Cogumelo-ostra real, eryngi, barril único, estepe ou estepe porcini - estes são os nomes usados em diferentes países do mundo para designar cogumelos-ostra comuns. Vamos considerar com mais detalhes sua descrição, quais propriedades úteis um cogumelo comum possui, como cozinhar cogumelos ostra em casa e prepará-los para o inverno.
Descrição cogumelos ostra estepe
O Yeringi, como qualquer outro cogumelo, possui características características de aparência e sabor, o que lhe permite ocupar uma posição de liderança entre as preferências de colheita de catadores de cogumelos.
Chapéu
O diâmetro da tampa do cogumelo ostra estepe é muito diferente em diferentes períodos de crescimento. Os espécimes jovens têm um chapéu de 4,5 cm, totalmente maduro - cerca de 13 cm. No início do crescimento, um pequeno tubérculo está localizado no centro do chapéu, que eventualmente se transforma em um local deprimido. A cor da superfície da tampa é marrom-avermelhada (no cogumelo jovem) e ocre marrom-claro, com bordas brancas na amostra adulta. A estrutura da pele da tampa é fibrosa ou finamente escamosa, suave ao toque.
Gimenofor
O himenóforo é altamente desenvolvido, o que permite produzir o número máximo de esporos e, portanto, o barril cresce em famílias numerosas. As placas localizadas sob o chapéu passam parcialmente para a perna. Plantado densamente. A cor das placas é rosa-creme e possui uma borda sólida uniformemente pintada. Os esporos são bege, elípticos ou cilíndricos.
Celulose
O cogumelo-ostra da estepe é carnudo devido ao grande tamanho e volume de tecido. A polpa é densa nos cogumelos jovens, nos maduros, é mais friável, tem cor branca ou amarela clara, às vezes com tonalidade marrom ou rosa. Cogumelo ostra não tem um cheiro pronunciado de cogumelo. O sabor da polpa é agradável, cogumelo.
Você sabe No mundo, há um cogumelo que não tem pernas e pode se mover, mudando de um lado para o outro. É chamado "Plasmodium» e parece muito com uma água-viva encolhida - translúcida e gelatinosa.
Perna
A altura das pernas do cogumelo estepe varia de 2 a 5 cm de altura e geralmente não excede 2,5 cm de diâmetro. Tem uma localização central ou excêntrica. A forma das pernas é cilíndrica, espessada na base. A cor das pernas do espécime jovem é branca e, com o tempo, torna-se acastanhada. Cogumelos velhos costumam ter um "algodão", carne de teia de aranha.
Onde cresce o cogumelo estepe porcini
O cogumelo-ostra real é bastante comum na natureza em muitos países. O habitat natural é representado pela Europa Central, Mediterrâneo, Ásia Ocidental e Índia.
O cogumelo-ostra real prefere crescer nas zonas de estepe, geralmente nos restos vegetais das hastes e no sistema radicular das plantas guarda-chuva, entre os quais se destacam férula, bluehead e peixe liso. O cogumelo ostra tem uma tendência ao parasitismo, portanto, muitas vezes atua como um saprófito, ou seja, se alimenta de matéria orgânica de organismos mortos.Você sabe Disputas sobre quais cogumelos do reino pertencem. — Animais ou plantas não foram terminados até 1960, quando foram separados em um reino separado. — Cogumelos.
Como o cogumelo ostra estepe se reproduz?
A propagação de cogumelos pode ocorrer de três maneiras:
- vegetativo - realizada usando partes do micélio, que é subterrâneo. Fios individuais de micélio podem ser separados do volume, continuando a crescer independentemente, construindo um sistema enorme;
- assexual - Reprodução usando esporos com flagelos. Com rajadas de vento pode dispersar dezenas de quilômetros. Para formar um micélio a partir de um esporo, ele penetra no solo e começa a se desenvolver, se as condições ambientais permitirem. Para o crescimento de cogumelos jovens, é necessário que dois esporos de sexo diferente estejam localizados próximos um do outro;
- sexual - realizada durante a formação do micélio secundário, quando os filamentos miceliais primários se fundem em pares. Dessa maneira, um micélio subterrâneo adicional é formado, a partir do qual os fungos jovens crescem.
