Dionea é uma planta de casa incomum, que muitos jardineiros consideram um organismo vivo. O fato é que a armadilha de venus (o segundo nome de uma planta tropical) come muito bem os insetos, e isso não pode deixar de despertar o interesse de outras pessoas. Mas é tão fácil manter esses exóticos em casa e o que você deve saber sobre o crescimento de uma planta a partir de sementes - você aprenderá mais sobre isso mais tarde.
Breve descrição do Flytrap de Vênus
O ambiente natural para o crescimento da dionéia são os pântanos na parte norte da América, onde a planta se sente bem em condições de alta umidade, com uma quase completa ausência de nitrogênio no solo.
Obviamente, esse nem sempre foi o caso; portanto, para sobreviver, a flor teve que mudar um pouco, usando folhas como armadilhas para capturar insetos. Eles servem como fonte do nitrogênio e da proteína que faltam para ele.
Hoje, a dione é cultivada com prazer em casa, mas antes de comprar uma planta, você deve conhecer seus requisitos crescentes para as condições de detenção: as condições obrigatórias serão um alto nível de umidade na sala e a presença de insetos vivos.No entanto, essas nuances parecem ser uma mera ninharia para os jardineiros, assim que descobrem como é a armadilha de venus.
As principais características botânicas da planta incluem:
- uma haste curta acima do solo com um pequeno número de armadilhas foliares (até 7 peças) coletadas em um soquete;
- pequenos "tentáculos" nas bordas das folhas esverdeadas que lembram remotamente os dentes e servem para fechar melhor a "mandíbula" da flor;
- glândulas das folhas produzindo um suco especial que atrai insetos.
Assim que o inseto fica na folha aberta, sob a influência do reflexo, ele imediatamente se fecha, segurando a vítima por dentro. Nos próximos 10 dias, com a ajuda do suco produzido, os alimentos são digeridos, após o que as folhas se abrem novamente e o processo pode ser repetido.
Importante! Cada atuação da armadilha é um estresse para a planta, portanto, em toda a sua vida, ela pode sobreviver a não mais que 3-4 dessas ações. Por esse motivo, não é recomendável colocar a panela em um local com grande concentração de moscas.
Datas e condições ideais de plantio
O momento ideal para o plantio ou transplante de uma armadilha de vênus é considerado o final de março, quando uma planta descansada está cheia de força e pode facilmente transferir quaisquer intervenções. Os adultos são transplantados a cada três anos e as amostras jovens são colocadas em um novo substrato imediatamente após a compra ou ao transplantar mudas jovens.
Além disso, será necessário o transplante anual de plantas no caso de uso regular de água destilada. Contudo, seja qual for o motivo inicial para plantar ou transplantar um hóspede predador tropical, as medidas preparatórias e a escolha de um local adequado para o cultivo permanecem sempre as mesmas.Os principais requisitos a este respeito serão:
- Os tamanhos adequados do vaso de flores não têm mais que 8 a 10 cm de diâmetro e nada menos que 15 a 20 cm de altura (também são necessários orifícios de drenagem).
- Iluminação difusa e brilhante que as janelas voltadas para o leste podem fornecer. Se a luz natural não for suficiente, você poderá usar lâmpadas fito ou fluorescentes, garantindo um fluxo luminoso de pelo menos 15 horas por dia.
- Umidade moderada do substrato e alta umidade ambiente. Em uma sala com ar seco e estável (abaixo de 70 a 80%), a planta é melhor colocada em frascos de vidro, onde esses valores são sempre mantidos em um nível consistentemente alto.
- Os indicadores de temperatura estão dentro de + 24 ... + 28 ° C.
Todos esses requisitos para as condições de cultivo são característicos tanto para o plantio de sementes de dioneia quanto para propagação por estacas; no entanto, cada opção terá suas próprias nuances na preparação do material de plantio. Portanto, antes de plantar as sementes coletadas, elas devem passar por um processo de estratificação, o que aumentará as chances de germinação bem-sucedida.
É necessário colocar as sementes coletadas em um pano úmido (é aconselhável umedecê-las em fungicida) e enviá-las à geladeira (pode estar na porta) por 2 meses. Durante todo esse tempo, certifique-se de monitorar a condição do material de plantio, molhando-o quando secar.
