Entre muitos tipos de piléias, sua forma de folhas pequenas é mais popular entre os cultivadores de flores, uma vez que é quase exigente em termos de cuidados. Além de não ser considerada caprichosa, a flor ainda é bastante resistente e decora o interior com uma pequena folhagem luxuosa. Embora a cultura não tenha um longo período de vida, não é difícil obter novas plantas.
Descrição botânica de uma planta de casa
Microphylla pilea é uma espécie herbácea perene pertencente à família das Urtigas.
Você sabe Pili de folhas pequenas tem mais um nome "folclórico" - a artilharia. Essas plantas têm uma característica surpreendente: durante os brotos, quando em contato com uma flor, ela começa a disparar pequenas nuvens de pólen, espalhando-o por grandes distâncias.
Pilea tem as seguintes características de aparência:
- a cultura é espessa, cresce cerca de 15 cm de altura, mas algumas amostras podem se esticar até 35-40 cm;
- atira reto ou rastejando, fino, ramificando-se densamente a partir da base;
- a folhagem é verde claro, carnuda, oposta, de pequena (5 mm) a maior (50 mm); a aparência das folhas é lanceolada, oval ou perfeitamente redonda; as folhas são convexas no topo, com um brilho brilhante, com bordas sólidas ou serrilhadas;
- flores - escovas inflorescentes do mesmo sexo, com pequenas flores imperceptíveis nas axilas das folhas.
Condições de cultivo da casa
Existem alguns requisitos para a manutenção do pili em um apartamento, levando em consideração sua localização, iluminação, temperatura e nível de umidade.
Colocação e iluminação
O pilya de folhas pequenas, como cultura interna, pode ser localizado em diferentes locais:
- em florários, conservatórios e vitrines, colocando vasos de flores levando em consideração a orientação leste-oeste;
- parece muito com uma cultura ampelosa em galhos ou varandas envidraçadas (no inverno) e, em tempos quentes, precisa ser levada para o terraço;
- a piléia é uma flor interna decídua decorativa, portanto não deve ser colocada em um peitoril da janela com luz direta do sol, mas é melhor encontrar um local na sala próxima, porque os raios diretos do sol podem desaparecer e até descolorir a folhagem, tornando a flor pouco atraente; queimaduras solares também podem ocorrer;
- uma ótima opção seria colocar um arbusto no fundo de outras plantas repletas de flores brilhantes, das quais a serra só será beneficiada;
- no verão, as serras de folhas pequenas se beneficiarão da mudança para um espaço aberto, onde no jardim, à sombra parcial da folhagem das árvores, elas podem ser plantadas em vasos de pedra.
Você sabe Muito literal soa a tradução literal do nome latino de todas as variedades de pilões - "chapéu feito de feltro". Em uma inspeção mais detalhada, em muitos tipos de cultura, as folhas de perianto realmente parecem pequenos capuzes.
Modo de temperatura
Esta cultura, embora tenha uma origem tropical, ainda prefere um conteúdo um pouco frio: no verão - + 18 ... + 23 ° С, no inverno - + 16 ... + 18 ° С. Rascunhos não devem ser permitidos nas salas onde as serras estão localizadas.
Humidade do ar
Quando a planta interna em questão é mantida em condições ideais, ela não requer muita umidade. Mas a uma temperatura constante na sala acima de + 25 ° C, o calor e o ar seco podem ser fatais para uma flor. Se o pilya não for cultivado ao longo do ano em um microclima frio, o nível de umidade precisará ser aumentado durante o período quente e durante a operação de dispositivos de aquecimento no apartamento.
É importante lembrar que a flor não tolera a pulverização, portanto, você precisará usar umidificadores de ar na sala ou colocar o vaso de flores em argila expandida úmida ou musgo, sobre um palete (o fundo do vaso de flores não deve entrar em contato com a água).
Recursos de Cuidados
A planta tem seus próprios requisitos para atendimento em um apartamento. Eles consistem em rega ideal, fertilizante, formação de arbusto e transplante oportuno.
Rega
Uma vantagem da colheita descrita é sua capacidade de crescer sob um nível instável de umidade: a planta tolera tolerância à seca curta. Mas uma pausa muito longa entre as umidificações, bem como a rega excessiva e o alagamento do solo, afeta negativamente a saúde do mato. Especialmente perigoso será o transbordamento de flores no inverno.
A melhor condição do solo entre as irrigações para a cultura em questão é considerada a secagem completa da parte superior do coma de terra na panela e o substrato levemente úmido na parte inferior. Molhe a cultura deve ser macia, levemente quente (+20 ... + 22 ° C), com água parada 1-2 vezes por semana. A água do poço deve ser drenada imediatamente após a irrigação.
Importante! Para aumentar os benefícios da irrigação para beber, você pode usar água derretida à temperatura ambiente.
Top vestir
Para o pylei, é necessário vestir o top durante todo o ano.. Mesmo no final da vegetação ativa, o mato não entra em estado de descanso completo. Portanto, para manter a atratividade da folhagem, evitar o alongamento dos brotos e a perda de decoratividade, é necessário reabastecer regularmente o suprimento de nutrientes na mistura do solo.
A cobertura é feita de acordo com o seguinte esquema:
- no inverno, a planta é alimentada 1 vez por mês;
- de março a outubro - 1 vez por semana.
Poda
Para que a cultura interna encolha e não se estique, é periodicamente arrancada ou cortada, removendo os brotos alongados. É importante que, nos estágios iniciais de crescimento de brotos jovens, seja correto dar ao arbusto a forma desejada e simétrica.
