Entre as plantas ornamentais, que são populares em todo o mundo, a hortênsia da panícula ocupa um lugar especial. Esta espécie foi nomeada pela similaridade de inflorescências da planta com panículas. Graças ao tremendo trabalho dos criadores, um grande número de variedades de plantas decorativas e altamente resistentes ao gelo foi desenvolvido com base nessa espécie. Uma dessas variedades de hortênsias, chamada Urso Polar, que pode suportar temperaturas de até -40 ° C, será discutida no artigo.
Características da classe
Com base na descrição, a variedade de hortênsias de panículas Urso Polar (urso polar, urso polar) é caracterizada como um arbusto. Sua altura é de 2 me seu volume é de 1,5 M. Esses parâmetros devem ser levados em consideração no plantio de plantas. Se eles estiverem localizados muito próximos um do outro, isso é um fato preocupante, pois eles não terão ar, sol, umidade e nutrientes necessários suficientes.
O rebento da planta é denso, rígido e reto, o que torna impossível quebrar sob o peso das inflorescências que formam a flor. A forma das folhas é ligeiramente oblonga e tem uma cor verde saturada brilhante. A peculiaridade da hortênsia dessa variedade é que a cor das folhas não muda nem no outono.
Você sabe No Japão, a hortênsia é freqüentemente chamada de "audzisai" e é considerada um encanto contra as forças das trevas, além de uma flor que traz uma sorte incrível.
As inflorescências têm uma forma cônica compacta, cujo diâmetro é de 35 a 40 cm. Há flores grandes e áridas com um diâmetro maior que 3 cm e menor, mas fértil. Pequenas flores com fertilidade caem rapidamente. Graças a isso, o arbusto de hortênsia é completamente coberto apenas por grandes inflorescências.
A cor das flores no estágio inicial de desenvolvimento pode ser pistache, mas com o tempo ela se torna branca pálida e depois fica rosa. O processo de floração da variedade Urso Polar ocorre da segunda quinzena de julho até o início de novembro.
Regras e termos de desembarque
Para que o arbusto de hortênsia ornamental cresça bem, é necessário observar os termos e regras de plantio dessa planta. O período em que é melhor plantar a variedade de hortênsias em questão é primavera ou outono.
Se o plantio for planejado no outono, vale a pena cuidar do abrigo do mato durante o inverno. Nesse caso, o espaço livre deve ser selecionado para que durante o dia receba a quantidade máxima de luz. A quantidade ideal de iluminação para hortênsia é de cerca de 6 horas, e para que o resultado do plantio seja realmente agradável, você precisa escolher áreas que não sejam sopradas por um vento forte.
Importante! Devido à sua alta resistência ao gelo, a hortênsia pode ser cultivada e cultivada mesmo nas condições adversas da Sibéria.
Recomenda-se plantar um arbusto na primavera nas regiões norte ou na faixa do meio.. É melhor que seja por volta de meados de abril. Haverá tempo suficiente para o arbusto criar raízes.
Vídeo: Urso Polar de Hortênsia
Seleção de assento
Antes de iniciar o plantio de hortênsias, é importante escolher uma boa área onde ela irá crescer.
Recomenda-se fornecer as seguintes condições:
- Cultivo de hortênsias O urso polar é melhor realizado no lado do local onde está concentrado quantidade máxima de luz solar, nomeadamente na parte sul. É importante que exista um pequeno número de árvores ou estruturas próximas, o que ajudará a criar uma sombra adicional. Você pode ver que, em plena luz do sol, a hortênsia não floresce tão abundantemente, então você também deve prestar atenção nisso.
- O melhor solo para hortênsia é abundantemente umedecido. Ao mesmo tempo, não é preciso ser zeloso, porque as zonas úmidas podem afetar negativamente o sistema radicular, que rapidamente passa por um processo de decomposição. As hortênsias não devem ser plantadas perto das águas subterrâneas ou nas planícies. Se for observado que a umidade do solo é excessivamente alta, a drenagem é usada adicionalmente.
- Para obter um bom arbusto com flores, você precisa escolher o solo mais fértil. Se isso não for feito, a planta poderá estar doente devido à falta de nutrientes. Portanto, é melhor se o solo for ligeiramente ácido ou neutro.
Preparação do poço
A preparação de um poço de plantio para uma flor deve ser feita com antecedência.
