O grupo de culturas decorativas e caducifólias é tão vasto que às vezes entre essa variedade é bastante difícil escolher uma planta. No artigo, você se familiarizará com a serra de flores interna original. Possui muitos tipos e variedades, formas e texturas, entre as quais qualquer produtor pode escolher aqueles que são mais adequados para o interior da sala.
Descrição botânica da planta
Pilea é considerada uma família de urtigas. Esta é uma planta pequena e compacta com folhagem incomumente bonita. É representado por plantas perenes, anuais e arbustos.
Distribuído em climas tropicais.
As principais características do pilão são coletadas na tabela:
Sistema raiz | superficial |
Caule | 30-40 cm de altura |
Forma de folha | redondo, oval, lanceolado, sólido ou dentado |
Cor da folha | malhada (dependendo do tipo) |
Forma de inflorescência | escova axilar com flores pequenas |
Cor da flor | claro |
Você sabe Do latim, o nome da flor Pilea é traduzido como um boné. Esse nome foi dado às piléias devido ao fato de um dos tépals se assemelhar a um boné em forma.
Tipos principais
Sabe-se que existem mais de 400 espécies de piléias.
Em casa, os seguintes são mais frequentemente cultivados:
- Kadye. A flor não ultrapassa os 40 cm de altura e possui folhas alongadas em forma oval com 2 linhas prateadas intermitentes.
- De folhas pequenas. Cobertura compacta do solo, com até 15 cm de altura, com folhas redondas em miniatura semelhantes a moedas.
- De folhas grossas. O tipo mais popular. Atrai a atenção com o verde aveludado em relevo com folhas vermelhas.
- Embrulhado. Cresce a uma altura de 30 cm, cujas folhas são ásperas, verdes, com uma tonalidade de bronze e veias marrom-escuras.
- Pepermiforme. Um olhar em miniatura com minúsculas folhas verdes brilhantes e parecidas com moedas.
- Libanês. Uma planta pequena com brotos caídos e folhas de prata arredondadas.
Condições de cultivo da casa
A Pilea não exige parâmetros climáticos especiais para crescimento e desenvolvimento, adapta-se rapidamente às condições do ambiente, é capaz de suportar secas de curto prazo e cuidados irregulares.
Você sabe Na natureza, a piléia é polinizada pelo método de "ejeção" - é capaz de produzir frutos com sementes a uma distância de 1 m ou mais.
Iluminação
Esta planta precisa de boa iluminação. A luz deve ser difusa. Os raios diretos do sol são inaceitáveis.
A melhor localização para as piléias é a área próxima às janelas nos lados oeste e leste. Ao crescer perto da janela sul, a planta deve estar sombreada.
Airing
A única coisa à qual a Pilea reage mal são os rascunhos. Portanto, ao conduzir o arejamento, é necessário levá-lo para outra sala ou garantir que não esteja sob correntes de ar.
Temperatura
Apesar do fato de o habitat dos trópicos ser trópico, você não pode chamá-lo de termofílico demais. O quarto mais confortável para ela é com uma temperatura de +20 ... + 25 ° C. Em que parâmetros para conter uma flor no inverno dependerá da espécie e variedade. Existem variedades para as quais não é necessário alterar os indicadores de temperatura durante o período de descanso.Mas, por exemplo, para as pilas peperium e de folhas pequenas para o inverno, é necessário abaixar a temperatura para + 10 ° C, para Cadier - para + 15 ° C.
No verão, a flor pode ser mantida ao ar livre, protegendo das rajadas de vento. É possível transplantar no verão em um recipiente ou uma flor de pedra em um jardim localizado à sombra parcial e bem protegido do sol.
Humidade do ar
A umidade para a piléia precisa aumentar. Mas há uma complicação: a pulverização é prejudicial, as folhas perdem seu efeito decorativo. Para criar parâmetros ideais de umidade, você deve usar um umidificador ou colocar um vaso de flores em uma bandeja com pedras molhadas, argila expandida e musgo.
Você também pode pulverizar plantas próximas, controlando que a umidade não caia nas folhas da serra.
