O larício é um representante das plantas coníferas pertencentes à família Pine. Essa árvore, como seus outros parentes, é frequentemente sujeita a vários infortúnios, como resultado dos quais a cultura pode não apenas perder suas características externas atraentes, mas também morrer.
Doença e controle do larício
Fungos, mofo e outros microrganismos que podem infectar as espécies arbóreas em consideração geralmente surgem sob condições impróprias para o cultivo de lariço ou devido a danos causados por vários insetos.
Você sabe No século XIX, essa cultura era considerada muito valiosa. Naquela época, Pedro I impôs uma proibição da venda de florestas de lariço a proprietários particulares, devido ao fato de que a madeira dessa árvore era a base para a construção da frota militar e mercante russa.
As doenças mais comuns desse representante do gênero Pine podem incluir:
- Líquenes. Como resultado da exposição a fungos, as agulhas na árvore começam a secar e a cair. Os microorganismos podem sobreviver ao inverno escondendo-se em detritos de plantas e, a partir do período da primavera, atingem repetidamente a árvore. Os líquenes ocorrem em maior medida como resultado do aumento da umidade do ar e também se, durante o plantio em grupo, a distância entre as culturas não atender aos padrões (ouvindo com atenção). Se a tempo de realizar o procedimento de modelagem e corte, esta será uma excelente medida preventiva contra esta doença. Isto é devido ao fato de que a quantidade de umidade na árvore é significativamente reduzida e, portanto, o risco de infecção por fungos também é reduzido.
- Ferrugem. Esta doença é acompanhada pela formação de massas vesiculares amarelas nas agulhas. Posteriormente, as áreas afetadas desaparecem e, com uma derrota severa, as agulhas ficam completamente cobertas de amarelo e morrem. O método mais eficaz de tratamento é a remoção de galhos danificados com a introdução subsequente de vários fertilizantes imunoestimulantes. Os especialistas dizem: para evitar ferrugem, você deve se recusar a plantar larício perto da bétula.
- Alternariosis. Esta doença afeta os ramos da planta, formando um revestimento preto. Como resultado dessa doença, as agulhas estão desmoronando e os brotos recém-formados (um ano) não sobrevivem ao inverno. Como no caso do líquen, uma aterrissagem densa deve ser abandonada para evitar alternarioses. O corte oportuno e planejado da coroa também servirá como uma excelente prevenção.
- Cogumelo Schütte. Essa doença geralmente começa a aparecer em maio, quando as agulhas da árvore ficam cobertas com uma cor de tijolo irregular. O efeito do fungo é o amarelecimento das agulhas e seu derramamento. Com umidade significativa, esta doença afeta primeiro o topo da copa, descendo gradualmente por toda a árvore. Brotos nus com a derrota do cogumelo Schütte não toleram o inverno e morrem.
- Necrose. Esta doença é acompanhada pela secagem e derramamento de agulhas. O fungo está localizado em agulhas e cones e aparece como um estroma na casca de lariço.
- Podridão. Devido a vários danos mecânicos na casca do lariço, bem como queimaduras ou mudanças significativas de temperatura, feridas se formam no caule e nos galhos. Esses locais são o habitat e a criação de vários microorganismos. Fungos e outras doenças infecciosas podem afetar árvores jovens e velhas na forma de podridão e câncer. As feridas, crescentes, levam à morte das partes afetadas. Se você não superar essa doença a tempo, a planta poderá morrer.
Importante! Para curar o larício de várias doenças, os especialistas também recomendam o uso de um remédio tão moderno e eficaz como a injeção subcrustal, por exemplo, com preparações Cytovit ou Siliplant.
- Murcha traqueomicótica. A doença é acompanhada de ressecamento, morte dos brotos superiores e amarelados e após vermelhidão das agulhas. Se os microrganismos chegarem às raízes, esse órgão subterrâneo será pintado na cor marrom. A planta está doente como resultado do patógeno do solo. Mudas e culturas de um ou dois anos mostram os maiores danos. A doença se manifesta como resultado da falta de sol e estagnação da umidade. Cultivar terras pode resolver esse problema.
A luta para prevenir doenças resultantes da exposição a microrganismos fúngicos e infecciosos no larício é a mesma:
- aquisição de mudas saudáveis e tratamento preliminar com fungicidas;
- realizar um corte de cabelo sanitário;
- tratamento de feridas de jardim;
- o uso de fertilizantes imunoestimulantes;
- Condução de pulverização de mola com preparações contendo cobre;
- processamento de madeira com mistura de Bordeaux (de julho a setembro);
- tratamento com fungicidas (final do outono), fundazol (0,2%) (na primavera com uma frequência de 1,5 semanas) e, se necessário, repita o curso no verão.