Transplante
A Pilea pode degenerar rapidamente: seus arbustos podem perder compacidade, se esticar, expondo a base das hastes, e é por isso que a planta perde sua aparência e atratividade holísticas. Por esse motivo, recomenda-se que a flor seja renovada anualmente ao mesmo tempo (de março a julho), plantando um novo arbusto cultivado a partir das estacas anteriores.
Transplantando as flores internas descritas, a seguinte tecnologia deve ser observada:Importante! Transplantando a serra no solo preparado à mão, é necessário desinfetá-la calcinando em um forno ou derramando água fervente com a adição de permanganato de potássio.
- Ao transplantar, você pode dividir os arbustos e aparar ou beliscar as extremidades de todos os galhos para formar a integridade e a beleza das folhas encaracoladas.
- Vasos ou paletes decorativos para esta planta não devem ter mais de 10 cm de profundidade, pois essa cultura é miniatura e possui um sistema radicular compacto.
- No fundo das panelas, a drenagem é feita na forma de cacos quebrados ou argila expandida, enchendo os tanques em 1/3.
- O solo é depositado no topo da camada de drenagem (o húmus é adequado, com uma consistência frouxa e um valor de pH de 5,5 a 7,0). A melhor opção seria uma mistura de solo comprada para culturas decorativas e decíduas, ou feita com suas próprias mãos de húmus, solo frondoso, areia e turfa (1: 1: 0,5: 0,5). Os Pileas também são cultivados com hidroponia ou vasos com água própria.
Como propagar uma planta
Propagar a cultura por estacas e sementes.. É quase impossível obter sementes amadurecidas de uma planta em casa. Também na rede de distribuição, eles nem sempre podem ser encontrados.
Se você ainda conseguiu obtê-los, pode tentar cultivar uma cultura a partir de sementes da seguinte maneira:
- Preparar para recipientes de germinação com areia e turfa no solo e uma camada de drenagem no fundo.
- Faça em cada recipiente recortes de 0,5 cm, plante uma semente neles e esmague levemente o solo.
- Cubra todos os recipientes com filme.
- Após 3-4 semanas, as entradas aparecerão.
- Quando quatro folhas verdadeiras aparecem, as mudas precisam ser repicadas em pequenos vasos separados.
A umidade muito alta na sala é muito importante para os bebedores jovens, caso contrário eles podem morrer rapidamente. Para fazer isso, instale aquários ou umidificadores perto de plantas.
Para propagação por estacas, são necessárias as seguintes ações:
- As estacas são cortadas de brotos jovens de 6 a 12 cm de comprimento, a folhagem é removida e depois colocada em um recipiente de água (você pode adicionar “Kornevin”) para que novas raízes possam se formar. Esse processo leva cerca de um mês.
- Você pode plantar imediatamente uma haste no chão. Uma muda é plantada em um pequeno recipiente com terra e uma camada de drenagem e coberta com um saco plástico por cima, criando assim uma mini-estufa. Dentro de um mês, as mudas se enraizarão bem, após o que a estufa deverá ser removida e a planta jovem transplantada para um recipiente permanente.
- Para obter um arbusto mais encaracolado em um vaso, várias mudas são plantadas ao mesmo tempo.
Dificuldades crescentes
Entre as possíveis dificuldades na manutenção da cultura de folhas pequenas estão os seguintes problemas:
- A folhagem encolhe e cai. A causa pode estar em temperatura ambiente muito alta ou muito baixa. O problema é resolvido organizando o regime de temperatura ideal (+ 16 ... + 23 ° C).
- A folhagem ficou macia, começou a escurecer e a cair, e a base dos brotos começou a apodrecer. O motivo é a rega excessiva da planta. Recomenda-se remover as partes podres e murchas da planta, substituir o solo na panela e aderir ao esquema de rega correto.
- As folhas adquiriram uma cor pálida e enxertadas. Talvez o motivo tenha sido iluminação excessiva. É necessário transferir a flor para sombra parcial.
- As folhas foram esmagadas e os brotos esticados. O motivo é a distância excessiva da fonte de luz. O problema pode ser resolvido através da formação de um arbusto, arrancando as partes superiores dos brotos alongados. Em seguida, a flor é transferida para uma sala iluminada ou um phytolamp é colocado próximo a ela, expandindo periodicamente o vaso e expondo cada lado do arbusto à iluminação.
- As folhas são cobertas com manchas amarelas ou marrons.. Isso acontece da luz solar direta na folhagem, como resultado da queima da folhagem delicada. Nesse caso, a flor precisa de uma leve sombra parcial.
- Podridão da raiz. Pilea pode ficar doente devido ao alagamento. Os primeiros sinais serão uma planta murcha. O arbusto e o nódulo de terra devem ser tratados com fungicidas (Previkur Energy, Fitosporin, Topsin-M, etc. - de acordo com as instruções).
Existem também lesões da planta de casa com parasitas:
- Ácaro aranha. Uma praga ataca a serra quando o ar na sala está muito seco. Quando os parasitas são detectados, o arbusto é lavado sob uma corrente de água quente (+ 40 ° C), é bem seco e tratado com inseticidas Fitoverm, Neoron e Aktellik.
- Mealybug. Geralmente se instala em uma planta no inverno, quando o arbusto está muito úmido e o solo é super-resfriado. Os inseticidas serão eficazes contra o parasita: Biotlin, Aktara, Calypso.
O pilya de folhas pequenas entre os cultivadores de flores não é em vão chamado de cultura de quarto favorita. Suas plantas encaracoladas, embora não tenham folhagem muito cativante, são capazes de influenciar a atmosfera calma do apartamento. Se você seguir todas as dicas acima, essa modesta flor decorativa servirá como decoração para o interior de sua casa por um longo tempo.