Primeiro, você deve cavar toda a terra na área onde a planta será colocada e depois enriquecê-la com componentes adicionais:
- misture as mesmas partes de areia e turfa;
- adicione solo frondoso e húmus também em partes iguais, mas sua quantidade deve ser duas vezes maior que a turfa com areia.
Você sabe A hortênsia é considerada uma planta medicinal, portanto pode ser usada para preparar decocções para melhorar o funcionamento dos sistemas vascular e urinário e, para os homens, — assistente na luta contra a inflamação da próstata.
Na fase de preparação do solo especialistas recomendam a colocação imediata de fertilizantes minerais complexos no poçocom a ajuda de que um processo de hidratação do enraizamento das hortênsias ocorre em uma ordem de magnitude mais rápida.
Cavar buracos para esta planta é diferente em comparação com outras espécies. Isso se deve ao fato de que, na hortênsia, o sistema radicular pertence ao tipo de superfície; portanto, o poço não deve ser muito profundo. Os indicadores ideais de diâmetro e profundidade são 30 cm, neste caso, metade da fossa deve ser preenchida com fertilizantes preparados.
Em seguida, as mudas de hortênsia devem ser embebidas em água antes de serem colocadas no solo, após o que devem ser cuidadosamente colocadas no buraco preparado e as raízes espalhadas cuidadosamente. Em seguida, o poço deve ser coberto com os restos da mistura do solo para que o colo da raiz permaneça acima do solo. No último estágio, as mudas podem ser abundantemente regadas.
Importante! É proibido socar a terra no círculo próximo ao tronco depois de plantar uma muda, ela só precisa ser levemente solta.
Após o pouso
Igualmente importante é o cuidado adequado, que deve ser realizado da maneira mais eficiente possível.
A fim de agradar por muito tempo o espetacular florescimento da hortênsia Urso Polar, deve-se prestar atenção a esses procedimentos:
- rega;
- poda
- cobertura superior.
Rega
A variedade adora muita umidade; portanto, com o umedecimento sistemático do solo, você pode contar com o brilhante florescimento do arbusto. A planta precisa de rega semanal. Sob o barril, você precisa derramar 2 baldes de água. Se o tempo chuvoso for prolongado, a rega pode ser reduzida para uma vez por mês.
Para evaporar a umidade do círculo de terra próximo ao caule mais lentamente, é necessário cobri-lo com serragem, húmus e turfa. Afrouxar o solo permitirá que o sistema radicular receba oxigênio.
Você sabe No aniversário de Buda, os salões dos templos budistas são decorados com flores de hortênsia.
Top vestir
O fertilizante não é menos importante do que a rega, porque a organização correta desse processo contribui para o aparecimento de flores bonitas e brilhantes em grande número no mato.
A hortênsia deve ser alimentada 4 vezes ao longo do ano, a saber:
- no início da primavera - para a construção de coroas verdes;
- final da primavera - obter mais floração;
- meados de julho - para proteção contra doenças e pragas;
- final do outono - aumentar a resistência ao gelo.
Na primavera, vale a pena dar preferência a esses curativos, que contêm nitrogênio em grandes quantidades. Pode ser uréia ou nitrato de amônio. Potássio e superfosfato são opções de fertilizantes usadas no verão ou no outono. Além disso, produtos orgânicos como húmus ou estrume podem ser usados.
Poda
A variedade Polar Bir é propensa a um crescimento rápido, portanto, requer poda sistemática. Depois que a planta brotar em uma área por 4 anos, você pode começar a podá-la com uma frequência de duas vezes por ano.
O primeiro corte de cabelo é realizado na primavera antes do início do fluxo de seiva. Você precisa aparar todos os galhos quebrados e secos. Se o arbusto ainda não estiver coberto de folhas verdes, é fácil notá-las. Também é necessário cortar brotos saudáveis, mas em 2/3, o que permitirá criar um arbusto com a forma correta.
No outono, você precisa se livrar dos galhos quebrados e secos, bem como das inflorescências desbotadas. Isso não apenas ajuda a melhorar a hortênsia, mas também protege a planta de quebrar galhos durante fortes nevascas.
Se o jardineiro estiver lidando com hortênsias antigas, é sistematicamente recomendado realizar podas antienvelhecimento. Com ele, todo o arbusto é cortado na base, o que possibilita formar brotos fortes para o próximo ano. Mas eles recorrem a esse procedimento apenas quando se nota que o arbusto praticamente não floresce.
Importante! Para que a variedade não se deteriore e a planta não perca seu efeito decorativo, você precisa aparar o arbusto regularmente.
