Muitos jardineiros desconfiam das hortênsias, pois têm medo de cometer um erro no processo de crescimento e provocar a morte da planta. A variedade fantasma é uma variedade incomum que pode dar ao seu jardim não apenas um sotaque brilhante, mas também preencher o espaço circundante com um aroma de mel. Este artigo discutirá os principais aspectos do cultivo da cultura de flores acima mencionada.
Descrição da nota
De acordo com a descrição da variedade de hortênsias em panelas Phantom, ela pertence às culturas em geral. A altura da planta é de pelo menos 2,5 m, mas também podem ser encontrados arbustos mais maciços. O diâmetro da coroa é de cerca de 2 m.
Brotos jovens são caracterizados por uma rica tonalidade verde. No processo de maturação, a cor muda para marrom-vermelho. A folhagem é grande, verde escuro. As listras mal são visíveis na superfície.
Flores em hortênsia em panículas Fantasma têm as seguintes características:
- a sombra das pétalas é verde claro ou rosa claro;
- largura da flor - 1 cm;
- diâmetro de inflorescências - até 30 cm;
- o formulário é largo-piramidal.
A cultura começa a florescer 4 anos após o plantio. As primeiras flores aparecem no final de junho ou no início de julho. A floração continua até o início da primeira geada. Hortênsia em panículas da variedade Phantom tem características de alta resistência ao inverno. A cultura é capaz de suportar uma diminuição nos indicadores de temperatura, sem abrigo adicional, para -23 ° C.
Importante! O período de cultivo temporário, sujeito a cuidados de qualidade, não excede 40 anos.
Plantação de hortênsias
Para que a hortênsia fantasma se desenvolva harmoniosamente, é necessário realizar um plantio adequado. Para isso, determine a escolha de um local para plantio e épocaTambém é necessário abordar criticamente a escolha do material de plantio e preparar o solo para o plantio antecipado. A qualidade e integridade da cultura de flores depende disso.
Vídeo: Plantando o fantasma da hortênsia
Quando plantar
Na zona central do país, o plantio é realizado na primavera. Graças a isso, a planta terá tempo para se aclimatar. Além disso, os arbustos terão tempo para formar um sistema radicular desenvolvido, que fornecerá proteção confiável contra um resfriamento acentuado no final do outono - início do inverno.
Se você mora nas regiões sul, é recomendável plantar plantas no final de setembro. Condições climáticas favoráveis permitirão que o rizoma do mato se forme antes do início da primeira geada.
Preparação do local e do solo
A hortênsia em panículas da variedade Phantom pertence a culturas fotófilas. No entanto, recomenda-se que o plantio seja realizado em um local como esse, para que a luz solar direta caia sobre as plantas somente antes do almoço.
À tarde, o arbusto deve estar em sombra parcial. Se essa condição não for seguida, queimaduras aparecerão na coroa da hortênsia, o que levará à secagem da massa verde da planta.
Importante! O desembarque deve ser realizado próximo a barreiras ou edifícios. Os edifícios serão usados como proteção contra fortes rajadas de vento.
A variedade fantasma cresce em todos os tipos de solo. O principal é que o solo é fértil. Hortênsia floresce melhor em mariscos com acidez neutra ou alta. Se você planta uma cultura em terras não alcalinas, as inflorescências ficam pequenas, os arbustos enfraquecem e começam a doer.
Primeiro, eles plantam o local para plantar e produzem húmus (20 kg por 1 m²). Depois disso, eles monitoram a acidez do solo. Se exceder 8,0 pH, é necessário reduzir para 7 adicionando farinha de dolomita (500 g por 1 m²).
Vídeo: Hydrangea Phantom
Seleção e preparação de material de plantio
É melhor comprar mudas em lojas especializadas ou viveiros. Nessas lojas, o material de plantio é processado e armazenado adequadamente, para que todas as características varietais sejam preservadas.
Ao escolher mudas, preste atenção às seguintes características:
- a idade ideal das mudas é de 2-3 anos;
- altura - de 60 a 70 cm;
- falta de sinais de doença (manchas, rachaduras, placa);
- sistema radicular desenvolvido (comprimento de 5 cm).
Você sabe Durante escavações arqueológicas na América do Norte, os cientistas determinaram que a hortênsia cresceu mais de 40 mil anos atrás.
Preparando o material de plantio reside no fato de que, 5 dias antes do plantio, as mudas são colocadas em uma solução de “Kornevin” (30 g por 5 l de água) ou “Epina” (50 g por 5 l de água). Isso acelerará o desenvolvimento da planta, o que afetará positivamente sua aclimatação em campo aberto.
Tecnologia de pouso
O procedimento de pouso é o seguinte:
- Cavar orifícios com cerca de 80 × 40 × 40 cm de tamanho, a uma distância de 2 m um do outro.
- 2 semanas antes do plantio, despeje uma camada de 8 centímetros de drenagem no fundo. Cubra com uma mistura de turfa e húmus (3 kg cada) e adicione 100 g de superfosfato.
