A prímula é uma planta incrível, conhecida pela humanidade há séculos, não apenas por sua excelente floração perfumada, mas também por suas propriedades medicinais. Existem muitas lendas sobre isso, e nos tempos antigos a cultura era chamada de "flor dos doze deuses". Buquês luxuosos de prímula podem decorar o interior do apartamento e o design paisagístico do território da casa, abrindo seus botões exuberantes imediatamente após a neve derreter.
Descrição da planta
A prímula é uma planta perene herbácea compacta, popularmente chamada de prímula, pois suas primeiras inflorescências abrem muito cedo, literalmente depois que a neve derrete. Mas deve-se notar que existem algumas variedades que florescem no verão. A família é representada por uma grande variedade de espécies, a parte predominante relacionada a plantas perenes, mas também há representantes anuais.As flores são solitárias ou coletadas em inflorescências de várias formas, possuem uma rica paleta de tons, incluindo cores variadas.
A planta é atrofiada, durante a floração, sua altura não excede 50 cm, possui folhas pubescentes inteiras, levemente enrugadas, que formam uma roseta basal. A cor das placas das folhas é verde escuro sem um padrão, as bordas são sólidas ou dentadas. Um pedúnculo alto está sendo erguido da parte central da tomada.
Você sabe Na Inglaterra, as folhas de prímula são adicionadas à salada e as raízes são consumidas na forma de especiarias.
É impossível dizer inequivocamente de onde veio a prímula. Cerca de 30 de suas espécies crescem em estado selvagem na Europa, o restante - no sudeste da Ásia, nas montanhas do Tibete e do Himalaia. A planta é encontrada nas encostas dos Alpes, no clima temperado da América do Norte. Algumas espécies se sentem bem, mesmo na África e na América do Sul.
Vídeo: Descrição da Prímula
Variedades de prímula
A variedade de prímula é simplesmente enorme. Existem mais de 550 espécies no gênero Primula, e isso não conta o incrível número de variedades e híbridos criados no processo de criação. Cerca de 200 espécies são cultivadas na cultura, e nem todos podem criar raízes em climas rigorosos. Antes de comprar uma prímula para plantar em um local, é necessário familiarizar-se com a peculiaridade de uma variedade específica, sua resistência às condições naturais.
Importante! A prímula não deve ser plantada em uma área ensolarada, pois podem aparecer queimaduras nas folhas.
Comum
Prímula comum também é chamada de stemless. Esta espécie é muito popular entre os jardineiros. Os arbustos pequenos e compactos não excedem uma altura de 20 cm, possuem folhas onduladas ovais que crescem em raízes curtas.
As flores são únicas, em forma de funil, com um diâmetro de 2 a 4 cm, dependendo da variedade em que diferem na cor. Os primeiros brotos florescem em abril, quando densas inflorescências de guarda-chuva se formam nos arbustos. Você pode admirar a floração até meados do verão.
Esta espécie inclui muitas variedades excelentes, adequadas para o cultivo em uma casa de verão:
- Azul cobalto - variedade de cobertura do solo, com altura não superior a 15 cm, e as flores felpudas de cor azul brilhante. O período de floração cai no final da primavera;
- Champanhe Rosa - Flores dessa variedade começam a florescer em abril. Botões felpudos e exuberantes têm uma delicada tonalidade rosa e um aroma muito agradável;
- Azul do Báltico - uma cultura atrofiada com pequenos botões azulados florescendo em abril;
- Gelo Ametista - a planta decorará perfeitamente qualquer jardim com suas flores de terry azul-lavanda, cujas pétalas têm uma estreita borda branca;
- Orion - planta compacta em abundância, com até 20 cm de altura, flores roxas com centro amarelo, diâmetro de até 5 cm;
- Salom amarelo dourado - uma prímula curta, cuja altura total não é superior a 15 cm. As flores são grandes, de cor amarela brilhante com olhos centrais alaranjados;
- Eblo - uma série de prímulas dessa variedade inclui arbustos de baixo crescimento (10 a 15 cm), com rosetas proporcionais de folhas verde-escuras, cujo centro é coroado por buquês de grandes flores de cor saturada. As pétalas são decoradas com uma borda contrastante ou têm um meio branco com um olho amarelo.
Royal
A pátria de Royal Primrose é a ilha de Java. Os habitantes locais a apelidaram de "precursora do terremoto". Isso se deve ao fato de que a cultura começa a florescer assim que o vulcão da ilha acorda.