Propriedades medicinais úteis do cogumelo estepe branco
O cogumelo descrito não é apenas muito saboroso, mas também é útil para o corpo humano. O conteúdo calórico mínimo e o valor nutricional deste produto permitem que você satisfaça rapidamente sua fome sem sobrecarregar o estômago. Os corpos frutíferos contêm uma grande quantidade de proteína, por isso são frequentemente equiparados à carne.
A polpa é rica em vitaminas A, B, C, D, E, PP. Com o consumo regular de cogumelos ostra, o corpo humano é enriquecido com enzimas especiais que permitem quebrar rapidamente as gorduras, evitando problemas com o excesso de peso. O Erings ajuda a baixar o colesterol no sangue, protege o trato digestivo dos danos causados pela E. coli.- Além disso, o uso regular de cogumelos ostra nos alimentos permite:
- remover toxinas do corpo;
- melhorar o sistema cardiovascular;
- absorva melhor o cálcio;
- remover radionuclídeos do corpo;
- normalizar a pressão sanguínea;
- estimular o intestino, prevenir a constipação;
- reduzir o risco de desenvolver tumores malignos;
- fortalecer o sistema nervoso central;
- melhorar a visão.
Durante a gravidez, também é permitido o consumo de cogumelos ostra em pequena quantidade - até 100 g do produto preparado por dia. Recusar-se a comer um produto vegetal nos alimentos é recomendado no terceiro trimestre de gravidez, para não sobrecarregar o estômago e os intestinos.
Recomendações de culinária
Cozinhar cogumelos ostra é um processo simples, mas possui alguns recursos. Vamos considerar em mais detalhes como preparar cogumelos adequadamente para processamento adicional e como preparar o produto para o inverno.
Limpeza
Antes de começar a limpar os cogumelos ostra, é recomendável lavá-los bem. Dado que esta espécie possui tampas grandes, a lavagem prolongada com o efeito mecânico das mãos na polpa pode afetar adversamente a aparência do cogumelo, de modo que o processo de preparação possui características próprias. Todos os cogumelos são separados um do outro com uma faca e lavados cuidadosamente em água corrente para remover poeira e outras impurezas.
Como tal, os cogumelos ostra não precisam de limpeza; não é necessário separar a característica do filme de alguns outros cogumelos da tampa. Nos espécimes antigos, às vezes se formam manchas secas, são anexadas partículas de folhas, que nem sempre podem ser cuidadosamente separadas com as mãos, para que você possa cortá-lo com uma faca afiada, enquanto apara simultaneamente a perna de partículas de sujeira e galhos. Após a limpeza, os cogumelos ostra são lavados novamente em água corrente.
Cozinhar
Antes de cozinhar, os cogumelos são preparados: lavados e limpos, depois cortados em pedaços pequenos, coloque em uma panela e despeje água fria. O processo de tratamento térmico dura 20 minutos, período durante o qual os cogumelos ficam macios, mas não digeridos. É necessário ferver eringi em fogo médio para que o processo de ferver água não pare.
Para dar um gostinho ao prato acabado, é recomendável adicionar sal após a fervura, acrescentar folha de louro e pimenta (para um aroma rico). Quando os barris individuais estão prontos, eles são transferidos para uma peneira para que o vidro fique com excesso de líquido.
Congelamento
Para o congelamento subsequente, os cogumelos ostra devem ser cozidos, para diminuir significativamente o volume e ocupar menos espaço no freezer. Ferva os cogumelos não deve exceder 5 minutos, para que eles não tenham tempo de cozinhar completamente, mas apenas levemente soldados.
Ao mesmo tempo, os barris individuais descascados e picados devem ser baixados em água fervente e salgada. O produto fervido é jogado em uma peneira para se livrar do líquido. Após o resfriamento completo, os cogumelos ostra são colocados em recipientes convenientes ou sacos plásticos comuns e enviados ao congelador para congelamento e armazenamento adicional. O prazo de validade desse produto será de 5 meses a uma temperatura abaixo de -15 ° C.