Septoria
Esta doença é causada pelo fungo Septoria. Os primeiros sinais aparecem como manchas marrons nas agulhas. As agulhas nas camadas superiores da coroa são menos afetadas do que na parte inferior da árvore. Quando os pontos se fundem, as agulhas assumem uma aparência abrasadora, o que é especialmente diferenciado nos períodos de verão e outono. A doença em questão aparece principalmente com alta umidade do ar e do solo.
Para evitar a ocorrência dessa doença, é recomendável cultivar larício em uma área bem iluminada, introduzir nitrogênio no solo, se necessário, e também não inundar a cultura. Também Considera-se que uma boa prevenção é a rega do solo com soluções de Gliocladin ou Trichodermin.
Se a doença apresentar uma escala significativa de danos, é recomendável destruir o larício para evitar a infecção por árvores próximas. Se o septo não danificar gravemente a planta, é necessário tratar a cultura com preparações contendo cobre e enxofre.
Recomenda-se a pulverização repetida com fungicidas após uma semana ou 12 dias. Os meios mais eficazes são sulfato de cobre ou Oksikhom. Você também pode usar drogas como Fundazol, Previkur ou The Ordanmas, ao contrário do primeiro, eles devem ser usados alternadamente após uma temporada.
Manchas pretas suaves no tronco de lariço
Uma ocorrência comum é a derrota do câncer de larício. Eles ocorrem quando a planta está infectada com patógenos. Infelizmente, não será possível curar completamente o larício, existem apenas maneiras de parar o desenvolvimento de câncer no tronco.
Se durante a inspeção foram encontradas áreas afetadas, então, primeiro, todas as coníferas que crescem nas proximidades devem ser protegidas. Existe também um método para preservar a árvore - o uso de biocidas em plantas doentes e saudáveis, bem como a limpeza de áreas no tronco cobertas com revestimento preto, o descarte de galhos doentes.
Esta doença parece inicialmente na forma de pontos moles pretos, que, crescendo, formam um rolo ao longo das bordas e depois se transformam em uma ferida. Eles limpam as áreas afetadas para obter madeira saudável e após o processamento dessa área com medicamentos anti-sépticos de ação prolongada.
Você sabe Hoje, em média, o larício vive até 4 séculos, mas espécimes com cerca de 800 anos também foram registrados na Rússia.
Pragas de larício
A planta em questão é frequentemente atacada por vários insetos, tanto na forma de larvas quanto em adultos.
Entre as pragas desta árvore conífera estão:
- pulgão marrom;
- hermes vermelhos com folhas de abeto;
- vermes;
- berry bug;
- mariposa de madeira;
- mosca;
- folheto;
- broca eriçada;
- rim biliar;
- pinha e outros.
Larvas
Os insetos nesse período de desenvolvimento podem estar com muita fome, pois precisam de muita energia para passar para um novo estágio e totalmente maduros. Na maioria das vezes, as pragas dessa forma se alimentam do suco de agulhas, e, como resultado, começam a perder a cor natural e a morrer.
As larvas de mosca têm características semelhantes às de uma lagarta borboleta. Eles primeiro comem os sulcos das agulhas e, eventualmente, comem completamente as agulhas. Hibernam em casulos e, na primavera, já atingem uma árvore na forma de adultos. As larvas do rim afetam certas áreas da árvore. O inseto nesta fase do desenvolvimento raramente afeta as agulhas.
Confira
Os principais alimentos das larvas são os rins, onde vivem até a maturação completa. Uma mosca fêmea de lariço deixa seus ovos sob as escamas dos cones. Após os seis meses de incubação, as larvas atingem as agulhas, resultando em uma coloração marrom e ressecada.
As larvas da traça da tampa, que destroem as agulhas especialmente intensivamente em 3-4 semanas de seu desenvolvimento, são consideradas bastante perigosas para o larício. Na maioria das vezes, as agulhas são comidas por dentro e, como resultado, tornam-se pálidas e desaparecem. No inverno, as larvas se escondem em casulos na madeira das árvores. Após a pupação, o inseto entra em um novo estágio.
Para livrar a planta das larvas, é necessário realizar essas ações:
- Cavar a terra ao redor da planta e descartar as agulhas caídas.
