveiro, pegue uma caixa com solo desinfetado e drenagem no fundo.
- Os esporos da semeadura são coletados na parte de trás da placa foliar e espalhados pela superfície do solo.
- As culturas são regadas e cobertas com polietileno (vidro), após o que são colocadas em um local escuro até que os brotos apareçam.
- Geralmente, pelo menos 2 a 2,5 meses se passam entre a semeadura e o aparecimento de mudas. Neste momento, a terra não deve secar.
- Assim que os primeiros brotos aparecem do chão, a caixa de mudas é movida para um local iluminado.
- O polietileno ou o vidro, cobrindo a caixa por cima, permanecem no local, mas uma ou duas vezes por semana são abertos por 20 a 30 minutos para ventilar samambaias jovens. A temperatura na sala onde há uma caixa com mudas deve permanecer na faixa de +20 ... + 22 ° C, com uma umidade do ar de 60 a 70%.
Você sabe Segundo a lenda grega antiga, uma samambaia elegante com pequenas folhas exuberantes crescia dos cabelos da deusa Vênus, que caíam no chão. Daqui — o nome da espécie de cabelo adiantum Venus.
Características do atendimento domiciliar
A planta não gosta de mudar de lugar. Portanto, você precisa pensar cuidadosamente sobre onde colocar a flor para um crescimento constante. Você também precisa protegê-lo de correntes de ar frio e impedir a entrada de poeira nas folhas.
Fertilização e rega
O Adiantum deve ser regado regularmente, porque a planta é sensível à secagem do solo. No entanto, você não precisa encher a planta, verifique as condições da terra na panela - ela deve estar sempre um pouco úmida, mas não molhada.
É aconselhável que a água da irrigação não seja dura, por isso é melhor usar água derretida ou chuva. A água da torneira também é adequada, mas é deixada em repouso por 5 a 10 horas antes do uso. Um nativo dos trópicos precisa de uma hidratação moderada do solo e sai duas a três vezes por semana. A secagem da camada superficial do solo não deve ser permitida, mas deve permanecer sempre um pouco úmida.É necessário fertilizar o arbusto de samambaia no verão, durante o crescimento ativo da massa aérea e radicular. Isso ajudará a preservar a suculência da vegetação e a fortalecer a planta. Para fertilizantes, é usado um curativo especial para flores decorativas e decíduas, que é diluído com uma dose dupla de água a partir da quantidade de líquido indicada nas instruções do medicamento. Esse curativo contém minerais e oligoelementos. De outubro a março, as samambaias não fertilizam.
Poda
O Adiantum não é formado com a ajuda de aparar, mas permite que seu "chapéu" verde cresça arbitrariamente. Mas certifique-se de remover galhos e folhas secos, doentes ou quebrados. As peças danificadas não apenas reduzem a decoratividade das samambaias, mas também servem como um paraíso para as pragas.
As raízes de plantas velhas ou doentes são podadas. Isso é feito nesses casos:
- ao transplantar em uma panela de diâmetro maior;
- ao dividir o velho arbusto;
- com sinais óbvios de podridão radicular.
Transplante
As samambaias jovens são transplantadas na primavera, uma vez a cada dois anos. Quando as plantas amadurecem, elas precisam ser replantadas apenas quando as raízes aparecem na superfície do solo. Ou seja, a massa da raiz cresce tanto que fica lotada na mesma panela. Nesse caso, o cultivador de flores aguarda o início da primavera, seleciona uma capacidade do volume e transplantes adequados. Ao mesmo tempo, algumas das raízes são cortadas um pouco. No outono, a planta é indesejável para atrapalhar o transplante.
Importante! Durante o transplante, é indesejável apertar demais o solo na zona radicular da planta, pois a samambaia adora solos soltos. Tente não exagerar na poda, removendo apenas partes realmente doentes, porque o sistema radicular do adiantum cresce muito lentamente.
As raízes das plantas em vasos tendem a apodrecer devido ao excesso de água. O sistema radicular nunca deve ficar na água, porque sem oxigênio, as raízes morrem e perdem sua capacidade de absorver água. Para evitar isso, no fundo do recipiente deve ser localizada uma camada de 2 cm de drenagem de fragmentos de vasos de cerâmica, argila expandida, cascalho grosso. Devido a isso, a água não se deposita na zona das raízes, mas cai mais baixo - na camada de drenagem.
Vídeo: Adiantum Transplant
Reprodução
As samambaias são propagadas por esporos e pela divisão das raízes do mato. O cultivador de flores pode escolher o método mais conveniente para ele.
Separação de rizoma
As samambaias com mais de 5 anos perdem parcialmente sua decoratividade, de modo que seu sistema radicular é geralmente dividido em várias plantas jovens. A técnica é usada para obter rapidamente adiantums jovens. A operação é realizada em plantas adultas nas quais o sistema radicular está bem desenvolvido. A separação da raiz materna em frações separadas pode causar a morte de uma samambaia doadora. Também deve-se ter em mente que nem todas as partes separadas sobreviverão com sucesso. O rizoma de samambaia é muito sensível a danos mecânicos, bem como à parte do solo da planta.
Como dividir corretamente a raiz:
- O procedimento é realizado na primavera.
- A bucha destinada à separação é cuidadosamente removida da panela.
- As raízes são sacudidas do solo.
- Antes do início da separação, a lâmina afiada da faca é esfregada com álcool ou calcinada em fogo, após o que a raiz é cortada em frações separadas com movimentos suaves, para que 1-2 folhas permaneçam na parte aérea de cada raiz.
