Monstera é uma planta popular que muitas vezes pode ser encontrada em residências e escritórios. Grandes folhas esculpidas de cor saturada ficam ótimas em qualquer interior. Para que a planta agrade aos olhos, é necessário aderir às regras básicas de atendimento, que serão discutidas neste artigo.
Descrição da planta
Monstera é um representante dos trópicos. Sua terra natal é a América do Sul e Central. O monstera mais comum é adorável (outra variante do nome é deliciosa). Esta videira perene com folhas de até 45 cm de comprimento pode atingir uma altura de vários metros. As principais características do monstera são:
- haste longa e grossa;
- folhas de couro com fendas ao longo das veias ao longo de todo o comprimento da folha;
- inflorescência em forma de espiga;
- frutas são bagas.
Você sabe O nome vem do latim monstrum (que significa "monstro") e é bastante consistente com o tamanho de uma planta adulta.
Condições de cultivo interno
Monstera é conhecida por sua despretensão, mas há várias condições que devem ser rigorosamente observadas. Uma das condições é o regime de temperatura:
- no verão, a temperatura ideal é de +22 - + 25 ° C;
- durante os meses de inverno, +16 - + 18 ° C serão suficientes.
A umidade na sala é muito importante para o monstera, porque seu habitat nativo é os trópicos úmidos. Se houver falta de umidade, é possível secar e muita umidade levará ao aparecimento de gotas de água no chão. Também é recomendável limpar as folhas com mais frequência e borrifá-las com água morna e sedimentada.
Importante! O suco da planta é tóxico e irrita a pele, bem como as mucosas.
Métodos de reprodução em casa
Monstera se propaga com bastante facilidade - por estacas, mas há certas nuances em cada uma das formas. Eles começam a procriar na primavera. Para fazer o enraizamento, você pode usar diferentes partes da planta. Uma seção da haste é desinfetada com um pó de carvão vegetal, que deve ser finamente moído.
Estacas apicais
Os topos das plantas adultas são retirados, cortados e colocados em um vaso com água. Levará algum tempo para que as raízes apareçam.
Antes de plantar uma planta em uma panela, você deve esperar pelo menos três brotos.
Ainda mais raízes contribuem para um melhor enraizamento das estacas.
Estacas de caule
Vai levar uma parte grossa do caule com 2 ou mais botões. Este será o talo. É colocado no solo preparado (ou hidrogel) para que o rim toque a superfície do solo.
Em seguida, o pedúnculo é coberto com um filme ou vidro (um tipo de estufa vai sair), periodicamente regado e pulverizado.
De tempos em tempos, uma proteção clara é removida para ventilação. O talo é transplantado para um local permanente após o aparecimento das raízes.
Folhas
Esta não é a maneira mais fácil e confiável, mas pode ser usada se não houver outras partes da planta. A folha cortada (ou quebrada) é colocada em uma jarra de água e aguarda o aparecimento das raízes.
Você sabe As primeiras folhas do monstera têm formato de coração, e as folhas esculpidas aparecem um pouco mais tarde.
Camadas
As camadas de ar exigem muito esforço, mas elas se enraízam muito melhor do que as folhas ou as folhas. É necessário encontrar uma fuga com fortes raízes aéreas e fornecer umidade extra.
Você pode amarrar o musgo e umedecê-lo constantemente com água ou prender uma tigela pequena de plástico com água.
Você também deve proteger as raízes do ressecamento com um filme, envolvendo-o livremente em torno de uma parte da planta. Após o aparecimento de um número suficiente de raízes, as camadas são separadas e transplantadas para o vaso.
Sementes
As sementes raramente são usadas para propagar um monstro. Eles germinam após 2 a 4 semanas em um local quente e bem iluminado. As folhas esculpidas em adultos aparecem entre 5 e 8 meses. As mudas precisam de um mergulho, depois precisam ser plantadas e depois transplantadas anualmente. Um sistema radicular desenvolvido é formado neles após 2 anos. Após o enraizamento, a planta vive em uma panela pequena intermediária e o monstro é transplantado para uma banheira volumétrica em 3-4 anos.
Importante! Liana monstera precisa de apoio, que pode ser um bastão ou grade, bem como cabos esticados.
Cuidados adicionais
As raízes da planta, que fornecem a atividade vital da monstera, requerem atenção especial. Devem ser abaixados no chão da panela principal ou, reunidos em um pacote, colocados em um recipiente adicional com terra. As raízes aéreas da Monstera podem se agarrar à parede.
Rega e fertilizantes
Para regar, lembre-se de que a água macia é adequada após a sedimentação. A rega abundante é mantida de março a agosto e, no outono, é reduzida a moderada nos meses de inverno. A partir do momento da secagem da camada superior, são contados vários dias (geralmente 2-3) e somente depois são regados.Monstro adulto é alimentado uma vez a cada 2 semanas de abril a agosto. Os fertilizantes minerais e orgânicos são usados para plantas decíduas do tipo complexo, alternando-as. A dosagem indicada nas instruções é reduzida em 2 vezes. Plantas jovens não precisam de fertilizantes.
Transplante
Leitura Recomendada
Liana cresce muito rapidamente e requer transplantes no início a cada ano, depois a partir de 4 anos a cada 2 anos. Após 5-6 anos, a planta cresce tanto que o transplante se torna desnecessário. O solo superficial é substituído a cada ano. O transplante é realizado na primavera.
Para plantar monstera, use uma mistura constituída por:
- 3 partes de relva;
- 1 parte de turfa, areia, terra e húmus.
No fundo, é necessário fazer uma drenagem de qualidade.
Poda
A poda regular não é necessária para o monstro. A parte superior é cortada para ramificação e crescimento dos brotos laterais. Nesse caso, o apoio precisará ser reforçado e uma vinha extensa será fornecida com um local espaçoso.
O período de descanso e floração
Os períodos de floração em ambientes internos são extremamente raros, às vezes só é possível em estufa ou em estufa. Em boas condições, a flor pode aparecer no segundo ano de vida. As frutas de espiga quando amadurecem ficam roxas. São comestíveis, lembrando o sabor do abacaxi, e o período de descanso nas plantas tropicais, às quais pertence a monstera, não se destaca. Eles são tratados da mesma forma ao longo do ano.
Dificuldades crescentes
Os floristas ao criar monstera podem enfrentar vários problemas. As dificuldades mais comuns são:
- amarelecimento e maciez das folhas. Estes são sintomas de rega excessiva e sua falta será manifestada no aparecimento de manchas marrons e secas nas folhas;
- a folha muda de cor para transparência. É possível a clorose, da qual o quelato de ferro ajudará a se livrar (use de acordo com as instruções);
- problemas com folhas. Essa “falha” é iluminação incorreta;
- folhas sem fendas. É falta de nutrição;
- ataque de parasitas e pragas (por exemplo, sarna ou ácaro). Você pode se livrar deles com a ajuda de medicamentos especiais.
O cuidado e a reprodução de monstera estão ao alcance de cada produtor. No entanto, é necessário avaliar realmente as condições sob as quais se planeja cultivar a planta. Liana requer um espaço grande e não é adequado para uma sala pequena.