Você sabe Para atrair insetos dentro da armadilha, a dionéia não apenas exala um cheiro agradável, mas também brilha no escuro com um brilho azulado, que às vezes parece bastante assustador.
Como plantar um flytrap de venus a partir de sementes em casa
Antes de prosseguir com uma descrição detalhada do processo de plantio de sementes de dionea, é útil saber como coletá-las adequadamente de uma planta existente. A floração predadora começa no início do período da primavera e é caracterizada pelo aparecimento de flores brancas em pedúnculos longos.Se você não planeja coletar sementes, é mais razoável remover os brotos, pois eles consomem muita energia da planta. No caso da colheita do material de plantio, você terá que se preparar para a polinização “manual” das flores, pois em casa esse processo não ocorre por si só.
Isso não é difícil, especialmente se as etapas necessárias forem seguidas:
- Assim que os botões se abrirem, faça uma pequena escova macia e colete delicadamente o pólen da primeira flor que vem sob seus braços.
- Transfira-o com cuidado para o pistilo de outra flor, tomando cuidado para não danificar suas partes principais.
- Da mesma forma, siga o procedimento com outras flores, cobrindo todo o arbusto.
Um mês após o aparecimento dos ovários, as próprias sementes amadurecem e, após mais 3 meses, estarão completamente prontas para o plantio. Devo dizer que o cultivo de dionéia a partir de sementes é um processo difícil que requer certo conhecimento.
Por exemplo, esta planta predatória gosta muito de solos ácidos; portanto, para a preparação do substrato, é melhor tomar duas partes de turfa e perlita embebidas em água, uma de musgo e areia de quartzo. A camada de drenagem não é necessária neste caso.
A mistura de solo preparada pode ser derramada em vasos de flores e sementes semeadas.
A aterrissagem de uma armadilha de vênus dessa maneira é realizada de acordo com o seguinte plano:
- Primeiro, sementes estratificadas de dionei são colocadas sobre a composição do solo derramado, mas não as pressionam contra o substrato.
- Em cima do material de plantio, adormeço com musgo e cubro a caixa com vidro (você pode usar um filme plástico).
- Os vasos cheios de plantas são colocados em uma sala com valores constantes de temperatura entre + 24 ... + 28 ° C e iluminação contínua por 15 horas.
Importante! Ao escolher a reprodução de sementes de dionea, esteja preparado para a duração deste processo, porque as mudas se tornarão adultos apenas 5 anos após o plantio.
Após o pouso
Após o desembarque, os cuidados com a dionéia são baseados em atividades padrão, cuja chave será regar, fertilizar e proteger contra doenças e pragas. Cada uma dessas ações possui características próprias, já conhecidas desde os primeiros dias após a semeadura, pois somente assim será possível cultivar uma planta saudável e forte.
Rega e fertilização
Dada a origem tropical da armadilha de vênus, não é de surpreender que esta planta goste de alta umidade, mas o solo sempre deve permanecer apenas um pouco úmido. A umidade estagnada é prejudicial para a planta; portanto, em vez de regar com a parte superior do caule, recomenda-se colocar uma panela com uma flor tropical em um pires com água.
A própria dionéia absorverá exatamente a quantidade de umidade necessária, o principal é que os orifícios de drenagem estão completamente no líquido. Se possível, é melhor usar a água da chuva para irrigação, mas, em casos extremos, a água da torneira filtrada e bem mantida é adequada.
Durante o período de crescimento ativo, as plantas jovens podem ser umedecidas pelo menos três vezes por semana, primeiro umedecendo o solo com um spray e depois irrigando-o com irrigação por gotejamento. É impossível derramar água com um jato, caso contrário, todas as sementes e mudas imaturas serão simplesmente lavadas do chão.
Importante! O inseto capturado não deve ser maior que a própria armadilha; caso contrário, a flor não pode lidar com a digestão e ficará doente. Além disso, você não pode alimentar a planta com variedades semelhantes a conchas, vermes e insetos que comem folhas que podem danificar a casca de uma planta predadora.
O papa-moscas não precisa alimentar o venus, já que a planta recebe todos os nutrientes junto com os insetos capturados. Alimentar um predador dessa maneira deve ser realizado não mais que 1 vez por mês, usando apenas moscas vivas, mosquitos e aranhas.Durante a doença, violando as regras de cultivo ou imediatamente após o transplante, é proibido alimentar a dione. Esta regra também se aplica ao período de descanso na estação fria.