- Spray de habitats de inseticidas.
- Recomenda-se que as áreas afetadas sejam removidas.
Insetos
Indivíduos adultos de várias pragas podem afetar não apenas as agulhas da árvore em questão, mas também sua coroa como um todo. O hermes verde afeta as agulhas em brotos jovens, pelo que esses ramos enfraquecem e não são capazes de sobreviver ao inverno. Os inseticidas são a solução para esse problema.
Quando uma árvore é atingida por vermes, então as agulhas ficarão amarelas e deformarão. Um brotos são cobertos com revestimento branco. Este inseto perigoso pode levar à propagação de vários vírus. Processamento com solução de tabaco (procedimento repetido - com intervalo de uma semana). Danos causados por insetos em larga escala são evitados apenas por inseticidas.
Importante! Os pulgões marrons geralmente se instalam em áreas danificadas da árvore, que podem ser destruídas com uma solução de sabão. Este procedimento requer a proteção do solo ao redor do larício. Isso é necessário para proteger o sistema radicular dos efeitos alcalinos da droga.
O folheto é uma pequena lagarta escura que se instala em agulhas e rins e os destrói. No meio do verão, esse inseto forma ninhos no chão a partir de agulhas caídas. Esses ninhos devem ser removidos e a própria árvore tratada com inseticidas com a adição de óleos minerais.
Para destruir o gorgulho das cerdas, apresentado na forma de pequenos insetos, é necessário usar as mesmas preparações para pulverizar a planta, como no caso do folheto. Este inseto muitas vezes afeta plantas jovens, comendo seus brotos. Um corte de cabelo sanitário oportuno também é uma excelente maneira de se livrar desse besouro.
Outras causas de queda de agulhas e rachaduras na casca
A deficiência de nutrientes em uma planta afeta significativamente sua aparência e condição. A falta de vários oligoelementos também pode provocar o desenvolvimento de várias doenças, e o larício enfraquecido é frequentemente atacado por vários insetos.
Por exemplo, com nitrogênio insuficiente, a cor das agulhas de lariço fica pálida, com uma deficiência de ferro fica amarela e, na ausência de fósforo, fica vermelha. A fase final desse estado da planta é a queda de agulhas. Nesse caso, é necessário o uso de fertilizantes para coníferas, que têm um efeito imunoestimulante.
É necessário alimentar o larício por sua vez: para fazer produtos de raiz e depois de um tempo para processar agulhas com nutrientes. Drogas excelentes que normalizam o equilíbrio de nutrientes, considere Zircon ou Nikfan.
Descamar a casca de lariço não pode ser considerado normal. Um número significativo de rachaduras é um sinal claro de que a árvore precisa de ajuda. Quando a casca racha, dentro das rachaduras muitas vezes existem pragas e várias doenças fúngicas ou infecciosas. As causas das rachaduras podem ser queimaduras solares, quedas acentuadas de temperatura, presença de água subterrânea alta e danos mecânicos.
Antes de tudo, é necessário realizar a desinfecção, que consiste nas seguintes etapas:
- Remoção de 1-2 pedaços de casca, se possível (a limpeza forçada é inaceitável).
- Tratamento com uma solução de um por cento de sulfato de cobre (com acerto obrigatório nas rachaduras).
As ações a seguir são curativos radiculares da planta com fertilizantes coníferos (35 g por 1 m²) e regar a planta com solução Epina (2 ampolas por 10 litros de líquido), além de pulverizar as agulhas com a mesma preparação (1 garrafa por 5 litros de água).
Para proteger as agulhas e evitar o descascamento da casca, é recomendável selecionar cuidadosamente um local para plantar desde o início:
- para que o larício receba iluminação suficiente, mas o sol não queime a árvore jovem;
- a planta deve ter umidade suficiente, mas não tolerará água estagnada;
- o clima deve atender aos requisitos da cultura, pois, por exemplo, a alta umidade pode causar várias doenças.
Assim, o considerado representante do clã Sosnovy é frequentemente exposto a vários infortúnios. Microorganismos, larvas e insetos adultos, que habitam o larício, podem afetar várias partes do mesmo. Como resultado de sua exposição, a planta perde sua aparência atraente ou fica doente e depois morre.
Para combater esses flagelos, é necessário realizar várias medidas preventivas e terapêuticas. Também é muito importante seguir todas as regras agrotécnicas para cuidar dessa cultura, a fim de prevenir doenças ou enfraquecer a árvore.