Cresce nas encostas e é sensível a mudanças no solo, mesmo que agora não seja a hora da floração. A cultura externamente se assemelha a uma violeta, possui botões de terry lilás-roxo com um centro amarelo.
Siebold
Esta espécie de prímula recebeu esse nome em homenagem ao botânico Philip Siebold, que trouxe a cultura do Japão para a Europa no século XIX. A planta tem folhas pubescentes alongadas com até 7 cm de comprimento. O caule da flor se estende ao sol a uma altura de 30 cm.
Importante! O período de floração dura cerca de 2 meses. Durante esse período, as flores estão constantemente se substituindo. Após a polinização na prímula, cápsulas oblongas com uma pequena semente amadurecem.
Inflorescências de guarda-chuva compostas por 10 a 15 flores são formadas em seu topo. A paleta de brotos é diversa, assim como o número de variedades dessa espécie. As flores podem ser brancas, rosa, azuis. Existem prímulas de duas cores, com "olhos" ou listras nas pétalas.
Julia
O berço da cultura são as encostas das montanhas do Cáucaso, onde prefere crescer perto da água - cachoeiras e córregos. A floração ocorre em abril e dura cerca de 2 meses. A folhagem da planta é pequena, quase arredondada, de cor verde clara com veias brilhantes. As flores crescem sozinhas, têm uma cor roxo-framboesa com uma mancha amarela no centro, mas algumas amostras híbridas podem ter tons diferentes.
Importante! Ao cultivar prímula em uma horta, não abuse dos fertilizantes nitrogenados, caso contrário, a floração poderá parar.
Para plantar no local, você deve escolher variedades como:
- Senhora verde - as flores desta planta têm um tom amarelo quente, florescem em abril e continuam a florir até meados de junho;
- Sylvia - arbustos decorativos com flores rosa carmim.
Japonês
O nome da prímula está associado ao local de seu principal crescimento - cresce na ilha japonesa de Kunashir. As folhas da planta atingem um comprimento de 25 cm, forma grande e oblonga. Floração - longa, cerca de 40 dias. Neste momento, nos caules de várias camadas, pequenos brotos de framboesa são revelados.
As variedades mais comuns:
- Alba - possui cores brancas, quase estéreis;
- Flor de maçã - uma variedade com uma encantadora flor rosa pálida.
Cortex
A prímula tipo tártaro cresce em Altai, por isso também é chamada Altai. A planta possui folhas verdes claras e hastes longas de até 40 cm, sobre as quais em maio florescem flores roxo-avermelhadas ou rosa. Em uma haste, como uma corola, são colocados de 7 a 12 botões.
Belas variedades:
- prímula touro. O caule da planta cresce até meio metro de altura e as folhas crescem até 40 cm Muitas flores amarelo-alaranjadas são colocadas no pedúnculo em várias camadas;
- Rocky - floresce no final do inverno. Em pedúnculos longos, com cerca de 20 cm de altura, as inflorescências florescem de 10 a 12 flores rosa-lilás com um diâmetro de 1,5 a 2,5 cm.
Florinds
A cultura prefere lugares próximos a lagoas, que devem ser levadas em consideração ao crescer em uma horta. Entre outras espécies, a planta se destaca por sua altura. É um verdadeiro gigante de prímula, cujos pedúnculos crescem até 1 metro. As inflorescências são coletadas de 28 a 30 pequenas flores amarelas.
Terry
A prímula-de-terry é uma planta de baixa floração que pertence às plantas perenes, possui folhas verdes e ligeiramente enrugadas e flores de diferentes tonalidades. A parte predominante das variedades possui resistência ao gelo, transferindo perfeitamente os invernos russos.
Você sabe Uma folha de prímula contém a necessidade diária do corpo humano de vitamina C.
As melhores variedades são:
Grande florido
Esse híbrido é muito popular entre os jardineiros, já que as flores de prímula são muito maiores que outras espécies e, dependendo da variedade, existem vários tons: amarelo, roxo, verde. As flores combinam vários tons contrastantes ao mesmo tempo, o que confere um tom multicolorido especial. A variedade mais popular é Francesca. Suas flores são verde claro com um toque amarelo no centro. Os botões contrastam excelentemente com a folhagem verde escura.