- Após o tempo especificado, forme uma pequena colina no fundo do buraco em que as mudas são colocadas.
- Espalhe o sistema radicular sobre a superfície do aterro e polvilhe com o solo.
- À medida que o buraco é preenchido com o solo, regue as raízes para que o solo assente melhor.
- Encha o buraco completamente e despeje 10 litros de água.
Hydrangea Care
Durante o cultivo de hortênsias da variedade Phantom, atenção especial deve ser dada aos cuidados. É muito importante garantir uma rega de alta qualidade e fertilizar regularmente, além de afrouxar a camada superior do solo, remover ervas daninhas, aparar a coroa e cobrir os arbustos durante o inverno. É igualmente importante pulverizar plantas contra doenças e pragas, para não provocar a morte de flores.
Rega
É necessário regar os arbustos de hortênsia fantasma com cuidado para não danificar o sistema radicular. Isso se deve ao fato de ser superficial, portanto, responde imediatamente a condições adversas.
O intervalo de rega (para arbustos jovens) é de 3 dias. São derramados pelo menos 15 litros de água sob cada planta. As hortênsias adultas são regadas uma vez por semana e usam 20 l de água. Você precisa irrigar o solo à noite ou de manhã cedo. Se o sol cair no mato quando houver gotas de água na coroa, poderão ocorrer queimaduras.
Top vestir
A fertilização deve ser feita com frequência, porque, devido à floração abundante, os arbustos precisam de uma grande quantidade de nutrientes.
A cobertura é usada várias vezes durante a temporada:
- antes da floração, é usado nitrato de potássio (40 g por arbusto);
- durante a floração, é introduzido nitrato de amônio (10 g por 1 planta);
- o superfosfato (50 g por 1 cópia) é usado uma semana antes da pressão a frio.
Você sabe Todo ano, 5 de janeiro, comemora o "Hydrangea Day".
Entre esses curativos, você pode fazer fertilizantes adicionais. Em intervalos de 2 semanas, use a infusão de esterco maduro (1 kg por 10 litros de água). Sob cada arbusto, despeje 3 litros de solução.
Mulching e afrouxamento do solo
Antes de cada rega e cobertura, é necessário afrouxar o solo a uma profundidade de 5 cm. Devido a isso, nutrientes e umidade penetram no sistema radicular, o que ativa significativamente o desenvolvimento do arbusto. Além disso, não se esqueça de remover ervas daninhas na superfície em que se desenvolvem bactérias e vírus que provocam o aparecimento de doenças e pragas.
A cobertura do solo é realizada imediatamente após o plantio. Para fazer isso, afrouxe a parte próxima do caule do solo, regue-a e cubra-a com uma camada de 20 cm de abeto, húmus ou folhas caídas. Devido a isso, um ótimo equilíbrio de umidade é mantido no solo, evitando a desidratação do sistema radicular e de toda a planta.
Poda
Hortênsia em panículas da variedade Phantom precisa formar recortes. Se não forem realizadas, o crescimento excessivo da parte aérea levará a uma densidade excessiva da coroa. Isso ameaça que as inflorescências sejam menores ou desapareçam completamente. A poda de formação "para 4 rins" é realizada no outono. Primeiro remova brotos fracos e deformados. Depois disso, você precisa cortar os galhos direcionados para o mato. Isso impedirá o sombreamento da coroa. Não descarte a colheita - eles podem ser usados para propagar a colheita.
Na primavera, brotos doentes, secos ou congelados são removidos. Essa limpeza sanitária pode aumentar a expectativa de vida das hortênsias.
Preparações de inverno
A preparação da hortênsia em panículas da variedade Phantom para o inverno é a seguinte:
- A partir de setembro, pare de regar os arbustos.
- Alimente cada arbusto com 5 l de uma solução de superfosfato (100 g por 5 l de água), para que os brotos tenham tempo de amadurecer antes do início do gelo.
- Amarre os galhos da planta, formando um tipo de buquê, usando uma corda apertada.
- Cubra a coroa com filme plástico se for esperado um resfriamento a -30 ° C.
Se a camada de cobertura morta escorregou, é necessário restaurá-la. Para fazer isso, complemente o nível do material que foi usado após o plantio.
Fantasma de hortênsia em paisagismo
Variedade de hortênsias em panículas O Phantom é muito procurado em projetos paisagísticos. Os arbustos são plantados em jardins privados, parques públicos ou em jardins públicos.
Com a ajuda dessa cultura, é possível criar inúmeras formas de plantas:
- Sebes ou bordas de enquadramento.
- Tênia plantando nos canteiros ao lado das árvores comuns.
- Agrupe composições em várias camadas.
Então, agora você sabe com quais métodos você pode cultivar hortênsias em panículas da variedade Phantom. Esta planta despretensiosa é muito popular entre jardineiros experientes e iniciantes. Se você cuidar bem dos arbustos, poderá criar um belo cenário no jardim e desfrutar de inflorescências brilhantes todos os dias e respirar um aroma delicado.