Preparações de inverno
Quando fica frio lá fora, você precisa cuidar do inverno de hortênsia com antecedência. A variedade Polar Bear tem alta resistência ao gelo (até –40 ° C). Apesar disso, o arbusto deve ser coberto para o inverno, especialmente se estes são arbustos jovens que ainda são sensíveis às mudanças de temperatura.
Até que as geadas se instalem, o solo no círculo próximo ao tronco precisa ser coberto com turfa, serragem e agulhas. A camada de cobertura deve ter aproximadamente 20 cm e os arbustos jovens precisam ser cobertos com galhos de abeto ou adicionalmente cobertos com estopa. Tais métodos de abrigo permitem proteger o arbusto não apenas do frio, mas também de um vento forte.
Você sabe O nome hortênsia vem de duas palavras, que na tradução significam "vaso" e "água", o que indica a natureza que ama a umidade da planta.
Reprodução
Para a variedade Urso Polar, é possível usar um método vegetativo de reprodução. Portanto, não há necessidade de comprar um grande número de mudas se mais de um arbusto estiver planejado para ser cultivado no local.
Os métodos de propagação de hortênsias mais usados:
- estacas;
- uso de camadas;
- divisão rizoma.
O método de propagação mais famoso, simples e popular é o de estacas.. Na primavera, uma pequena quantidade de brotos anuais precisa ser cortada da planta. Após 3 dias, as estacas devem ser colocadas em água e depois plantadas em solo feito de areia e turfa. A parte superior da alça deve ser coberta com um filme ou um frasco de vidro. Em condições frias e levemente úmidas, a planta deve ser mantida até que se formem brotos verdes, após o que podem ser plantadas no solo.
Ao propagar usando camadas um rebento inferior saudável deve ser dobrado na superfície da terra na primavera, e o próprio ramo deve ser fixado em um pequeno sulco na parte central. A camada resultante deve ser bem regada durante o verão, juntamente com uma planta adulta. Essas camadas criarão raízes rapidamente, para que no próximo ano elas possam ser separadas do arbusto-mãe.
Se o jardineiro lida com plantas velhas, é aconselhável reproduzi-las pela divisão do rizoma. Primeiro você precisa desenterrar completamente a hortênsia e depois dividir a raiz em 3-4 partes iguais, para que cada parte tenha vários botões de crescimento. Os fragmentos separados devem ser processados em uma solução de permanganato de potássio para um enraizamento rápido. Depois eles podem ser plantados no solo.
A propagação de sementes não é aplicável a este tipo de hortênsia.. Você pode tentar fazer isso, mas, como mostra a prática, alcançar um resultado positivo é quase impossível.
Você sabe Dependendo da acidez do solo, a hortênsia pode mudar a cor das flores.
Doenças e Pragas
As cultivares de hortênsia apresentadas apresentam altas taxas de resistência a doenças. Às vezes, há casos em que o mato é afetado por uma doença fúngica como clorose. A doença pode aparecer com pouca rega ou se a planta cresce em solo ruim. Você pode notar essa doença pelas folhas amareladas. Para o tratamento, são utilizados meios especiais, entre os quais “Anticlorose” e “Quelato” são especialmente populares.
Entre as pragas podem ser encontradas:
- ácaro;
- pulgão em folha;
- caracol;
- lesma.
Para evitar a infecção, você precisa inspecionar sistematicamente os brotos e folhas. Assim que os primeiros sintomas da presença de pragas são notados, as plantas são tratadas com líquido de Bordeaux, água com sabão ou inseticidas especiais projetados para plantas ornamentais.
Importante! A poda sanitária, o uso de uma solução de ferro e água decantada são a proteção ideal contra doenças e pragas para a planta.
Uso em paisagismo
No projeto paisagístico das hortas, a hortênsia do Urso Polar é frequentemente usada, que se encaixa harmoniosamente em qualquer condição.
A planta é usada:
- em arranjos de flores ou plantações únicas;
- ao fazer sebes;
- em combinação com bordos, lilases, abetos;
- em conjunto com arbustos perenes;
- como complemento para bordas e vielas aparadas em combinação com groselhas alpinas, lilases japoneses e buxo.
Se você deseja decorar seu próprio jardim com espetaculares flores de hortênsia, o jardineiro deve seguir todas as regras da tecnologia agrícola. Isso permitirá, com o mínimo de cuidado, cultivar uma planta resistente ao frio e resistente no terreno, que deliciará a beleza da floração exuberante antes do início do tempo frio.