Todo amante de flores conhece as orquídeas. A espécie interna mais popular desta planta é a Phalaenopsis, que pode ser vista em peitoris de janelas e em estufas em lindos vasos transparentes. Uma das características do cuidado com as orquídeas é uma rega específica, que será discutida mais adiante.
Como cuidar da orquídea Phalaenopsis
Phalaenopsis é uma planta despretensiosa e cresce em quase todas as condições, exceto no frio extremo.
Importante! Você não pode alimentar demais a planta, isso pode levar a rachaduras na superfície da folhagem.
Para que a flor se sinta bem, basta seguir as recomendações gerais:
- um vaso com uma orquídea é melhor colocado no parapeito da janela de frente para o lado oeste ou noroeste;
- condições ideais para crescimento e floração: temperatura no verão + 18 ... + 25ºС, no inverno + 12 ... + 15ºС é permitida, é melhor manter a umidade entre 30-40%;
- A folhagem de Phalaenopsis deve ser periodicamente limpa com poeira e um pano úmido;
- o transplante de plantas é realizado a cada 2-3 anos, à medida que o substrato perde suas propriedades e escurece;
- Recomenda-se que a alimentação seja realizada regularmente, após 1-2 regas com fertilizante complexo (por exemplo, Kemira-Lux).
Como entender que é hora de regar Phalaenopsis
A falta de umidade e o excesso podem prejudicar a orquídea, parar de florescer e deixar cair as folhas.
Para evitar esses problemas, você precisa se concentrar em alguns sinais que determinam a disponibilidade da planta para regar:
- secagem completa da mistura do solo na panela. É por isso que é melhor usar recipientes transparentes. Assim que as gotas de condensação cessarem de se formar nas paredes do vaso, você poderá regar com segurança a orquídea;
- o estado das raízes: quando há umidade suficiente, as raízes da panela são verdes e, se clarearem, isso confirma a disponibilidade da planta para regar;
- se a panela for opaca, você pode determinar a secura do substrato em peso. Enquanto estiver molhada, a panela ficará mais pesada, enquanto seca, ficará mais leve;
- você pode aprofundar uma vara de madeira na espessura da mistura e verificar periodicamente sua condição, puxando-a para fora da panela. Madeira seca indica a secura do substrato.
Você sabe Alguns indivíduos de orquídeas de interior conseguem atingir os 60-70 anos de idade e, no Royal Botanic Gardens da Grã-Bretanha, você pode encontrar espécimes com cem anos de idade.
Quantas vezes e com que frequência executar o procedimento
Para aqueles que se deparam com o cultivo de orquídeas pela primeira vez, é bastante difícil determinar imediatamente a frequência e a intensidade da rega. É mais verdade se concentrar no estado do solo na panela. No entanto, há uma orientação geral que ajudará a evitar erros: regue Phalaenopsis uma vez a cada 12 a 14 dias.
Este período é aproximado e pode ser ajustado dependendo da estação e da temperatura do ar (quanto mais frio, mais lentamente a umidade evapora).
Que água é melhor para molhar
Phalaenopsis não é muito sensível à composição da água; no entanto, é nela que dependem a taxa de crescimento e a duração da floração. Além disso, a água está ativamente envolvida na termorregulação da planta; portanto, existem critérios gerais pelos quais abordar a preparação de água para irrigação.
Rigidez
As orquídeas preferem água macia ou dureza média. Como você sabe, a água da torneira geralmente é muito dura, portanto, não é muito adequada para a rega pura. É melhor usar um filtro convencional ou repousar a água da torneira durante o dia, evitando a agitação de sedimentos no fundo do tanque.
Nível de acidez
O nível ideal de pH para Phalaenopsis é pH 5, e seu nível pode ser medido usando papel de tornassol vendido em uma farmácia.
Importante! Antes de regar, é aconselhável derramar lentamente o líquido várias vezes de uma garrafa para outra, para que fique saturado com oxigênio.
Temperatura ideal
As orquídeas são regadas com água, aquecidas a uma temperatura de + 30 ... + 37ºС.
Como regar Phalaenopsis em casa
Talvez a coisa mais difícil de cuidar de uma orquídea seja escolher o método de rega certo, mas isso é apenas à primeira vista, pois existem recomendações específicas para cada caso.
Imersão
Este é um método bem conhecido e mais comum. Nesse caso, a planta juntamente com a panela é colocada em um recipiente maior com água por 10 a 20 minutos, após o que é retirada e deixada sem uma panela até que um líquido que não tenha sido absorvido pelo substrato flua.
É preferível usar esse método no verão, porque durante esse período o solo seca muito rapidamente e leva mais tempo para umedecê-lo completamente. A temperatura da água deve ser aproximadamente + 32 ... + 35ºС.
Molhar de cima
Na maioria das vezes, os iniciantes em orquídeas regam a planta, como todas as outras flores, de cima. Este método tem o direito de existir, especialmente no inverno, quando a secagem do substrato ocorre lentamente e não é necessária uma grande quantidade de água.
Também é apropriado aplicar esse método ao adaptar a planta após a compra (a rega da flor comprada pode começar após 2 semanas).
A rega no substrato também é apropriada durante a floração, pois durante esse período a orquídea não precisa de quantidades excessivas de água.O procedimento é realizado com água morna (+ 37ºС) de um regador com um fluxo fraco, uniformemente sobre toda a área do substrato, exceto o ponto de crescimento. Depois de 5 minutos, você precisa derramar o excesso de umidade da panela.
Água corrente
Esse tipo de irrigação pode ser usado com pouca frequência, pois a água corrente pode ser desnecessariamente dura. No entanto, é adequado para limpar as plantas do pó e estimular o crescimento da vegetação, pois é semelhante às chuvas tropicais quentes que são naturais para as orquídeas.
Uma vez por mês, você pode regar a flor desta maneira: coloque os vasos no banho e, com a ajuda do chuveiro, despeje um fluxo fraco de água morna (+ 37 ... + 38 ºС) até que o solo esteja completamente saturado com a umidade. Depois, os vasos são deixados no banho até que o excesso de líquido saia dos vasos.
Pulverizando as raízes
Este método é eficaz exclusivamente para plantas com raízes abertas, ou seja, aquelas que não crescem no substrato (orquídeas cultivadas em blocos).
Você sabe Colmeia Orris orquídea é um excelente exemplo de mimetismo de plantas. Sua flor parece uma abelha grande e brilhante que atrai insetos polinizadores.
A essência da rega é umedecer as raízes e o musgo do bloco, irrigando-os com água morna + 37 ... + 38 ºС.
Sinais de rega inadequada
Como você sabe, o excesso de umidade, bem como sua falta, pode ser fatal para qualquer planta.
Para determinar se o sistema de irrigação de Phalaenopsis está adequadamente organizado, basta prestar atenção aos sinais indiretos:
- se o amarelecimento da folhagem e seu murchamento são observados na orquídea, e as raízes adquirem uma sombra escura, isso indica rega excessiva e o início do processo de deterioração do sistema radicular;
- a falta de água é caracterizada por raios, secagem das raízes, murcha das pétalas;
- uma parada completa ou uma longa ausência de floração indica que a temperatura da água para irrigação é muito baixa.
Portanto, a consideração das características da rega por Phalaenopsis nos permite concluir que esse procedimento é o mais complexo no sistema de cuidados com as flores. No entanto, seguir as recomendações e observar a orquídea ajudará a evitar erros e a obter uma floração longa e abundante.