Salga
A decapagem de cogumelos pode ser feita fria ou quente. O método quente é muito semelhante ao processo de decapagem, portanto, vamos considerar com mais detalhes a salga dos cogumelos ostra na maneira fria. Para 2 kg de espécimes jovens crus, são utilizados 250 g de sal, louro (2-3 peças), 10 peças. ervilhas de pimenta preta e 3 gomos de cravo (opcional).
Como os cogumelos não serão submetidos a tratamento térmico, é melhor usar chapéus para cozinhar a louça, as pernas ficam muito rígidas e podem arruinar o sabor. Cogumelos descascados e lavados são cortados em pedaços pequenos. Parte do sal é despejada no fundo de um recipiente fundo, os cogumelos são colocados por cima com o lado poroso para cima - para que a decapagem ocorra mais rapidamente.
Camadas alternativas, adicionando simultaneamente especiarias a cada camada. No topo da última camada, defina a opressão. O recipiente é deixado a uma temperatura de 20 ° C a 25 ° C por 5 dias. Após o tempo especificado, o recipiente é reorganizado em local frio - uma adega ou geladeira por mais 30 dias. Sirva o prato acabado com cebola e óleo vegetal, guarde na geladeira por 30 dias.
Decapagem
Existem muitas maneiras de preparar cogumelos de ostra em conserva, por isso considere os princípios gerais de conservação em casa. Os cogumelos descascados e lavados são fervidos em água e sal por 10 minutos. Despeje o produto cru com água fria e deixe ferver em fogo médio.
Escorra o excesso de líquido e deixe o prato cozido esfriar um pouco. Descasque a cebola e corte em meias argolas (2 cebolas pequenas devem ser usadas para 1 kg de cogumelo-ostra). Prossiga para a preparação da marinada: adicione 2 dentes de alho picado, 50 g de açúcar, 10 g de sal e 30 ml de vinagre (100%) em 100 ml de água. Deixe a marinada ferver, legal.
Coloque uma camada de cogumelos em um recipiente estreito e profundo, depois uma camada de cebola e assim por diante alternadamente até que todos os ingredientes estejam prontos. Despeje a marinada e coloque em cima da opressão para que o líquido cubra completamente os cogumelos. Os cogumelos em conserva estarão prontos após 8 horas de armazenamento na geladeira.Importante! Como garfo, você pode usar um jarro de 0,5 litro de água — não é muito alto, portanto o design cabe facilmente na geladeira e o peso será suficiente para fornecer uma boa pressão sobre o produto.
Conservas de inverno
A receita mais simples para preservar o cogumelo das estepes no inverno é ferver um produto descascado e bem lavado por 20 minutos. Não é recomendável picar os cogumelos antes de cozinhar, mas para colocá-los convenientemente em uma panela, você pode cortar cada chapéu em 4 partes. É melhor cortar os cogumelos em cubos pequenos depois de cozidos e resfriados. Para marinada (por 2 kg de cogumelos cozidos), use geralmente 700 ml de água, 50 g de açúcar, 45 g de sal, 20 ervilhas de pimenta do reino, 10 peças. folha de louro e 60 ml de vinagre (9%).
A marinada é fervida 5 minutos após a fervura e despeje os cogumelos, dispostos em potes de vidro esterilizados. O processo de esterilização de latas pode ser diferente: pode ser esterilizado em um forno pré-aquecido ou em um fogão a vapor, dependendo das preferências pessoais e da disponibilidade de equipamentos auxiliares. As latas podem ser arrolhadas com tampas de metal e plástico. Se forem utilizadas tampas plásticas, elas são imersas em água quente por 20 segundos e uma lata é coberta.
Importante! Recomenda-se preservar os cogumelos ostra para o inverno em pequenos frascos, a fim de comer um prato aberto de cada vez. Frascos abertos de cogumelos não são armazenados na geladeira. — o molde aparece rapidamente.
O cogumelo estepe é um cogumelo comestível muito saboroso e saudável, comum em muitos países do mundo. Devido ao fato de o cano único crescer em famílias numerosas, é conveniente coletá-lo e os catadores de cogumelos experientes usam polpa carnuda para várias colheitas no inverno.