Um dos ornamentos mais populares nos chalés de verão é o thuja sempre-verde. Pertence à família Cypress e possui uma coroa fofa formada por galhos com agulhas escamosas densas. O Thuja é amplamente usado no design paisagístico e você pode cultivá-lo em seu site sem muito esforço. Leia mais sobre as regras de plantio de uma árvore e recomendações para cuidar dela, bem como uma descrição das melhores variedades - adiante neste artigo.
Hora da aterrissagem
Recomenda-se plantar o degelo em campo aberto na primavera, na segunda quinzena de março. Nesse caso, as mudas terão tempo para se enraizar e ganhar força antes do início do tempo frio, a fim de sobreviver com segurança ao inverno.
Mas se o clima na região em crescimento for ameno e o inverno não estiver muito gelado, a árvore poderá ser plantada no local no início de outubro. Para plantar, é melhor escolher as horas da manhã ou da noitepara que as agulhas de uma muda jovem não sofram com o sol brilhante.
Você sabe Os moradores do Canadá fazem vassouras com brotos frescos de thuja, que eles colocam nos alojamentos. As agulhas da árvore exalam um aroma agradável e refrescam o ar.
Seleção de variedades e mudas
Dependendo das características externas e características de cultivo, dois tipos de arborvitae são distinguidos - leste e oeste.
O thuja oriental (ou ramo plano) consiste em brotos planos ramificados que parecem placas e formam vários troncos. Esta espécie pode ser cultivada apenas em regiões com clima quente, por isso é cultivada em jardins no Japão, China e Coréia.
A coroa do thuja ocidental é formada por muitos brotos exuberantes que começam a crescer a partir de um tronco central. Este tipo de árvore é cultivada no Canadá, Estados Unidos e Europa, porque precisa de um inverno frio. O thuja ocidental difere em resistência e despretensão às condições ambientais, portanto é mais adequado para regiões com invernos moderadamente frios ou gelados.
Cada uma das espécies é representada por muitas variedades.
Os melhores deles:
- Danica. A árvore está atrofiada (até 60 cm de altura)portanto, é conveniente usá-lo para criar composições de outras plantas e flores decorativas. O diâmetro da coroa é de 0,5 a 1 m. As qualidades positivas da variedade são a despretensão da composição nutricional do solo, o tamanho compacto e a ausência da necessidade de podas frequentes. A desvantagem da Danica é sua baixa tolerância à seca e sensibilidade ao alagamento do solo.
- Globosa (Globosa). Sua altura não excede 60 cm e a largura da coroa atinge 1 m. A vantagem dessa variedade é que ela pode ser uma adição espetacular a qualquer composição de arbustos, além de ser uma decoração independente do local. O menos da árvore é o aumento da demanda pela composição nutricional do solo, e a copa perde sua forma atraente com a idade.
- Khoseri (Hoseri). A árvore é ideal para o cultivo em pequenas áreas e canteiros de flores, etc. o diâmetro da coroa redonda é de apenas 40 cm e a altura não é superior a 60 cm. A compacidade dos representantes da variedade é sua principal vantagem. As desvantagens da árvore incluem rega exigente e composição do solo.
- Holmstrup (Holmstrup). Essa variedade é alta. Uma árvore adulta pode crescer até 2-3 m, e sua magnífica coroa fica bem em composições com outras plantas ornamentais. A vantagem do thuja Holmstrup é que ele mantém sua forma cônica mesmo na ausência de poda. O menos da variedade é suscetibilidade a correntes de ar e exatidão à composição nutricional da terra.
- Smaragd. Thuja desta série difere em tamanhos especialmente grandes - até 5 m de altura e 1,5 a 2 m de diâmetro. A árvore pode ser cultivada em qualquer solo e suas agulhas têm uma cor esmeralda particularmente brilhante. Vantagens do Smaragd - alta resistência ao gelo, durabilidade e preservação de uma forma atraente de copa durante todo o período de existência da árvore. O ponto negativo da variedade é a dependência da cor das agulhas da luz solar (na sombra, os rebentos da árvore se tornam opacos).
Vídeo: Thuja Smaragd
- Brabante. A altura de uma árvore adulta é de cerca de 3,5 me o formato da coroa parece uma coluna poderosa até 3 m de largura. Thuja cresce rapidamente e é frequentemente usado para criar sebes. A principal vantagem da variedade é a preservação do formato correto da coroa, mesmo sem formar poda. A desvantagem da madeira é o aumento da sensibilidade ao excesso de umidade no solo.