Importante! Se a serra for cultivada em uma bandeja molhada, deve-se garantir que o fundo da panela não entre em contato com a água.
Home Care
Pilea é uma planta despretensiosa. Para cuidar disso, serão necessárias medidas padrão: rega, fertilização, formação de coroas, transplante.
Rega
É necessário regar regularmente e moderadamente. A flor não responde bem a longos períodos entre a hidratação e a inundação do solo. A rega deve ser feita quando a camada superior do solo seca. Não permita estagnação da água na panela ou alagamento do substrato, especialmente no inverno.Ao hidratar, é necessário garantir que a água nunca caia nas folhas, brotos e caules. Isso pode danificar a decoratividade da flor, levar a queimaduras e apodrecer.
Irrigação inaceitável com água fria e dura. Para piléias e outras plantas de interior, a água deve ser defendida por pelo menos 24 horas ou filtrada. Deve estar à temperatura ambiente.
Top vestir
A fim de evitar uma diminuição da decoratividade da folhagem, alongamento de brotos e nanismo, a planta deve ser alimentada o ano inteiro com nutrientes. A partir da primavera e terminando em outubro, os fertilizantes devem ser aplicados ao solo a cada 2 semanas. Com o início do período de inverno, a cobertura é reduzida para 1 vez por mês.
Para o pilão, são adequados fertilizantes universais adquiridos ou produtos desenvolvidos para culturas decorativas e decíduas. A dosagem é calculada com base nas instruções da embalagem.
Poda
Um procedimento como a poda pode melhorar as qualidades decorativas da planta. Deve ser produzido todos os anos na primavera. Tesouras afiadas e higienizadas removem galhos velhos muito danificados e danificados. Uma pitada é feita para os ramos restantes para estimular a formação de novos brotos laterais.
Seções remotas podem ser usadas como estacas para o cultivo de plantas jovens.
Após a poda, a serra é restaurada facilmente e no menor tempo possível.
Transplante
Infelizmente, as piléias rapidamente perdem seu efeito decorativo. Portanto, é necessária sua atualização frequente - o cultivo de uma planta jovem a partir de estacas. Este procedimento deve ser realizado à medida que a atratividade da flor piora.O transplante é realizado desde o início da primavera até o início do verão. Adquira uma nova panela e substrato com antecedência.
Você pode comprar solo para plantas decíduas ornamentais ou prepará-lo misturando em partes iguais esses componentes:
- terra de húmus (2 partes);
- solo foliar (2 partes);
- turfa (1 parte);
- areia (1 parte).
A acidez do solo deve ser levemente ácida, com um nível de pH de 5,5-6.
Você precisa de um vaso com uma profundidade de pelo menos 10 cm. Você não deve comprar muita capacidade, isso afetará negativamente a decoratividade da flor - o sistema radicular aumentará drasticamente e as folhas começarão a ficar menores.
Uma tecnologia de transplante passo a passo é a seguinte:
- Planta para aparar.
- Faça uma pitada de todos os brotos.
- É bom regar a terra.
- Extraia a planta junto com o pedaço de terra do tanque.
- Coloque a camada de drenagem no fundo da panela - argila expandida, seixos e outros materiais adequados para fins de descarte de água, com uma camada de 1/3.
- Cubra com uma camada de mistura do solo.
- Coloque a flor no centro.
- Para encher com a terra.
- Molhe abundantemente.
- Coloque em uma sala com uma temperatura de +20 ... + 22 ° C.
Importante! O solo adquirido na loja não requer pré-tratamento antes do plantio. O substrato feito à mão deve ser desinfetado - calcinado no forno ou polvilhado com uma solução de permanganato de potássio.
Reprodução
Propagado por serrar de 2 maneiras:
- Estacas.
- Semente.
Estacas
O método mais simples e popular entre os jardineiros. Para propagação, são utilizadas estacas apicais. Eles são cortados ao longo do ano, mesmo no inverno.
O procedimento é o seguinte:
- Escolha uma fuga sutil.
- Corte as estacas de cima para 10 cm com 2-3 pares de folhas.
- Coloque o talo na água para fazer o enraizamento. Pode ser plantado em um substrato solto, por exemplo, na areia, a uma profundidade de 5-6 cm.