- As frações são plantadas em vasos individuais com solo esterilizado.
- Após o plantio no solo, é bem regada, a parte do solo da planta é umedecida com uma pistola de pintura.
- Vasos com mudas são transferidos para um local com luz difusa e temperatura quente.
- Depois que os adiantum jovens se enraízam e crescem, é necessário alimentar a folha com qualquer estimulante de crescimento (Epin, Emistim).
- Plantas separadas lentamente acumulam massa verde e radicular. Você precisa cuidar deles da mesma maneira que nas samambaias adultas.
Litígios
As samambaias não florescem para reproduzir sementes com a ajuda de flores, como a maioria das plantas. Eles se multiplicam por esporos a partir dos quais uma nova planta se desenvolve. Os esporos amadurecem em pequenos sacos que se ligam à parte inferior das folhas.A semeadura de esporos de samambaia é preferível, pois as mudas obtidas dos esporos são absolutamente saudáveis e não herdam as doenças da planta mãe. E uma das principais desvantagens do método é que as plantas jovens não serão recebidas pelo produtor em breve, porque os esporos brotam por um longo tempo.
Doenças e Pragas
Adiantum é resistente a doenças de flores de interior, mas propenso a podridão das raízes. Isso acontece se a planta estiver com muita água e com excesso de água. Nesse caso, o adiantum deve ser removido do solo, seu sistema radicular deve ser lavado com água e examinado. A podridão pode ser reconhecida por áreas amolecidas e placa branca nas raízes. As partes danificadas da raiz são cortadas com uma faca afiada. A planta doente é deixada do lado de fora do tanque de plantio por vários dias.
Nos próximos dias, é necessário verificar a dureza das partes da raiz diariamente. Quando endurecem e endurecem, a samambaia pode ser plantada em um substrato fresco e rico em nutrientes. Nos primeiros dias após o transplante, o solo da panela deve ser mantido levemente úmido e, gradualmente, você pode voltar à rega normal. Na maioria dos casos, dessa maneira, você pode salvar a samambaia interna da morte.Além disso, o florista pode ter dificuldades causadas por cuidados inadequados:
- Fraco crescimento e amarelecimento das folhas. Razão: rega inadequada. No verão, o solo deve permanecer sempre um pouco úmido; no inverno, é aconselhável regar o mato não mais do que uma vez por semana ou duas (dependendo da temperatura ambiente).
- Queimaduras das folhas. Razão: a luz é muito brilhante. É necessário reorganizar o vaso com a planta longe da luz solar direta.
- Torcendo as folhas. Razão: hipotermia ou transbordamento do vaso com raízes. Assim que as primeiras raízes aparecerem na superfície do solo - é hora de transplantar a planta em um vaso maior.
- As folhas estão secas, fique coberto de manchas secas no pecíolo e se esfarele, ou a borda das folhas ficará seca. Motivo: o ar da sala está muito seco.
Ao infectar o adiantum com pragas, deve-se lembrar que a planta é sensível a produtos químicos; portanto, é preferível usar remédios caseiros para combater insetos. Na planta pode resolver:Você sabe Recurso de samambaia — capacidade de repelir a água da superfície da folha. Traduzido do grego, o nome da planta significa "não molhável". Surpreendentemente, todas as gotas de água que caem sobre as folhas rolam sobre eles, sem deixar vestígios molhados.
- Nematóides de folhas e caules. Eles preferem lugares úmidos, são atraídos pelo umedecimento regular das folhas de samambaia. Penetra na parte interna das folhas e se alimenta de células decíduas, como resultado, a cobertura da folha fica marrom e a samambaia morre. Nesse caso, é necessário agir de forma decisiva e rápida. Corte todas as folhas marrons, enquanto reduz a rega e interrompe a pulverização de umidade nas folhas. Ao mesmo tempo, é desejável usar produtos fitofarmacêuticos contra nemátodos (BI-58, ROGOR, Nematofagin BT, dimetoato).
- Pulgões. Estabelece-se nas folhas verdes de samambaia. Esses pequenos insetos podem ser reconhecidos por sua forma branca e tracejada. Colonize a superfície superior das folhas. No caso de uma pequena lesão, o adiantamento é transferido para o banheiro e lavado com uma forte corrente de água. Se o pulgão atingiu toda a superfície da planta, é usado sabão para combatê-la (triturar um ralador fino e uma samambaia com sabão em pó diariamente por uma semana).
- Ácaro. A presença de um carrapato na planta produz uma teia fina, quase sem peso, pendurada nos galhos das hastes. Se não forem tomadas medidas a tempo de proteger o adiantum do ácaro, a planta morrerá. Um pote com uma samambaia infectada é instalado em um saco plástico transparente ou translúcido e mantido por 10 dias; o ácaro morre durante esse período. Para uma garantia adicional de que o parasita será destruído, um inseticida pode ser pulverizado sob o pacote (Actellik, Neoron, Fitoverm, Akarin, Apollo, Vermitek). Neste momento, a samambaia é regada como de costume.
Os esforços feitos para garantir as condições adequadas para as plantas serão recompensados, pois um bonito e magnífico adiantum não será apenas uma decoração atraente para o interior da casa, mas também limpará o ar no apartamento de toxinas.Você sabe As samambaias são progenitoras de todos os tipos de vegetação. São as plantas mais antigas que sobreviveram até hoje. Os biólogos estimam sua idade em 350 milhões de anos.