- Glob dourado. A principal vantagem da variedade é a forma esférica não padrão da coroa e a cor dourada das agulhas. O diâmetro de uma árvore adulta é de cerca de 0,8 m, e geralmente é plantada em combinação com canteiros de flores e arbustos ornamentais que crescem em recipientes. Entre os pontos negativos da variedade estão a suscetibilidade ao alagamento e a exatidão da fertilidade do solo.
- Aurea Nana. Os representantes dessa variedade têm uma coroa ovóide compacta e densa formada por galhos com agulhas douradas. Thuja tem até 1,5 m de altura e cerca de 70 cm de largura. A vantagem da árvore é que, com o início do inverno, cada agulha é pintada em uma cor laranja saturada. As desvantagens de Aurea Nana incluem baixa resistência ao gelo e maior suscetibilidade a correntes de ar.
- Justine (Jystynka). Árvore atinge uma altura de 1,6 me possui uma coroa colunar compactaformado por agulhas densas de cor verde saturada. Mais frequentemente, essa variedade é usada como elemento de pequenos jardins de pedra e canteiros de flores. Entre as vantagens de Justinka estão a despretensão da composição do solo e a boa tolerância à seca. O ponto negativo da variedade é que ela não tolera um clima frio e perde a aparência decorativa quando cultivada em um calado frio.
Independentemente da escolha da variedade, você precisa conhecer as regras para a compra de mudas. A qualidade do material de plantio depende de quão bem a árvore enraíza no local.
- Os principais sinais de uma boa muda são:
- aparência saudável;
- ausência de galhos secos, lesões ou traços de lesões de infecção;
- sistema radicular fechado (recipiente ou estopa com solo);
- cor saturada de agulhas característica de uma variedade específica;
- nódulo de terra moderadamente úmido ao redor das raízes da árvore.
Você sabe A menor variedade de thuja é Little Boy. A altura de uma árvore adulta é de apenas 40-50 cm, e a coroa tem uma cor esmeralda e formato esférico.
Seleção e preparação do local
Para que uma muda jovem se enraíze rapidamente em campo aberto, você precisa saber onde plantá-la.
O local de desembarque de thuja deve atender aos seguintes requisitos:
- boa luz da manhã e meio-dia da tarde - os raios do sol são necessários para que a árvore cresça uma cor saturada de agulhas, mas a exposição constante ao sol brilhante pode levar à queima de brotos;
- falta de rascunho - sob a influência de fluxos de ar frio, o thuja é mais freqüentemente afetado por doenças e ao vento seus galhos podem quebrar;
- solo solto e fértil com acidez neutra ou baixa - fornece degelo com os nutrientes necessários, passa bem o ar e a umidade para as raízes;
- quantidade moderada de umidade no solo - em áreas úmidas ou quando a água subterrânea estiver próxima à superfície da terra, as raízes da árvore apodrecerão.
Alguns dias antes do plantio, é necessário preparar furos para mudas com uma profundidade de 0,8 me um diâmetro de cerca de 1 m.O solo obtido pela escavação dos furos de plantio é misturado com turfa e areia (na proporção de 2: 1: 1). Imediatamente antes do plantio, é adicionado nitroammophoska (70 g por poço) a esta mistura.
Instruções passo a passo
O procedimento para plantar um thuja no local é bastante simples, portanto, mesmo um jardineiro iniciante pode lidar com isso. Mas, ao mesmo tempo, é recomendável aderir a uma certa sequência de ações para garantir o rápido enraizamento da árvore.
Importante! Entre os thujas vizinhos, deixe uma distância de 3 a 5 m (dependendo da variedade). As árvores não devem se obscurecer e ter espaço livre suficiente para o crescimento.
Instruções de pouso passo a passo:
- No fundo do poço de aterrissagem, estenda a drenagem de pedaços de tijolo quebrado, argila expandida ou seixos.
- Despeje uma mistura de solo fértil levemente preparada sobre a camada de drenagem.
- Coloque as raízes de uma muda em um buraco com uma massa de barro formada ao seu redor. Nesse caso, o colo da raiz deve estar na mesma altura da superfície da terra.