As melhores variedades:
- Escandinavo - prímula com folhas minúsculas, mal crescendo até 2 cm, mas grandes flores roxas escuras em forma de estrela;
- Coco - Uma série varietal completa, incluindo prímula de cores diferentes. Sua peculiaridade reside na variação das pétalas, que têm tonalidades diferentes;
- Selecione - uma planta curta e gramínea, que floresce de abril a julho com botões variados de amarelo e rosa;
- Getor Stiletto - um arbusto elegante, com uma altura de 15 a 20 cm, com grandes flores de cores amarelo, rosa e roxo brilhantes.
Viale
Primula Viale ou Candelabra - absolutamente não é um representante típico. A planta tem uma forma interessante de inflorescências na forma de um candelabro. A floração ocorre bastante tarde - em junho e continua ao longo de julho. Os botões se abrem sucessivamente na inflorescência do candelabro, e as flores mudam de cor: primeiro são vermelhas e depois se tornam lilás-escuras. Esta espécie não difere na longevidade, por via de regra, vive no máximo dois anos.
Primavera (Veris)
Esta espécie também é conhecida como prímula officinalis. Um ou mais pedúnculos crescem do centro da roseta, formada por folhas ovóides. No topo, durante o período de floração, pequenos brotos amarelos são coletados em inflorescências de guarda-chuva com um agradável aroma de flores. A peculiaridade da planta é que nas flores e folhas existem substâncias como vitamina C, óleo essencial, flavonóides, devido às quais a cultura é usada para fins medicinais no tratamento de gota, anemia, deficiência de vitaminas, bronquite e outras doenças.
Ao escolher uma prímula para o paisagismo, considere as seguintes variedades:
- Mistura de colossia - um arbusto em miniatura decorativo é ótimo para plantações em grupo, decoração de bordas, colinas alpinas. Em abril, rosetas de folhas são quase completamente cobertas por grandes flores com um expressivo olho amarelo;
- Sunset Shades - planta semi-verde com guarda-chuvas de acenar, flores tubulares com tons de laranja, amarelo e vermelho-vermelho. Eles têm um aroma agradável.
Copo grande
Prímula de copo grande cresce na Sibéria Ocidental e Oriental, bem como no Cáucaso. Caracteriza-se por altura média, raramente atingindo 35 cm, com folhas longas e alongadas. Os botões são oblongos, lembram sinos, coletados em grandes inflorescências de 18 a 20 peças.
Alto (Elator)
A prímula é perene de roseta alta, com até 30 cm de altura e cerca de 25 cm de largura.As flores são amarelas claras, mas mais próximas do centro mudam de cor para mais escura. Ele é da Europa Central. A espécie em si é bastante rara, mas muitos híbridos e variedades são derivados dela.
Dentes finos
A prímula de dentes finos é uma planta perene com um pedúnculo forte, sob o qual há uma roseta de folhas longas e enrugadas, de cor verde claro. Os botões de tons de branco, lilás e púrpura são coletados em inflorescências na forma de uma bola densa que lembra um cambraia.
Algumas das melhores variedades:
Polyanthus
Primula Polyanthus também é uma espécie bastante grande. A altura do arbusto pode atingir 70 cm, embora também existam pequenas amostras híbridas. As flores com um diâmetro de cerca de 8 cm têm uma cor púrpura ou escarlate brilhante, enquanto as pétalas são bem pressionadas uma contra a outra, elas são decoradas com uma borda branca expressiva. Um dos representantes deste grupo é a variedade Don Keefe - um exemplo espetacular e raro em hortas.
O perene curto tem folhas oblongas de cor verde clara com veias. As flores da variedade Don Kif, de cor vermelho coral com olhos amarelos, são coletadas em inflorescências de guarda-chuva localizadas em pedúnculos de até 20 cm de altura.
Prímula capitate moore
A prímula capitada de Mura é uma planta perene que floresce na primavera. Possui pedúnculos de até 30 cm de altura, nos topos das quais são colocadas inflorescências esféricas compostas por flores minúsculas e violetas tubulares. As folhas são oblongas com um ápice arredondado. No verso, as placas das folhas são revestidas com um revestimento branco prateado.
A rica variedade de espécies e variedades de prímulas oferece muitas oportunidades com a ajuda desta planta para decorar perfeitamente o jardim, preenchê-lo com luzes brilhantes e um aroma agradável. Não é difícil comprar sementes ou mudas - elas podem ser compradas em lojas de jardinagem ou viveiros, e não é difícil cultivar uma prímula, pois cuidar dela é bastante simples. Se esses buquês em miniatura ainda não estiverem decorando seu site, certifique-se de obtê-los - essa decoração atrairá seus olhos com cores saturadas e ao mesmo tempo quentes.