- Conforme necessário, adicione água, umedeça o substrato.
- Após o aparecimento das raízes, as estacas são colocadas em condições frescas para endurecer por 7-14 dias.
Cultivo de sementes
O método das sementes é adequado apenas para certos tipos de piléias.É realizado da seguinte forma:
- Umedeça o substrato antes de plantar.
- As sementes são colocadas a uma profundidade de 1-1,5 cm.
- O recipiente é coberto com um filme ou vidro.
- As culturas são pulverizadas periodicamente da pistola de pulverização com água morna e sedimentada.
- O abrigo diário é removido por um tempo para ventilação.
- Após o aparecimento dos brotos, o abrigo é removido.
- Quando 2 folhas aparecem, elas são colhidas.
- Após a formação de 5-6 folhas, um transplante é organizado para um local permanente.
Dificuldades crescentes
Sujeita às recomendações de plantio e cuidado, a serra raramente ocorre quando está doente ou infectada com insetos nocivos. Tais infortúnios podem acompanhá-la em altas temperaturas do ar, secura na sala, rega excessiva, falta de fertilização.
Das doenças, uma flor pode infectar a podridão das raízes. Desenvolve-se em condições frias com alagamento. As raízes doentes precisam ser aparadas, as saudáveis devem ser lavadas com água quente, os locais dos cortes devem ser tratados com carvão ativado, fungicida, permitido para plantas de interior.
Em seguida, as raízes precisam ser secas durante o dia e transplantadas para uma nova panela e solo.
Importante! O trabalho com produtos químicos em casa deve ser feito em uma área bem ventilada, com as mãos e o rosto protegidos. É proibido beber, comer ou fumar durante os tratamentos.
Entre as pragas perigosas para a piléia:
- Ácaro aranha. Um sinal característico da presença do carrapato na planta é que as folhas e caules são trançados por teias de aranha, existem pequenos pontos vermelhos na folhagem. Este parasita adora calor e secura. Para se livrar dele, você precisa limpar a flor com uma solução com sabão. Com infecção grave, são necessários tratamentos com Fitoverm, Bi-58, Karate, Iskra-M e Actellik.
- Escudo. Este é um pequeno inseto coberto com uma casca dura. Alimenta-se dos sucos de flores. Os primeiros sintomas da aparência da balança são líquidos pegajosos no tronco. Destrua-o mecanicamente - raspando com um pincel. Toalhetes acéticos também são eficazes, esfregando com tintura de alho, pimenta vermelha. Em caso de infecção grave, eles recorrem ao tratamento químico usando Fitoverm, Actellik, Metafos.
- Tripes. A presença desses parasitas é indicada por pequenos orifícios nas folhas, manchas marrons, deformação das hastes. Sua reprodução é facilitada pelo ar seco. Eles tratam a flor pulverizando com os inseticidas Actellik, Inta-Vir, Fitoverm, Aktara, etc.
- Clareamento e desbotamento das folhas, secando as extremidades das folhas. Tais mudanças na aparência da flor sinalizam falta de luz solar. É necessário alterar a localização da planta para um isqueiro.
- Queda de folhas, hastes murchas. Eles falam sobre umidade excessiva. É necessário reduzir o volume e o número de irrigações.
- Enrugue e seque as folhas. Portanto, a planta reage a temperaturas altas ou muito baixas, uma longa ausência de rega. É necessário controlar a temperatura na sala e levá-la aos indicadores recomendados e ajustar o modo de umidificação.
- A formação de manchas marrons, marrons ou amarelas. Estas são queimaduras solares. É necessário proteger a planta deles.
- Folhas que caem do nível mais baixo, exposição de brotos, a deterioração do mato. Essa deterioração da flor é um sinal de que ela deve ser rejuvenescida.
Portanto, a pilea é uma planta de casa compacta que não requer esforços especiais de cuidados e condições especiais. Uma variedade de variedades e espécies permite plantar uma flor como planta de ampel e em composições com outras culturas, por exemplo, begônia, hera. Parece ótimo em vasos de plantas pendurados, em prateleiras, estandes de flores.