- Polvilhe o aprofundamento com a restante mistura solta e nutritiva do solo. Compacte levemente a superfície do solo ao redor do tronco com as mãos.
- Despeje cada muda de 10 a 15 litros de água morna para que a terra ao redor das raízes fique bem umedecida.
- Depois que toda a umidade é absorvida no solo, aplique mulch na superfície do solo ao redor das mudas com composto, turfa ou pedaços de casca de pinheiro seca.
Após o pouso
Thuja pertence a árvores despretensiosas, portanto, não requer cuidados específicos. Mas, para que o espécime plantado cresça e se desenvolva, mantendo uma aparência atraente e uma coroa fofa, você precisa prestar atenção ao regime de rega correto, alimentar regularmente essa sede com fertilizantes, formar uma árvore com a ajuda da poda e protegê-la do frio. Mais sobre como cuidar de uma árvore após o plantio - a seguir.
Rega e alimentação
A maioria das variedades de arborvitae reage negativamente à falta de água no solo, mas o alagamento do solo pode ser perigoso para as raízes da árvore. Portanto, você precisa irrigá-lo com moderação e também todos os anos para aplicar os fertilizantes necessários no solo.
Importante! Se o jardineiro aplicou fertilizante durante o plantio da arborvitae, a próxima vez que a fertilização for realizada somente após 2 anos.
Regras de rega e alimentação de thuja:
- a árvore é irrigada uma vez por semana e em clima quente e seco - a cada 3-4 dias;
- 10 a 50 litros de água são consumidos por instância (dependendo do tamanho da árvore);
- a rega é realizada de manhã cedo ou à noite - enquanto a água não evapora ao sol e é completamente absorvida pelo solo;
- para que as agulhas de thuja tenham uma aparência bonita e fresca, é recomendável irrigar a coroa a cada 3-4 dias;
- o primeiro curativo é aplicado imediatamente após o plantio de uma muda - é regado com uma solução de "Epina" ou outro estimulador de crescimento radicular, seguindo claramente as instruções da embalagem;
- a fim de preservar a aparência decorativa da árvore e aumentar sua resistência a geadas, doenças e pragas, o thuja é alimentado anualmente com um complexo especial de fertilizantes minerais para coníferas (por exemplo, Kemira-universal), consumindo cerca de 50 g de substância por 1 m².
Cultivo da terra
Para que o thuja tenha uma coroa bonita e exuberante, e também não seja atacado por infecções e pragas, é necessário afrouxar periodicamente a superfície do solo e remover ervas daninhas ao redor da árvore. O afrouxamento é realizado a uma profundidade de 5-8 cm após cada rega.
Este procedimento é realizado com extrema cautela, para não danificar o sistema radicular da superfície do thuja. Uma camada de composto ou serragem seca está espalhada ao redor do tronco da árvore - a cobertura morta ajuda a impedir o crescimento ativo das ervas daninhas e também mantém o solo solto e úmido por um longo tempo.
Poda
Thujas são cultivadas em áreas principalmente para fins decorativos, e você pode dar à coroa a forma desejada usando a poda.
Você sabe A madeira de Thuja tem uma bela estrutura de pequena camada e é bastante macia, por isso é frequentemente usada na fabricação de produtos de madeira e móveis com entalhes decorativos.
A árvore tolera bem um corte de cabelo, mas você precisa executar este procedimento de acordo com certas regras:
- a primeira poda da coroa é realizada 2-3 anos após o plantio de uma muda;
- a formação de árvores pode ser realizada na primavera antes da abertura dos brotos, no verão e no início de setembro, para que os cortes possam ser mais rigorosos antes do frio;
- sem falha remova galhos secos e danificados, bem como brotos, levando ao espessamento excessivo da coroa;
- brotos saudáveis podem ser cortados a seu critério, dando à coroa a forma desejada, mas você pode encurtar o galho não mais que ⅓ do seu comprimento;
- a poda é realizada com uma faca afiada ou tesouras de podar - essa ferramenta faz os cortes mais uniformes e não prejudica a madeira.
Invernada
A preparação de um thuja para o inverno inclui as seguintes ações:
- no final de setembro, é necessário realizar a irrigação de carregamento de água da árvore, umedecendo bem o solo ao seu redor;
- a superfície da terra ao redor do tronco é coberta com uma espessa camada de turfa ou composto - isso protegerá as raízes da árvore do congelamento;
- espécimes jovens com menos de 3 anos de idade são embrulhados em estopa, fixando-o com uma corda para evitar o congelamento dos galhos;
- as árvores adultas precisam ser cobertas somente quando cultivadas em áreas com invernos muito rigorosos, mas a neve caída precisa ser removida dos brotos para que não se rachem.