Transplante
A primeira vez que um transplante de dionéia é realizado após os primeiros folhetos verdadeiros aparecerem nas mudas e seu endurecimento contínuo, e depois o vaso é trocado após 1-2 anos.
Para executar o procedimento corretamente e não danificar a planta, é útil que cada produtor conheça as seguintes regras:
- O vaso de flores deve ser profundo, mas não muito largo (não mais que 10-15 cm de diâmetro), pois a armadilha de vênus tem raízes longas.
- As raízes da planta são muito frágeis e freqüentemente quebram quando transplantadas. Se isso aconteceu, é aconselhável espanar o local da sucata com carvão picado.
- Depois de extrair a planta da panela, o solo aderente deve ser lavado do rizoma com água morna.
- No primeiro mês após o transplante, a rega da planta deve aumentar um pouco e a exposição ao sol deve ser minimizada (à tarde, é melhor remover a flor do parapeito da janela ou pelo menos cobri-la do sol escaldante).
- O próprio processo de transplante prevê ações semelhantes ao plantio, exceto que, em vez de sementes, mudas cultivadas ou uma planta adulta são usadas:
- Em uma panela cheia de terra, você precisa colocar a planta e polvilhar com o substrato restante.
- Ao final do procedimento, umedeça bem o solo e, levantando levemente as folhas, pulverize-as.
O momento ideal para um transplante é meados de março.
Se for necessário um transplante para uma flor adulta, a planta mãe pode ser dividida em várias partes que, após o processamento no estimulador de crescimento, são plantadas em recipientes separados.
Como cuidar no inverno
Para a maioria das plantas de interior, o inverno é um período adormecido e a armadilha de venus não é exceção. Portanto, a partir de novembro, a rega da flor é gradualmente reduzida, e já no início de dezembro elas reduzem a iluminação e a temperatura na sala com a panela (+ 5 ... + 10 ° C são indicadores ideais de temperatura na estação fria).
Você sabe A dionéia sempre teve seus admiradores entre o povo, e alguns deles até dedicaram livros à fábrica. Assim, em 1875, C. Darwin a chamou de planta mais surpreendente e até descreveu suas preferências gastronômicas em seus escritos.
Para manter constantemente uma temperatura adequada em um nível aceitável, você pode colocar a planta na geladeira, mas verifique regularmente as condições do solo: ele não deve secar. Na primavera, uma panela com uma armadilha de vênus é retirada e, aumentando gradualmente a temperatura na sala, continue os procedimentos de atendimento padrão.
Pragas e doenças do papa-moscas
Devido à natureza específica da flor predatória, muitas pessoas pensam que as pragas não têm medo dele, mas não é assim. Na maioria das vezes, ele sofre de pulgões e ácaros que se instalam nas armadilhas da planta. Você pode detectá-los simplesmente inspecionando a flor em busca de muco pegajoso ou mesmo das próprias colônias de pragas.
Inseticidas (por exemplo, Fitoverm, usados uma vez por semana) ajudarão a se livrar do problema. Na luta contra os ácaros, uma solução de acaricida também ajudará.
Quanto às doenças de plantas, todas elas, de uma maneira ou de outra, estão associadas a violações das condições para manter uma flor exótica. Assim, com o aumento da umidade do solo ou do ar, a podridão das raízes e vários tipos de fungos se desenvolvem ativamente, o tratamento da flor com preparações fungicidas ajudará a se livrar dela:
- "Fitosporina - M";
- Thanos
- "Topázio";
- "Fundazol";
- solução de sulfato de cobre.
Além disso, você terá que se livrar de áreas altamente infectadas e, no futuro, observar todas as condições para cultivar uma flor.
Às vezes, os problemas começam devido a uma violação dos processos digestivos do predador, quando a planta não consegue lidar com a presa capturada e suas folhas começam a apodrecer. Nesse caso, a remoção prematura da área afetada ameaça uma derrota maciça de toda a flor.
Como você pode ver, sujeito a regras simples de cuidados, uma armadilha de venus pode ser cultivada com segurança em casa, independentemente da região de residência. O principal é não alimentá-lo demais, sempre mantenha os indicadores de temperatura necessários e a umidade adequada.