Você sabe Na Grécia antiga, ramos de thuja eram usados para incêndios sacrificiais. O nome da árvore em grego significa "incenso".
Prevenção de Doenças e Pragas
Às vezes, o Thuja pode sofrer de pragas ou infecções por fungos. Mais frequentemente, isso é causado por erros no cuidado das árvores ou pela escolha errada do local de cultivo.
Os possíveis problemas e seus sintomas estão listados abaixo:
- Fusarium. A doença afeta o sistema radicular da árvore. Os ramos começam a ficar amarelos e secos no espécime infectado, e as agulhas assumem uma tonalidade avermelhada. No estágio avançado, é impossível curar a doença, portanto, o thuja é destruído.
- Citosporose. A infecção afeta rapidamente todas as brotações da arborvita, resultando em que suas pontas começam a secar. Os principais sinais da doença são rachaduras profundas no córtex, das quais escorre uma resina esbranquiçada, bem como um tom avermelhado de agulhas. No estágio avançado, os galhos dos thuja são expostos e a árvore morre.
- Shute marrom. A doença geralmente começa com os brotos mais baixos da árvore, que durante o inverno estavam no mesmo nível da cobertura de neve. A superfície das agulhas é coberta com um revestimento fúngico marrom escuro, na superfície da qual os tubérculos esféricos pretos se formam ao longo do tempo. O micélio destrói os rebentos, levando à sua secagem.
- Escudo falso. O corpo da praga é pintado em uma cor amarela escura e seu comprimento não excede 3 mm. O inseto põe ovos sob a casca, da qual as larvas aparecem. As pragas sugam o suco dos brotos, agulhas e cones do thuja, fazendo com que a árvore seque. O principal sinal de infecção são as grandes úlceras amarelas que se formam na superfície do córtex.
- Pulgão de Thuja. Os insetos vivem de brotos jovens e se alimentam de seu suco. O corpo da praga é pequeno e marrom acinzentado. As agulhas nos galhos danificados pelos pulgões ficam amarelas e depois se desfazem.
- Tuevaya hooter. Esta praga prejudica a casca da árvore, deixando buracos redondos nela. Alimenta-se de madeira, vivendo dentro do porta-malas e atira, por isso não é fácil perceber. Como resultado da vida do besouro, o thuja fica amarelo e seca.
- Ácaro aranha. O inseto se multiplica rapidamente e suga o suco de brotos e agulhas. Como resultado disso, o thuja fica amarelo e seca gradualmente. O principal sinal do aparecimento de uma praga em uma árvore é uma fina teia branca que envolve os galhos.
Para o tratamento de infecções fúngicas, são utilizadas preparações especiais (por exemplo, "Kartotsid", "Khom") ou líquido de Bordeaux, pulverizando-o descongelado com um intervalo de 10 a 14 dias.
Você pode lidar com pragas com a ajuda de Decis, Actellik, tratando-as com uma árvore 2 vezes por mês até que os insetos desapareçam completamente. Para destruir o besouro thughoid, são usadas injeções com esses agentes, que são feitas nos locais de danos no tronco.
Importante! Todas as áreas da árvore danificadas por doenças e pragas devem ser removidas e destruídas. Eles podem servir como uma fonte de maior disseminação da infecção.
- Para evitar que esses problemas ocorram, é recomendável:
- use apenas mudas saudáveis compradas em uma loja ou viveiro especializado para plantio;
- escolha áreas bem iluminadas longe dos rascunhos para o cultivo de thuja;
- observar regime de rega;
- fertilizar adequadamente;
- capinar a terra ao redor do tronco;
- destruir restos de plantas e soltar o solo perto da árvore;
- Realizar anualmente poda de coroa sanitária e desbaste.
Vídeo: Thuja Care
Qualquer jardineiro poderá crescer de forma independente em sua dacha e usá-la como paisagismo, se seguir as dicas e regras listadas acima. E, graças à variedade de variedades, você pode escolher uma árvore com uma forma de coroa que melhor complemente os outros elementos decorativos do site.